Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Nicolás Maduro jogou fora toneladas de alimentos de ajuda humanitária?

Conspirações

Nicolás Maduro jogou fora toneladas de alimentos de ajuda humanitária?

Nicolás Maduro jogou fora toneladas de alimentos de ajuda humanitária?

Fotos mostram alimentos sendo jogados fora e texto que as acompanha afirma que isso seria a ajuda humanitária para a Venezuela e que Nicolás Maduro teria ordenado o descarte! Será verdade?

As imagens se espalharam nas redes sociais e geraram bastante compartilhamentos na segunda quinzena de fevereiro de 2019. Somente em uma das publicações a respeito no Facebook, o assunto rendeu mais de 25 mil compartilhamentos.

De acordo com o texto que acompanha as imagens, Nicolás Maduro teria ordenado que fossem descartados todos os alimentos recebidos de ajuda humanitária nos últimos dias!

Em algumas versões, Maduro teria ordenado o descarte de 95 mil toneladas de comida, mas será que isso é verdade mesmo?

Nicolás Maduro descartou milhares de toneladas de alimentos vindos de ajuda humanitária para a Venezuela? (Foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Antes de começar a analisar o caso, vamos explicar aqui que Nicolás Maduro anunciou o fechamento das fronteiras com o Brasil, numa tentativa de bloquear o transporte e da coleta dos carregamentos de comida, remédio e itens de higiene básica enviados à população venezuelana. Maduro afirma que a ajuda humanitária seria um pretexto para uma invasão militar à Venezuela e subsequente golpe para tirar o chavismo do poder. Por esse motivo, ele está dificultando o recebimento de ajuda!

Outro detalhe que é bom mencionar é que Juan Guaidó lidera a oposição ao regime de Maduro e é reconhecido como presidente interino por mais de 50 países.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Agora, voltando às imagens, elas são de 2018 e não tem relação com a ajuda humanitária de 2019.

As fotos de um contêiner jogando sacos de alimentos em um monte de lixo circulam desde maio de 2018, como podemos ver em publicações no Twitter:

https://twitter.com/trafficVALENCIA/status/998943335975825408

A Venezuela ainda não chegou a receber nem mil toneladas de ajuda humanitária, como podemos ver em diversas reportagens sobre o assunto. Ainda que chegue a mil toneladas, a entrada dessa ajuda está sendo muito dificultada pelo Governo.

As fotos fazem parte de uma reportagem feita por jornalistas independentes em maio de 2018, denunciando que “empresários” importam comida perto do prazo de validade e acabam jogando o alimento impróprio para o consumo na área de Valles Mirandinos e Carabobo (na Venezuela).

Conclusão

Nicolás Maduro está dificultando a entrada de ajuda humanitária na Venezuela, mas as fotos de alimentos sendo descartados são de 2018! A situação do povo está complicada na Venezuela e não é preciso inventar notícias para mostrar o caos que reina naquele país!

Continue lendo
2 Comentários

2 Comments

  1. Random

    23 de fevereiro de 2019 em 19:40

    Por coincidencia logo apos terminar de ler essa materia aparece esta noticia:

    https://www.poder360.com.br/internacional/2-caminhoes-sao-queimados-na-fronteira-entre-venezuela-e-colombia/

    • Gilmar Lopes

      23 de fevereiro de 2019 em 19:47

      Pois é! Não precisava usar foto antiga, né?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo