Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Equipe solta balão em homenagem à intervenção no Rio de Janeiro! Será?

Crimes

Equipe solta balão em homenagem à intervenção no Rio de Janeiro! Será?

Será verdade ou mentira que baloeiros soltaram um enorme balão com painéis luminosos em homenagem à intervenção federal no Rio de Janeiro?

O vídeo surgiu em postagens compartilhadas através de grupos do WhatsApp no final de fevereiro de 2018, além de ser publicado em diversas contas também no YouTube. Com pouco menos de 2 minutos de duração, o vídeo mostra um enorme balão com inúmeras luzes formando imagens de soldados.

O texto que acompanha essas imagens afirma que, “apesar da ilegalidade do ato”, temos que admitir que esse balão é uma obra de arte!

Será que esse balão foi mesmo solto em homenagem aos soldados que estão participando da intervenção militar no Rio e Janeiro, em 2018?

Verdade ou mentira?

No dia 20 de fevereiro de 2018, o Senado aprovou o decreto assinado pelo presidente da República determinando a intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro. Com isso, a segurança pública fluminense passa a ser de responsabilidade de um interventor militar, que responde ao presidente da República.

A partir de então, várias fake news começaram a se espalhar através das redes sociais a respeito do assunto.

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Dentre elas, surge essa história afirmando que baloeiros teriam confeccionado esse enorme balão para homenagear a intervenção no Rio de Janeiro.

o que chama a atenção nessa história é que um painel desse porte leva, em média, 6 meses para ser confeccionado. Se o tal balão tiver sido solto no final de fevereiro de 2018, os baloeiros tiveram apenas uma semana para criar essa obra de arte marginal.

Acontece que o vídeo que muita gente compartilhou como sendo de fevereiro de 2018 é, na verdade, de maio de 2015 e o balão foi feito pela equipe Joia Rara, de São Paulo!

No vídeo abaixo, publicado em 2015, podemos ver as mesmas imagens:

Conclusão

O enorme balão com painéis representando soldados foi feito em 2015 por uma equipe de baloeiros de São Paulo e não tem nenhuma relação com a intervenção federal no Rio de Janeiro. Lembrando que soltar balões é um crime previsto pela Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, de 1998 e a pena prevista é de 1 a 3 anos de detenção e multa!

Continue lendo
1 Comentário

Comente

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo