Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Empresas prometeram fechar e demitir 1 milhão de pessoas se a Esquerda vencer?

Dinheiro

Empresas prometeram fechar e demitir 1 milhão de pessoas se a Esquerda vencer?

Empresas prometeram fechar e demitir 1 milhão de pessoas se a Esquerda vencer?

É verdade que grandes empresas prometeram demitir um milhão de funcionários caso a Esquerda ganhe as eleições?

O texto surgiu nos grupos de WhatsApp na primeira semana de outubro de 2018 e deixou muita gente preocupada. Afinal, a ameaça de que 1 milhão de pessoas fiquem desempregadas caso a Esquerda vença assusta a população.

De acordo com o alerta que pede para ser repassado a todos, grandes empresas como a Havan e a Coca-Cola estariam ameaçando fechar as suas portas e demitir 1 milhão de pessoas caso a Direita perca nas urnas.

Será que isso é verdade ou mais uma fake news?   

Reprodução do texto que se espalhou no WhatsApp!

Verdade ou mentira?

É curioso como uma publicação anônima e sem nenhuma prova pode causar um barulho enorme nas redes sociais.

O texto, logo de cara, erra nas contas e uma simples soma mostra que se formos contar apenas com esses números do alerta, são 67.255 demissões e não 1 milhão como é afirmado!

Ao entrar no link que acompanha o texto, nos deparamos com um site chamado Corvo News, cujo o domínio foi criado no dia 28 de setembro de 2018 e – da mesma forma que muitos sites criadores de fake news – não mostra quem são os seus criadores:

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

O tal Corvo News não assina a matéria e em uma busca através do cache do Google podemos ver que houve alterações na “reportagem” original. Na publicação inicial, os autores falavam do anúncio da Coca-Cola em demitir 1.800 funcionários em 2015!

O texto era uma cópia de uma matéria real publicada pelo jornal Correio 24 Horas em 2015 sobre a demissão de de 1800 funcionários no mundo todo e, na ocasião, a multinacional explicou que o corte fazia parte de um esforço mundial da empresa frente à redução do consumo de refrigerante no planeta.

Para tentar gerar mais alarde, os criadores de fake news acrescentaram a notícia sobre o dono da rede de lojas Havan, que gravou um vídeo recentemente “instruindo” seus funcionários a votar no candidato Jair Bolsonaro para presidente. Lembrando que, no dia 03 de outrubro de 2018, a Justiça do Trabalho proibiu o empresário de fazer propaganda política direcionada a seus funcionários.

No dia 04 de outubro de 2018, o site Corvo News mudou completamente o conteúdo da sua “reportagem”, substituindo por essa lista de demissões que essas empresas teriam anunciado pôr em prática caso a “Esquerda” ganhe.

Fora essa matéria não assinada desse site criado há poucos dias (e que claramente manipulou a sua “reportagem” pelo menos uma vez), não encontramos nenhuma declaração das empresas citadas ameaçando demitir funcionários caso a esquerda ganhe as eleições.

Conclusão

Essa notícia surgiu em um site não confiável que, inclusive, possui várias outras fake news. Não há nenhuma prova de que isso seja verdade!

Continue lendo
9 Comentários

Comente

9 Comments

  1. Lucho

    4 de outubro de 2018 em 15:40

    Corvo News. Quem seria idiota de acreditar numa notícia vinda de um site com esse nome?

    Por sorte, saí de um grupo de condomínio de zapzap que tinha três idiotas que toda hora passavam essas merdas.

    • Ronaldo

      5 de outubro de 2018 em 2:44

      Pode acreditar que existe muita gente que acredita nisso, e compartilham muito, só porque é alarmista, e quem recebe, muitas vezes compartilham com intenção de alertar, ou seja, ajudar um amigo próximo ou um grupo, tem gente que nem pensa nos fatos e saí compartilhando mesmo, nem sempre é maldade. Infelizmente isso acontece.

    • Carlos

      5 de outubro de 2018 em 9:45

      Você mesmo já deu a resposta pra sua pergunta. Infelizmente existem muitas pessoas que acreditam em tudo que lêem.

      • bruna

        27 de outubro de 2018 em 6:48

        infelizmente, é o que levou, inclusive ao linchamento de uma senhora, após ter sido amplamente compartilhada como uma criminosa. Esse tipo de notícia alarmista é sobre mentiras que cercam as eleições, infelizmente, isso pode ser mentira sobre qualquer um de nós. não estamos imunes desse bando de imbecis sem capacidade alguma de lidar com tecnologias.

  2. Marcos Lima

    4 de outubro de 2018 em 20:14

    Uma vergonha essa direita, uso de métodos de baixo calão pra ganhar eleições. Enojado.

  3. beladorna

    4 de outubro de 2018 em 20:25

    Muitas fecharam, sem prometer, compulsoriamente e depois da entrada do petê no poder. Agora, se a incerteza voltar/continuar, será um salve-se quem puder! Não sei de onde tirarão tanta esmola para sustentar a ociosidade e a produção de mais gente desocupada.

  4. Xiba

    4 de outubro de 2018 em 21:47

    O pessoal tá ficando louco, se o Bolsolixo perder, vai ser um deus nos acuda… kkkkkkkkkkkkkkkk

    Só fazem isso pra forçar geral votar nele,

    Já não basta esses bots e as prostitutas do Bolsolixo

    kkkkkkkkkkkk

  5. Rodrigo Windrunner B17

    11 de outubro de 2018 em 3:09

    Não precisa de uma notícia dessa para saber que se Haddad ganhar a bolsa de valores dispensa o dollar sobe o real afunda , empresas abandona nosso país jmaioria das pessoas que podem sair do país e não estão ligado à máfia de Haddad e isso vai fazer consequências mil vezes piores . Então eu afirmo que pense em votar em Haddad pense me passa fome perde seu emprego , sua liberdade e seus direitos . Lei o plano de governo dele .petistas amam defender o cara mais nunca ler o plano de governo dele que é a coisa mais importante do candidato . Ele afirma que pretende fazer com o Brasil algo similar à Venezuela , como censura mídia e … B17 Ele sim

    • ELENAO

      11 de outubro de 2018 em 9:32

      Não precisa de uma notícia dessa para saber que se Bozonazi ganhar o fascismo tomará conta de nosso país, que os militares aplicarão um golpe e acabarão com a democracia e nunca mais poderemos votar de novo, que as minorias serão ameaçadas, como já estão sendo, vítimas da violência de intolerantes, racistas, xenófobos e misóginos que estão ligados à máfia do Bozonazi e isso vai fazer consequências mil vezes piores. Então eu afirmo que pense em votar em Bozonazi pense em ser discriminado, perder a liberdade de expressão, não poder ser oposição ao governo, perder sua liberdade e seus direitos. Leia o plano de governo dele. Bozominions amam defender o cara mais nunca ler o plano de governo dele que é a coisa mais importante do candidato, e ele nem discutiu isso em praticamente nenhum debate, só inventando mentiras nas redes sociais. Ele afirma que pretende fazer com o Brasil algo similar à Venezuela, com militares no poder, basta ver quem será o vice. Inclusive o Bozonazi não consegue nem administrar o próprio vice, como acha que ele vai administrar nosso país? H13 #Elesim

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros


Voltando a Circular

Publicidade

Topo