Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A evolução dos hoaxes nos 10 anos do E-farsas

Os mais famosos hoaxes!

Famosos

A evolução dos hoaxes nos 10 anos do E-farsas

Quem está chegando agora nessa tal de internet talvez nem imagine que houve um tempo em que o acesso à “grande rede” era feito através de um modem de 14kbps. Só para você ter uma ideia de quão lenta era a navegação, pense na velocidade que seu celular carrega uma página da web pelo 3G na praia, só que mais devagar. Beeeem mais devagar!

Naquela época (coisa de 10 anos) era muito mais difícil e demorado se fazer uma pesquisa nos WWWs da vida! O delay entre a disseminação e a apuração das informações era enorme. Eita, tempo bão…

Igualmente precárias eram as ferramentas que tínhamos à disposição para sabermos o alcance que determinado assunto teria alcançado. Era tudo na base do chutômetro!

Os mais famosos hoaxes!

Relembre os mais famosos hoaxes da década!

Tourist Guy X Liquid Mountaineering

O Tourist Guy é um dos ícones que deram um start no que hoje chamamos de viral. Em 2001, pouquinho tempo depois dos ataques às torres gêmeas do World Trade Center, uma imagem engraçada e trágica surgiu nas interwebs. Um cara vestindo um casaco, com uma touca e uma mochila[bb]no ombro posa para a fotografia no alto de uma das torres – exatamente no dia 11 de setembro de 2001 – sem notar que um avião está vindo em sua direção. Apesar da imagem ser claramente uma brincadeira, muita gente acreditou e a passou adiante, criando um dos primeiros hits da web. Teve até um brasileiro que, de tão parecido com o cara, acabou se passando por ele, fazendo comercial e o caramba (a farsa da farsa ou um inception do hoax).  Quantas pessoas viram a foto? Não se sabe.

tourist guy X Liquid Mountaring

Já, em 2010, um vídeo de um cara praticando um novo esporte apareceu no Youtube. O esporte[bb]– chamado de Liquid Mountaineering – consistia no atleta sair correndo tão rápido, mas tão rápido, até conseguir correr sobre as águas! O sucesso do vídeo foi tão grande que muita gente tentou imitar (sem sucesso, é claro!) o que era mostrado no vídeo!

 [iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/Oe3St1GgoHQ” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Até o Programa Pânico na TV recriou a farsa em seu programa, dando mais credibilidade ao hoax.

[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/ZXPQepctbNI” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Na época, o E-farsas deu uma pesquisada e descobriu que se tratava de uma propaganda de uma empresa de artigos esportivos[bb].

[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/eezMvqW8mQQ” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Quantas pessoas assistiram ao vídeo? Mais de 15.000.000 de usuários. Isso sem contar com o que foi comentado a respeito nas redes sociais, em blogs, sites e jornais. Uma baita propaganda!

Interesse sobre o Liquid Montanier

Interesse sobre o Liquid Mountaineering

 

Cala boca Galvão (2010)

Em junho de 2010, durante as transmissões da cerimônia de abertura da Copa do Mundo, muita gente começou a criticar (inicialmente, no Twitter) a apresentação e os comentários do narrador esportivo Galvão Bueno. Em poucas horas a expressão “Cala boca Galvão” virou trending topic, sendo um dos mais comentados no mundo no “microblog” (sim, tem gente que ainda chama o Twitter de microblog).

cala boca galvão nos tt

Cala Boca Galvão nos Trending Topics

Os gringos ficaram curiosos para saber o que era o Galvão e o que significava “cala boca”. Havia rumores de que “Cala Boca Galvão” seria o nome de um novo single da Lady Gaga!

chart calaboca

Interesse sobre o Cala Boca Galvão!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Foi então que o pessoal do @NerdsKamikase, juntamente com o Cid do Não Salvo criaram o vídeo aí, explicando que a expressão era, na verdade, uma campanha de uma ONG para ajudar na preservação do pássaro Galvão!

[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/bdTadK9p14A” frameborder=”0″ allowfullscreen]

E não é que a imprensa americana caiu direitinho? Kkkkkk

 

O intruso na foto do Papai Papudo

Lá no comecinho da web no Brasil, algum engraçadinho fez uma montagem sua com a família Bozo.

Familia Bozo - Imagem adulterada!

Familia Bozo - Imagem adulterada! (notem o rapaz ao lado do palhaço famoso nos anos 1980)

Em julho de 2010, Gibe – o ator que interpretava o Papai Papudo no programa do Bozo – morreu (de verdade). Na época, a sua morte chegou a aparecer nos TTs mundial! Alguns jornais online, desesperados para arrumar uma foto para ilustrar a matéria do falecimento do Papai Papudo, deram uma googlada e a primeira imagem que encontraram foi parar na manchete:

Foto falsa da familia Bozo no site do Jornal Cidade

 

Foto falsa da familia Bozo no site do IG

Foto falsa da familia Bozo no site da Folha

Foto falsa no site da Band


O criador do Facebook está triste com os brasileiros

FacebookHá 2 semanas, a notícia da entrevista que Mark Zuckerberg teria dado à rede CNN afirmando que estava muito triste com o comportamento dos brasileiros no Facebook começou a se espalhar na web! De acordo com o texto, Mark teria dito que os brasileiros transformaram a rede social criada por ele num Orkut!

É lógico que ele não disse isso. O Brasil está em 4° lugar em numero de usuários do Facebook. Zuckerberg não iria ser tão tonto a ponto de estragar com um mercado tão bom como o Brasil.

A notícia foi criada pelo site humorístico G17. Apesar do G17 deixar bem claro que o site só posta notícias engraçadas e falsas, muita gente acreditou e acabou repassando a história como se fosse real!

Conclusão

Muita coisa mudou nesses 10 anos de pesquisas, principalmente, a própria pesquisa! As ferramentas usadas para se criar e disseminar as farsas da web.

A função do E-farsas é tentar se adequar a essas novas formas de divulgação dos boatos e descobrir a verdade por trás dessas histórias.

 

Continue lendo
3 Comentários

3 Comments

  1. Pingback: Um hoax quebrado em apenas 26 minutos! | E-farsas.com - 10 anos desvendando as farsas da web!

  2. lordy

    28 de agosto de 2012 em 16:19

    sinto muito le informar mas o rapaz correndo sobre a agua e real!

  3. Pingback: Retrospectiva: Tudo o que rolou no E-farsas em 2012! : E-farsas.com – 10 anos desvendando as farsas da web!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo