Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O Moradia Social vai dar um cômodo da sua casa pra um sem-teto se o Haddad ganhar?

Conspirações

O Moradia Social vai dar um cômodo da sua casa pra um sem-teto se o Haddad ganhar?

O Moradia Social vai dar um cômodo da sua casa pra um sem-teto se o Haddad ganhar?

É verdade que o Projeto Moradia Social está nos planos de governo de Fernando Haddad e se ele ganhar as eleições de 2018 o governo vai confiscar um cômodo da sua casa para dar a um sem-teto?  

O alerta surgiu nas redes sociais na segunda semana de outubro de 2018 e rapidamente se espalhou também nos grupos de whatsApp. De acordo com o texto (que também se espalhou em forma de vídeo), o Partido dos Trabalhadores teria criado o “Moradia Social” e se o candidato Fernando Haddad ganhar as eleições, o Governo vai pegar um cômodo da casa de cada brasileiro para dar a um sem-teto.

O projeto, segundo o alerta, seria uma cópia do que teria sido feito na Venezuela para acabar com a falta de moradia. Assistentes sociais do Governo visitarão as casas para verificar as condições daquela moradia e, caso for comprovado que na sua casa tenha um cômodo não utilizado, o Governo poderá confiscá-lo para ser “ocupado socialmente”.

O texto avisa que, se caso o candidato Fernando Haddad vencer as eleições, o morador será compulsoriamente convidado a ceder esse cômodo para um sem-teto morar!

Será que isso é verdade ou mentira?

O Governo vai confiscar um quarto na sua casa para dar para um sem-teto caso o Haddad ganhe as eleições! Será verdade? (foto: reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

O aviso alarmista que se espalhou através de grupos do WhatsApp ainda disponibiliza um link para o site da Câmara onde podemos ver que o Projeto Moradia Social existe mesmo, mas calma!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

O Projeto de Lei 6342/09, de autoria dos deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e Zezéu Ribeiro (PT-BA), visa a universalização do acesso à moradia, como determina o artigo 6º da Constituição.

Segundo o projeto:

“O Poder Público vai arcar com os custos do aluguel das moradias, que poderão ser imóveis públicos ou privados em condições adequadas de uso. Já os beneficiários pagarão as tarifas de serviços públicos da moradia, os impostos e taxas municipais e parte dos custos de manutenção do imóvel.”

O Projeto de Lei não fala nada sobre usar um cômodo de quem tem casa própria para ser usado por sem-terras.

Procuramos também esse projeto no plano de governo do candidato Fernando Haddad e não encontramos nenhuma menção a isso.

Vídeo anônimo mistura duas fake news

No vídeo a respeito que foi bastante compartilhado através do WhatsApp, um homem sem nome faz essa “denúncia” e aproveita para misturar com outra fake news que já desmentimos aqui no E-farsas: A que Haddad (ou Ciro Gomes, na época) iria confiscar a poupança do brasileiro para criar o Poupança Fraterna. Como explicamos na época, o Projeto de Lei até existiu, mas foi proposta em 2004 e arquivada alguns anos depois.    

Conclusão

Não há no plano de governo do Candidato Haddad (e nem no do seu concorrente) um Projeto chamado Moradia Social. Um PL com esse nome está tramitando no Congresso, mas ele não fala sobre o confisco de um cômodo da sua casa para ser usado por sem-terras!

Continue lendo
16 Comentários

16 Comments

  1. Gerson Diacov

    15 de outubro de 2018 em 17:32

    No começo do governo do Sr. Hugo Chaves, da Venezuela, os donos dos imóveis não conseguiam vender porque ninguém queria comprar para ter que dividir, e anos depois a situação ficou insustentável e os venezuelanos estão fugindo da ditadura que tem o apoio do PT. O texto do PT não diz isso claramente porque são hipócritas. Isso é a lógica comunista: DIVIDIR TUDO O QUE É DOS POBRES, E OS PODEROSOS FICAM COM BOLO. Sou neto de russo, sei o que estou falando.

    • Superman

      15 de outubro de 2018 em 18:09

      Claro, claro. E eu sei voar e atiro laser pelos olhos. Você PRECISA acreditar em mim, afinal eu estou falando!

  2. Lukas

    15 de outubro de 2018 em 17:35

    Observe no primeiro filme, PT, PCB e PSOL pretendem impor uma política Bolivarianista, n conseguiu no Decreto 8243, mas ainda n desistiu. Procure na internet os dizeres do PNDH3 da ONU ainda a ser votado no Brasil, e o ZEIS, ambos sobre a propriedade privada. Observe também no segundo filme, o item 12 e 13.

    https://www.youtube.com/watch?v=NJCeXGh_rkQ

    https://www.facebook.com/100008268464486/videos/2131756147109980/?fref=mentions

    Não é possível dizer q podemos ficar de olhos fechados p os partidos esquerdistas. Silenciosamente, eles pretendem nos transformar em miseráveis, sob o manto dos direitos humanos.

    E ainda vc poderá reencontrar os políticos negando o q fizeram, como Haddad negou o Kit Gay, e depois houve até esclarecimento de q ele foi realmente o autor desse provimento do Governo.

    • Lucas Muniz

      15 de outubro de 2018 em 20:53

      Caralho, você vem num site chamado e-farsas contar mentiras Lukas?
      Talvez no grupo de anencéfalos do qual você faz parte alguém acredite nessas groselhas.
      Qualquer um com meio cérebro já sabe que essa história de kit gay é invenção do Marco Feliciano junto com o Bolsonaro.
      Para te tentar enganar os outros, viva pela verdade e de verdade.

    • ELENUNCA

      15 de outubro de 2018 em 21:01

      “E ainda vc poderá reencontrar os políticos negando o q fizeram, como Haddad negou o Kit Gay, e depois houve até esclarecimento de q ele foi realmente o autor desse provimento do Governo.”
      Errou:
      https://catracalivre.com.br/cidadania/entenda-quem-criou-o-kit-gay-de-haddad-foi-o-jair-bolsonaro/

      Sobre o resto nem vou falar nada, nunca li tanta asneira.

      • Sandra

        24 de novembro de 2018 em 16:19

        O melhor é a pessoa usar o blog “catraca livre” como fonte. Blog esquerdista que recebeu propinas do governo Dilma. Muito inteligente! SQN

        • ELENAOMEREPRESENTA

          26 de novembro de 2018 em 10:27

          O melhor é a pessoa usar o blog “catraca livre” como fonte. Blog esquerdista que recebeu propinas do governo Dilma. Muito inteligente! SQN
          O melhor é a idiota comentar bosta sem ter a capacidade de olhar o link e as fontes citadas dentro da matéria, que podem ser encontradas por toda a internet e que ratificam o conteúdo do que foi postado pelo Catraca Livre. Muito inteligente, só que NUNCA, arrombada.

  3. ELENAO

    15 de outubro de 2018 em 18:08

    “E ainda vc poderá reencontrar os políticos negando o q fizeram, como Haddad negou o Kit Gay, e depois houve até esclarecimento de q ele foi realmente o autor desse provimento do Governo.”
    Errou:
    https://catracalivre.com.br/cidadania/entenda-quem-criou-o-kit-gay-de-haddad-foi-o-jair-bolsonaro/

    Sobre o resto nem vou falar nada, nunca li tanta asneira.

  4. Reginaldo s

    18 de outubro de 2018 em 18:55

    Boa noite caro amigo Gilmar Lopes, sou um grande apreciador do seu trabalho e sempre que posso dou uma passada por aqui ou indico seu site para meus amigos, mas estou notando um certo ódio nós debates dos leitores nos artigos..bem vou dar um tempo do site até a poeira baixar e esses cabos eleitorais donos da verdade se acalmaram…forte abraço..sou muito seu fã..

  5. Lucho

    20 de outubro de 2018 em 9:25

    O bom é que esses cães raivosos só são valentes, raivosos e machões aqui na Internet.

    Fora da Internet são um bando de bichinhas choronas que todo dia levam comida de toco do chefe e ficam quietos (afinal, levam fumada porque merecem).

    • Marcos

      25 de outubro de 2018 em 15:31

      Kkkk tu tem retardo mental?

      • Freud de Taipas

        26 de outubro de 2018 em 9:42

        Não, mas sua reação desmedida e incapaz de refutar o comentário com argumentos embasasdos indica que você se encaixa no perfil descrito pelo comentarista.

        Eu explico.

  6. Alan Souza

    5 de novembro de 2018 em 16:54

    Essa é mais velha do que eu! Em 1964 minha mãe tinha 19 anos, e as pessoas diziam que se o Jango implantasse o comunismo no Brasil iria acontecer a mesma coisa. Tipo, metade da sua casa seria dada pra outra família, quem tivesse dois rádios iria ter que dar um pra quem não tivesse nenhum…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo