Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Gleisi Hoffmann pediu ajuda a terroristas islâmicos para libertar Lula?

Conspirações

Gleisi Hoffmann pediu ajuda a terroristas islâmicos para libertar Lula?

Gleisi Hoffmann pediu ajuda a terroristas islâmicos para libertar Lula?

É verdade que a presidente do Partido dos Trabalhadores Gleisi Hoffmann enviou um vídeo à Al-Qaeda pedindo apoio aos terroristas para libertar o ex-presidente Lula?

No dia 18 de abril de 2018, um vídeo com legendas em árabe e com a imagem da senadora Gleisi Hoffmann se espalhou nas redes sociais. No vídeo em questão, a parlamentar se dirige ao mundo árabe para falar sobre a prisão do ex-presidente Lula.

Após a disseminação do vídeo, acusações de atentado à Soberania Nacional caíram sobre Hoffmann. Várias publicações acusaram a presidente do PT de incitar o terrorismo no Brasil com a ajuda de grupos terroristas da Al-Qaeda.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Será verdade que a senadora Gleisi Hoffmann pediu ajuda a terroristas islâmicos para libertar Lula da cadeia? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

No dia 18 de abril de 2018, foi ao ar pela TV Al Jazeera, no Catar, um vídeo gravado pela senadora Gleisi Hoffmann chamando a atenção do mundo árabe para a prisão (segundo ela) arbitrária e sem provas do ex-presidente Lula. Hoffmann afirma no vídeo que Lula é um preso político:

“Me dirijo ao mundo árabe, através da Al Jazeera, para denunciar que o ex-presidente Lula é um preso político em nosso país[…] Lula foi condenado por juízes parciais num processo ilegal. Não há nenhuma prova de culpa, apenas acusações falsas”, diz a senadora em um trecho do vídeo!

No vídeo original, a parlamentar trabalha com o mesmo discurso usado pelo Partido dos Trabalhadores e aliados, que diz que Lula teria sido condenado por juízes parciais com a “ajudinha” da mídia demoníaca (e também dos Estados Unidos).

Antes de prosseguirmos, temos que explicar alguns pontos:

  • Não estamos analisando aqui se o Lula é culpado ou não;
  • Não estamos apoiando e nem “desapoiando” o ato;
  • Em momento algum a parlamentar convoca os terroristas, a Al-Qaeda ou fala de invasão;
  • O vídeo não foi enviado em segredo à TV Al-Jazeera;

Por uma questão de justiça, vamos explicar aqui que nem tudo são flores. Na verdade, Gleisi mistura dados incorretos com dados reais em sua narrativa, como você pode conferir a seguir:

Lula foi o único a visitar o Oriente Médio?

Em um trecho do vídeo, Gleisi Hoffmann afirma que o ex-presidente Lula teria sido o único presidente brasileiro a visitar o Oriente Médio. No entanto, ele não foi o único! Diferente do que afirmou a senadora, a ex-presidente Dilma Rousseff também fez visitas oficiais a países dessa região.

O Brasil foi um dos 3 países não árabes convidado para a Conferência de Annapolis em 2007?

Em novembro de 2007, os Estados Unidos receberam a comunidade internacional para discutir os acordos de paz entre Israel e a Palestina na chamada Conferência de Annapolis. Como você pode conferir aqui, além do Brasil, foram também convidados o México, a Noruega, o Canadá, a Espanha, a Itália e outros países não árabes para a reunião.

Fake News

Mesmo a senadora não citando grupos terroristas em nenhum trecho do vídeo, várias publicações começaram a se espalhar nas redes sociais afirmando que a senadora estaria cometendo um atentado à Soberania Nacional ao incitar o terrorismo islâmico no Brasil.

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Uma das maiores disseminadoras dessa fake news foi a página Bia Kicis, que postou uma versão editada do vídeo dando a entender que a presidente do PT estaria pedindo “ajuda a terroristas” para tirar o Lula da cadeia:

Reprodução/Facebook

No momento da nossa publicação no E-farsas, a postagem da página Bia Kicis já tinha sido visto mais de meio milhão de vezes e sido compartilhada mais de 30 mil vezes!

A partir desse vídeo publicado na citada página, outros sites especializados em disseminar notícias falsas começaram a espalhar que Gleisi Hoffmann estaria incitando o terrorismo!

O vídeo original pode ser visto na íntegra na página oficial da senadora Gleisi Hoffmann no Facebook:

Gleisi manda recado sobre a situação de Lula para o mundo árabe pela TV Al Jazeera

Recado para o mundo árabe pela TV Al Jazeera sobre a situação de Lula como preso político! #LulaLivre

Posted by Gleisi Hoffmann on Tuesday, April 17, 2018

O simples fato da parlamentar publicar o vídeo em sua página, um dia antes, acaba com a teoria de que ela teria “traído seu país” e tramado com terroristas islâmicos em segredo!

Não encontramos nenhuma notícia relacionada a esse vídeo no site da TV Al Jazeera. A verdade é que, conforme informado por nossos leitores, o discurso de Gleisi Hoffmann foi veiculado apenas no canal Al Jazeera Mubasher. Uma plataforma de vídeos aberto onde qualquer um pode publicar o que quiser!

De acordo com o Estadão, a Procuradoria-Geral da República instaurou procedimento preliminar para analisar a possibilidade de abrir inquérito sobre o vídeo gravado pela presidente do PT.    

Conclusão

Ser árabe não significa ser terrorista! Ser islâmico não significa ser terrorista. A senadora dirige seu vídeo ao mundo árabe, mas não fala sobre terroristas em momento algum!

Continue lendo
56 Comentários

Comente

56 Comments

  1. Pedro White

    19 de abril de 2018 em 11:59

    Quando ela diz que o Lula foi o único presidente a fazer visitas a países árabes é meio implícito que ela tá dizendo até ele fazer nenhum outro tinha feito e a Dilma deu continuidade ao que ele começou, não sei se é válido dizer que é uma afirmação falsa.

    • Xanda da Silva

      12 de maio de 2018 em 8:20

      Então ela ñ deveria ter dito “único” e sim o primeiro… elementar, meu caro Watson…

  2. a

    19 de abril de 2018 em 13:05

    “Não encontramos nenhuma notícia relacionada a esse vídeo no site da TV Al Jazeera”…
    https://www.facebook.com/ajmubasher/videos/2152608731418516/

    Também não tem bandeira da palestina ou nada q ligue ao terrorismo na invasão ao “tliprex”…
    https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/04/sem-teto-invadem-triplex-em-guaruja-em-protesto-contra-prisao-de-lula.shtml
    https://f.i.uol.com.br/fotografia/2018/04/16/15238830355ad49c1b9e87e_1523883035_3x2_md.jpg
    https://s01.video.glbimg.com/x720/6666132.jpg

    Tá serto.

    • Gilmar Lopes

      19 de abril de 2018 em 13:43

      O vídeo não foi ao ar na TV Al Jazira, mas em uma plataforma de vídeos da emissora onde qualquer um pode postar vídeos!

      • B

        20 de abril de 2018 em 1:39

        Ok mas e a foto das bandeiras? como vc explica?

    • John

      21 de abril de 2018 em 1:25

      Realmente ala não dirige diretamente o vídeo aos terroristas pois então pra quem ela dirige o vídeo? oque ela quer que eles façam? Ela quer que eles intervenha, alegando que os EUA esta comandando as relações exteriores do Brasil…. HUM…. Me soa como um incentivo aos inimigos dos EUA…. Bom pode ate não ter sido diretamente aos terrorista mas pegou mal foi infeliz no comentário, sem contar que me parece que ela cometeu crimes….

  3. Willow

    19 de abril de 2018 em 13:13

    AL-JAZEERA = Uma emissora de TV (tipo a Rede Globo de lá)
    AL-QAEDA = Grupo terrorista (tipo o Comando Vermelho de lá)
    AL-FAFA = Alimento pra quem acreditou na farsa e misturou emissora de TV com grupo terrorista

    • Laércio

      19 de abril de 2018 em 15:17

      Jóia!!!

    • Fabio

      20 de abril de 2018 em 11:33

      Kkk

  4. Willow

    19 de abril de 2018 em 13:16

    Atentado à soberania nacional foi a divulgação em rede nacional de escutas telefônicas de um presidente da república. Isso aconteceu e se fosse feito nos Estados Unidos e não por aqui, o tal magistrado que divulgou em primeira mão para o principal canal de TV do país já estaria preso… E entregar o nosso petróleo ao capital estrangeiro ao preço de 1 centavo o litro, num país que cobra mais de 4 reais o litro da gasolina… Tem gente que age de má fé e tem preguiça de pensar… Reclamavam da gasolina à 2,50 reais e agora perto dos 5,00 reais ninguém mais abre a boca…

    • Janoel Luiz

      19 de abril de 2018 em 19:21

      Faço minhas suas palavras!

    • César

      19 de abril de 2018 em 23:41

      Colega, antes de falar, procure se informar. Tá falando um monte de asneira…

    • César

      19 de abril de 2018 em 23:43

      Colega, antes de falar, procure se informar. Tá falando um monte de asneira… Sim, antes que esqueça. A gasolina está custando 5,00$ pq mesmo???? Quem quebrou a Petrobrás???

      • Willow

        26 de abril de 2018 em 9:04

        e=E o Temer entregando aos estrangeiros nosso pré sal ao preço de 1 centavo por litro de petróleo? Quem é o burro por aqui?pague seus 5 reais enquanto os estrangeiros pagam 1 centavo e você aceita essa venda calado.

    • v

      20 de abril de 2018 em 1:42

      Willow seu burro a gasolina esta 5 reais pq ela é produzida e fornecida pela PETROBRAS, que é do ESTADO, que vcs da esquerda defenderm. Ou seja uma unica empresa no brasil que detem toda a producao e controla o preço quando quiser.

  5. Fora PT

    19 de abril de 2018 em 13:26

    Mas ela convocando já fica estranho, e como envolve bagunceiros como a turma do MST, CUT e PT, não se duvida que querem fazer mais baderna.

  6. Francisca Vanda dos Santos Silva

    19 de abril de 2018 em 14:20

    Pela primeira vez eu vejo esse assunto ser tratado com parcialidade pelo E- farsas. No momento que vc se dirige a um canal estrangeiros com inverdades sobre um processo legitimo difamando um sistema juridico, está sim solicitando ajuda.

  7. Demétrius Jarine

    19 de abril de 2018 em 14:24

    Parem de esquerdar e-farsas, vocês são tão legais quando não se metem com política! Não “queimem” o filme deste jeito…. Deixem a analise geopolítica para quem entende do assunto. Tá certo, ser islâmico não dizer ser terrorista e muito menos ser árabe, PORÉM, a mensagem foi dita para as “células” aqui no Brasil…..

    • Alípio Martins

      21 de abril de 2018 em 10:51

      HAUAHAUHAUAHAUAHAUAHAU… células aqui no Brasil….. HUAHAHHUAHUAHAUAH…
      Esse é aquele mesmo tipo de esterco que ficava bostejando sobre a invasão comunista com exército de haitianos liderada pelo PT e o Foro de São Paulo. Agora são células terroristas islâmicas no Brasil. Se esse cara tomar laxante o cérebro sai pelo nariz, na moral…

    • Lucho

      6 de maio de 2018 em 10:23

      E quem seria o entendedor de geopolítica aqui? Você?

    • Lucho

      6 de maio de 2018 em 10:23

      E quem seria o entendedor de geopolítica aqui? Você?

  8. Luciana

    19 de abril de 2018 em 14:51

    Boa tarde a todos!

    Pessoal do e-farsas,o Lula pode não ter sido o único Presidente a fazer uma visita oficial a países considerados Árabes,mas vejam o que este Guia Israelense fala sobre ele!

    https://www.youtube.com/results?search_query=lula+n%C3%A3o+pode+entrar+em+israel

    • Ronnie

      22 de abril de 2018 em 16:19

      Luciana, o Estado de Israel é de absoluta maioria de judeus, e uma MINORIA árabe! Ignorância tem cura: GOOGLE!!!

  9. Nelson

    19 de abril de 2018 em 14:58

    Beleza, realmente ela em momento algum pede ajuda, ela com certeza não chama ninguém para intervir na questão que é politicamente Nacional, brasileira com brasileiros envolvidos (ou seja, assuntos internos), mas me pergunto, porque? Ou, para que expor?
    Sejamos cônscios de que tudo depende de como se fala, quando se fala, com quem se fala e porque se fala. Agora, porque então vídeo similar não foi feito para tantos outros países em que o ex-presidente tb é simpatizante?

    Não se pode demonizar ninguém simplesmente por ter postado um vídeo na rede em defesa de alguém, porém, muita coisa tem que ser explicada, e volto a dizer, assuntos internos devem ser resolvidos internamente…

    Obs. sou apartidário e apolítico, voto em quem quero, mas tento não me envolvo

    • A

      21 de abril de 2018 em 5:44

      Mas esquece de varios detalhes ao pedir ajuda do mundo arabe. 70 lá mulheres não tem voz, dois lá a desigualdade social e imensamente maior do que no brasil pois no mundo arabe existem grupos etnicos que se matam tanto por questões sociais mas principalmente por questões religiosas então, como pode ela que defende o homem que lutou pelas minorias pedira ajuda para ele justamente a povos e governos que fazem justamente tudo o que ele diz combater? desafio Lula a fazer uma palestra contra desigualdade social em um desses paises… Agora é claro que na cabeça alucinada dessa mulher tudo pode não é?

  10. Laércio

    19 de abril de 2018 em 15:19

    Mais uma vez parabéns a equipe!!

  11. Márcio Araujo

    19 de abril de 2018 em 15:48

    Inclusive a dita senadora poderá usar a incrível análise do e-farsas como prova para processar todos que a caluniaram, não é mesmo???

  12. Geovanio

    19 de abril de 2018 em 18:01

    Que tipo de ajuda ela iria pedir aos árabes???
    Será se alguém aqui acredita que se ela pedisse ajuda para que os homens bombas viessem aqui no Brasil protestar, ela alaria isso abertamente???
    Tantas nações adentram aqui no Brasil, então porque ela alçou a sua voz para o mundo árabe???.

  13. Geovanio

    19 de abril de 2018 em 18:08

    Alguém poderá me responder, o porque que diante de tantas outras nações, a Gleisi foi logo para o mundo árabe????

  14. samuel Rodrigues

    19 de abril de 2018 em 19:38

    pra mim não passa de uma demagoga.
    Qual a intenção dela em espalhar este vídeo?
    Porque quando a Dilma e o Lula disseram ser favoráveis a Reforma da Previdência antes da queda da Dilma ela não se manifestou?
    Diante da roubalheira existente dentro da Petrobrás porque não se manifestou?
    Porque no final do vídeo ela convoca a todos e todas para se unirem na luta pela liberdade do Lula , que foi julgado por um supremo tribunal enviando o vídeo para uma emissora do mundo árabe.
    Qual a intenção?
    Enfim , os grupos que apoiam essa idéia de lutar pela soltura do Lula são grupos que agem como terroristas , espalhando o ódio e o medo , usando e ameaçando com armas e discursos de guerrilha.
    Essa senadora não vale uma folha de alface e seus seguidores não passam de um bando de alienados politicos.

  15. samuel Rodrigues

    19 de abril de 2018 em 19:41

    pra mim não passa de uma demagoga.
    Qual a intenção dela em espalhar este vídeo?
    Porque quando a Dilma e o Lula disseram ser favoráveis a Reforma da Previdência antes da queda da Dilma ela não se manifestou?
    Diante da roubalheira existente dentro da Petrobrás porque não se manifestou?
    Porque no final do vídeo ela convoca a todos e todas para se unirem na luta pela liberdade do Lula , que foi julgado por um supremo tribunal enviando o vídeo para uma emissora do mundo árabe.
    Qual a intenção?
    Enfim , os grupos que apoiam essa idéia de lutar pela soltura do Lula são grupos que agem como terroristas , espalhando o ódio e o medo , usando e ameaçando com armas e discursos de guerrilha.
    Essa senadora não vale uma folha de alface e seus seguidores não passam de um bando de alienados politicos.
    Criaram uma seita muito bem orquestrada pra enganar a muitos.

  16. sergio

    19 de abril de 2018 em 20:57

    DE qualquer maneira uma senadora não poderia dirigir-se a um povo, uma nação etc falando mal de um fato jurídico legal, tomado por um judiciario legalmente constituido. A falta de provas só está na cabeça de quem não quer enxergar os fatos óbvios.

  17. gilmar

    19 de abril de 2018 em 21:21

    Senhores! Se perguntem, antes de tudo: Quem diabos é na comunicação Gilmar Lopes? Qual é a referência do indivíduo? Que atividade ele executa? E qual o interesse dele? Busquem as necessárias referências e se inteirem de sua real importância para se formar opinião. Ele justifica ser totem para você? Façam essas perguntas sempre, em qualquer situação. Um franco atirador qualquer tem cabedal de conteúdo suficiente para ser seu guia?

    • Gilmar Lopes

      20 de abril de 2018 em 16:38

      Isso mesmo! Procurem saber o que o Gilmar faz nesse site desde 2002!

    • adriana

      24 de abril de 2018 em 11:46

      esqueceu de tomar os remédios, amiguinho???

  18. Daniel Nascimento da Silva

    19 de abril de 2018 em 23:17

    Penso que há cortes internacionais e recursos a instituições estrangeiras específicas para a solução do suposto problema. A questão é chorar no ombro de quem não resolve o problema.
    Só o fato de Lula ter escolhido a hora e o modo de se entregar já demonstra que há um excesso de liberdade aqui no Brasil. Que país árabe teria essa tolerância? Aliás, que tolerância há nos países árabes. Agora imaginem se esse pessoal implantasse o socialismo aqui? Haveria tolerância para os adversários? O paredão ruiria de tanta bala. Não nos enganemos: esse discurso de democracia, liberdade e respeito à Constituição é uma farsa; uma vez no poder (e implantado o comunismo), não haveria mais os três poderes e, sim, uma ditadura tirânica como se vê, mais recentemente, na Venezuela.
    É bom não arriscar!

  19. AGNALDO

    20 de abril de 2018 em 5:25

  20. Douglas

    20 de abril de 2018 em 7:58

    Mas so em pedir apoio ao mundo árabe, o que exatamente quer que eles façam? uma oração? corrente positiva? A sai pra la, tudo bem que vc expôs alguns aspectos interessantes, mas o que o PT quer é terrorismo de qualquer especie!

  21. Douglas

    20 de abril de 2018 em 8:02

  22. William Riga

    20 de abril de 2018 em 8:59

    Gilmar, está claro ela não pediu ajuda explícita ao estado islâmico. Mas qualquer um, com mais de dois neurônios na cabeça, consegue entender a intenção dela, não é? Por quê ela não pediu ajuda aos protestantes dos EUA, aos anglicanos da Inglaterra ou aos católicos do Vaticano?? Para quem ainda não conseguiu entender, vou responder: porque a maioria dos povos árabes/muçulmanos, aliados a grupos terroristas, têm um claro plano de dominação mundial e, sendo assim, eles não hesitam um segundo para cometer atos radicais em outras nações. Não tem nada de fake news. Ela mandou uma mensagem, sim, aos grupos terroristas internacionais.

    • Alípio Martins

      21 de abril de 2018 em 10:56

      Parabéns pra você que tem mais de 2 neurônios. Pena que você não os usa.

  23. adrian

    20 de abril de 2018 em 9:10

    Bom entendedor, meia palavra basta! Não precisa ser explicito para incitar a violencia. Este site falhou! Vejam por si mesmos!

    https://www.youtube.com/watch?v=ha0zzpaZs9I

  24. David

    20 de abril de 2018 em 9:46

    Não fiquem em cima do muro. É evidente que o pinguço é ladrão, mentiroso e corrupto.Vocês lidam aqui com farsas, e eis o maior farsante que o Brasil já teve.

  25. MARCO ANTONIO GOMES DE LIMA

    20 de abril de 2018 em 15:03

    Bolsonaro 2018!!!!!

  26. vania

    20 de abril de 2018 em 17:30

    quanta asneira desde qunado o brasil tem tantas ligaçoes assim como a arabia saudita ah deixem d besttgem por que ela nao pediu ajuda p outros paises aporximos ah me poupe

  27. Cleber de Matos Gonçalves

    20 de abril de 2018 em 21:47

    Eu até usava este site para pesquisar sobre notícias fakes, mas não mais o farei, a credibilidade de vocês foi ao chão no momento em que classificam como falsa a chamada de gleici aos terroristas. Claro, ninguém é idiota de pensar que ela iria fazer um vídeo chamando o EI, ela não é idiota. Claro que ela não vai assumir. Não, ela não falou diretamente, mas sim, deu seu recado. “Aos povos árabes”, pode ser qualquer um, do pai de família, ao terrorista. Se isso não fosse suficiente, se não quer pensar nisso, pense ao menos nas mentiras que ela propagou para os outros países. Ela está vendo as grades se fechando em volta dela e está se borrando de medo. Ela disse que fez o mesmo a outros países, alguém viu algum vídeo? Se tiver, por favor mande para mim, assim, o crime dela fica ainda maior, pois não estaria incitando apenas a um país a ficar contra o Brasil, mas vários. Agora, se quiser colocar a sua opinião, então tudo bem, eu não posso discutir sobre isso, mas chamar de mentira, aí não, você não pode.

    • Gilmar Lopes

      23 de abril de 2018 em 11:57

      Adeus e um forte abraço!

      • ricardo

        23 de abril de 2018 em 17:26

        menos 1 visitante que não entende que aqui é para saber se a noticia é verdade ou falsa. se trata da noticia e não da vida da pessoa.

  28. lee

    21 de abril de 2018 em 2:34

    Site ficou muito melhor pra companhar, só nao gostei em relaçao as fotos das postagens que estao uma coladas na outra, em coluna, com as manchetes ao lado. Veja como é no globo.com, por exemplo..tem uma linha e um espaço..fica melhor. mas o site ta bem mais legal pra visualizar e achar as coisas. Valeu!

    • Gilmar Lopes

      23 de abril de 2018 em 11:56

      valeu! vamos verificar isso!

  29. Alberto

    21 de abril de 2018 em 9:26

    A pergunta que faço é a mesma que todos fazem: Por quê dar uma entrevista a uma rede de TV estrangeira falando mal das nossas instituições? Ela é uma senadora brasileira em plena execução de seu mandado e deveria ter respeito ao cargo.

  30. Magrao54

    21 de abril de 2018 em 20:09

    os coxinhas tem rabo preso e adoram fazer notícias falsas, #Lula2018

  31. Eddie Fields

    1 de maio de 2018 em 23:40

    Bolsonaro 2018!!!

  32. Felype

    7 de maio de 2018 em 15:40

    Gilmar Lopes, esse vídeo supostamente em resposta é verdade?

    https://www.facebook.com/polansky40/videos/1656352734478464/

  33. Sérgio

    3 de agosto de 2018 em 10:43

    Ela não precisa dizer “senhores terroristas” no vídeo para se dirigir a eles. a tentativa podia não ser atingir a Al-Qaida especificamente, mas podia atingir o Hamas, o Hezbollah, ou o governo da Arábia Saudita ou do Irã (que não é árabe mas quer exercer sua influencia sobre os árabes). . . de toda forma a intenção é a mesma, ela queria sim ferir a soberania nacional com uma intervenção árabe no Brasil.

  34. Lua

    9 de setembro de 2018 em 16:54

    Fake news é a cabeça da minha pika. Essa bandida pediu ajuda mesmo dos terroristas. Duvido nada do pt ter ligação com o estado islâmico, ou vocês estão esquecido que o Toninho do pt foi morto um dia antes do 11 de Setembro.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo