Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

É verdade que o Vaticano tem um telescópio chamado Lúcifer?

Conspirações

É verdade que o Vaticano tem um telescópio chamado Lúcifer?

Vários sites afirmam que o Vaticano possui um telescópio superpotente chamado Lúcifer! Será que isso é verdadeiro ou falso?

Não é de hoje que sites e blogs afirmam que o Vaticano possui um telescópio bastante avançado e que esse aparelho é usado pela Igreja para vasculhar a existência de vida extraterrena. O mais curioso disso tudo é que o equipamento teria sido batizado com o controverso nome de Lúcifer – que é também, segundo dizem, o nome do demônio na Bíblia!

Mas será que isso é verdade?

O Vaticano possui mesmo um telescópio chamado Lúcifer?

Telescópio do Vaticano se chama Lúcifer? (foto: Divulgação)

O telescópio do Vaticano se chama Lúcifer? (foto: Divulgação)

 

Verdadeiro ou falso?

De fato, o Vaticano possui um telescópio e ele está localizado no Monte Graham, no Arizona (EUA). Como podemos ver na imagem abaixo, retirada do site da Universidade do Arizona, o nome “Lúcifer” não aparece em nenhuma parte:

Reprodução da página do Observatório

Reprodução da página do Observatório do Vaticano! “Lúcifer” não aparece em nenhum das legendas! 

Igualmente, não encontramos o nome Lúcifer em nenhuma linha do site do Observatório Vaticano!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Então, se o nome não aparece em nenhum lugar, de onde é que surgiu esse boato?

Precisamos de um pouco mais de pesquisa para tentar achar a origem dessa história e descobrirmos que o equipamento do Vaticano está instalado juntamente com outros dois telescópios no Mount Graham International Observatory (MGIO): O Heinrich Hertz Submillimeter e o Large Binocular Telescope (LBT).

Abaixo, um foto do Large Bionocular Telescope: 

Large Binocular Telescope (foto: Wikipédia)

Large Binocular Telescope (foto: Wikipédia)

Descobrimos, então, que toda essa confusão sobre o Lucifer surgiu de uma das câmeras que compõe o LBT. “LUCIFER” é, na verdade, um acrônimo para “Large binocular telescope near-infrared Utility with Camera and Integral Field unit for Extragalactic Research“:

vatt4-lucifer

O LBT foi desenvolvido em um consórcio entre o estado do Arizona, a Itália, a Alemanha e a Research Corporation e o “apelido” de Lucifer dado à câmera do LBT chegou aos ouvidos do Vaticano, que emitiu, em 2012, um comunicado para esclarecer o mal-entendido:

“[…]A verdade da questão é que o Observatório do Vaticano é um dos membros do Consórcio Mount Graham Internacional Observatory (MGIO), juntamente com uma série de outras instituições da Europa e dos EUA. O MGIO compreende um grande número de partes interessadas, a maioria dos quais não têm nada a ver com o Observatório do Vaticano ou com o seu telescópio. 

Como é que isso funciona? É bastante semelhante aos acionistas de uma empresa. Supondo que você tenha uma quota de seis por cento em uma empresa, enquanto o Sr. XYZ possua uma quota de quatro por cento. O que você poderia fazer se o Sr. XYZ decidir nomear seu hamster de estimação de “Demon” [Demônio]?

Uma das partes interessadas no MGIO é um grupo de institutos europeus que construíram uma câmera infravermelha e espectroscópio, e o apelidou de “Lucifer” . Então o que aconteceu? Primeiro, alguém informou que um instrumento chamado “Lucifer” foi instalada no Monte Graham. Então, alguém comentou que Mt Graham também hospeda Telescópio de Tecnologia Avançada do Vaticano, e que é um pouco divertido que Mt Graham tem tanto Vaticano e Lúcifer. Em seguida, as informações de alguma forma foram se degradando e a injúria nasceu: Astrônomos do Vaticano estão supostamente amigo de Lúcifer …” 

Conclusão

O Vaticano não possui um telescópio chamado Lúcifer! A confusão nasceu de um dos equipamentos que foi apelidado de LUCIFER em um dos telescópios que estão instalados no mesmo observatório onde fica o equipamento do Vaticano, no Arizona.

Continue lendo
21 Comentários

21 Comments

  1. Rafael

    11 de fevereiro de 2015 em 21:33

    Parece um pouco estranho, mas no Vaticano existe a Pontíficia Academia de Ciências, onde atuam membros de diversas partes do mundo(nem todos são católicos), muitos deles laureados com o Prêmio Nobel.

    • Lucho

      12 de fevereiro de 2015 em 19:58

      Não sei o porquê da estranheza.

      • Rafael

        18 de fevereiro de 2015 em 22:07

        Bem, acho que estranho pode não ser a palavra, mas, contraditório, talvez, num sentido de contexto, entende ? Li um comentário em que o autor se dizia curioso sobre o porque do Vaticano ter um telescópio. Supus que ele não sabia do fato.

    • Pedro Rocha

      14 de fevereiro de 2015 em 8:53

      Até compreendo sua estranheza, já que sofremos tanta lavagem cerebral esquerdista na escola com absurdos sobre a Igreja Católica, além dessas mentiras serem englobadas ou mesmo criadas por certos grupos que se dizem cristãos.

      Antes das Grandes Navegações, o que impulsionou o progresso científico na Europa foram exatamente os investimentos nas Ciências feitos pela Igreja Católica. A primeira universidade do mundo, a de Bolonha, foi uma delas e funcionava em um prédio pertencente a um mosteiro.

      Vários clérigos foram cientistas que muito contribuíram para o progresso científico, como Copérnico, Gregor Mendel, Padre Georges Lemaitre e muitos outros até hoje.

      • Raphael

        23 de março de 2019 em 8:48

        Tudo pra vocês é culpa da esquerda, é impressionante. Quem inventa todas essas mentiras sobre os católicos são os evangélicos, ou seja, pessoas de DIREITA. Entendeu ou quer que desenhe??

  2. Thel

    18 de fevereiro de 2015 em 23:08

    Sabiam que o nome de Lucifer não é o nome de Satanás não sabiam? É um erro de interpretação biblico

  3. elton

    21 de fevereiro de 2015 em 13:09

    Imagino eles o benzendo antes de usar. kkk

  4. rogério

    8 de maio de 2015 em 17:20

    Esse site e-farsas só adora confundir as pessoas, na verdade não interessa que nome tem a porcaria do aparelho, isso passa a ideia que não existe o telescópio. Tenta ser menos babaca.

    • Gilmar Lopes

      9 de maio de 2015 em 17:57

      O que é isso, cara? Você entra na minha casa e me ofende! Isso não foi muito legal da sua parte.
      Leia o artigo inteiro, ou peça pra alguém te ajudar na interpretação de texto, porque tenho certeza de que expliquei certinho que o tal telescópio existe, sim, mas ele não tem esse nome.

      • Grimaulde

        19 de dezembro de 2016 em 11:36

        Matéria para o E-Farsas, Gilmar: LÚCIFER ERA UM QUERUBIM QUE TRAIU A DEUS?

        Vamos lá. Acho que isso seria matéria para o E-farsas também. Como sempre, só se lê o que interessa, para meter medo nos tolos, e por isso, só se lê o versículo 12 do livro de Isaías, cap. 14. Mas logo no nos versículos 3 e 4, dizem assim: “E acontecerá que no dia em que o Senhor vier a dar-te descanso do teu sofrimento, e do teu pavor, e da dura servidão com que te fizeram servir,
        Então proferirás este provérbio contra o rei de babilônia, e dirás: Como já cessou o opressor, como já cessou a cidade dourada!”
        Isaías 14:3,4
        Daí você vê que o texto fala do rei da Babilônia, um homem poderoso e soberbo, e que por isso o chamavam de Estrela da Manhã(Heilell em hebraico = Lux ferre em latim vulgar), referindo-se à maior estrela do céu depois do sol, o Planeta Vênus. Os greco-romanos também chamavam vênus de Lux Ferre, ou Lúcifer. Em apocalipse, Jesus disse que ele era “a Brilhante estrela da manhã”, que no latim vulgar, também é Lux ferre, ou Lúcifer. Mas seguindo o texto, o versículo 6 diz Aquele que feria aos povos com furor, com golpes incessantes, e que com ira dominava sobre as nações agora é perseguido, sem que alguém o possa impedir.
        Ora, de quem estava falando, se quando o suposto querubim traiu a Deus, não havia ainda povo nenhum, e não havia nação nenhuma para dominar?
        O vers. 8 diz que Até as faias se alegram sobre ti, e os cedros do Líbano, dizendo: Desde que tu caíste ninguém sobe contra nós para nos cortar.
        Isaías 14:8
        Lembrando que a Babilônia era grande comercializadora de cedro líbado, que era uma madeira muito requisitada.
        Aliás, nesse versículo 12 diz: Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
        Mas que nações eram essas, se nessa época, supostamente, Deus não havia feito ainda o mundo? Porque pelo que eu saiba, quando a cobrinha atentou Eva, já era Satanás, ou não?
        O resto da profecia fala assim: “Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos?
        Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? Que não abria a casa de seus cativos?
        Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um na sua morada.
        Porém tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, como as vestes dos que foram mortos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como um cadáver pisado.
        Com eles não te reunirás na sepultura; porque destruíste a tua terra e mataste o teu povo; a descendência dos malignos não será jamais nomeada.
        Preparai a matança para os seus filhos por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem, e nem possuam a terra, e encham a face do mundo de cidades.
        Porque me levantarei contra eles, diz o SENHOR dos Exércitos, e extirparei de babilônia o nome, e os sobreviventes, o filho e o neto, diz o SENHOR.
        Isaías 14:16-22
        Ora, ele era homem, ou era querubim? O homem não tinha sido ainda inventado, para início de conversa. “Que punha o mundo em deserto?” Que assolava suas cidades?” Como assim, o mundo não tinha sido criado. “Todos os reis das nações?” Quer dizer que antes de adão e eva já tinha essas coisas? “e extirparei de babilônia o nome, e os sobreviventes, o filho e o neto”? Lúcifer, o querubim tinha filho e neto? Uai, nunca ouvi falar.

  5. fabricio

    6 de junho de 2015 em 22:33

    Thug life… kkkkkk falou tudo .

  6. Ronaldo

    7 de outubro de 2015 em 12:21

    Mesmo que o Vaticano não possua um telescópio chamado Lúcifer, foi um nome muito bem “escolhido” para um dos equipamentos em um dos telescópios que estão instalados no mesmo observatório onde fica o equipamento do Vaticano não é mesmo? De tantos nomes tinham que escolher esse?

    Bom! De uma certa forma, sendo uma religião que veio do império romano onde muitos cristãos foram mortos por leões nas arenas com a grande matança da “santa” inguisição “em nome de deus (Satan)” e do surgimento do Vaticano graças à ajuda de Benito Mussoline o nome Lúcifer até que combina!!!

    Grande abraço!

  7. valerio p lopes

    31 de outubro de 2015 em 14:33

    >Não ha nada de mais o vaticano ter um observatório para estudos científicos, mesmo porque pior é ficar sentado ou de braços cruzados aguardando tudo acontecer. O céu e o universo como um todo é de interesse do vaticano e dos papas, pois cristo que era um extraterrestre deixou as diretrizes a seguir quando disse: “Na casa do meu pai, existem muitas moradas”, é só procurar e vasculhar que vai encontrar. Com relação ao nome do telescópio ser Lúcifer, também nada de estranho, ja que mesmo sendo odiado, ele é um anjo de luz…

  8. Rai

    8 de janeiro de 2016 em 10:17

    Opa! Mas a ciência não anda de mãos dadas com a religião? Enquanto a ciência tenta justificar que Deus não existe a religião está ae pra dizer o contrário? Que sim Existe Deus e que se não seguirmos a palavras de Deus viveremos eternamente no Inferno?
    Nós hoje vivemos em um mundo onde somos totalmente manipulados por chefes e governantes de Estado, num mundo onde a TV foi criada com esse propósito e todos os meios de comunicação possíveis, e vocês simplesmente não percebem isso, sabe por quê?
    Porque todos os dias acordamos, escovamos os dentes tomamos café e vamos trabalhar, pagar nossos impostos, pegar os filhos na escola, e quando paramos pra pensar em algo pensamos no próximo celular que vai sair, no filme que vai ser lançado no cinema, o carro que iremos comprar ou no churrasco com nossos amigos, mas nunca paramos pra pensar em algo diferente, fomos criados assim, dessa maneira exatamente como a população do mundo inteiro age, mas se todos as pessoas do mundo fossem estudiosos, astrofísicos, ufólogos e cientistas? Ou pelo menos parassem para prestarem atenção e estudar os nossos antepassados? Será que toda essa crença e toda esse fanatismo continuariam? E realmente ignorância de nossa parte achar que somos a única bolacha dentro do pacote nesse vasto Universo pois assim acredito, o mundo hoje anda meio tenso e com rumores de guerra ao tempo todo, parece que algo está para acontecer mas nos contribuintes e ignorantes não sabemos de nada, porque somos manipulados para que não enxergamos a realidade disso tudo, sabia que foi encontrado na Sibéria a maior concentração de Gás Metano no mundo embaixo do gelo? E que nem os cientistas sabem dizer que se esse gás que já esta sendo liberado na Atmosfera sabem responder que tamanha proporção e destruição ao planeta pode acontecer? Agora pouco tivemos uma reunião entre os principais governantes de todo o planeta na França o COP21 sobre o a mudança climática no Mundo, um dos principais lideres nesse mundo o Presidente Americano Obama, anda tenso e preocupado demais não acham?
    Tentam ler e correr atrás de informações, mas cuidado com a desinformação que hoje está cheia na internet, sobre o Observatório isso pra min só comprova que estamos sendo manipulados com crenças falsas e doutrinadas pelo próprio homem, para manter todo esse tempo à humanidade sobre controle, mas hoje nem isso nem a Bíblia está conseguindo fazer mais, o ser humano já chegou numa insanidade mental tão grande que e normal cometer todos os tipos de crueldade uns com os outros e tudo ficar impune, eu cheguei algum tempo ler e tentar entender as crenças de religiões como os Egípcios, Maias e o mais Integrante de todos, os Sumérios que estão a 15.000 anos A.C e o povo mais antigo e mais avançado já conhecido neste planeta, o curioso e que eles sem tecnologia nenhuma como nos temos hoje em dia como por exemplo a NASA, já sabiam que a nossa Lua era de Ferro e o nome dela era dado como o GRANDE POTE DE FERRO e a NASA s descobriu isso na década de 70, é que existiam 10 planetas em nosso Sistema Solar onde foram encontrados placas cuneiformes dando exatamente essas informações, no tempo de hoje e como se fizermos a nossa galáxia em um Power point inserindo o formatos dos planetas para demonstrar para alguém, e varias outras coisas realmente que intrigam para aquela época, e o mais intrigante e que eles mesmo informam que tudo que aprenderam foram através do seu Deus que veio do Céus e lhe ensinaram sobre essas coisas, e o mais Integrante e que todas as religiões são interligadas com datas e acontecimentos interligados uma a outra, estórias de Deuses que vem do Céu e do Apocalipse como diluvio e o fim dos Dias, Os maias mesmo quando falam em 2012, não era sobre o Fim do Mundo e sim sobre o fim de uma era, já que depois disso haveria uma reciclagem provavelmente mudanças em todo o planeta, ninguém sabe realmente o que está por vir, ou ate nossos governantes junto com a NASA e VATICANO já sabem de algo mas escondem da população mundial, a única verdade e que este planeta já passou por varias reciclagem e momentos de extinção causados por coisas naturais ou até mesmo interferência dentro do nosso sistema Solar, mas se a população descobrisse que fomos criados por um Deus ou até mais Deuses semelhantes a nós e com mil anos luz a nossa frente? Que simplesmente com o avanço da raça humana fomos deixados com o proposito de depois de muito tempo vierem e varrerem todo o lixo da Terra e apenas ficarem aqueles humanos evoluídos mentalmente capazes de entender o sentido da vida e claro que fazem o Bem apenas? A NASA em 1982 descobriu um objeto não identificado dentro do nosso sistema solar que anda circulando nessa Galáxia, eles o chamam de estrela desconhecida, outros cientistas chegaram a falar sobre um planeta que os Sumérios já sabiam que existiam e que seriam desse Deus e que quando chegar próximo da Terra causaria impactos naturais Devastadores e uma mudança climática tão radical que poucos iriam sobrevier, mas pra não entrar em detalhes procurem ler o livro perdido de Enki que fala sobre os ANUNAKI , estudem sobre os Maias e os Egípcios e até mesmo a Bíblia de Hoje e a dos Judeus, vão chegar a ligar uma coisa na outra e muito integrante o quanto as historias são parecidas, e tudo vem sempre á do Céu. E tirem suas conclusões, mas nuncam percam sua Fé porque não estamos sozinhos!

    • Lory Gomes

      31 de maio de 2016 em 7:46

      Boa pesquisa Rai! Se quiser realmente saber o do por que de tudo isso e o que acontece nos.bastidores, recomendo que veja no facebook , site ou youtube REVERSÃO HUMANA E 320.000 anos. Vc ira sanar tods suas duvidas em.relacao a esse planeta e qual funcao a mais qie fazemos aqui alem de sermos escravos.

  9. Deber

    2 de abril de 2016 em 13:26

    O Vaticano é conhecido por praticar o ocultismo – dizem cultuar Cristo, mas perseguiram os Cristãos durante séculos. Então, se o acrônimo do Telescópio forma a palavra LUCIFER, seria demasiado ingênuo crer que essa prática, de ocultar o real significado do que a igreja católica realmente cultua, foi feita por mero acaso. E-farsas, vocês me matam de vergonha.

    • Eu™

      2 de abril de 2016 em 17:58

      Prove tudo isso que você está falando, duvido.

    • Lucho

      2 de abril de 2016 em 18:03

      Algo me diz que você não leu o texto.

      E de qual canal do YouToba ou página do FACEBOSTA destinados a mostrar a verdade que a mídia oculta você leu a respeito dessa gravíssima informação?

  10. Adilton Sampaio

    14 de fevereiro de 2017 em 11:17

    1-Aldo Nascimento:Tv.Globo
    2-Adventismo em foco:Emanuela
    3-Simonia evangelica:Iranilson

    Acessar

  11. Edroz

    15 de junho de 2018 em 11:15

    Conclusão: o telescópio existe sim, pertence um deles ao Estado/Igreja do Vaticano sim, o nome Lucífer está pressente e independente de quem o batizou, o Vaticano foi e é no minimo omisso ou pior das hipóteses, solidário. Não é assunto para esse site e-farsas. As sobras são conjecturais!

  12. Vania Medeiros

    2 de dezembro de 2018 em 8:50

    Na verdade o Vaticano já sabe que seremos visitados em breve por seres de outro planeta, mas o Vaticano querem ser os primeiros a trazer esta informação, pois só assim eles conseguirão ter o controle da massa afirmando que Jesus voltou.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo