Connect with us

E-farsas

Bolsonaro roubou a réplica de um estádio avaliada em 96 milhões?

Crimes

Bolsonaro roubou a réplica de um estádio avaliada em 96 milhões?

Vídeo acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro de roubar uma réplica em ouro maciço de um estádio árabe avaliada em 96 milhões! Será verdade?

O vídeo começou a se espalhar no TikTok e em outras redes sociais na segunda quinzena de abril de 2023. Nele podemos ver o então presidente Jair Bolsonaro segurando uma caixa com um objeto dourado em seu interior, no que parece ser um campo de futebol e, de acordo com a história, seria um presente dado ao Brasil durante a Copa do Qatar.

A narração do vídeo afirma que o ex-presidente teria levado com ele o presente ao invés de deixá-lo no Acervo Nacional, afanando a réplica no valor de 96 milhões!

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Texto de uma das versões que acompanham a imagem: “Vai ter que devolver. O LADRÃO AFANOU UMA RÉPLICA DE UM ESTÁDIO EM OURO MACIÇO, AVALIADA EM 96 MILHÕES – Bolsonaro levou para casa réplica de estádio do Qatar avaliada em 96 milhões.” (foto: Reprodução/TikTok)

Verdade ou mentira?

Após denúncias contra o ex-presidente Jair Bolsonaro a respeito de desvio de joias avaliadas em R$ 16 milhões, surgiram diversas outras alegações de que ele teria roubado outros objetos enquanto estava à frente do Executivo. No entanto, não encontramos nada a respeito.

Com toda a Imprensa de olho nos escândalos envolvendo o ex-presidente, um caso como esse estaria na capa de todos os jornais. Como podemos verificar através de sites de buscas, nenhum jornal noticiou o fato. 

Apenas o TikTok sabe disso? Estranho…  

A foto usada para espalhar essa história foi tirada por Valdenio Vieira no dia 28 de outubro de 2019, em Doha (Qatar), quando o então Presidente da República Jair Bolsonaro visitou o estádio de futebol Al Janoub. A imagem está disponível no Flickr do Palácio do Planalto.

Nessa outra foto tirada na ocasião, podemos ver que a réplica não é de ouro maciço (a parte de cima é prateada):

Ampliação de foto do acervo do Palácio do Planalto mostra que a miniatura não é feita de ouro maciço! (foto: Reprodução/Flickr/Palácio do Planalto)

Mesmo que fosse toda feita de ouro, a maquete não chegaria ao valor de 96 milhões (valor que daria para construir um estádio de verdade).

As miniaturas dos estádios de futebol da Copa do Mundo de 2022 estão à venda na loja oficial da FIFA por QAR 200, o que dá algo em volta de R$ 250:

Reprodução/FIFA

Até a apuração feita em março de 2023, Bolsonaro ganhou 19.470 presentes, sendo a maior parte da lista de itens museológicos (9.103), peças audiovisuais (5.806) e objetos como jornais, revistas e livros (3.448).

Conclusão

Não é verdade que o ex-presidente Jair Bolsonaro roubou uma réplica de estádio de futebol avaliada em 96 milhões! 

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Crimes

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top