Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Estudo afirma que pulseiras coloridas são cancerígenas!

Saúde

Estudo afirma que pulseiras coloridas são cancerígenas!

Notícia afirma que pulseiras coloridas de elástico usadas por crianças e adolescentes causam câncer! Será que isso é verdade ou farsa?

A notícia apareceu  na web em setembro de 2014, voltando a repercutir em novembro do mesmo ano, e alerta aos pais sobre o perigo de deixar seus filhos usarem pulseiras elásticas coloridas, pois esse acessório possui elementos cancerígenos em sua composição.

Será que isso é verdade?

Pulseiras coloridas causam câncer! Será? (foto: Reprodução/)

Pulseiras coloridas causam câncer! Será? (foto: missresincup/Flickr) 

Verdadeiro ou falso?

No final de junho de 2014, uma matéria da agência de notícias britânica BBC já falava do sucesso do “loom bands”, um acessório plástico usado para transformar pulseiras elásticas coloridas em “pequenas jóias”. O brinquedo, na época, tinha virado febre no Reino Unido. Segundo apurado pelo repórter Justin Parkinson, as pulseirinhas já tinham vendido mais de 3 milhões de unidades no mundo todo.

É claro que tanto sucesso de um produto tão simples chamou a atenção de grupos preocupados com a saúde da população que, após alguns estudos e testes, concluíram que os pingentes usados para unir as pulseiras – não as pulseiras, mas apenas os pingentes – continham uma taxa elevada de ftalatos (uma substância cancerígena).

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Os testes foram feitos com apenas uma amostra (uma caixa) do produto, mas mesmo assim, por preocupação, muitas lojas do Reino Unido retiraram o brinquedo das prateleiras!

E isso ocorreu até aqui no Brasil, inclusive. Em setembro de 2014, o Inmetro chegou a emitir uma nota avisando que todo brinquedo comercializado no Brasil deve apresentar o Selo de Identificação da Conformidade do Instituto. De acordo com o Inmetro, somente o “Fábrica de Pulseiras”, da Estrela, possui esse selo.

Ao comprar produtos infantis no comércio informal, os pais não tem nenhuma garantia da segurança, alerta o Inmetro!

Conclusão

Testes feitos em uma única caixa de pulseiras vendidas no Reino Unido revelaram que os pingentes usados para enfeitar o acessório continham uma substância cancerígena 400 vezes maior do que a permitida pela Lei daquele país. Apesar do alarmismo que os testes mostraram, não há nenhum caso registrado de doença relacionada às pulseiras coloridas.

Continue lendo
9 Comentários

9 Comments

  1. francisco costa neto

    21 de novembro de 2014 em 8:26

    adorei o que Christina Amaral,Marcelo Nunes, Lucia Theodoro Freitas comentaram sob o assunto do cancer das pulseirinhas,

  2. Ricardo Luciano

    21 de novembro de 2014 em 18:21

    A sua conclusão foi brilhante, mas não… Foi a conclusão mais estúpida que alguém poderia apresentar sobre um tema pesquisado tão superficialmente. Lendo o seu post não pude deixar de lembrar do filme, “Obrigado por fumar”, Parabéns gênio!

  3. Joao Alberto

    23 de novembro de 2014 em 10:38

    Você destaca o fato durante o texto de que foi examinado apenas UMA caixa e aparentemente nos passa a impressão que por isso não precisamos nos preocupar, afinal, foi apenas uma caixa. Tudo bem então. Não vou me preocupar. Mas gostaria de te perguntar o que você faria caso aparecesse uma noticia nos jornais de que foi encontrado veneno em quantidade fatal na tinta das caixas de leite de uma determinada marca. Você iria dar esse leite para seu filho? Afinal, não apareceu nenhuma noticia que de alguém morreu por isso ainda. Fico no aguardo da resposta, ou da explicação do motivo do comentário te sido deletado.

  4. Marcos+A.

    25 de novembro de 2014 em 9:13

    Estranho que se em uma caixa foi constatado que o produto era cancerígena, porque não foi feita a mesma análise em outras caixas? O material usado não seria o mesmo para todas as pulseiras? Quantas pulseiras foram fabricadas exatamente com a mesma composição química? Não ficou muito claro.

  5. Joy Baiak

    28 de novembro de 2014 em 17:19

    legal que ela fala que nego ”usando isso no dente por isso vai cair todos os dentes´´ ei vc lê e não interpreta a leitura?Somente os Pingentes usados para a união dos elasticos contén FTALATOS que é a substância cancerigena.Lê e não entende por isso o Brasil não vai pra frente kkkkkkkkk

  6. giovana melo carvalho

    13 de março de 2015 em 12:41

    eu tenho 3 puseiras desses e agora estou com medo se elas dão cancer mesmo não vou mais usa las então quem quiser comprar é 10 reais

  7. joaquina

    7 de abril de 2015 em 12:15

    :OOO pq tem essas pulseiras tãooo belaaaas kkkkkkkkkkkk:DDDD

  8. simone silva

    25 de abril de 2015 em 10:46

    larguei aquela merda assim que ouvi o rumor do cancro

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo