Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Esqueleto humano gigante encontrado na Tailândia! Será verdade?

Falso

Esqueleto humano gigante encontrado na Tailândia! Será verdade?

Esqueleto humano gigante encontrado na Tailândia! Será verdade?

Será verdade que um esqueleto humano gigante foi encontrado nas Cavernas de Khao Khanap Nam, na Tailândia? Bem, não é de hoje, que inúmeras pessoas fantasiam com as mais tresloucadas teorias sobre a existência de supostos seres humanos gigantes no passado, embora saibamos que o corpo humano seja limitado em sua anatomia.

Entretanto, será que dessa vez houve mesmo uma descoberta que possa mudar os rumos da História? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

A Divulgação por Parte de um Canal no YouTube Chamado “UFOMania”

Um dos maiores responsáveis por divulgar a suposta descoberta de um esqueleto humano gigante, na Tailândia, foi um canal do YouTube chamado “UFOMania”, no dia 13 de janeiro de 2019.

Utilizando as hashtags#Giants” e “#AncientAliens“, o vídeo trouxe a seguinte informação em sua descrição:

Recentemente, um usuário do Facebook compartilhou algumas imagens extraordinárias de uma importante descoberta feita por paleontólogos nesta caverna. As imagens mostram um grupo de cientistas escavando os restos de um esqueleto humano de proporções gigantescas. Estas imagens são reais? Finalmente temos a prova irrefutável de que os gigantes humanos existiram?

O vídeo do canal “UFOMania”, que curiosamente recebeu cerca de 3,3 mil avaliações positivas e apenas 343 negativas, apresentou algumas fotos e um vídeo de cerca de 4 minutos mostrando em detalhes todas as partes desse esqueleto, que ainda se encontrava parcialmente enterrado no solo. No entanto, o vídeo não dizia quando essa descoberta tinha acontecido, quem era a equipe responsável ou quaisquer outros elementos comprobatórios. Além disso, para piorar a situação, nenhum veículo de imprensa noticiou o ocorrido. Era de se esperar, que uma descoberta dessa magnitude iria atrair a atenção da imprensa mundial, não é mesmo?

Verdadeiro ou Falso? A Realidade por Trás da Suposta Descoberta

O caso é falso! Não houve a descoberta de nenhum esqueleto humano gigante na Tailândia. Estamos diante apenas de uma instalação de arte montada no interior das Cavernas de Khao Khanap Nam, na província de Krabi, no sul do país.

De acordo com o site Taiwan Today, duas grandes instalações de arte, de criadores de Taiwan, com esqueletos de um gigante, uma cobra, e um barco estão entre as principais atrações da Bienal da Tailândia, em Krabi, desde o início de novembro de 2018. O evento termina no dia 28 de fevereiro de 2019.

Os organizadores tailandeses escolheram a obra “Ruínas Gigantes”, de Tu Wei-cheng, e “Viagem no Tempo”, do grupo LuxuryLogico, para permanecer em exposição permanente após o encerramento do evento. A obra “Ruínas Gigantes” apresenta justamente o tal “esqueleto humano gigante”, que o canal “UFOMania” alegou ter sido encontrado.

Os organizadores tailandeses escolheram a obra “Ruínas Gigantes”, de Tu Wei-cheng (na foto), e “Viagem no Tempo”, do grupo LuxuryLogico, para permanecer em exposição permanente após o encerramento do evento

A instalação de Tu Wei-cheng é uma réplica de uma escavação arqueológica com os ossos de um gigante, e uma imensa cobra emergindo da terra, e que acabou recebendo uma permissão especial para ser exposta nas Cavernas de Khao Khanab Nam. O artista foi inspirado por um conto popular de Krabi sobre os dois inimigos lutando por uma princesa. Os ossos, é claro, são artificiais.

A instalação de Tu Wei-cheng é uma réplica de uma escavação arqueológica com os ossos de um gigante, e uma imensa cobra emergindo da terra, e que acabou recebendo uma permissão especial para ser exposta nas Cavernas de Khao Khanab Nam. O artista foi inspirado por um conto popular de Krabi sobre os dois inimigos lutando por uma princesa.

Confira também um vídeo publicado pela página oficial do evento,”Thailand Biennale“, no Facebook:

ฮือฮา!! ค้นพบซากโครงกระดูกของยักษ์ ที่เขาขนาบน้ำ จ.กระบี่ แต่ที่แท้เป็นงานศิลปะของศิลปินไต้หวัน (คลิป)💀☠️👹💀☠️👹🛠️นี่คือโครงกระดูกจำลองขนาดยักษ์ที่นอนฝังตัวในหลุมขุดค้นที่สร้างขึ้น โดย Tu wei-cheng ด้วยความสนใจในโบราณคดีจึงนำไอเดียนี้มาเล่าเรื่อง🔎สร้างของปลอมทุกอย่างให้เหมือนจริงมากที่สุด ไม่ใช่แค่โครงกระดูกแต่โดยรอบยังมีซากเครื่องประดับ เครื่องดินเผา จนคนดูเชื่อว่ามันคือของจริง!! งาน Thailand Biennale 2018🇹🇭❇️วันนี้ – 28 กุมภาพันธ์ 2562TU wei-cheng recreates excavation works and written plates to document Thai history. A series of fictitious artefacts are ennobled by glass displays that include bronze ware, clay statues and tools traditionally belonging to Thai culture and legends.📅 THAILAND BIENNALE 2 November 2018 – 28 February 2019#ThailandBiennale #KrabiArtCity #ThailandBiennaleKrabi2018

Posted by Thailand Biennale on Thursday, November 8, 2018

 

Esse caso serve mais uma vez para apontar a discrepância, que ocorre entre vídeos verdadeiros e falsos. Enquanto o vídeo promovendo um contexto falso já alcançou quase 300.000 visualizações, no YouTube, o vídeo apresentando um contexto verdadeiro tem cerca de apenas 2.000 visualizações, no Facebook.

Enfim, ainda que você não soubesse a origem de toda essa história, é muito importante ter em mente que o canal “UFOMania” é mais um daqueles canais acostumados a propagar mentiras na internet. Mais um canal simplesmente surfando em cima de vídeos de terceiros e no frenesi causado por lendas de gigantes, fenômenos climáticos, supostas luzes no céus ao redor do mundo ou OVNIs, sendo que tais casos quase sempre possuem explicações totalmente plausíveis, mas que não são divulgadas por tais canais. Houve uma vez, por exemplo, que esse canal divulgou uma suposta gravação de OVNIs em Nova York, nos Estados Unidos, sendo que a “gravação”, na verdade, é apenas uma foto, que transformaram em vídeo e adicionaram artificialmente os tais OVNIs.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Portanto, sempre desconfiem do material apresentado por canais de cunho alarmista, sensacionalista ou conspiratório, e façam uma pesquisa paralela, seja por mecanismos de busca ou até mesmo uma busca reversa de imagens, para tentar encontrar a verdade por trás do que é divulgado de maneira totalmente aleatória, combinado?

O Comentário de um Cidadão Chamado L.A. Marzulli

Curiosamente, no vídeo publicado pelo “UFOMania” também há um comentário de um cidadão chamado L.A. Marzulli, dizendo: “Se isso for uma fraude, então é algo muito elaborado. Não sei o que pensar, mas vou ponderar sobre o assunto no meu próprio canal amanhã. Os Néfilins eram reais“.

Comentário de L.A. Marzulli

L.A. Marzulli é conhecido por ser um escritor de livros, principalmente sobre os “Néfilins”, que segundo ele seriam os “gigantes que um dia habitaram a Terra, de que a Bíblia menciona” (não entrarei nesse assunto, visto que ele é muito extenso e demandaria muito tempo para explicá-lo, porém saibam que a associação com “gigantes” é um tanto quanto incorreta).

Ele já alegou que os centauros, o Minotauro, e os faunos existiram, e que Davi matou Golias ao atingir sua glândula pituitária. Disse que os não-judeus da Idade do Bronze foram produtos sem alma de “Néfilins malignos”, e que mereceram ser mortos, mas que os “Néfilins sem alma” escaparam do genocídio fugindo para a América do Sul, onde se tornaram os “deuses brancos” dos Incas. Marzulli também já afirmou, que estruturas de pedra da América do Sul tinham propriedades piezoelétricas (capacidade de alguns materiais cristalinos de gerarem tensão elétrica em resposta a uma pressão mecânica), e que teletransportavam pessoas para outras dimensões.

L.A. Marzulli é conhecido por ser um escritor de livros, principalmente sobre os “Néfilins”, que segundo ele seriam os “gigantes que um dia habitaram a Terra, de que a Bíblia menciona”

Calma, que a situação fica ainda “melhor”. Marzulli também já alegou que os “Néfilins” vivem entre nós. Ele já chegou a dizer, por exemplo, que o homem, que teria “devorado” cerca de 75% do rosto de outro, em Miami, nos Estados Unidos, no ano de 2012, era um “Néfilim sem alma”. Vale lembrar que o homem, que ficou conhecido como o “Canibal de Miami” (ou “Zumbi de Miami”), estaria alegadamente sob efeito de “sais de banho” (como é conhecido um tipo de droga poderosa que provoca alucinações e paranoia). L.A Marzulli também diz que Satanás é quem está por trás dos implantes alienígenas relacionados a abduções.

Não podemos no esquecer, é claro, que ele foi o principal responsável por promover uma farsa em relação a um suposto esqueleto de fada, no ano de 2016, juntamente com Jaime Maussan, um caso totalmente absurdo desde o início.

Apesar de tantas teorias, L.A. Marzulli mostrou, mais uma vez, que nem sequer sabe fazer uma simples pesquisa em relação ao que é divulgado na internet.

O Homem Mais Alto Já Registrado na História

É importante ressaltar, que desordens na glândula pituitária podem liberar níveis desenfreados do hormônio do crescimento, assim como aconteceu no caso de Robert Pershing Wadlow, o homem mais alto já registrado na história, que sofria de hiperplasia da glândula pituitária.

Ele viveu por apenas 22 anos, alcançando 2,72 metros de altura e pesando 220 kg no momento da sua morte. O corpo humano, no entanto, simplesmente não é destinado a crescer a tais alturas. Um exemplo disso foi o próprio Robert, que mal conseguia caminhar sem a ajuda de uma bengala.

A família de Robert Pershing Wadlow. Da esquerda para direita, seu irmão Eugene, sua mãe Addie com o caçula Harold Jr.,o próprio Robert ao centro com sua irmã Betty, logo abaixo, que por sua vez está ao lado do pai, o Sr. Harold e a irmã Helen, mais a direita.

Os “gigantes pituitários” normalmente têm uma vida muito mais curta do que um ser humano comum, porque seus corações, embora sejam proporcionalmente maiores, lutam para bombear o sangue através de seus corpos. A ocorrência de tais casos é igualmente rara.

Conclusão

O “esqueleto humano gigante” na Tailândia é apenas uma instalação de arte montada no interior das Cavernas de Khao Khanap Nam, na província de Krabi, no sul do país.

Já a conversa sobre a existência ou não de seres humanos gigantes no passado ficará para um outro dia, visto que esse é assunto bem extenso, sendo necessário uma longa explicação para cobrir cada ponto que propagadores de tais teorias costumam se basear. De qualquer forma, até hoje não foi encontrada uma única evidência arqueológica de que gigantes existiram em nosso planeta.

Continue lendo
15 Comentários

15 Comments

  1. Xeroque Rolmes

    22 de fevereiro de 2019 em 12:07

    Nem li o texto mas vou responder:

    Esqueleto humano gigante encontrado na Tailândia! Será verdade?

    Não, não é verdade. Próximo?

  2. Walkiria Toledo Veiga Schwab

    23 de fevereiro de 2019 em 9:54

    Interessante não sabia sobre a teoria dos nėfilins. Gostei da abordagem.

    • Marco Faustino

      25 de fevereiro de 2019 em 17:08

      Ficamos felizes que tenha gostado, Walkiria! 😀

  3. NED ROCK

    4 de março de 2019 em 12:24

    A Falta de informação , junto com a preguiça de questionar e pesquisar as informações ( Só pensam em compartilhar ) , faz do Brasil o que temos hoje!!! Um povo acomodado sem cultura e conhecimento de nada!!!
    Parabéns por sua matéria!!!

    • Marco Faustino

      4 de março de 2019 em 13:48

      Ficamos felizes que tenha gostado da matéria, Ned Rock! 😀

    • Maurilío

      17 de agosto de 2019 em 19:55

      De o nome do artista ? Kkkk

  4. Igor Pocchini

    6 de março de 2019 em 20:36

    Só uma correção: Você disse que se fossem descobertos esqueletos de gigantes isso sairia na TV, seria divulgado amplamente. Sério mesmo que vc realmente acredita nisso? Existe uma política de acobertamento e a mídia corporativista não conta a verdade ou revela a verdade, somente aquilo que lhes forem conveniente.

    • Marco Faustino

      6 de março de 2019 em 21:44

      Olá Igor! Sim, com certeza seria divulgado. Escrevi durante anos sobre assuntos “fantásticos”, assim como esse, e posso assegurar que jamais existiria uma acobertamento por parte da mídia sobre isso. Você tem noção do quanto uma agência de notícias ganharia por ter os direitos sobre imagens e vídeos de tal descoberta? Sinceramente, é incalculável. Já ganham um absurdo por terem em mãos um mero vídeo tosco e manipulado digitalmente de um suposto “fantasma”. Imagina se fosse um “esqueleto de um gigante”! O problema é que não existe nenhum, e tal teoria só serve pra vender livros.

      Por outro lado, sites e canais de cunho conspiratório fazem justamente isso que você falou, porém de modo contrário: geram crenças, especulações e teorias incríveis, justamente para que as pessoas continuem acreditando naquilo que eles querem, porque cada acesso gera dinheiro para eles. Eles não se importam em revelar, pesquisar ou se aprofundar em absolutamente nada. Provavelmente, nem eles mesmos acreditam no que contam, porque não importa, apenas que as demais acreditem. Infelizmente, a única pessoa enganada é aquela que acessa esses tais sites e canais no YouTube destinados a isso. Respeito, é claro, caso acredite que gigantes um dia existiram na Terra, que a Terra seja plana, que o planeta seja governado por reptilianos ou histórias assim. Porém, é necessário provar cabalmente que isso seja verdade, e isso é algo que qualquer site ou canal no YouTube falha miseravelmente em fazê-lo.

    • Maurilío

      17 de agosto de 2019 em 19:57

      Esse cara é um burro a serviço do sistema como o site dele tbm é..
      Mas ja que ele insiste. Gostaria do nome do artista dessa proeza aí do esqueleto. Kkkk

      • Marco Faustino

        17 de agosto de 2019 em 22:24

        A resposta está no texto. Leia antes de fazer acusações infundadas.

  5. Gerson Antunes

    1 de abril de 2019 em 11:30

    Numa edição da Torá comentada, da editora Sêfer, há um comentário interessante sobre o tema, dizendo que os chamados os chamados Filhos de Deus eram homens poderosos, que se juntaram às filhas dos chamados homems, que eram as pessoas do povo. Diz o comentário que o termo “gigante” se refere a uma grande estatura de poder, não de tamanho.

  6. Pingback: Ossos do ofício - afinal, o que significa essa expressão?

  7. Pingback: Ossos do ofício – afinal, o que significa essa expressão? – Arquiteta Giovanna

  8. Pingback: Ossos do ofício – afinal, o que significa essa expressão? - Santa Maria News

  9. Alex

    11 de setembro de 2019 em 11:17

    Bom dia!

    Bem,… gostei da matéria, das fotos e das suposições de todos, mas tenho lá as minhas dúvidas. E se realmente existiram, e daí? Não poderia ter sido verdade? Somente porque não saiu na imprensa oficialmente, por causa disso é mentira? A opinião aceitável mesmo é a pessoa dizer que não acredita, então, tudo bem. Agora casos como esses existem em várias partes do mundo e quando é “vazado” na rede, sempre vem acompanhado de gente dizendo que não é verdade,… >> “é somente uma exposição de arte”… “ah, isso é montagem”…
    Minha opinião à respeito: Tenho minhas dúvidas, pois se for verdade, a história terá que ser reescrita .
    Muito boa a matéria, Marcos Faustino. Matérias desse nível servem para questionarmos e fazermos descobertas.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo