Conecte com a gente

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

Emílio Odebrecht disse em depoimento que não havia propina na Ditadura?

Conspirações

Emílio Odebrecht disse em depoimento que não havia propina na Ditadura?

Emílio Odebrecht disse em depoimento que não havia propina na Ditadura?

Frase atribuída a Emílio Odebrecht diz que sua empresa não conseguia trabalhar com propinas na época da ditadura militar no Brasil! Será verdade?

A foto com a frase supostamente dita pelo empresário Emílio Odebrecht se espalhou nas redes sociais na segunda quinzena de abril de 2017, indo parar no nosso grupo fechado do Facebook. De acordo com o texto, Odebrecht teria dito durante audiência de delação que, na época da ditadura militar, era impossível subornar os militares e que não havia brechas para propinas. Por isso, sua empresa nunca ganhou nenhum centavo com os militares!

A frase dá a entender que na época da ditadura militar no Brasil não havia corrupção e que a Odebrecht só começou a ganhar dinheiro há poucos anos…

Será que isso é verdade? Emílio Odebrecht disse mesmo isso em seu depoimento à Justiça Federal?

Emílio Odebrecht teria dito que nunca conseguiu subornar ninguém durante a Ditadura! Será verdade?

Verdade ou farsa?

Em primeiro lugar, não há nenhuma prova de que o empresário tenha dito isso mesmo em seu depoimento à justiça. Podemos averiguar isso nos vídeos gravados durante a delação de Emílio Odebrecht (são vários vídeos, tenha paciência)!

Em segundo lugar, sua audiência aconteceu em dezembro de 2016. A imagem espalhada pelas redes sociais diz que a delação teria ocorrido em abril de 2017…

O texto com erros de ortografia (“foi propor” ao invés de “fui propor”, por exemplo) nasceu em uma página conhecida aqui do E-farsas por criar inúmeros factoides contra o governo. Rapidamente, outras páginas semelhantes – como a “Acorda Brasil” e “Muda Brasil” – começaram a espalhar esse rumor como sendo real!

Menção aos Militares

A única menção de Emílio aos militares em seu depoimento foi em relação ao fato do empresário ter entrado em contato com Golbery de Couto e Silva, idealizador do Serviço Nacional de Informações (SNI), para “ajudar nas questões em que [ele] era apertado para poder fechar um contrato em conjunto com os soviéticos em Angola”. A Odebrecht ganhou, sim, dinheiro na época do regime militar!

Como podemos ver no próprio site da empresa, a Odebrecht já tinha contratos com o Governo desde antes do período do militarismo no Brasil. Se essa frase tivesse tivesse saindo mesmo da boca de Emílio Odebrecht, ele estaria mentindo!

Conclusão

Emílio Odebrecht não disse essa frase! Uma página do Facebook especializada em inventar notícias falsas contra o governo criou esse factoide e outras página copiaram e ajudaram a disseminar mais essa e-farsa!

Continue lendo
18 Comentários

18 Comments

  1. Lucho

    21 de Abril de 2017 em 17:06

    E agora é só aguardar as pedradas dos retardonautas analistas políticos de facebosta.

  2. Oswaldo

    22 de Abril de 2017 em 0:36

    As bolsonetes que tem sonhos eróticos com homens fardados sempre querendo manipular a opinião pública para acreditarem que na época do regime militar não existia corrupção e era tudo às mil maravilhas. Sendo que quem tem o mínimo de conhecimento de História sabe que quem afundou o Brasil foram os militares, colocados no poder a mando do governo dos EUA para barrar o desenvolvimento do país. Para eles é muito mais vantajoso sermos um país de terceiro mundo, não querem mais um país desenvolvido para concorrer com eles.

    • Marcelo

      24 de Abril de 2017 em 11:44

      É isso mesmo. Fizeram isso com a América Latina como um todo mantendo apenas o Canadá como país desenvolvido. Tudo na base do Golpe Militar de Estado.

    • Carmen

      4 de Maio de 2017 em 12:44

      Outra especie são as Luletes que têm sonhos eroticos com metarlugicos barbudos de nove dedos que não têm o minimo de discernimento pra ver que o Brasil esta quebrado como nunca antes na historia desse país, após 13 anos de corrupção desenfreada!!

      • Damaceno

        28 de Maio de 2017 em 14:11

        Quem tem mais de 50 anos, como eu, sabe o que foi crise de verdade. Comparado com aqueles tempos, o Brasil de hoje tá muito melhor.

        • Lucho

          28 de Maio de 2017 em 21:09

          Estou bem longe dos 50 anos, mas imagino como era viver nos tempos da estagflação.

  3. Marcelo

    24 de Abril de 2017 em 11:43

    Não só tinha corrupção na época da ditadura como o que não tinha era a divulgação da mesma. Quem denunciava as corrupções que os militares praticavam era torturado e/ou morto por eles…

  4. Diego

    24 de Abril de 2017 em 19:04

    Excelente trabalho realizado neste site. Estão de parabéns.

  5. Renato

    24 de Abril de 2017 em 22:51

    Se isso fosse verdade mesmo, a odebrecha sequer existiria ate hoje, teria fechado as portas naquela época mesmo!

  6. Sávio S

    26 de Abril de 2017 em 15:57

    NUNCA HOUVE UMA DITADURA PORTANTO A FALA NÃO EXISTIU DE FATO. O QUE HOUVE FOI UM GOV MILITAR E QUE ERA ANOS LUZ MELHOR QUE ESSA DESGRAÇA COMUNISTA A QUAL ESTAMOS SOBREVIVENDO.

    • Eu™

      26 de Abril de 2017 em 17:23

      Teu cu

    • Meganegão

      27 de Abril de 2017 em 8:27

      Po, demorou 5 dias, essas bolsonetes costumavam ser mais rápidas.

      • Reginaldo Boettger

        16 de Abril de 2018 em 20:46

        Nada vc que é retarretardado mesmo e não co seguem ler bem gibi da Mônica o megaimbecil

  7. Roberto

    13 de Maio de 2017 em 23:09

    A coisa mais fácil que existe neste Brasil é identifica um petista, basta prestar atenção na maneira deles se expressarem… Sempre perdem a esportiva por verdadeira falta de argumentos para contestar os FATOS! Partem logo para o ódio, o rancor e a violência através de palavras de baixo calão!

    • Lucho

      15 de Maio de 2017 em 18:42

      E o que isso tem a ver com o texto?

      • Reginaldo Boettger

        16 de Abril de 2018 em 21:14

        Tem a ver com a falta de cérebro de um retardado Petista como vc que acredita em Papai Noel nesta idade…e em Lula… e neste Blog Comunista que recebe verba do PT

  8. Benjamin

    21 de Março de 2018 em 15:27

    Reportagem muito boa e elucidativa. O SITE está de parabéns!

  9. Reginaldo Boettger

    16 de Abril de 2018 em 20:44

    No portal G1 tem a gravação original do depoimento do Emílio Odebrecht em que ele declara com todas as letras um episódio em que teve uma conversa com um Major do COMAR onde insinua uma propina pra liberar sua obra e o Major coloca um revólver em cima da mesa e pergunta: ” O Senhor quer dizer o que mesmo?” Emílio comenta: ” Pensei que ia morrer Dr, com Eles não tinha acordo”
    Engraçado ver esse no te de RETARDADO FALANDO BOSTA sem ter a pachorra de ver o vídeo… COMUNISTA É ASSIM NÀ O LÊ E NÃO SABE LER PORR A NENHUMA E ACREDITA EM TODO JORNALISTA OU BLOGUEIRO IMBECIL QUE AFIRNA O QUE QUER E ENCANTA OS MUARES IGNÓBEIS ACÉFALOS….
    Só no Governo Médice foram co seguidas 15 Hidrelétricas, e se não fosse isso vcs não teriam ebergenergia em suas casas ou nas indústrias.
    Quem construiu os Aeroportos, Portos, Rodivias deste país? Os Democratas que assumiram o poder em 85 não foram, aliás os CORTUPTOS nem terminaram a ferrovia Norte Sul em 31 anos….

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Doe Bitcoin

15c5g4Y4vk84WuTNgVQ3ttqN9fv4JUbqNP

Categorias

Voltando a Circular

Links patrocinados

Publicidade

Topo