16.7 C
São Paulo
quinta-feira, junho 8, 2023

Bolsonaro roubou a réplica de um estádio avaliada em 96 milhões?

- Publicidade -

Vídeo acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro de roubar uma réplica em ouro maciço de um estádio árabe avaliada em 96 milhões! Será verdade?

O vídeo começou a se espalhar no TikTok e em outras redes sociais na segunda quinzena de abril de 2023. Nele podemos ver o então presidente Jair Bolsonaro segurando uma caixa com um objeto dourado em seu interior, no que parece ser um campo de futebol e, de acordo com a história, seria um presente dado ao Brasil durante a Copa do Qatar.

A narração do vídeo afirma que o ex-presidente teria levado com ele o presente ao invés de deixá-lo no Acervo Nacional, afanando a réplica no valor de 96 milhões!

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Texto de uma das versões que acompanham a imagem: “Vai ter que devolver. O LADRÃO AFANOU UMA RÉPLICA DE UM ESTÁDIO EM OURO MACIÇO, AVALIADA EM 96 MILHÕES – Bolsonaro levou para casa réplica de estádio do Qatar avaliada em 96 milhões.” (foto: Reprodução/TikTok)

Verdade ou mentira?

Após denúncias contra o ex-presidente Jair Bolsonaro a respeito de desvio de joias avaliadas em R$ 16 milhões, surgiram diversas outras alegações de que ele teria roubado outros objetos enquanto estava à frente do Executivo. No entanto, não encontramos nada a respeito.

Com toda a Imprensa de olho nos escândalos envolvendo o ex-presidente, um caso como esse estaria na capa de todos os jornais. Como podemos verificar através de sites de buscas, nenhum jornal noticiou o fato. 

Apenas o TikTok sabe disso? Estranho…  

A foto usada para espalhar essa história foi tirada por Valdenio Vieira no dia 28 de outubro de 2019, em Doha (Qatar), quando o então Presidente da República Jair Bolsonaro visitou o estádio de futebol Al Janoub. A imagem está disponível no Flickr do Palácio do Planalto.

Nessa outra foto tirada na ocasião, podemos ver que a réplica não é de ouro maciço (a parte de cima é prateada):

- Publicidade -

Ampliação de foto do acervo do Palácio do Planalto mostra que a miniatura não é feita de ouro maciço! (foto: Reprodução/Flickr/Palácio do Planalto)

Mesmo que fosse toda feita de ouro, a maquete não chegaria ao valor de 96 milhões (valor que daria para construir um estádio de verdade).

As miniaturas dos estádios de futebol da Copa do Mundo de 2022 estão à venda na loja oficial da FIFA por QAR 200, o que dá algo em volta de R$ 250:

Reprodução/FIFA

Até a apuração feita em março de 2023, Bolsonaro ganhou 19.470 presentes, sendo a maior parte da lista de itens museológicos (9.103), peças audiovisuais (5.806) e objetos como jornais, revistas e livros (3.448).

Conclusão

Não é verdade que o ex-presidente Jair Bolsonaro roubou uma réplica de estádio de futebol avaliada em 96 milhões! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui