Emílio Odebrecht disse em depoimento que não havia propina na Ditadura?

Share Button

Frase atribuída a Emílio Odebrecht diz que sua empresa não conseguia trabalhar com propinas na época da ditadura militar no Brasil! Será verdade?

A foto com a frase supostamente dita pelo empresário Emílio Odebrecht se espalhou nas redes sociais na segunda quinzena de abril de 2017, indo parar no nosso grupo fechado do Facebook. De acordo com o texto, Odebrecht teria dito durante audiência de delação que, na época da ditadura militar, era impossível subornar os militares e que não havia brechas para propinas. Por isso, sua empresa nunca ganhou nenhum centavo com os militares!

A frase dá a entender que na época da ditadura militar no Brasil não havia corrupção e que a Odebrecht só começou a ganhar dinheiro há poucos anos…

Será que isso é verdade? Emílio Odebrecht disse mesmo isso em seu depoimento à Justiça Federal?

Emílio Odebrecht teria dito que nunca conseguiu subornar ninguém durante a Ditadura! Será verdade?

Verdade ou farsa?

Em primeiro lugar, não há nenhuma prova de que o empresário tenha dito isso mesmo em seu depoimento à justiça. Podemos averiguar isso nos vídeos gravados durante a delação de Emílio Odebrecht (são vários vídeos, tenha paciência)!

Em segundo lugar, sua audiência aconteceu em dezembro de 2016. A imagem espalhada pelas redes sociais diz que a delação teria ocorrido em abril de 2017…

O texto com erros de ortografia (“foi propor” ao invés de “fui propor”, por exemplo) nasceu em uma página conhecida aqui do E-farsas por criar inúmeros factoides contra o governo. Rapidamente, outras páginas semelhantes – como a “Acorda Brasil” e “Muda Brasil” – começaram a espalhar esse rumor como sendo real!

Menção aos Militares

A única menção de Emílio aos militares em seu depoimento foi em relação ao fato do empresário ter entrado em contato com Golbery de Couto e Silva, idealizador do Serviço Nacional de Informações (SNI), para “ajudar nas questões em que [ele] era apertado para poder fechar um contrato em conjunto com os soviéticos em Angola”. A Odebrecht ganhou, sim, dinheiro na época do regime militar!

Como podemos ver no próprio site da empresa, a Odebrecht já tinha contratos com o Governo desde antes do período do militarismo no Brasil. Se essa frase tivesse tivesse saindo mesmo da boca de Emílio Odebrecht, ele estaria mentindo!

Conclusão

Emílio Odebrecht não disse essa frase! Uma página do Facebook especializada em inventar notícias falsas contra o governo criou esse factoide e outras página copiaram e ajudaram a disseminar mais essa e-farsa!

Share Button
Conspirações, Crimes, Falso, Política
, , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

14 comentários

  1. Oswaldo

    As bolsonetes que tem sonhos eróticos com homens fardados sempre querendo manipular a opinião pública para acreditarem que na época do regime militar não existia corrupção e era tudo às mil maravilhas. Sendo que quem tem o mínimo de conhecimento de História sabe que quem afundou o Brasil foram os militares, colocados no poder a mando do governo dos EUA para barrar o desenvolvimento do país. Para eles é muito mais vantajoso sermos um país de terceiro mundo, não querem mais um país desenvolvido para concorrer com eles.

    • Marcelo

      É isso mesmo. Fizeram isso com a América Latina como um todo mantendo apenas o Canadá como país desenvolvido. Tudo na base do Golpe Militar de Estado.

    • Carmen

      Outra especie são as Luletes que têm sonhos eroticos com metarlugicos barbudos de nove dedos que não têm o minimo de discernimento pra ver que o Brasil esta quebrado como nunca antes na historia desse país, após 13 anos de corrupção desenfreada!!

  2. Marcelo

    Não só tinha corrupção na época da ditadura como o que não tinha era a divulgação da mesma. Quem denunciava as corrupções que os militares praticavam era torturado e/ou morto por eles…

  3. Sávio S

    NUNCA HOUVE UMA DITADURA PORTANTO A FALA NÃO EXISTIU DE FATO. O QUE HOUVE FOI UM GOV MILITAR E QUE ERA ANOS LUZ MELHOR QUE ESSA DESGRAÇA COMUNISTA A QUAL ESTAMOS SOBREVIVENDO.

  4. A coisa mais fácil que existe neste Brasil é identifica um petista, basta prestar atenção na maneira deles se expressarem… Sempre perdem a esportiva por verdadeira falta de argumentos para contestar os FATOS! Partem logo para o ódio, o rancor e a violência através de palavras de baixo calão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *