today-is-a-good-day
23 C
São Paulo
domingo, abril 14, 2024

Um raro peixe-gorila foi capturado no mar do Caribe?

- Publicidade -

Estranha criatura com corpo de peixe e rosto de gorila teria sido capturado por pescadores no Caribe! Será verdade?

A imagem circula através das redes sociais desde o final de abril de 2023, e mostra um homem segurando o que acabou de pescar: um peixe enorme com feições iguais às de um primata!

Chamado de peixe-gorila, o espécime raro teria sido capturado  no Caribe, mas será que isso é verdade mesmo?

Texto de uma das versões compartilhadas juntamente com a foto: “Mundo: Foto de homem com um peixe estranho viraliza na internet. Suposto peixe-gorila teria sido encontrado no Caribe” (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A imagem surgiu pela primeira vez no dia 15 de abril de 2023, em uma publicação feita no Facebook. Quem publicou escreveu apenas que o “indescritível peixe-gorila” havia sido pescado na Baía de Carli, em Trinidade e Tobago. A postagem teve cerca de 3 mil curtidas e pouco mais de 2,5 mil comentários.

Cinco dias depois, o zoólogo norte-americano Mike Holston postou a mesma foto do animal no seu perfil do Instagram, tornando o assunto muito mais conhecido e comentado. Claramente com a intenção satírica, Mike afirmou em sua postagem que o peixe-gorila argelino costuma botar 34 ovos na terra e esses ovos ficam vermelhos para atrair as fêmeas!

Fizemos buscas sobre o termo “peixe-gorila” (com e sem o hífen) e não encontramos nada a respeito (a não ser sites e blogs que copiaram a mesma foto). Também não há nada sobre o termo em inglês.

Como podemos averiguar no Google Trends, ferramenta que monitora os termos mais procurados em sua plataforma, a busca pelo termo “gorilla fish” (“peixe-gorila” em inglês) teve um aumento brusco a partir do final de abril de 2023. Antes disso, parece que quase ninguém pesquisou sobre isso.

O biólogo Guilherme Domenichelli ajudou a desmentir essa história, explicando no seu perfil no Facebook que, além de não existir registro oficial de uma espécie com essa aparência, o corpo do animal é de um celacanto (Latimeria chalumnae / Latimeria menadoensis), que são espécies reais de peixes “pré-históricos” que vivem em poucas regiões da costa do continente africano e no Oceano Índico.

Domenichelli também observa que um homem não conseguiria segurar um peixe desse tamanho sozinho, como acontece na foto.

Conclusão

- Publicidade -

Não é verdade que exista na natureza um peixe-gorila! A imagem que se espalhou nas redes sociais é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui