Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto mostra um soldado alemão da Segunda Guerra Mundial segurando um celular?

Fora de Contexto

Foto mostra um soldado alemão da Segunda Guerra Mundial segurando um celular?

Foto mostra um soldado alemão da Segunda Guerra Mundial segurando um celular?

Fotos de supostos viajantes do tempo ou então alegações fantásticas sobre uma suposta tecnologia avançada utilizada pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial, permeiam o imaginário de milhares de usuários nas redes sociais. Recentemente, em nosso grupo no Facebook, um usuário nos questionou sobre uma determinada foto. Nela era possível ver um suposto soldado, que muitos alegaram ser de nacionalidade alemã, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele estaria segurando o que poderia ser uma espécie de celular! Aliás, o aparelho seria muito semelhante aos que são utilizados atualmente.

O problema é que a primeira ligação de um celular aconteceu somente na década de 1970, sendo que o primeiro modelo comercializado, o DynaTAC 8000, só começou a ser vendido em 1983. Além disso, a aparência do DynaTAC 8000 não era nem um pouco parecida com os celulares atuais.

Publicação compartilhada no grupo do E-Farsas, no Facebook.

De acordo com o autor da postagem, a foto teria sido tirada em 1932! Ela seria a prova que muitas coisas estão sendo escondidas da humanidade. Aliás, a História que aprendemos na escola não seria a verdadeira História! Ironicamente, a Segunda Guerra Mundial ainda não havia começado e Hitler sequer era chanceler.

Entretanto, será que estamos mesmo diante de soldado da Segunda Guerra Mundial? O objeto que o suposto soldado está segurando é um celular? Seria um carregador de munição? Um porta-cigarros? Uma barra de cereal? Uma gaita? Poderia ser apenas uma reencenação ou quem sabe uma montagem? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

A foto foi tirada do seu contexto original! Por um lado, ela é verdadeira e muito provavelmente trata-se de um celular! Não se trata de montagem, visto que a foto teria sido apenas envelhecida! Por outro, não se trata de um soldado alemão e a foto não foi tirada durante a Segunda Guerra Mundial!

Na verdade, a foto foi tirada por um fotógrafo amador norte-americano chamado Richard Tanton, em Praga, capital da República Tcheca, em maio de 2016! Ele tirou a foto do set de filmagens de um filme que estava sendo rodado na cidade. Portanto, estamos diante de um ator/figurante, não de um soldado de verdade.

Vamos explicar direitinho essa história para vocês!

Uma Rápida Busca Bastava Para Solucionar o Caso

Ao pesquisarmos essa foto em mecanismos de busca, tais como o Google e o Yandex, não tivemos muita sorte. Os resultados basicamente apontavam para “memes” publicados nas redes sociais e em sites de humor. Muitos usuários, num contexto humorístico, diziam que se tratava do “Samsung Galaxy SS”, uma referência explícita a linha de aparelhos Galaxy, da Samsung, e a Schutzstaffel, de Hitler.

Por outro lado, essa busca serviu para encontrarmos uma versão menos editada dessa foto. Quando fizemos uma busca reversa no TinyEye, eis o que encontramos:

O primeiro resultado do TinyEye nos enviou diretamente para o autor da foto!

Acessando o link referente ao primeiro resultado, nos deparamos com inúmeras fotos pertecentes a um usuário chamado “tantonr”, no Flickr, um site de compartilhamento de fotos. Entre elas estava justamente a foto do tal “soldado com o celular”. Contudo, logo percebemos que era tão somente uma foto moderna, visto que ela tinha sido tirada no dia 29 de maio de 2016!

Eis o que o usuário escreveu na descrição da foto:

Das profundezas dos arquivos de fotos da República Tcheca, finalmente a prova dos rumores de que alguns soldados alemães receberam protótipos de iPhones nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial. No entanto, devido à limitação do número de torres repetidoras, “o sinal fraco” era um problema constante

O usuário, que se chama Richard Tanton, foi apenas irônico. De acordo com as informações publicadas no Flickr, ele é o autor da foto, que foi tirada a partir de uma Canon EOS 70D, no bairro de Podskalská, em Praga, capital da República Tcheca. Ele próprio utilizou as tagsFilm Set“, “Podskalska” e “Prague” para indicar que a foto era de um set de filmagens.

Foto publicada por Richard Tanton, no Flickr.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A Pesquisa do Jornalista Italiano Juanne Pili

Em 28 de maio de 2019, o jornalista italiano Juanne Pili, colaborador de diversos sites de fact-checking italianos, chegou a esse mesmo resultado. Contudo, ele foi bem mais a fundo em sua pesquisa. Ele acessou o Google Maps e forneceu o provável local onde a foto foi tirada. Para isso ele deu uma voltinha virtual pelo bairro de Podskalská.

Segundo Juanne, a foto teria sido tirada em frente a um prédio na rua Plavecká nº5.

Confira o local abaixo:

Local onde a foto teria sido tirada.

Agora, reparem no comparativo que fizemos e notem como diversos elementos do local coincidem com a foto:

Comparativo mostrando que se trata do mesmo local.

De acordo com o EXIF, a foto foi manipulada digitalmente no dia 2 de junho de 2016, cerca de quatro dias após ter sido tirada. O programa utilizado foi o Adobe Photoshop e muito provavelmente Richard a envelheceu para ficar semelhante a uma foto tirada na Segunda Guerra Mundial. De qualquer forma, a foto é verdadeira.

E Qual Teria Sido o Filme Rodado no Local?

De acordo com Juanne, o filme que estava sendo rodado no local poderia ser o “HHhH” (“O Homem do Coração de Ferro). O filme é baseado no romance homônimo do escritor francês Laurent Binet, e retrata a Operação Antropoide, o assassinato do líder nazista Reinhard Heydrich, em Praga, durante a Segunda Guerra Mundial.

A fotografia principal do filme ocorreu entre 14 de setembro de 2015 e 1º de fevereiro de 2016, nas cidades de Praga (República Tcheca) e Budapeste (capital da Hungria). O fato da fotografia principal do filme ter sido encerrada em 1º de fevereiro de 2016 não significa que não tenha sido ele. Isso porque na etapa de pós-produção pode ter sido verificada a necessidade de refazer uma cena ou gravar uma nova para complementar uma determinada sequência. Isso é algo absolutamente normal.

Confira abaixo o trailer do filme (legendado em PT-PT):

Entramos em contato com Richard Tanton para tentar obter maiores detalhes. No entanto, não houve resposta até o fechamento deste artigo. Caso isso aconteça atualizaremos vocês tão logo seja possível!

Conclusão

A foto foi tirada do seu contexto original! Por um lado, ela é verdadeira e muito provavelmente trata-se de um celular! Não se trata de montagem, visto que a foto teria sido apenas envelhecida! Por outro, não se trata de um soldado alemão e a foto não foi tirada durante a Segunda Guerra Mundial!

Na verdade, essa foto foi tirada por um fotógrafo amador norte-americano chamado Richard Tanton, em Praga, capital da República Tcheca, em maio de 2016! Ele tirou a foto do set de filmagens de um longa que estava sendo rodado na cidade. Tudo indica que o filme em questão era “O Homem do Coração de Ferro”, que foi lançado em 2017. Portanto, estamos diante de um ator/figurante, não um soldado de verdade.

Continue lendo
8 Comentários

8 Comments

  1. Marcello Capparelli Moniz de Aragão Dáquer

    21 de julho de 2019 em 22:05

    Pensei que fosse do Ministério do Tempo… eheheheh

  2. Lucas Germano

    21 de julho de 2019 em 22:55

    A foto é clara, a roupa “parecida” a quem não conhece deixa a dúvida, principalmente o capacete stahlhelm mas quem tem intendimento sabe que o uniforme nazista não era exatamente assim!

    • ALEXANDRE DO NASCIMENTO MENDES

      22 de julho de 2019 em 2:22

      Pelo contrario, o uniforme esta correto. Tanto que soldado esta uma soldaod ocm o uniforme camuflado da wafen SS o que i dica que o soldado em questão seria do exercito regular ou Wermach. A que uniforme vc se refere para dizer que não autêntico sendo que em combate, nenhum uniforme segue totalmente o protocolo muito menos, ans condições da segunda guerra!

      • Augusto César Gomes Galvão

        22 de julho de 2019 em 9:51

        Contesto vossa resposta em parte Alexandre, e louvo o seu conhecimento. Porém a bota está errada! Soldados alemães e oficiais não usavam botas de amarrar. Somente tropas mistas, de soldados estrangeiros arregimentados para fazer parte do efetivo do exército alemão! As botas eram quase iguais a botas de montaria porém de cano mais baixo!

    • Alex Silva

      22 de julho de 2019 em 7:03

      As pessoas preferem acreditar em “explicação” fantástica ao invés de uma plausível, creio que a maioria das pessoas não sabe o significado dessa palavra.

      • PEDRO

        29 de julho de 2019 em 6:47

        Ta muda o que acreditar ou não acreditar, e muito mais legal viajar na historia, a vida so e colorida quando soltamos nossa imaginação, as pessoas sim preferem sonhar, e por isso que detesto filmes ou seriados baseados em fatos reais, a realidade e uma bosta.

  3. Maria

    25 de julho de 2019 em 3:24

    @Alex Silva , tem razão, eu acredito que muitas pessoas na Internet e redes sociais nem a menos se perguntam: “Será que isso é verdade?”. Se perguntassem a si mesmas elas perguntariam a alguém mais experiente e/ou pesquisariam a resposta. Parece que tem “coceiras” nos dedos, não resistem à tentação de apertar o botão COMPARTILHAR. :/

  4. Alexandre

    18 de agosto de 2019 em 11:45

    Foi verdade eu estava lá pra ver

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo