today-is-a-good-day
17.2 C
São Paulo
sábado, abril 20, 2024

Fotos mostram as máscaras usadas durante a Gripe Espanhola de 1918?

- Publicidade -

Durante a atual pandemia de COVID-19 começaram a pipocar nas redes sociais inúmeras imagens que supostamente mostrariam cidadãos usando máscaras devido a epidemias/pandemias anteriores. A foto de capa deste artigo ilustaria três tipos de proteções/máscaras utilizadas durante a Gripe Espanhola de 1918!

Essa não é a primeira vez que escrevo sobre esse assunto, visto que já publiquei dois artigos analisando cinco fotos, que já que circularam nas redes sociais. Ambos os artigos foram publicados nos dias 22 e 31 de maio de 2020.

Fotos mostram o comportamento da população durante pandemias anteriores?

Estranhas máscaras cônicas foram usadas no México durante a Gripe Espanhola?

Atualização – 19/07/2020

Fizemos um vídeo com um resumão de explicações sobre essas e outras fotos antigas de pessoas usando máscara:

Assim sendo, mais uma vez, fomos atrás da verdade por trás dessas três outras fotos! Será que elas fazem referência a Gripe Espanhola de 1918? Tais máscaras/proteções foram realmente utilizadas durante epidemias/pandemias anteriores? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Nenhuma das fotos mostram máscaras/proteções utilizadas em epidemias/pandemias anteriores! A seguir, vamos mostrar a realidade por trás de cada uma delas!

Foto #1 – Mulheres com uma Faixa de Tecido Cruzando o Rosto

Foto que vem sendo associada a Gripe Espanhola de 1918, mas que foi tirada em 1913, bem antes da pandemia!

Segundo o repositório de imagens “Alarmy” essa foto foi tirada em 1913, ou seja, bem antes da Gripe Espanhola de 1918! E o que ela retrata? Meros artigos de moda inspirados em véus utilizados na Turquia! Nada além disso!

- Publicidade -

Segundo o repositório de imagens “Alarmy” essa foto foi tirada em 1913, ou seja, bem antes da Gripe Espanhola de 1918!

Foto #2 – Mulheres com uma Capa Plástica Cobrindo Metade do Corpo

Foto que vem sendo associada a Gripe Espanhola de 1918, mas que foi tirada nos Estados Unidos, em 1953!

Essa foto foi tirada em 1953, na Filadélfia, Estados Unidos, ou seja, muitos anos após a Gripe Espanhola de 1918! Eis a descrição da foto, de acordo com o site do jornal “The Repository”:

“As capas de gás excedentes da guerra são usadas por Meriel Bush, à esquerda, e Ruth Neuer, na tentativa de evitar os efeitos pungentes de uma poluição atmosférica e fumaça que envolveu a Filadélfia pelo segundo dia consecutivo, em 20 de novembro de 1953”

Portanto, as capas foram utilizadas numa tentativa de minimizar os efeitos da poluição, não para evitar o contágio de algum vírus.

Foto #3 – Pessoas Usando Máscaras em Veneza, na Itália

Foto que vem sendo associada a Gripe Espanhola de 1918, mas que foi tirada em Veneza, em 1940!

Essa foto, talvez, seja a mais simples de ser analisada! Um olhar mais atento e qualquer pessoa notaria uma pequena legenda na parte superior da foto que diz:

“Venezia, 1940. La guerra en gondola”

As máscaras que aparecem na foto são máscaras de gás, nada a ver com epidemias/pandemias! A foto faz referência ao período da Segunda Guerra Mundial, no qual muitos países treinavam seus cidadãos como proceder durante um eventual ataque com gás venenoso.

Um ponto interessante é que algumas páginas em redes sociais divulgaram essa foto com uma péssima qualidade, aparentemente de forma proposital, para evitar que seus seguidores percebessem que a foto não foi tirada em 1918 (exatamente da forma como divulgamos na colagem de capa).

Conclusão

Fora de Contexto! Nenhuma das fotos mostram máscaras/proteções utilizadas em epidemias/pandemias anteriores!

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui