Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Fernando Haddad defende incesto entre pais e filhos em seu livro?

Falso

Fernando Haddad defende incesto entre pais e filhos em seu livro?

Fernando Haddad defende incesto entre pais e filhos em seu livro?

É verdade que o candidato à Presidência Fernando Haddad prega em seu livro “Em defesa do socialismo” que tabu do incesto deve ser derrubado?

A afirmação surgiu em forma de uma publicação feita pelo ex-astrólogo Olavo de Carvalho, em seu perfil no Facebook, na segunda semana de outubro de 2018 e, em poucas horas, já havia sido compartilhada mais de 4 mil vezes!

De acordo com Olavo, Fernando Haddad teria escrito em seu livro “Em defesa do socialismo” que era preciso se derrubar “o tabu do incesto” para a implantação do socialismo e que o candidato à Presidência defende a prática de sexo entre pais e filhos!!!

No perfil Olavo tem Razão, mantido por fãs do astrólogo no Twitter, a frase com a acusação contra Haddad teve mais de 3 mil retweets em poucos dias.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

O ex-astrólogo Olavo de Carvalho afirma que Fernando Haddad defende o incesto em seu livro! Será verdade: (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

O ex-astrólogo Olavo de Carvalho publicou em seu perfil acusações a respeito de Fernando Haddad, tendo como base o livro “Em defesa do socialismo”, escrito por Haddad e publicado em 1998. Um livro de 67 páginas onde Haddad reúne trechos de pensadores e escritores que, assim como ele, apoiavam o socialismo.

O próprio Fernando Haddad confirmou em entrevista para a revista Época, em 2012, que é social-democrata:

“O socialismo, em minha opinião, tem dois compromissos importantes. O primeiro é a recusa de toda experiência autoritária em nome da igualdade. Entrei no movimento estudantil numa quadra histórica em que ainda havia forte presença de stalinistas e trotskistas. E nunca militei nessas organizações, justamente em virtude do viés autoritário. Então, sou de linhagem mais frankfurtiana, por assim dizer”.

Essa é a única parte real das informações passadas por Olavo de Carvalho: Haddad escreveu um livro chamado “Em defesa do socialismo” (um dos 5 livros escritos por ele).

Já a parte afirmando que Fernando Haddad defende o incesto em seu livro, trata-se de uma “interpretação” do autodenominado “filósofo autodidata” Olavo de Carvalho. Ele mesmo, quando percebeu o erro cometido, retirou a postagem do seu perfil do Facebook e explicou que “havia escrito às pressas”:

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Em resumo, Olavão disse que “se equivocou” e que por ter “escrito às pressas” não percebeu o erro. No entanto, o astrólogo disse que Haddad não disse que apoia o incesto diretamente, mas que “ele [o Haddad] apenas subscreve integralmente o programa da “sociedade erótica” pregado pela Escola de Frankfurt

Figura pública espalhando fake news (de novo)

No dia 13 de outubro de 2018, o vereador Carlos Bolsonaro – filho do candidato rival de Fernando Haddad – ajudou a espalhar as acusações de Olavo de Carvalho. A publicação no Twitter do vereador teve mais de 8 mil likes até o momento da captura da imagem, via Archive.is:

Depois de perceber que caiu em uma fake news, o filho de Jair Bolsonaro retirou a postagem (que ele havia até deixado fixado em seu perfil no Twitter), mas a internet não esquece!

Após o próprio Fernando Haddad desmentir essa história no site da coligação O Brasil Feliz de Novo para as eleições de 2018 e de vários seguidores o avisarem que ele estava equivocado em suas afirmações, Olavo de Carvalho fez mais algumas publicações onde tenta se livrar das acusações de calúnia, afirmando que:

Atualização 18/10/2018

Através de seu perfil no Twitter, a Editora Vozes – que publicou o livro “Em defesa do Socialismo – Por ocasião dos 150 anos do Manifesto” – emitiu uma nota negando que a publicação de autoria de Fernando Haddad contenha apologia ao incesto:

Conclusão

Olavo de Carvalho – após o seu “pedido de desculpas” – desmente que o livro escrito por Fernando Haddad em 1998 tenha algo a respeito da apologia ao incesto. Após polêmica, o astrólogo mudou a sua acusação, dizendo que a apologia não está literalmente no livro.  

Continue lendo
292 Comentários

Comente

292 Comments

  1. Winston Ferreira

    14 de outubro de 2018 em 20:10

    Normalmente, existem as informações derivadas das esferas governamentais oficiais, muitas vezes, tomadas como verdadeiras.
    Aí, num cenário democrático, a imprensa fazendo valer sua liberdade de expressão, pode e normalmente faz a contestação das
    informações “oficiais”, constituindo-se, assim, num valioso contraponto à qualquer informação equivocada ou mentirosa, por
    parte dos governos. Agora, com o cenário que se aproxima, os defensores do Bolsonarismo, antes mesmo dele assumir o governo, já deslegitimam completamente toda informação veiculada, em qualquer mídia, que seja contrária ou crítica ao Mito. Como serão as coisas quando esse candidato assumir o poder? Toda a “verdade”, agora emanada pelo Whats, memes e posts “escritos às pressas”, será considerada ainda mais verdadeira quando for difundida das instâncias oficiais do governos bolsonarista…
    Sinais de tormenta? todos que o criticarem serão automaticamente considerados “esquerdistas”? Nossa opinião só será valida se comungar com a dele? Obrigado pelo seu trabalho valioso, Gilmar. Espero e desejo que ele continue forte!!!!!!!

    • claudemar

      15 de outubro de 2018 em 22:45

      Mas petista que o e-farsas não tem kkkkkk

      • Valéria Mello

        23 de outubro de 2018 em 12:21

        Interessante como nesse E-Farsas, apenas tomam partido em favor dos petralhas, e literalmente massacram e deturpam a verdade a fim de enaltecer Haddad!!!

        • Gilmar Lopes

          23 de outubro de 2018 em 13:56

          Interessante como parece que você não leu outros artigos aqui no E-farsas!

        • Freud de Taipas

          23 de outubro de 2018 em 17:50

          Interessante como você é uma analfabeta funcional que acredita em fake news do Whatsapp, e quando a fake news é desmentida, graças ao seu viés observacional e sua estupidez inerente, duvida de quem desmentiu a notícia, mesmo que com fontes seguras e argumentos válidos.

          Seu diagnóstico: É uma idiota.

          Eu explico.

    • MANOEL PIRES SR., PIRES

      16 de outubro de 2018 em 3:43

      puxa….sinto até peninha de vc

    • Junior

      16 de outubro de 2018 em 10:16

      Literalmente ou não…não muda nada!
      O cara tem sua ideologia deturpada e ainda almeja assumir presidência!
      Lamentável…

      • Walter

        21 de outubro de 2018 em 16:10

        Deturpados são os que não são capazes de identificar mentiras e simpatizam com um fascista, defensor da tortura e outros absurdos sem se informarem. Deturpados são os que acreditam nas mentiras que lhes agradam.

  2. Cleide Caraca

    14 de outubro de 2018 em 21:12

    Voces ai do e-farsas ja lerem o livro do Haddad? Se ainda nao, por favor leiam!!! antes de fazer uma materia sobre a questao!!!!!!!!!

    • Gilmar Lopes

      15 de outubro de 2018 em 10:30

      Na real, estamos lendo, mas acho que ninguém leu… livro chato do caramba!

      • Caio César Barbosa de faria

        15 de outubro de 2018 em 11:01

        Alguem tem esse livro em PDF, se tiver me manda por favor ?

          • denilton

            15 de outubro de 2018 em 19:31

            o que é isso???
            Não é o livro!!!!!!!!

          • Bebel

            16 de outubro de 2018 em 8:35

            Link inacessível.

          • RAFAEL BARROS DO NASCIMENTO

            19 de outubro de 2018 em 17:53

            Minha linda esse link é o currículo do Hadadd. O meu tem 4 folhas só duas delas de graduação e pós graduação em ciências da computação, redes, e engenharia da computação, fora os cursos que tenho. Então faz o favor de postar o livro em PDF já que tu é uma petista meia boca e tem medo dede falar sobre o assunto com pessoas cultas.

      • WAGNER COELHO DA SILVA

        15 de outubro de 2018 em 13:09

        Então o livro ao menos existe? segundo o que li, tem uma página que relaciona os 10 mandamentos de Lenin. Um esquerdista fervoroso que conheço diz que o Livro não existe e os 10 mandamentos não são de Lenin e que é uma mentira.
        Verdade ou Farsa?

        • Renato

          15 de outubro de 2018 em 17:27

          O livro existe sim, embora o livro precisa ser lido para poder ser contestado.

          • pablo

            23 de outubro de 2018 em 15:52

            Então, segundo a ótica de Haddad, Se a gente ler o livro dele, depois matá-lo, está correto, né? Porque Lenin Matava os Inimigos, mas antes lia os livros deles.

        • ELENAO

          17 de outubro de 2018 em 17:53

          Tô com o livro aqui em PDF, não tem nada disso.

        • Felipe

          23 de outubro de 2018 em 14:39

          O livro do Haddad existe, mas também não contém esses “10 mandamentos” ou Decálogo do Lenin, as fotos com as páginas internas que aparecem nas fake news das redes sociais e whats são de algum outro livro.

          O próprio Decálogo do Lenin é um texto falso. Não consta em nenhuma publicação ou documento do Lenin, é um texto publicado no ocidente no auge da guerra fria. (vide mais em https://www.boatos.org/politica/decalogo-lenin-escrito-1913.html). Não é reconhecida por nenhum autor sério, muito menos algum autor de esquerda. Portanto, o livro usado pras fotos das páginas internas só pode ser de algum conspiracionista do naipe do Olavo de Carvalho.

      • Ricardo Ferreira

        15 de outubro de 2018 em 19:00

        Legal é que ninguém está tendo mais acesso ao tal livro…. Pq será

      • Ricardo Ferreira

        15 de outubro de 2018 em 19:02

        Onde conseguiu? Pois não está disponível,nem em livrarias e nem na internet

      • daniel santos

        15 de outubro de 2018 em 19:44

        mano me manda um pdf desse livro por favor

      • Fernanda

        15 de outubro de 2018 em 21:55

        Poderia disponibilizar o livro? Vender?

        • Leticia

          18 de outubro de 2018 em 2:44

          Eu tenho o livro. Vendo fotos em pdf. Ótima qualidade

          • Xeroque Rolmes

            18 de outubro de 2018 em 14:04

            “VENDE”? Olha só, além de tudo lucrando com Propriedade Intelectual alheia! Isso dá cadeia, hein?

        • Letícia

          18 de outubro de 2018 em 3:11

          Eu tenho o pdf do livro. Alquem interessado? Eu vendo.

          • Agente da Polícia Federal - Crimes Digitais

            18 de outubro de 2018 em 10:26

            Pirataria é crime previsto pelo art. 184 do Código Penal

            Seu endereço IP foi registrado e encaminhado às autoridades.

          • RAFAEL BARROS DO NASCIMENTO

            19 de outubro de 2018 em 17:56

            Posta então BB. Quero ler este Best seller. Ou vc tem medo de alguém aqui provar que vc n tem capacidade nem de ler.

      • Fernando

        18 de outubro de 2018 em 1:20

        Haddad defendeu incesto sim no livro dele “Em defesa do socialismo”
        [link removido pelo moderador]

        • Xeroque Rolmes

          18 de outubro de 2018 em 10:22

          Fonte: Cu. Como sempre.

      • dotnix

        19 de outubro de 2018 em 21:14

        Nao precisa ler o livro nao, é so ler o que eh a escola de frankfurt, ta la BEM GARRAFAL “INCEST TABOO” no contexto de que, deve ser derrubado. O QUE MAIS VCS PRECISAM??? PROCUREM SOBRE A FILOSOFIA DA ESCOLA DE FRANKFURT, DEIXEM DE SER PREGUICOSOS!

      • Roni

        27 de outubro de 2018 em 18:55

        Parceiro independente de qualquer inclinação política como é que você defende algo que não leu, refletiu, e buscou um entendimento.

    • júlio césar

      15 de outubro de 2018 em 11:49

      Amigo, o ônus tá do lado de quem afirma. Se quem afirmou não provou o que tá falando, então…

      • Gilmar Lopes

        15 de outubro de 2018 em 12:13

        Se até o próprio acusador (o Olavo de Carvalho) não conseguiu provar…

        • Falandoa Verdade

          15 de outubro de 2018 em 12:51

          O ônus da prova cabe ao acusador. Quanto pagaram a vocês? Com essa matéria, a pesar de terem se aposentado $$$$$$$$$$$$$$, vocês perderam totalmente a credibilidade.

          • Gilmar Lopes

            15 de outubro de 2018 em 14:42

            Ué! Eu não estou acusando ninguém! Foi o Olavão que acusou o Haddad!

          • Agente da Polícia Federal - Crimes Digitais

            15 de outubro de 2018 em 15:41

            Calúnia é crime previsto pelo art. 138 do Código Penal

            Seu endereço IP foi registrado e encaminhado às autoridades.

        • Gustavo Lins

          21 de outubro de 2018 em 0:38

          Gilmar teria como verificar essa notícia:

          https://cliquediario.com.br/politica/caixa-2-tre-apreende-jornais-com-fake-news-a-favor-de-fernando-haddad-e-contra-jair-bolsonaro-na-sede-do-sindipetro-em-macae

          Acho muito esquisito um documento sem timbre mas eu não sou especialista em fake news.

          • Argeu ramiro

            10 de novembro de 2018 em 17:04

            Pois é, tantos títulos pra fazer parte de uma organização criminosa!

          • ELENAOMEREPRESENTA

            12 de novembro de 2018 em 11:17

            Pois é, tantos títulos pra fazer parte de uma organização criminosa!
            Pior é o Ornitomito, que não tem nenhum título de bosta nenhuma E faz parte de uma organização criminosa!

    • júlio césar

      15 de outubro de 2018 em 11:49

      Amigo, o ônus tá do lado de quem afirma. Se quem afirmou não provou o que tá falando, então…

    • Sandra

      15 de outubro de 2018 em 14:51

      Parabéns

    • Fabrizia

      15 de outubro de 2018 em 18:59

      Dizem q é farsa mas segundo a Judith Buttler é exatamente assim a ideologia de gênero. Não temos sexo, somos o 1ue quisermos e bem entendermos e com quem bem quisermos. Imundícia.

    • José

      16 de outubro de 2018 em 14:34

      Então decline aí para nós, em que página do livro do Haddad podemos encontrar a questão do incesto? Caso contrário irei entende-lo, como um apedeuta que não leu absolutamente nada!

      • Roni

        27 de outubro de 2018 em 20:35

        Comprei o livro num sebo justamente por ser do Haddad. Gosto de saber o que pensa os que nos governam. Na página 54 do livro ‘Em defesa do Socialismo’ ele cita a incompreensão da sociedade com os postulados da total liberdade sexual da obra de Karl Marx. E depois crítica Freud que em vez de usar a psicanálise pra liberar geral, doutrina o paciente pra viver com a repressão dos seus instintos. É preciso conhecer o que postula Marx pra ‘construir’ o novo mundo. Leia o 3° manuscrito de Karl Marx e as obras de qualquer um da Escola de FranKurt.

    • Sandra Ávila

      22 de outubro de 2018 em 4:05

      Claro que não leram. Eles são tendenciosos o máximo. Não poderiam ser irônicos. Mas são passadores de conversa fiada. É mais do que óbvio que o Haddad escreveu isso baseado nas leis comunistas, que ele mesmo aceita. Mas agora o politicamente correto faz com que mascaremosno que entendemos sob pena de estarmos caluniando. Que falsidade. Essa pesquisa do e-farsa e sua resposta é só mais um argumento para os esquerdalhas usarem. E outra coisa: aquela explicação dita da editora está eivada de erros de pontuação. Fico imaginando entregar um livro para impressão nas mãos de gente que não sabe regras de português. Esse E+Farsas é útil em pequenos casos que não envolvem interesses. Depois da opinião deles sobre a reportagem de um possível remédio que curaria o câncer, eu realmente vi que tem coisas que são apenas palpites deles. Se nem os cientistas conseguem provar ou não seno remédio cura o câncer, ou se foram casos isolados, como pode alguém do E+farsas afirmar categoricamente que o remédio não cura o câncer? Ah, por favor,pra cima de “moi” não!!!

      • Xeroque Rolmes

        22 de outubro de 2018 em 12:07

        Legal. Agora vem cá, você leu o livro? Se sim, por gentileza aponte em que página ele especificamente afirma isso que estão dizendo que ele afirma, para que eu possa procurar em minha cópia.

        No aguardo.

  3. Alexa

    14 de outubro de 2018 em 21:29

    Não vejo nenhum problema no incesto, geralmente que é contra é por motivos morais ou religiosos, quando não vem o argumento de “o filho vai nascer com problemas”, como se todos fossem ter filhos e como a chance disto acontecer fosse incrivelmente alta, mentira. No passado o incesto era algo bastante normal.

    • GREICE

      15 de outubro de 2018 em 11:03

      No passado minha cara Alexa, matavam crianças por nascerem com deficiência. Acha normal? Achar normal um incesto é por que o praticam. Devido a essa perturbada ideias de que bizarrices são normais, foram estabelecidos regras, até por conta das deformidades gerada em gravidez.
      Não é normal, nunca foi, nunca será! Há não ser em mentes perturbadas.

      • Ana Carvalho

        15 de outubro de 2018 em 11:53

        Bravo!! Concordo plenamente com você!

      • Ricardo

        15 de outubro de 2018 em 15:36

        Essa mulher Alexa é muito doida das idéias!!

      • Alexa

        16 de outubro de 2018 em 16:26

        Você sendo contra ou não continuará acontece, não é engraçado? 😉

    • Caio

      15 de outubro de 2018 em 15:17

      Vc transaria com seu filho? Ou permitiria seu marido transar com sua filha?

      • Alexa

        16 de outubro de 2018 em 16:27

        Se ambos estão de acordo mutual e são adultos, por que não?

    • Caio

      15 de outubro de 2018 em 15:20

      Vc transaria com seu filho? Deixaria seu marido transar com sua filha?

    • ALEXAPUTANA

      15 de outubro de 2018 em 22:57

      Eita sua vadia do caralho! Chupa o pau do pai e acha normal. Gente baixa esses esquerdopatas! Uma coisa é ser puta, outra é ter o teu nível! Deve ser do tipo que dá pra cachorro cavalo… eca!

      • Alexa

        16 de outubro de 2018 em 16:28

        Não sou esquedista, sou liberal e por ser liberal não vejo problema algum no incesto, da mesma forma que não vejo problema alguma na homossexualidade, na assexualidade… Se ambos estão de acordo mutual e são adultos, por que não?

    • Guilherme Sobrinho

      16 de outubro de 2018 em 5:56

      Quando ver o capeta da um oi pra mim ok.

    • monalisa

      16 de outubro de 2018 em 13:53

      Alexa vc ja transou com seu pai ou seus irmaos? se vc acha normal parabens . para mim e a maioria das pessoas do mundo isso é um absurdo

      • Alexa

        16 de outubro de 2018 em 16:25

        Acho normal se ambas as partes concordarem.

      • Alexa

        16 de outubro de 2018 em 16:29

        É porque vcs não evoluiram ainda e não conseguem conceber que a moralidade varia.

    • Marcio

      17 de outubro de 2018 em 21:59

      Para você é normal o incesto ? você deve achar normal então, o seu pai fazer sexo com você ? O que você acha dele fazer sexo com a sua filha menor ? achou normal também ? Sinceramente você para mim e todas pessoas que pensam igual são imorais e sem escrúpulo, que precisa conhecer a palavra amor, o amor genuíno que um pai tem pelo filho(a)!!

  4. Luiz Neto

    14 de outubro de 2018 em 21:50

    Até hoje eu ainda tinha dúvida mas depois de ler que o e-farsas chamou o Olavo de astrólogo agora já não tenho mais nenhuma dúvida que é um blog esquerdista.

    • Gilmar Lopes

      15 de outubro de 2018 em 10:09

      Ué! Mas ele é astrólogo mesmo! Você é fã do cara e não sabe disso?
      https://www.youtube.com/watch?v=mKaJCvVjoUg

      • Emanuel Justiniano de Albuquerque

        15 de outubro de 2018 em 11:16

        Sim nobre, ele era ou foi astrólogo, porem sua repercussão em todo o meio é como filósofo, achei sua postura um tando quanto tendenciosa ao comentar sobro o filósofo autodidata Olavo de Carvalho.

        • Gilmar Lopes

          15 de outubro de 2018 em 11:24

          filósofo autodenominado

          • Fernando Santos da Silva

            15 de outubro de 2018 em 19:10

            De fato, ele é astrólogo, procurei a formação dele em filosofia mas não encontrei. Então realmente vocês estão certos.

          • Gilmar Lopes

            15 de outubro de 2018 em 20:17

            Uia! Quem diria que o E-farsas ia acertar alguma coisa um dia?

          • Lia

            15 de outubro de 2018 em 23:47

            Mas vem cá… é preciso ter uma graduação em filosofia pra ser filósofo???? Quem formou Sócrates? Nome da instituição e tals…

          • Gilmar Lopes

            16 de outubro de 2018 em 8:19

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • giuliano chinarelli

            16 de outubro de 2018 em 14:20

            É nítido que o senhor Lopes tenta desdenhar do Olavo citando o astrólogo, coisa que não tem nada a ver, visto que é uma profissão como qualquer outra. Fora isso o Olavo ainda tem outras profissões dentre elas a de jornalista, fora um extenso currículo em diversas outras atividades como escritor dentre outras atividades. O site é muito bom para tirar dúvidas e deveria ter uma posição mais imparcial sobre alguns assuntos. A pessoa ser de “esquerda” como nitidamente o Sr Lopes é não deveria influenciar nos assuntos do site que são o de promover a verdade sobre boatos da internet. Infelizmente agindo assim, deixa a página com um viés “esquerdista”, o que com certeza vai acabar espantando pessoas que tenham outra visão.

          • Felipe Souza

            19 de outubro de 2018 em 13:29

            KKK, como se Aristóteles tivesse feito um curso reconhecido pelo MEC.

          • Gilmar Lopes

            19 de outubro de 2018 em 13:43

            Sendo assim, eu posso me auto proclamar jornalista?

          • Doutor Pedo

            19 de outubro de 2018 em 15:07

            Eu vou começar a cortar gente por aí e me intitular “cirurgião”.

          • Leandro

            13 de novembro de 2018 em 21:30

            Sim, pode se declarar jornalista, no Brasil não é necessário diploma para exercer função de jornalista.

      • Roberta Nomoto

        15 de outubro de 2018 em 11:34

        Gilmar querido;

        Sempre fui fã do seu trabalho e investi horas a fio nele por passatempo, desde o começo do site. Acho um trabalho extremamente importante desde a época que chamávamos de “hoax”, né? Mas nesses tempos o seu papel está sendo brilhante. Parabéns pela transparência de sempre, a fluidez e a paciência.

        Força e muita boa sorte, nesses tempos em que as pessoas se informam pelo WhatsApp e estudam pelo YouTube.

        • Gilmar Lopes

          15 de outubro de 2018 em 11:39

          Obrigadoooooooo!!! 🙂

      • Guilherme Sobrinho

        16 de outubro de 2018 em 6:01

        Se entregaram….rs… Irão perder alguma milhares se acessos heim…Parabéns…..kkkkk
        Bixão, na leitura da pra perceber seu tom de desprezo, e enfatizar o título de astrólogo (Coisa antiga que desconsidera as dezenas de livros e milhares de outros trabalhos e prêmios que o homem realizou e recebeu) É COISA DE ESQUERDISTA SIM. Hooo….tomo no c…..kkkkkkk

        • Gilmar Lopes

          16 de outubro de 2018 em 8:14

          kkkkkkkkkkkkkk

          • bruna

            27 de outubro de 2018 em 5:33

            Gilmar, percebeu os milhares de seguidores cegos ao astrólogo propagador de mentiras? Triste que esses analfabetos políticas tem como principal referencia esse senhor com posturas questionáveis. é inegável que olavo de carvalho se comunica e escreve bem, mas infelizmente faz um desserviço com esses jovens manipulados.

    • Felipe Moreira

      15 de outubro de 2018 em 10:38

      Mas ele é astrólogo. Que culpa o site tem disso?? A verdade é dura mesmo.

    • Diego Moreira

      15 de outubro de 2018 em 12:31

      só tem duas formas do Olavo falar merda.
      Quando ele fala de algo que não é política.
      E quando ele fala de política.

      O cara foge do hospício, se envolve com seita que pratica contrabandos. Foge do país porque o dele fica na reta, e a galera faz do astrólogo sem primeiro grau completo um “mentor”.
      Cada um tem os ídolos que merecem.

      • Lol

        15 de outubro de 2018 em 23:27

        Cara,você nunca deve ter lido uma obra do Olavo.
        É só mais uma idiota (no sentido grego da palavra) que acha que é a luz em meio a escuridão,quando na verdade é só mais um cubo de argila no meio da alienação.

      • Amom Ra

        16 de outubro de 2018 em 6:24

        Hmm…
        Mentor sem 1o. grau completo…

        Onde foi que já vi isso antes??

    • Marcos

      16 de outubro de 2018 em 0:10

      Shushushu só rindo para não chorar…. O Olavo de Carvalho é astrólogo de fato! As pessoas são avessas a buscar informações … Isso me espanta…num mundo tão tecnológico as pessoas ficam a cada dia com mais preguiça de buscar a verdade sobre aa informações… Inclusive sobre idéias que elas defendem

      • Gilmar Lopes

        16 de outubro de 2018 em 8:18

        Olavão, inclusive, defende que o Sol é que gira em torno da Terra, que cigarro não causa câncer e outras abominações! Mas, inexplicavelmente, tem muitos fãs (mesmo tendo que sair fugido do Brasil). Vai entender…

        • Felipe

          17 de outubro de 2018 em 1:30

          O Homem que deu uma bengalada no Zé Dirceu foi morto, Eduardo Campos também, a história está repleta de exemplos de pessoas que quando vão contra a ideologia comunista são mortos “misteriosamente” você acha que um intelectual como o Olavo que expõe fatos e dados dos comunistas estaria seguro aqui? Tem que ser muito ingênuo ou mal intencionado para acreditar nisso

          • Tin Foil Hat

            17 de outubro de 2018 em 10:32

            Claro, claro. E o Obama é um reptiliano disfarçado, as pirâmides são um portal para outra dimensão e Elvis está vivo e morando junto com o Michael Jackson.

            Seems legit.

  5. João Bosco Coelho Costa

    14 de outubro de 2018 em 22:08

    O astrólogo e comentarista de Filosofia, Olavo de Carvalho é de uma irresponsabilidade ímpar. Se prevale porque está nos EUA para vomitar injúrias e calúnias a bocel. Claro que os seus milhares de adoradores, digo, seguidores o acatam acriticamente.

  6. DYLAN DA SILVA

    14 de outubro de 2018 em 22:40

    Parece que o e-farsas virou uma máquina defensora da esquerda, não vejo desmentir os fakes criados contra a direita, parabéns pelo descrédito..

    • Gilmar Lopes

      15 de outubro de 2018 em 10:07

      Manda aí notícias sobre a direita pra eu desmentir! Trabalho em cima da demanda. Ou seja, trabalho em cima do que me mandam!

    • celio

      15 de outubro de 2018 em 10:17

      Concordando com o Dylan, “ex-astrologo” isso é ad homine. Tem de refutar o argumento e não desmerecer quem arguiu!

      • Gilmar Lopes

        15 de outubro de 2018 em 10:33

        Você é que está dizendo que “astrólogo” é xingamento!

        • Camila

          15 de outubro de 2018 em 12:21

          O Olavo de Carvalho ainda te coloca no bolso!

          Quero ver chamar de astrólogo depois que seu site socialista for desacreditado, seu pedante! A partir de agora sua credibilidade está nivelada a da Folha de São Paulo. kkkkk

          • Gilmar Lopes

            15 de outubro de 2018 em 14:47

            Opa, que bom ser comparado a um veículo de imprensa! E olha que eu nem sou jornalista, hein? 🙂

          • Jean Carvalho

            16 de outubro de 2018 em 9:02

            Camila, chamar o coleguinha de “socialista” ou puxar o saco do seu guru favorito não fazem com que ele esteja certo. O interessante é que vocês só são capazes de elogiar o “grandiosíssimo intelectual” ou ofender o autor da postagem e o site, mas não dão um único argumento sequer.

            Olavo deveria ser processado da pior forma possível por divulgar informação falsa e caluniosa. Não é a toa que saiu do Brasil: o sujeito estava carregado de processos nas costas.

      • Fernando Sousa

        15 de outubro de 2018 em 23:32

        O astrólogo Olavo de Carvalho come o Gilmar com farinha em um debate.

        • Gilmar Lopes

          16 de outubro de 2018 em 8:24

          Eu nunca faria ele perder o precioso tempo dele com uma criatura tão insignificante como eu. O Olavão deve estar preocupado com os processos do qual ele tem que se defender… Além disso, a essa hora ele deve estar elaborando alguma teoria maluca como aquela que diz que o cigarro não causa câncer. É bom não atrapalhar os gênios, né?

    • Kelia

      15 de outubro de 2018 em 22:39

      Eu já vi. Se você acessar este link (http://www.e-farsas.com/bolsonaro-disse-que-nordestino-e-tao-burro-que-nao-consegue-pronunciar-haddad.html), você vais ver uma das várias vezes que o E Farsas, publicou em favor de Bolsonaro. Vejo o E Farsas, sendo imparcial.

  7. Cintia

    14 de outubro de 2018 em 22:56

    Corrigindo: Olavo de Carvalho é escritor, conferencista, ensaísta, jornalista e filósofo.

    • Gilmar Lopes

      15 de outubro de 2018 em 10:06

      Não sei se você sabe, mas ele tem apenas o ensino médio! Os demais títulos foram dados por ele mesmo!

      • Goitaca

        15 de outubro de 2018 em 10:34

        Prezado Gilmar, procure ser mais isento para que teu trabalho tenha mais credibilidade. Em prol da lógica e da verdade, por gentileza corrija o que acabou de dizer, a questão não são títulos, simplismente é o que ele é, o que ele faz. Se ele tem o título ou não, isso não vem ao caso, pois ele está efetivamente prestanto serviço nestas áreas de atuação, ou seja, sendo contratado e recebendo por estas atividades, logicamente então, isto é o que ele é ou o que ele faz como profissional, independentemente se existe um título outorgado por uma universidade ou não. OBS.: Pessoalmente não simpatizo com o Olavo, é que a falta de isenção de seu texto e de seu comentário é tão gritante que eu não aguentei e tive de comentar. Desculpe. Desejo sucesso no teu trabalho pois se ele for bem feito será de muita valia para a nossa sociedade e nossa democracia.

        • Gilmar Lopes

          15 de outubro de 2018 em 11:16

          O Olavo de Carvalho não merece nem ser mencionado aqui nesse site! Sujeito louco, com ideias estúpidas e retrógradas. Um charlatão de marca maior!

          • Pantagruel

            15 de outubro de 2018 em 15:06

            Quando vão fazer uma matéria desmentindo as farsas do e-farças e do Sr. Gilmar Lopes? Ele não tem nem competência nem mérito para julgar o que quer que seja.

          • Gilmar Lopes

            15 de outubro de 2018 em 16:36

            Estou aguardando o tão prometido site “As Farsas do E-farsas” há anos!

          • Huger775

            15 de outubro de 2018 em 19:27

            Vendo sua imparcialidade e expondo sua posição sobre um filósofo como Olavo de Carvalho tira qualquer credibilidade dessa sua página..

          • ELENUNCA

            15 de outubro de 2018 em 21:04

            “Filosofo” entre aspas, né? Qual a formação dele em filosofia, mesmo? Mostra aí.

          • Gilmar Lopes

            15 de outubro de 2018 em 21:49

            Ele é filósofo da mesma forma que sou cirurgião dentista: Li uns livros “às pressas” e me dei um diploma! Depois, qualquer coisa se der merda, eu apago a postagem do Facebook e digo que não foi bem assim!

          • Elen Souza

            15 de outubro de 2018 em 23:14

            Sua opinião então não é imparcial então, correto?? Ok!!

          • Gilmar Lopes

            16 de outubro de 2018 em 8:38

            Minha opinião aqui nos comentários não tem a ver necessariamente com a pesquisa feita para o site!

      • Juarez

        15 de outubro de 2018 em 14:54

        Daqui a pouco o Nando Moura se auto-denomina físico quântico e você vai ouvir barbaridades se chamá-lo de músico.

        • Gilmar Lopes

          15 de outubro de 2018 em 16:36

          huahuhahauhauhauhauhauha

      • RODRIGO

        15 de outubro de 2018 em 16:33

        O cara é best seller no Brasil, elogiado por alguma das maiores mentes da atualidade, mora nos EUA justamente pela condição de escritor e filósofo renomado e você diz que é um auto-título. Precisa de um e-farsas para o e-farsas.

        • H. Romeu

          15 de outubro de 2018 em 17:20

          AAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAA

          Ok, ok. “Best seller”. Elogiado. Tá certo. Esses bozominions tão cada vez mais engraçados!

          AAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAAAAHHAA

      • Fernando Sousa

        15 de outubro de 2018 em 23:35

        Lula nem o ensino médio tem.

        • Gilmar Lopes

          16 de outubro de 2018 em 8:21

          Verdade! Além disso, ele está preso! Não sei o motivo da comparação, mas beleza.

          • Gustavo Lins

            17 de outubro de 2018 em 2:00

            Bolsominion é assim mesmo, quando não tem mais argumento apela pras merdas da esquerda, como se isso anula-se as merdas deles kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  8. Denis

    14 de outubro de 2018 em 23:02

    Haddad é um apreciador da escola de frankfurt e provavelmente assina embaixo de qualquer ideia estapafúrdia em prol da defesa do socialismo. Intelectuais como Haddad sao mais perigosos do que gente com uma dinamite em mãos. E isso nao é de todo fake news, basta ter um mínimo de conhecimento sobre a escola de frankfurt pra saber o que essa gente defende.

    • JOEL DE OLIVEIRA

      15 de outubro de 2018 em 10:26

      Mas o computador nas mãos de irresponsáveis são piores que dinamite, senhor Denis. Não exploda a sua dinamite de forma leviana. Lembre-se do caso da Escola Base de São Paulo, onde a família dos proprietários foi destruída por notícias falas para muito mais tarde saber-se que não procediam as denúncias. As análises superficiais com conotações subliminares são perigosas demais, porque dominadas pelo ódio e desamor. Cuidado! Mas muito cuidado mesmo! OLAVO FEZ E DEPOIS OLAVOU AS MÃOS. A SUJEIRA JÁ ESTAVA FEITA. Muito triste termos chagado a tal ponto de irresponsabilidade: Um professor que não sabe interpretar um livro. Puxa!!!

    • ELENAO

      15 de outubro de 2018 em 10:40

      Parei no “provavelmente”. Como sempre, achismo.

    • GREICE

      15 de outubro de 2018 em 11:09

      Exatamente Denis. Li o trecho publicado pelo adm. Tudo é subentendido. Não confirma, mas não desmente, deixando a análise por conta de quem lê e interpretará. O cara cita a escola e é administrador, então, fica difícil de dizer que ele não apoia o incesto.

      • João Maria Lopes

        15 de outubro de 2018 em 20:26

        Você tem razão.
        A conclusão parece óbvia.
        Haddad disse que é adepto da Escola de Frankfurt.
        Segundo Olavo de Carvalho, Haddad “…subscreveu integralmente o programa da “sociedade erótica” pregada pela Escola de Frankfurt, o qual advoga claramente a erotização das relações entre mães e seus filhos”.
        Na verdade Olavo diz apenas que Haddad não fala explicitamente, mas fala pela Escola. O que segundo ele muito pior, diz ele, uma coisa “abjeta”.

        • Ceci

          17 de outubro de 2018 em 9:45

          “sociedade erótica pregada pela Escola de Frankfurt” Meu Deus, de onde vcs tiram essas coisas?

  9. Bernadete Marques

    14 de outubro de 2018 em 23:14

    Nossa! Muito legal da parte desse senhor Olavo se retratar por ter publicado algo inexato, digamos assim. Pq tá difícil hj em dia alguém pedir desculpas por algo que tenha dito, falado ou escrito impropriamente.

    • Jean Carvalho

      16 de outubro de 2018 em 9:04

      Ele não se retratou, ele fingiu se retratar – e ainda saiu pela tangente.

  10. Eduardo

    14 de outubro de 2018 em 23:33

    E impressão minha ou essa página se tornou defensora esquerdista?

  11. MARCELO G DE SOUZA

    15 de outubro de 2018 em 1:54

    Então não é fake news… certo? Se há uma defesa implícita… a ideia continnua existindo. Que vocês do E-FARSA são de esquerda isso todo mundo já sabe. Só há notícia falsa relacionada à esquerda. Quando é da direita, vocês ignoram.

    • Gilmar Lopes

      15 de outubro de 2018 em 9:14

      Manda aí notícias da direita pra gente analisar!

    • verdadeiro

      15 de outubro de 2018 em 9:37

      Isso é verdade, infelizmente o Gilmar é pendido pra esquerda :/
      (imagino se ele recebe algum valor do governo visto que o site dele é bem relevante)

      • Gilmar Lopes

        15 de outubro de 2018 em 10:04

        Nunca recebi nada do governo e se não fosse o meu outro emprego (sou analista de sistemas em uma rede de supermercados em SP), o e-farsas já teria fechado logo no primeiro ano!

  12. Verônica

    15 de outubro de 2018 em 2:07

    O kit gay também é mentira?

  13. Marcos Souza

    15 de outubro de 2018 em 2:17

    Perai. Vocês leram o livro?
    O site não pode concluir que algo é “farsa” somente baseado no fato de que o acusado NEGOU a acusação.

    Seria preciso apresentar alguma evidencia, mesmo que interpretativa, do conteúdo do livro.
    Eu li o Livro, que se chama “EM DEFESA DO SOCIALISMO” e cujo autor é Fernando Haddad.
    O livro contém transcricoes de outros ideologos socialistas, e um deles defende, sim, o incesto.

    Não é razoável afirmar que o autor de um livro chamado “Em defesa do socialismo” também defende o que tá escrito no proprio livro?

    Ainda que não literal, como Olavo posteriormente corrigiu, é bem natural fazer essa interpretação.

    Concluir que isso seja “Falso” apenas baseado em “Haddad negou” é um equivoco muito maldoso.

    Também é extremamente maldoso usar expressões como “ex-astrologo” ou “filósofo auto-didata”. No quê isso é relevante pra uma mera análise de boato/farsa?

    Afinal, esse é um site de militancia política?

    É preciso esclarecer.

    • Gilmar Lopes

      15 de outubro de 2018 em 9:13

      O livro é uma coletânea de textos de socialistas.

      • joao silva

        15 de outubro de 2018 em 11:34

        que o livro é uma coletânea de textos socialistas já nós sabemos. o que se pretende saber é se o Gilmar leu o livro? eu não o li e portanto não me pronuncio sobre o seu conteúdo.

    • Marcelo

      15 de outubro de 2018 em 10:25

      Marcos Souza, parabéns pelo excelente comentário!!! Eu ia fazer o mesmo questionamento ao autor da matéria, porém já vi que que ele se recusou a responder!!!

    • Jean Carvalho

      16 de outubro de 2018 em 9:07

      Marcos, pelo seu “raciocínio genial”, se tu ler um filósofo conservador que em algum momento defendeu ou praticou algo imoral, tu mesmo acaba subscrevendo TODAS as ações dele, inclusive as ações imorais, certo? Tua “lógica” não faz sentido nenhum.

  14. Dante Moreira

    15 de outubro de 2018 em 2:59

    Tinha dúvidas sobre o caráter esquerdopata do http://www.e-farsas.com . Agora não tenho mais. Uma análise superficial do premeditado branqueamento do vermelho caráter soviético de Haddad, resta irrefutável que os cabos eleitorais do “e-farsas”, como bons lulocomunistas, “sempre escrevem de maneira a que seus textos sejam compreendidos de um modo ‘pelos de dentro’, e de outro, mais inofensivo, ‘pelos de fora’. E continuando fazendo minhas as palavras do prof. Olavo, o mais brilhante intelectual brasileiro de todos tempos, os comunistas cabos eleitorais do e-farsas “são mesmo especialistas nisso, o que torna a coisa mais abjeta, do que uma pregação direta, literal e ingênua”, a favor de Haddad.

  15. CESAR NICOLODI

    15 de outubro de 2018 em 6:16

    Uma página que tem como meta destruir notícias falsas, não pode apelar para o humor.
    Ou Olavo de Carvalho é mesmo astrólogo?

    • Gilmar Lopes

      15 de outubro de 2018 em 9:08

      Sim! Veja essa entrevista que ele deu para a TV Cultura: https://www.youtube.com/watch?v=mKaJCvVjoUg

      • oliver kleim

        15 de outubro de 2018 em 10:41

        Sim , em 1989 você era o que? Ja era jornalista?
        Faz parte da construção intelectual passar por áreas de interesse , temporárias , às quais não dedicar-se-a por toda a vida.
        O proprio Olavo estudou astrologia e afirmou que redirecionou seu foco de interesse a partir de 1990…
        Por 8 anos redefiniu sua área de interesse e com mais de 45 anos de idade passou a escrever…
        é desonesto categorizar alguém por um período curto de sua vida . Seria como dizer que lula é metalurgico, coisa que ele não é ha muitos anos…

  16. W

    15 de outubro de 2018 em 7:36

    Prezado, acredito que sua análise deveria ser mais técnica e imparcial.

    • Gilmar Lopes

      15 de outubro de 2018 em 9:06

      Como, por exemplo?

      • Marcio

        18 de outubro de 2018 em 2:32

        Gilmar, sim.
        Por exemplo, você viu o vídeo de mais de uma hora onde ele desenvolve o pensamento que vc acusa de farsante?

        • Anti Astrólogos

          18 de outubro de 2018 em 10:23

          Claro, se está em vídeo, você tem que acreditar. Tá “serto”.
          Que bom que ele mesmo tem noção da classificação dos vídeos dele!
          https://i.imgur.com/OJMEhP6.png

  17. Bolsomito 2018

    15 de outubro de 2018 em 7:37

    astrólogo é teu cu

  18. meu pau na sua mãe

    15 de outubro de 2018 em 8:19

    vocês são analfabetos. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  19. Adriana

    15 de outubro de 2018 em 8:28

    Acho está página bem petista. Desmistifica fake news, porém , tem uma postura nada imparcial.

    • Gilmar Lopes

      15 de outubro de 2018 em 9:04

      Tem alguma sugestão de como podemos mudar isso?

      • Pedro Vasconcellos

        15 de outubro de 2018 em 12:35

        Você é quem tem que mudar.

        Seu site é bom. Presta um bom serviço. Não há necessidade de contaminá-lo com textos que explicitem sua aversão a determinadas personalidades e ideologias.

        • Gilmar Lopes

          15 de outubro de 2018 em 14:43

          Acho que pelo menos nos comentários posso me posicionar, né? Afinal, a pessoa entra aqui na minha casa para me ofender, eu tenho que me defender!

          • ivan demetrius

            18 de outubro de 2018 em 21:34

            Você tem todo direito de distorcer os fatos, mesmo admitindo que não leu o livro, e removendo quando postam o link, de um livro que nem se compra, nem se “pirateia”. E sim defendem o incesto, quando coloco em um livro meu o pensamento de quem defende, sem fazer o devido esclarecimento, que a esquerdista Kokai, faz em video, e “conseguiu” entender a necessidade de acabar com a família tradicional. Enfim.

          • Gilmar Lopes

            21 de outubro de 2018 em 13:07

            A editora que publicou o livro é católica! Não acredito que eles publicariam isso se fosse verdade! Mas você pode acreditar no que quiser, a ideia do E-farsas não é ser dono da verdade, mas a de desenvolver o pensamento crítico nos leitores. Procure em outras fontes.

    • De Carvalho

      15 de outubro de 2018 em 9:34

      ah.. qdo ele disse OLAVAO.. chegou espumar o canto da boca de raiva !!!!

    • verdadeiro

      15 de outubro de 2018 em 9:52

      Concordo plenamente, o que a esquerda cria sobre a direita NUNCA vem nesse site, nao acredita? olha as paginas anteriores tudo é relacionado a desmentir a direita e parece que quem cria fake news é só a direita e esquerda é vitima

      • Gilmar Lopes

        15 de outubro de 2018 em 10:03

        Dá uma procurada aqui no site para ver que isso que você está dizendo não é verdade!

  20. Carlos Lara

    15 de outubro de 2018 em 8:51

    Não ficou Claro se Haddad é contra ou não o incesto, pois ao copiar a fala de um escritor de outra nação e colocando no seu livro na minha opinião ele fez da palavra de Marx Horkheimer as deles, ou seja é a favor sim por mais que não se declare abertamente.

    • MARCELO DE GENOVA

      15 de outubro de 2018 em 11:14

      Concordo plenamente com sua análise…. se eu transcrevo algo que outra pessoa falou sem refutar claramente a ideia, obviamente corroboro da mesma opinião do pensador original.

  21. Luis de Sousa

    15 de outubro de 2018 em 8:55

    não encontrei explicação de porque o Haddad transcreveu em seu livro a ideia do outro escritor sobre incesto, se não apoia, porque inseriu no seu livro? Houve uma crítica sua sobre o fato (idéia) a ponto de demonstrar sua desaprovação? Haddad não disse, mas transcreveu a ideia do incesto em seu livro. Isto é fake tb?

    • Gilmar Lopes

      15 de outubro de 2018 em 9:03

      Mas onde tá escrito sobre incesto no livro do Haddad?

    • m4c

      15 de outubro de 2018 em 11:14

      Na Biblia também tem incesto, estupro, escravidão… então cê é a favor se for cristão? o_O

  22. De Carvalho

    15 de outubro de 2018 em 9:30

    Olavao??? hummm.. ae vc se entregou ! Apesar de concordar com a matéria.. qdo vc disse OLAVAO, vc escreveu com espuma na boca de tanta raiva !! kkkk

  23. De Carvalho

    15 de outubro de 2018 em 9:31

    Haddad é pai do KIT GAY ???? faça uma manifestação isenta (o que eu duvido) sobre o tema!

  24. Marcelo Costa

    15 de outubro de 2018 em 9:39

    Parabéns pela paciência Gilmar.

  25. José Oriz

    15 de outubro de 2018 em 9:41

    Gilmar Lopes, ou vc fica imparcial e sem ironias ou assumi logo que é de esquerda. Aqui não tem otário, seja homem.E ficar perguntando como escrever melhor? Estude então.

    • Gilmar Lopes

      15 de outubro de 2018 em 10:03

      Estou perguntando o que o e-farsas tem que fazer para mudar essa imagem?

  26. Erick

    15 de outubro de 2018 em 9:43

    O Haddad se pronunciou sobre isso e negou bem ofendido. Não acredito que o e farsas seja de esquerda, tem postagem aqui de fake news que a esquerda inventou, o volume de fake news da direita é muito maior. E

  27. Marcelo

    15 de outubro de 2018 em 10:35

    Se o cara faz um livro em defesa do socialismo e exalta a escola de Frankfurt, se na escola de Frankfurt há uma apologia ao incesto, logo, é razoável presumir que o cara é a favor do incesto!!! Simples assim!!!

    • Rita

      15 de outubro de 2018 em 12:17

      Exato /Marcelo, concordo com você. se você não compactua com coisas hediondas, não faz parte do “grupo”, e ele faz e se diz, então está sim subtendido.

    • Interpretação de texto

      15 de outubro de 2018 em 12:32

      Assim como alguém cita a bíblia, mas na bíblia há apologia ao incesto, à pena de morte, etc etc, e a pessoa não é a favor de tudo isso, só à parte que ela citou mesmo.

  28. Marcelo

    15 de outubro de 2018 em 10:36

    Se o cara faz um livro em defesa do socialismo e exalta a escola de Frankfurt, se na escola de Frankfurt há uma apologia ao incesto, logo, é razoável presumir que o cara é a favor do incesto!!! Simples assim!!!

    • CLAVIO JUVENAL JACINTO

      15 de outubro de 2018 em 15:02

      Era exatamente isso isso que estava esperando ler, a escola de Frankfurt começou com um grupo de estudiosos alemães-americanos, em sua maioria judeus, que desenvolveram perspectivas altamente provocantes e originais sobre a sociedade contemporânea e da cultura, com base em Hegel, Marx, Nietzsche, Freud e Weber. Os reflexos das ideias sexuais de Freud e Marx podem ser vistos em dois livros publicados aqui no Brasil: Eros e Civilização de Herber Marcuse e A Revolução Sexual De William Reich,(Zahar) todas essas ideias estão aparelhadas, tecem a tapeçaria da revolução socialista. Um excelente livro foi publicado aqui no Brasil que denuncia parte desse Viés ideologico: Maquiavel Pedagogo de Pascal Bernardin… Tenho esses livros, sei do que estou falando…Abraços

  29. Marcelo Arruda

    15 de outubro de 2018 em 10:38

    Se o cara faz um livro em defesa do socialismo e exalta a escola de Frankfurt, se na escola de Frankfurt há uma apologia ao incesto, logo, é razoável presumir que o cara é a favor do incesto!!! Simples assim!!!

    • Gilmar Lopes

      15 de outubro de 2018 em 11:14

      Se formos por essa lógica, o cristão que segue à risca os ensinamentos da bíblia é considerado genocida?

      • Marcelo Arruda

        15 de outubro de 2018 em 11:30

        Ao contrário das ideias socialistas, a bíblia não foi escrita da forma “ipsis litteris”, ou seja, exatamente da forma como se apresenta, ela é interpretativa!!! Seu argumento foi demasiadamente raso!!!

        • Gilmar Lopes

          15 de outubro de 2018 em 11:36

          Ué! Qual é a diferença?
          Na bíblia está escrito e você me diz que é interpretativa e que não deve ser levada ao pé da letra. Já no livro do Haddad não está nem escrito e por isso temos que imaginar que está escrito?
          O Olavão disse que estava escrito, depois viu que cometeu um erro e quis sair de fininho dizendo que “não tá escrito, mas é como se tivesse”.

          • Gustavo

            15 de outubro de 2018 em 13:54

            O cara está comparando o livro do Haddad com a bíblia? kkkkkkk…. nenhuma dúvida de que o cara é esquerdista, e o Lula é o seu deus.

          • jaqueline

            15 de outubro de 2018 em 15:17

            Nossa cara , agora voce mostrou sua face esquerdista mesmo, comparar o livro do Haddad com a bilblia? Que ódio do cristianismo hein , coisa de comuna mesmo kkkkk

          • Gilmar Lopes

            15 de outubro de 2018 em 16:35

            kkkkkkkkk por que dois pesos duas medidas?

          • ELENAO

            15 de outubro de 2018 em 15:25

            Além de tudo o Gustavo é analfabeto funcional… pobre idiota!

          • Marcelo Arruda

            15 de outubro de 2018 em 23:46

            Gilmar, vou tentar explicar de uma maneira simples para que você possa entender. A bíblia expressa ideias em forma de metáforas, ela não pode ser lida como um manual técnico que apresenta todos os detalhes da montagem de um armário, por exemplo. Os livros socialista são nitidamente específicos, principalmente quanto às ações a serem praticadas por seus seguidores!!!

      • Cláudio Ciríaco

        15 de outubro de 2018 em 13:32

        Qual ensinamento bíblico o cristão segue à risca que demonstra que ele é genocida? Além do mais o cristão segue o Novo Testamento e tem como referências, a fim de contextualizá-lo, o Antigo que é um relato da história judaica. Sendo assim, onde no NT está a doutrina genocida que você referiu?

        • Libélula Selvagem

          15 de outubro de 2018 em 15:19

          Cláudio Ciríaco,
          E ONDE diz que o VT foi abolido em prol do NT, se Cristo mesmo disse que não veio para abolir as aleis, mas fazê-las serem cumpridas? E qual Lei havia? VT!

    • Rafael L Caso

      15 de outubro de 2018 em 12:21

      correto amigo, muito claro, tem razao.

  30. Pereira

    15 de outubro de 2018 em 10:41

    Sou de uma linhagem mais “blah blah blah” continua sendo um comunista.

    Mulçumano jihadista!!! ou sunista!!!, a essência é a mesma.
    Cristão guarda sábado!! ou domingo!!!, a essência é cristianismo.

    Esconder-se atras de um pensamento filosófico, assim propriamente exemplificado por ti como um passivista, tentando minimizar as mortes de um sistemas comunista, não te faz um salvador, nem muito menos um PHD no assunto.

    Comunismo fede a sangue e a morte de qualquer maneira.
    qual sistema mais matou pessoas no mundo?
    Comunismo.
    não me venha com balelas.

  31. Caio César Barbosa de faria

    15 de outubro de 2018 em 11:01

    Alguem me manda esse livro ?

  32. Elidenal

    15 de outubro de 2018 em 11:04

    Valeu! Gilmar! segue em frente trabalhando sempre com imparcialidade e transparência independente de lados. Boa sorte!

  33. Alexandre Marciano Ribeiro

    15 de outubro de 2018 em 11:13

    A partir do momento que se pública a idéia de outro, endossando-às, você passa a ser conivente com a forma de pensamento e também responsável por tudo o que dela resultar

    • Gilmar Lopes

      15 de outubro de 2018 em 11:27

      Tudo mesmo? Se for assim, como fica a situação de quem defende apedrejar mulheres e homossexuais? Na bíblia diz isso, então quem apoia a bíblia tem que estar de acordo com tudo o que ela prega?
      A bíblia, por exemplo, coloca lado a lado o “crime” de misturar dois tecidos na mesma roupa como quem é homossexual!

      • gislene

        15 de outubro de 2018 em 12:58

        Filho, isso foi antes do tempo da graça, não se prenda a ele, ligue-se a Jesus, ele sim sabe de fato como é o amor de Deus e refletiu esse amor enquanto viveu na terra.

      • Gustavo

        15 de outubro de 2018 em 14:10

        Onde está escrito na bíblia isso que vc afirmou:
        “A bíblia, por exemplo, coloca lado a lado o “crime” de misturar dois tecidos na mesma roupa como quem é homossexual!”

        • Gilmar Lopes

          15 de outubro de 2018 em 14:31

          Levítico 19:19
          “19 “Obedeçam às minhas leis.
          “Não cruzem diferentes espécies de animais.
          “Não plantem duas espécies de sementes na sua lavoura.
          “Não usem roupas feitas com dois tipos de tecido.

          Em Levítico 18:22
          “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;”

          https://www.bibliaonline.com.br/acf/lv/18

  34. rafael

    15 de outubro de 2018 em 11:37

    “O ex-astrólogo Olavo de Carvalho publicou em seu perfil… ” e depois ” Em resumo, Olavão disse que “se equivocou” e que por ter “escrito às pressas” não percebeu o erro. No entanto, o astrólogo disse…” é ex e depois ele volta a ser astrólogo…hehehe…
    O importante que o erro foi corrigido e que pelo menos um lado reconhece o erro a “fakenews”…a esquerda tbm promove fakes e são desmentidas mas eles não reconhecem a fake…

  35. Mirela

    15 de outubro de 2018 em 11:51

    E-FARSAS: notoriamente esquerdista. kkkkk…que piada esse site. Totalmente tendencioso.

    • Gilmar Lopes

      15 de outubro de 2018 em 12:12

      Mande notícias “do outro lado” pra que eu possa desmentir (ou confirmar).

  36. Carol

    15 de outubro de 2018 em 12:06

    Parabéns pela paciência e por responder a todos; o poder baixo de interpretação passa dos limites. Acusar uma pessoa de ser a favor de algo, só porque ela fez uma coletânea de pensamentos é bem raso. É uma antítese por exemplo aos que foram ao show do Roger Waters sem concordar com a letra das música dele.

  37. Rafael L Caso

    15 de outubro de 2018 em 12:18

    Vocês comunistas só fazem distorcer a verdade com seus comentários maldosos, querem machucar o genial Olavo de Carvalho, colocando-o como um simples astrólogo. E tem respeito supremo por seus ídolos na cadeia. Tão logo tomem o poder vão soltar todos os bandidos e o maior ladrão será o Presidente do Brasil. ratos. Tenham mais respeito com pessoas que são mais inteligentes que voces.

  38. Mariana

    15 de outubro de 2018 em 12:24

    Rindo muito dos fãs do astrólogo charlatão os comentários kkk tu é muiiito paciente com essa gente! Eles não ligam pra fatos, só acreditam no que lhes convém, o resto é “esquerdismo”.

  39. Alexander

    15 de outubro de 2018 em 12:25

    Ex astrólogo Olavo de carvalho… Se o imbecil acha que Olavo é só isso, nem sei oque falar para um cara desse.
    Mas agora entendo porque não tem matéria desmentindo a suástica ou o capoerista que o próprio assassino já disse que não foi por política a morte. Enfim fake news da esquerda em geral. Imundície, canalhas. E eu ainda dei crédito de vir ver esse site depois do nerdcast.

    • Ed Vogado

      15 de outubro de 2018 em 15:19

      ” o próprio assassino já disse que não foi por política a morte.”

      Claro, vamos acreditar na palavra de qualquer um agora. Ele poderia ter falado que não matou o cara, então ficaria por isso mesmo? Pra que advogados, juízes, sistema judiciário? Vamos todos acreditar no que as pessoas dizem! Evidências? Nah, supervalorizadas. Provas? PRA QUE? Se o cara falou, tá falado!

  40. adan

    15 de outubro de 2018 em 12:27

    Bom dia, como vc pediu, vi alguns posts do Fernando Haddad dizendo que Bolsonaro vai cortar o décimo terceiro, e vai cobrar imposto de renda de pobre.Gostaria que investigasse se é verdade ou fake. Obrigado!

    • Gilmar Lopes

      15 de outubro de 2018 em 14:45

      Vou ver se descubro algo! Valeu!

  41. Marcos

    15 de outubro de 2018 em 12:57

    Gilmar, parabéns pelo trabalho e pela paciência. Importante lembrar que é exatamente pra esse tipo de público que te ataca que seu trabalho é tão importante, embora aqueles que são fanáticos ou que não querem ver a verdade são aqueles que vem criticar você e seu trabalho (sem nem conhecê-Los) aqui nos comentários, acredito que você ajuda muitos outros! Continue firme porque cada vez mais a vida pede coragem! abraço!

    • Gilmar Lopes

      15 de outubro de 2018 em 14:41

      é nóis! 🙂

  42. Beto

    15 de outubro de 2018 em 13:00

    Eu só quero entender uma coisa. Haddad declarou à revista Época “Entrei no movimento estudantil numa quadra histórica em que ainda havia forte presença de stalinistas e trotskistas. E nunca militei nessas organizações, justamente em virtude do viés autoritário. Então, sou de linhagem mais frankfurtiana, por assim dizer”. E a escola “frankfurtiana” defende a “sociedade erótica”. É isso?

  43. Francisco

    15 de outubro de 2018 em 13:42

    Fala, Gilmar!!

    Tens como checar as páginas 14 e 15 do livro Em Defesa do Socialismo? Não encontrei esse livro em PDF para checar se realmente consta um suposto “Decálogo de Lenin” e em qual contexto ele foi citado ali. Vi uma publicação esses dias que insinuava que Fernando Haddad era um fascista e usava como prova esse texto, que estaria em seu livro.

    • ELENAO

      17 de outubro de 2018 em 17:54

      Olhei, não tem nada disso. Boato.

  44. Adilson

    15 de outubro de 2018 em 14:04

    Os seguidores do Astrólogo embusteiro são que nem fanáticos religiosos sem o menor senso crítico. Acreditam em tudo o que o astrólogo diz. E mesmo sabendo que é mentira, ainda assim propagam sem a menor responsabilidade. São tão sem ética que não querem que a mentira seja desmascarada.

  45. Byanca

    15 de outubro de 2018 em 14:07

    Ele nem leu o livro, por que é bem ruim, como quer desmentir? Haddad deixa claro que admira as práticas dessa Escola que apoia o incesto, deixando a entender que ele apoia sim o ato! Página esquerdista tá ridicula!

    • Gilmar Lopes

      15 de outubro de 2018 em 14:32

      A escola de Frankfurt apoiava o incesto?

  46. Sandra

    15 de outubro de 2018 em 14:55

    se ele é seguidor da tese de Frankfurt que prega o incesto, então ele também prega o incesto. inclusive tem outros do pt pregando isso. Vou te enviar o link do vídeo da Erika Kokai defendendo incesto
    https://www.youtube.com/watch?v=XYhIFnjZFlw

  47. Daniel Carvalho

    15 de outubro de 2018 em 15:29

    O mais cômico é o contorcionismo pseudoguru tentando justificar o erro. Ele não dá o braço a torcer de jeito nenhum e vai continuar acusando Haddad de defender incesto só pra não admitir que não entendeu o que leu na primeira vez. Olavetes são uma graça.

    • João Maria Lopes

      15 de outubro de 2018 em 21:32

      Se você, Gilmar Lopes, e demais esquerdistas são capazes de compreender um texto como esse, e acho deve ter entendido, mas tentam deturpar a explicação dada por Olavo de Carvalho.
      Ele apenas disse que Haddad fala por outros, no caso a Escola de Frankfurt, que é adepta do incesto.
      Ele só não fala diretamente, abertamente. O que é coisa pior, “abjeta”, diz ele.

  48. Marcio

    15 de outubro de 2018 em 17:06

    tava lendo sobre a Escola de Frankfurt e tem uma passagem assim ” O que distinguia o Ocidente da Rússia, defendia Lukacs, era a matriz cultural Judaico-Cristã que colocava ênfase precisamente na singularidade e na sacralidade do individuo que Lukacs repudiava. No seu cerne, a ideologia Ocidental dominante defendia que o indivíduo podia, através do exercício da sua razão, discernir “a Vontade Divina através de um relacionamento sem mediação.”” uma pagina da esquerda sobre Marxismo . http://omarxismocultural.blogspot.com/2014/10/escola-de-frankfurt-e-politicamente-correcto-1.html

  49. marcio

    15 de outubro de 2018 em 17:33

    A Teoria Crítica da Escola de Frankfurt está inserida em uma tradição filosófica que passa por Immanuel Kant, F. G. W. Hegel (1770-1831) e Karl Marx (1818-1883). A crítica de Nietzsche (1844-1900) e a filosofia negativista de Arthur Schopenhauer (1788-1860) também são sua fonte de inspiração. Contudo, para efeito deste Ensaio, será explorado um outro pilar fundamental da construção teórica dos frankfurtianos, que é o pensamento de Sigmund Freud (1856-1939).

    Freud, em obras como O Mal Estar da Civilização, Totem e Tabu e o Futuro de Uma Ilusão, trouxe para o centro da discussão a noção de instinto natural do ser humano e suas compulsões, por exemplo, para a morte, o canibalismo e o incesto, expondo assim o elemento irracional (ou não-racional) da personalidade humana. Além disso, a “descoberta” científica do inconsciente, e a influência deste no comportamento humano, colocava em posição incômoda a noção de ser humano como animal racional. Já que a partir da presença ainda destas compulsões, o homem ainda continuava pertencendo à natureza, ainda em parte dominado por instintos naturais. Não apenas pela “luz” da razão. https://esbocosfilosoficos.com/tag/escola-de-frankfurt/

  50. Ozymandias Lengruber

    15 de outubro de 2018 em 18:34

    Eita!!!! Tá, talvez o cara (astrólogo, filósofo, bruxo…) tenha desmentido o que escreveu a respeito do bendito livro com medo de represálias esquerdistas por parte dos esquerdopatas (mas quanta redundância, hein!!??!!). E essa é uma possibilidade nada remota. O estranho é, no meio político, inclusive militar, onde um deles além de ter acesso a todo tipo de informação relevante e verdadeira, à ABIN, às Inteligências Militares e Federais e de ser candidato, com enormes chances de ser nosso futuro Presidente da República (Oxalá isso se concretizará!), seria capaz de perder seu tempo precioso publicando e/ou, criando fake news e estorinhas, estorinhas essas das quais já estamos carecas de saber que são verdadeiras. Menos, claro, os tais beócios culturais e teteiros funcionais.

    • ELENUNCA

      15 de outubro de 2018 em 21:03

      Como sempre, achismo retirado do próprio cu. Mas o que esperar de idiotas analfabetos funcionais como você, não é mesmo, arrombado?

  51. Miquelle

    15 de outubro de 2018 em 18:43

    E-farsas alega que não desmente fake news do PT porque não encontra. É só entrar no twitter do Andrade, tá cheio lá

  52. Huger775

    15 de outubro de 2018 em 19:25

    QUANTO A PÁGINA GANHA PARA DEFENDER O PT

    • ELENUNCA

      15 de outubro de 2018 em 21:02

      O mesmo que você ganha pra passar vergonha defendendo fascistas.

    • João Maria Lopes

      15 de outubro de 2018 em 21:34

      Esse E-farsas é uma farsa.

  53. João Maria Lopes

    15 de outubro de 2018 em 21:38

    Esse E-farsas é uma farsa.
    Faz análise superficial.
    Interpreta mal.
    Não é imparcial.
    Defende o PT.
    Tenta ridicularizar os opositores do PT.

    • Gilmar Lopes

      15 de outubro de 2018 em 21:47

      Claro! Você tem toda razão! Obrigado por nos avisar…

      • lula na cadeia

        15 de outubro de 2018 em 22:53

        Olavo é um filósofo reconhecido sua obra internacionalmente quer vcs gostem ou não, muito mais que esses supostos formados em um curso de história da filosofia mas que demonstram claramente sua inépcia sobre defesa de ideias sem falácias, e sua patética tentativa de associa-lo a astrologia o tempo todo prova sua tentativa de falacia ad-hominem de forma covarde.

  54. João Maria Lopes

    15 de outubro de 2018 em 21:40

    Você tem razão.
    A conclusão parece óbvia.
    Haddad disse que é adepto da Escola de Frankfurt.
    Segundo Olavo de Carvalho, Haddad “…subscreveu integralmente o programa da “sociedade erótica” pregada pela Escola de Frankfurt, o qual advoga claramente a erotização das relações entre mães e seus filhos”.
    Na verdade Olavo diz apenas que Haddad não fala explicitamente, mas fala pela Escola. O que segundo ele muito pior, diz ele, uma coisa “abjeta”.

  55. efarsafarsanteesquerdopata

    15 de outubro de 2018 em 23:04

    Vc é tão, tão estúpido que acha que filósofo é quem fez um curso de graduação, mas não tem nenhuma produção na área. Como se os grandes filósofos da história tivessem um cursinho e graduação. kkkkkk
    Vc é um demente mesmo!É tão parcial que dá na vista seu jumento. Doravante deveria vc ser classificado pelo que é: escritorzinho de um blog mentiroso! Só desmente coisas da esquerda seu filho de uma vadia! Opa, prova aí que sua mãe não é vagabunda e que falei uma farsa! kkkkkk

  56. Pingback: OLAVO DE CARVALHO fala sobre livro de HADDAD | A Gênese das Notícias Falsas e os Neoconservadores

  57. Rose Meire

    15 de outubro de 2018 em 23:54

    Como faço para te mandar algo para ser investigado?

    Se eu puder fazer isso aqui, veja só: duas histórias bem diferentes!

    https://www.facebook.com/charlesdoespiritosanto/posts/2326710974012072

  58. Lia

    15 de outubro de 2018 em 23:57

    Tadinho desse colunista gente! A crise tá feia mesmo, deixa o coitado defender o pão com ovo dele! E daí se ele tá vendendo a raba pro diabo? Que se dane, o diabo tem dimdim do petrólão pra gastar e o ele tem coragem de sobra pra passar vergonha. É a fome e a vontade de comer…

  59. Xandão Reis

    16 de outubro de 2018 em 0:54

    Acho o trabalho do e-farsas extremamente interessante e de utilidade pública, mas vou procurar agora algo que desminta alguma notícia fake que ataca o Bolsonaro. Todas as demais mídias, eu constatei por pesquisa que de forma nítida, adotou um lado nessa reta final e ao que me parece, este site também o fez. É muito triste a realidade, mas a máquina do mal que tem toda uma estrutura de perpetuação no poder que foi desmarcada através da corrupção, das delações… Se mostra muito organizada através da doutrinação, liderança nos grupos de minorias, movimentos sociais como MST E MTST, Sindicatos e o aparelhamento das estatais… Seria muito difícil quebrar esse sistema… Mas agora é o momento… Desespero é a palavra chave desses grupos e desses sites como esse… Sinto muito se ofendo… Mas essa é a minha humilde opinião.

  60. Xandão Reis

    16 de outubro de 2018 em 0:59

    Creio que esse comentário será censurado!!! Acho o trabalho do e-farsas extremamente interessante e de utilidade pública, mas vou procurar agora algo que desminta alguma notícia fake que ataca o Bolsonaro. Todas as demais mídias, eu constatei por pesquisa que de forma nítida, adotou um lado nessa reta final e ao que me parece, este site também o fez. É muito triste a realidade, mas a máquina do mal que tem toda uma estrutura de perpetuação no poder que foi desmarcada através da corrupção, das delações… Se mostra muito organizada através da doutrinação, liderança nos grupos de minorias, movimentos sociais como MST E MTST, Sindicatos e o aparelhamento das estatais… Seria muito difícil quebrar esse sistema… Mas agora é o momento… Desespero é a palavra chave desses grupos e desses sites como esse… Sinto muito se ofendo… Mas essa é a minha humilde opinião. Creio que esse comentário será censurado!!!

  61. A.

    16 de outubro de 2018 em 8:23

    https://www.youtube.com/watch?v=I6GYv3LXdfI

    E sobre esse livro distribuído pelo Ministério da Educação “para uso em salas de aula do 1º ao 3º ano”? Esse vídeo é falso?

  62. Fagner

    16 de outubro de 2018 em 9:08

    Subescreve integralmente é oque então???

  63. Antônio

    16 de outubro de 2018 em 9:26

    Se o Haddad concorda com Horkheimer, ele defende o incesto. VOCÊS NÃO SABEM INTERPRETAR?

    • Gilmar Lopes

      16 de outubro de 2018 em 9:53

      E quem defende o Bolsonaro (que é fã do Ustra) é torturador também?

      • Kibom Beiro

        16 de outubro de 2018 em 10:23

        OUCH. Tragam pomada para queimadura, porque essa foi feia!

      • Mauricio

        16 de outubro de 2018 em 21:54

        Vocês já fizeram um e-farsas provando ou desprovando se o Ustra foi torturador?

        • Gilmar Lopes

          17 de outubro de 2018 em 8:35

          Acho que sim!

    • Caçador de Analfabetos Funcionais

      16 de outubro de 2018 em 12:24

      E em qual parte deste link afirma que Fernando Haddad defende incesto entre pais e filhos em seu livro?

    • KKK

      16 de outubro de 2018 em 13:05

      CHUPAAAA BOLSOMITO !! KKK

      https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45874344

      DEFENSOR DE NEO-NAZISTA !! KKK

      NÃO SABE A MERDA QUE TÁ FAZENDO !! KKK

      VAMO TODO MUNDO SE FODER !! KKK

      KKK NO BRASIL !! KKK

  64. Marcelo Pinheiro

    16 de outubro de 2018 em 10:19

    Pelo que entendi Haddad escreveu um livro onde compilou pensamentos de diversas correntes do socialismo. Afirma que a escola de Frankfurt faz apologia ao incesto e, em outro momento, afirma que segue a linha Frankfurtiana, mas não fala se apoia todas as ideias. Dessa forma posso interpretar que ele apoia, enquanto petistas vai jurar que não.
    Quanto ao Olavo, senti um desprezo exagerado do autor com relação a ele. Não concordar com a as idéias é uma coisa, denegrir a imagem é outra. Concordo com pouca coisa do que ele diz, mas não desprezo seu conhecimento, mesmo não possuindo diploma de filósofo. Se seguirmos o pensamento do autor Vânia ter que retirar da mídia um monte de gente que trabalha com jornalismo sem ter cursado faculdade, milhares de profissionais de TI serão obrigados a deixar de atuar por não terem formação. Sempre acompanhei o e-farsas porque fazem um trabalho importante de verificação de notícias, mas com essa matéria caiu muito meu conceito sobre o site.

    • ELENAO

      16 de outubro de 2018 em 14:43

      “Dessa forma posso interpretar que ele apoia, enquanto petistas vai jurar que não.”
      Você pode interpretar o que quiser, não significa que tenha razão.
      “mas com essa matéria caiu muito meu conceito sobre o site.”
      A porta da rua é serventia da casa.

  65. Erika

    16 de outubro de 2018 em 14:40

    Pesquisando o site do TSE, vi que Haddad entrou com pedido para que retirasse o vídeo de Olavo da internet. Só que o juiz indeferiu entendendo que o mesmo usou sua liberdade de expressão, que é democrática, de um conteúdo constante do referido candidato Haddad.
    Leia na íntegra.
    http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2018/Outubro/negada-remocao-de-postagens-com-referencias-a-livro-de-fernando-haddad

    • ELENAO

      16 de outubro de 2018 em 15:46

      E isso significa o que, mesmo?? Se precisar, desenhe pra eu entender…

  66. Wilson

    16 de outubro de 2018 em 16:29

    A erotização da sociedade, ou “utopia libidinal” a que a escola de Frankfurt se refere não é sexual no sentido tradicional, e sim a reconciliação entre “prazer, liberdade, instinto e moralidade”, através da “dimensão estética”. O “reino estético” é que seria o meio de se libertar da repressão sexual, em função da “associação íntima entre prazer, sensualidade, beleza, verdade, arte e liberdade”. O tema é tratado na obra do filósofo “frankfurtiano” Herbert Marcuse (não de Max Horkheimer, como diz Olavo), mais especificamente no famoso capítulo IX da obra “Eros e Civilização”, que todo estudante carregava dentro da mochila na década de 70. Portanto creio que aí está havendo excesso de interpretação. Mas, bem, não é precisamente “fake” como as outras desmascaradas neste prestigioso site. Além disso, Haddad declarou que é socialista, pertencente a essa escola. Mas dificilmente pode-se dizer o mesmo de sua vice. Não se pode dissociar comunismo de ditadura do proletariado, revoluções, etc. Durante toda a campanha Haddad vem declarando que é fake que ele não é comunista, mas esquece que sua vice é. Ou vai voltar novamente aquela piada de Dilma e Temer?

  67. Tiago

    16 de outubro de 2018 em 20:43

    Pra mim o texto aqui perdeu toda a credibilidade quando o autor se refere ao Olavo de Carvalho com sarcasmo, colocando-o como “ex-atrolólogo”. Um pouco mais à frente muda para “filósofo autodidata”, como ele de fato de autodenomina. Se ele se autodenomina assim, porque referir-se a ele como sendo astrólogo. Ainda que ele tenha dedicado parte de sua vida a esse estudo, nem de longe esse título representa bem aquilo que ele é ou sobre o que ele publica. Ao fazer questçao de referir-se a ele dessa forma é, no mínimo, uma forma de lhe tirar o crédito. Sem falar na interpretação forçada que faz das palavras do Olavo, como se ele tivesse escrito algo, depois se arrependido e deletado um post. Ninguém é obrigado a gostar do Olavo não, eu mesmo não endosso tudo o que ele afirma com a expressão, “Olavo tem razão”. Mas aqui esperava-se de um texto mais imparcial, o que é óbvio que não é a quem tem um mínimo de senso crítico. Não importa se o E-farsas é de esquerda ou direita ou “de mamãe”, mas uma coisa ficou clara, não é imparcial.

    • ELENAO

      17 de outubro de 2018 em 10:36

      Pra mim você é um idiota.

      Tá vendo? Empatamos!

  68. Templário

    16 de outubro de 2018 em 23:35

    Achei que vocês eram imparciais, mas me enganei! Lamentável! Quem financia vocês? George Soros?

    • Agente da Polícia Federal - Crimes Digitais

      17 de outubro de 2018 em 10:36

      Calúnia é crime previsto pelo art. 138 do Código Penal

      Seu endereço IP foi registrado e encaminhado às autoridades.

  69. Wilson

    17 de outubro de 2018 em 13:03

    Que tal a fake que afirma que Bolsonaro tem câncer terminal?

    • ELENAO

      17 de outubro de 2018 em 14:01

      Será que é fake, mesmo? HUMMMMMMMMMMMMMMMM….

      • Wilson

        17 de outubro de 2018 em 16:07

        Pois é, pra isso é que é o site.

  70. Renan

    17 de outubro de 2018 em 15:53

    https://youtu.be/_JlbjvHgryg

    Refuta aí o “ex-astrólogo”, machão.

    • ELENUNCA

      17 de outubro de 2018 em 19:45

      UAU ELE POSTOU UM VÍDEO DO ASTRÓLOGO VOMITANDO CHORUME!!
      Que vale tanto quanto eu cagando, a propósito.
      😉
      Que bom que ele mesmo tem noção da classificação dos vídeos dele!
      https://i.imgur.com/OJMEhP6.png

      HAHAHAHHAHAHA
      Franga!

    • Andrade

      19 de outubro de 2018 em 9:42

      Sim, ele acabou explicando:
      “Como é possível que, em uma proposta de desconstrução da família burguesa, você quer ATENUAR a lei”.

      Resumindo, os ensinamentos da escola de Frankfurt defendem uma sociedade erotizada e se o Fernando Haddad defende a escola de Frankfurt, com certeza ele defende suas ideias também.

  71. Pingback: É falso que Haddad defende incesto em livro publicado em 1998

  72. Fernando

    19 de outubro de 2018 em 8:58

    E-Farsas, o Olavo de Carvalho postou outro vídeo afirmando que tirou o anterior pois estava “incompleto”. Nesse outro vídeo ele deixa mais claro que, no livro do Fernando Haddad, é defendido a EROTIZAÇÃO ENTRE MÃE E FILHO. Se isso não é incesto em outras palavras, eu não sei o que é…

    • Gilmar Lopes

      21 de outubro de 2018 em 13:04

      O Olavo falando em um canino vertendo água em um poste é a mesma coisa!

  73. Antonio Caser

    21 de outubro de 2018 em 21:57

    VOCÊS DO E-FARSAS SÃO COMUNISTAS, SOCIOPATAS, ESQUERDOPATAS… O QUE É ISSO ENTÃO ???????

    O livro “Enquanto o sono não vem” é destinado a alunos de primeiro ao terceiro ano, entre 6 e 8 anos – INCITA DIRETAMENTE o INCESTO …

    ESTE LIVRO FOI DISTRIBUÍDO NAS ESCOLAS ENQUANTO O POSTE DO LULADRÃO HADDAD ERA MINISTRO DA EDUCAÇÃO…

    LINKS:
    1.
    https://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/livro-infantil-que-sugere-casamento-entre-pai-e-filha-e-retirado-de-escolas-no-es.ghtml
    2.
    https://www.youtube.com/watch?v=b5xvJ8RePFI
    3.
    https://www.youtube.com/watch?v=LqHg5QMaTyk

    SE ISSO NÃO É APOIO AO INCESTO, ENTÃO O QUE É ???????

    • Xeroque Rolmes

      22 de outubro de 2018 em 12:14

      O livro “Enquanto o sono não vem” é destinado a alunos de primeiro ao terceiro ano, entre 6 e 8 anos – INCITA DIRETAMENTE o INCESTO…

      https://veja.abril.com.br/educacao/livro-recolhido-pelo-mec-nao-e-apologia-do-incesto-e-seu-oposto

    • Xeroque Rolmes

      22 de outubro de 2018 em 12:14

      O livro existe e foi recolhido, porém ao contrário do que afirmam, NÃO faz apologia ao incesto.

      SE ISSO NÃO É APOIO AO INCESTO, ENTÃO O QUE É ???????

      Fábula. É um conto, não deve ser interpretado literalmente. Se vamos então começar a interpretar literalmente contos, isso aqui é apoio ao incesto:

      “Nosso pai já é velho e não há homem no país para ter relações conosco segundo o costume de toda a terra. Vem, demos de beber vinho a nosso pai e deitemo-nos com ele, e preservemos descendência a nosso pai.” – Gênesis. 19.31, 32.

      “E, na verdade, é ela também minha irmã, filha de meu pai, mas não filha da minha mãe; e veio a ser minha mulher;” – Gênesis. 20.12

      “E Anrão tomou por mulher a Joquebede, sua tia, e ela deu-lhe Arão e Moisés: e os anos da vida de Anrão foram cento e trinta e sete anos. ” – Êxodo 6.20

      Devemos banir a bíblia também?

      • euclides

        24 de outubro de 2018 em 21:32

        Caraio velho, vc é MUITO IGNORANTE!!! Vc pegou um trecho da biblia pra dar suporte a sua ideologia!! Coisa tipica de gente sem capacidade de interpretar um texto.

        • Xeroque Rolmes

          25 de outubro de 2018 em 9:48

          Caraio velho, vc é MUITO IGNORANTE!!! Vc pegou um trecho da biblia pra dar suporte a sua ideologia!!

          Caraio velho, você é MUITO FALACIOSO!!! As pessoas pegaram UM TRECHO DO LIVRO “Enquanto o sono não vem” para dizer que o mesmo faz apologia ao INCESTO! Eu fiz EXATAMENTE o mesmo para provar que se o livro faz apologia ao incesto, a bíblia também o faz.

          Coisa tipica de gente sem capacidade de interpretar um texto.

          Comentário típico de gente ignorante que não sabe de nada, inocente.

  74. Xeroque Rolmes

    22 de outubro de 2018 em 12:14

    VOCÊS DO E-FARSAS SÃO COMUNISTAS, SOCIOPATAS, ESQUERDOPATAS… O QUE É ISSO ENTÃO ????

    Lembre-se que calúnia é crime, hein? Cuidado com acusações sem provas!

  75. euclides

    24 de outubro de 2018 em 21:34

    Se o NAZISTINHA DO BEM, Gilmar, começa chamando o Olavo de “astrologo” é pq é um bosta fascistinha do PT. FATO!!

    • Gilmar Lopes

      25 de outubro de 2018 em 8:23

      Ué! Mas o Olavão é astrólogo! Aliás, a sua carreira começou com a astrologia. Depois é que ele foi adicionando títulos a si próprio.

    • Agente da Polícia Federal - Crimes Digitais

      25 de outubro de 2018 em 9:49

      Calúnia é crime previsto pelo art. 138 do Código Penal

      Seu endereço IP foi registrado e encaminhado às autoridades.

  76. Lincoln

    25 de outubro de 2018 em 10:42

    Está aqui a explicação completa do caso
    https://www.youtube.com/watch?v=6ee7V-mwGI0&t=947s

    • ELENAO

      25 de outubro de 2018 em 11:30

      E você acreditou? Vai dizer que acredita em notícias do Whatsapp também.
      Que trouxa.

  77. bruna

    27 de outubro de 2018 em 5:27

    Olavo de carvalho espalha mentiras e é uma das referencias principais de eleitores do bolsonaro.
    Ele é um velhinho solitário, triste, sozinho que encontra em um bando de analfabeto políticos juvenis uma forma de se sentir valorizado e de ter atenção, ja que antes NUNCA foi, e nem teve atenção.

  78. Luis Henrique

    28 de outubro de 2018 em 12:51

    O que Olavo de Carvalho comenta….

    https://youtu.be/6ee7V-mwGI0

    • Bolovo de Caralho

      29 de outubro de 2018 em 10:03

      Grandes bostas, Olavo comentando e eu cagando são a mesma coisa. Piores que isso são os idiotas que seguem esse cara. Tão imbecis quanto ele.

  79. Pingback: Mentiram para você sobre questões morais para esquerda e direita na política – Ceticismo Político

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo