Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Glenn Greenwald mentiu sobre ter recebido o prêmio Pulitzer?

Conspirações

Glenn Greenwald mentiu sobre ter recebido o prêmio Pulitzer?

Glenn Greenwald mentiu sobre ter recebido o prêmio Pulitzer?

O jornalista do site The Intercept Glenn Greenwald mentiu sobre ter ganhado o Prêmio Pulitzer de Jornalismo?   

Na primeira semana de julho de 2019, mais precisamente no dia 04, a hashtag #PulitzerDeTaubaté ficou nos trending topics do Twitter, entre os assuntos mais comentados naquela rede social. O texto que acompanha esse jogo de palavras (que usa uma cidade paulista associada ao antigo meme da Grávida de Taubaté como um sinônimo para mentira) afirma que o jornalista Glenn Greenwald não teria recebido um prêmio Pulitzer e que tudo era invenção do próprio Glenn.

Será que o jornalista Glenn Greenwald mentiu em seu currículo?

O jornalista Glenn Greenwald mentiu sobre ter ganhado o Pulitzer? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Em abril de 2014, o advogado e jornalista Glenn Greenwald foi um dos premiados com o “Oscar do Jornalismo” pelo seu trabalho no jornal The Guardian sobre o vazamento dos documentos ex-agente da Agência Nacional de Segurança (NSA) Edward Snowden. O jornal The Guardian falou sobre a importante contribuição do jornalista para a conquista do Pulitzer.

Segundo o site da premiação, a equipe liderada por Greenwald e Laura Poitras conquistou para o The Guardian US e para o The Washington Post levaram o prêmio na categoria “Serviço Público” de 2014, por:

“Por sua revelação de vigilância secreta generalizada pela Agência Nacional de Segurança, ajudando através de relatórios agressivos para desencadear um debate sobre o relacionamento entre o governo e o público sobre questões de segurança e privacidade.”

Quem ganhou o prêmio foi o jornal?

Sim e não! Na categoria que premiou Glenn Greenwald e sua equipe, a de “Serviço Público”, o premiado é sempre o jornal que publicou a reportagem (ou a série de reportagens) e/ou que contribuiu de alguma forma para o bom jornalismo. No entanto, o jornalista (ou jornalistas) envolvidos são os verdadeiros vencedores!

No site do prêmio Pulitzer, em sua seção de perguntas frequentes, há a seguinte explicação:

“O Prêmio de Serviço Público é sempre concedido a uma organização de notícias, não a um indivíduo, embora um indivíduo possa ser mencionado na citação.”

Aqui temos uma lista de todos os jornais que foram premiados com o Pulitzer, desde que a categoria “Serviço Público” foi criadas, em 1917 (nota: No ano de criação não houve vencedor).

Glenn é sempre citado no site do Pulitzer com um dos ganhadores

Uma busca no site do Prêmio Pulitzer e podemos encontrar diversas menções ao jornalista Glenn Greenwald como um dos ganhadores do prêmio. Por mais que o Pulitzer daquele ano tenha sido entregue ao jornal em que ele trabalhava, é impossível não vincular a vitória ao do trabalho jornalístico de Greenwald e ele é sempre referenciado dentro da própria academia, como podemos ver nesse artigo da Pulitzer de outubro de 2017, de uma palestra que ministrada por ganhadores do prêmio (incluído ali no meio dos participantes o nome do jornalista Glenn Greenwald como tal):

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Trecho grifado: “MacAskill e sua equipe, juntamente com Glenn Greenwald e Laura Poitras, do Washington Post , dividiram o Prêmio Pulitzer de Serviço Público por sua cobertura de informações divulgadas por Edward Snowden”

Outro detalhe é que a jornalista Laura Poitras também é sempre citada como “ganhadora do Pulitzer no mesmo ano e categoria que Glenn. Ou seja, mesmo que o prêmio seja entregue a um jornal, os jornalistas que contribuíram para aquela reportagem são os ganhadores.

Em abril de 2014, o jornalista Glenn Greenwald concedeu várias entrevistas a importantes veículos de comunicação, como a CNN, a respeito da alegria de receber um dos maiores prêmios do jornalismo mundial:

Além disso, agências de notícias de peso como o El País também confirmaram, na época, que o prêmio Pulitzer só foi conquistado pelo jornal britânico The Guardian graças ao trabalho de Glenn Greenwald e Laura Poitras, a dupla de jornalistas que publicou os documentos vazados por Edward Snowden. 

Glenn Greenwald ganhou mais algum prêmio?

Mesmo que deixemos de lado esse que é considerado o maior prêmio do jornalismo (e mesmo que alguns sites afirmem que “Pulitzer não é argumento”), o jornalista acumula diversos outros prêmios em sua carreira:

  • Prêmio Izzy – 2009
  • Prêmio de Jornalismo Online de 2010
  • Prêmio George Polk e o Prêmio de Jornalismo Online 2013
  • Prêmio Esso de Reportagem
  • Prêmio Libertad de Expresion Internacional (2013)
  • Prêmio Pioneiro 2013 da Electronic Frontier Foundation
  • A revista Foreign Policy nomeou Greenwald como um dos 100 principais pensadores globais de 2013
  • Geschwister-Scholl-Preis – 2014
  • Medalha McGill de Coragem Jornalística

Também é importante ressaltar que Glenn estava na premiação do Oscar de 2015, onde recebeu a estatueta juntamente com os produtores do documentário Citizenfour:

Conclusão

O jornalista Glenn Greenwald é reconhecidamente um dos ganhadores do Prêmio Pulitzer de jornalismo na categoria “Serviço Público”, juntamente com sua colega Laura Poitras. Essa categoria premia o jornal (e não o jornalista) e, em 2014, premiou o jornal britânico The Guardian pela série de reportagens feitas por Glenn e sua equipe.  

Continue lendo
73 Comentários

73 Comments

  1. Claudio Tavares

    4 de julho de 2019 em 22:42

    Eu gosto do sistema de comentários da Disqus, porque ela notifica quando os bolsonaristas vem aqui “xingar” o E-farsas de comunista esquerdopata financiado pelo petê.

    • José Borges

      4 de julho de 2019 em 23:05

      Também mostra quando os comunistas esquerdopatas do PT vêm aqui defender seus “companheiros”.

      • Rei DroGado

        5 de julho de 2019 em 9:29

        Assim como mostra quando os gados dos minions vem inventar fake news como mamadeira de piroca e o Glenn Greenwald não tem o Pulitzer ou o Jean Wyllis vendeu o mandato. MUUUUUUUUUUUUUUUUU

        • Bartolomeu

          5 de julho de 2019 em 15:23

          A MAIOR FAKE NEW DO ANO!!!!! Lula roubou todo o dinheiro do Brasil! Esse 500 bilões decoberto agora é só a pont do iceberg. Anota aí mais uma fake news, o valor vai passar de 5 trilhões roubados nos 16 anos do PartidoDasTreva.

          • Rei DroGado

            5 de julho de 2019 em 17:09

            A MAIOR FAKE NEW DO ANO!!!!!
            “Fake new”. Tá “serto”
            Lula roubou todo o dinheiro do Brasil!
            Então que tenha um julgamento JUSTO. Não seja julgado por um juiz parcial.

          • Rei DroGado

            5 de julho de 2019 em 17:10

            Esse 500 bilões decoberto agora é só a pont do iceberg.
            “Bilões”. “Pont”. Tá “serto”.

          • Rei DroGado

            5 de julho de 2019 em 17:10

            Anota aí mais uma fake news, o valor vai passar de 5 trilhões roubados nos 16 anos do PartidoDasTreva.
            Jovem, nem escrever corretamente você sabe, e acha que pode discutir alguma coisa. Faça assim, largue a internet e vá estudar para não zerar o ENEM de novo este ano como vem fazendo. Depois, leia o conteúdo do texto e REFUTE-O com argumentos válidos. Ficar mudando de assunto e mugindo por aí como uma vaca louca não vai te dar razão, só vai mostrar que você é um bolsominion b u r r o (pleonasmo intencional).

          • Enemar Silva

            6 de julho de 2019 em 4:46

            A questão é saber se o prêmio qualifica a idoneidade ou honestidade profissional do Verdevaldo? Óbvio que não. Sendo parceiro do psolista e tendo um jornaleco virtual de fachada, os fins de tentar desqualificar o Moro justificaram os meios criminosos de “hackear” e editar mal e porcamente supostas conversas. Ademais, o prêmio já foi entregue a canalhas, no passado. Ou seja, receber ou ñ o pulitzer só massageia o ego de quem o recebe não lhe dando credenciais de suposta excelência.

          • Dredd

            6 de julho de 2019 em 7:04

            Deixa eu te explicar uma coisa, os vazamentos do Glenn não têm relação direta com a culpa ou inocência do Lula ou do PT. Ele apenas está mostrando que a justiça brasileira foi PARCIAL e CORRUPTA, ao se mancomunar com o ministério público para julgar pessoas (Lula inclusive). Se eles fizeram isso no passado, podem fazer isso novamente – e impunemente. E isso deveria te preocupar, pois um dia você pode precisar de um juiz e ele poderá ser imparcial contra você. Você gostaria disso ou acha que todos devem ter direito a um julgamento JUSTO?

          • Enema

            6 de julho de 2019 em 10:43

            A questão é saber se o prêmio qualifica a idoneidade ou honestidade profissional do Verdevaldo?
            Sim.
            Óbvio que não.
            Quem é você para julgar?
            Sendo parceiro do psolista
            B>Irrelevante para discussão.
            e tendo um jornaleco virtual de fachada
            Bem melhor e mais relevante que você e sua existência medíocre.
            os fins de tentar desqualificar o Moro
            “Tentar”, não. Está ACABANDO com a raça desse juizeco corrupto. E gados como você passando pano!
            justificaram os meios criminosos de “hackear”
            Prove que foi ele quem “hackeou”.
            e editar mal e porcamente supostas conversas.
            Prove que foram editadas.
            Ademais, o prêmio já foi entregue a canalhas, no passado.
            Assim como a Fortune listou em 2016 o Moro como um dos 50 “maiores líderes mundiais”. Tá vendo, errar todos erram.
            Ou seja, receber ou ñ o pulitzer só massageia o ego de quem o recebe não lhe dando credenciais de suposta excelência.
            Ou seja, inveja é uma bosta, mesmo. Não tem argumentos para refutar os do Greenwald, e ataca-o pessoalmente em uma clara demonstração de argumentum ad hominem. Falácia.

          • Nuno

            6 de julho de 2019 em 11:24

            O valor apurado pela lava jato foi de 42 bilhões.

            onde Vc leu esses 500 bilhões, posso saber ? Quem sabe no ZapZap, aposto!

          • Gabriel

            6 de julho de 2019 em 23:38

            Nuno ele viu na recente delação do ex ministro da fazenda do Lula e ex integrante do PT Antonio Palocci, ele revelou para a CPI do BNDES a forma do Lula agir para desviar bilhões financiando obras fora do Brasil, foi o assunto mais comentado no twitter no dia 03 desse mês, é só pesquisar no google Palocci 500 bilhões

          • Sansão Tomé

            8 de julho de 2019 em 7:59

            Gabriel, agora vem cá. O Palocci DISSE (evidencia anedótica) ou PROVOU (evidência material) que o PT desviou 500 bilhões do BNDES?
            Eu posso DIZER que você assaltou um banco e que é um drogado vagabundo. De que forma isso PROVA que você assaltou um banco ou que é um drogado vagabundo?

        • Walter

          11 de julho de 2019 em 16:35

          A esquerda precisa contratar melhores advogados. Tá todo mundo indo pra cadeia por causa de fake News. Só rindo mesmo.

          • Green Glennwald

            11 de julho de 2019 em 17:15

            A esquerda precisa contratar melhores advogados.
            A direita precisa contratar um cérebro.
            Tá todo mundo indo pra cadeia por causa de fake News.
            Prove que é fake news. Duvido.
            Só rindo mesmo.
            Claro que sim, retardados riem à toa.

    • Pedro Toledo

      5 de julho de 2019 em 3:12

      Eu já não gosto do sistema de comentários do site, já que permite que qualquer pessoa possa falar qualquer coisa sem provar o que afirma. Tipo dizer que o E-farsas é comunista esquerdopata financiado pelo petê, mas não refutar uma só sílaba do que foi publicado no texto.

      • ABS

        7 de julho de 2019 em 16:27

        De acordo com a Constituição Federal de 1988: “É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”. Com base nessa premissa, QUALQUER PESSOA pode manifestar o que pensa, tendo o acusado o direito ao contraditório. Se V. Sa. não se adequa a isso, não interessa a outrem.

        • Pedro Toledo

          8 de julho de 2019 em 7:52

          De acordo com a Constituição Federal de 1988: “É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”.
          Ué, disse o ABS, anônimo. E agora?
          Com base nessa premissa, QUALQUER PESSOA pode manifestar o que pensa
          Exato!
          tendo o acusado o direito ao contraditório.
          E ainda assim não refutaram uma sílaba do texto.
          Se V. Sa. não se adequa a isso, não interessa a outrem.
          De acordo com a Constituição Federal de 1988: “É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”. Com base nessa premissa, QUALQUER PESSOA pode manifestar o que pensa, tendo o acusado o direito ao contraditório. Inclusive eu.

  2. Ester Tieme Akamine

    5 de julho de 2019 em 0:06

    Legal! Agora consegui entender melhor o assunto, obrigada!

  3. João Luís Umabarauna

    5 de julho de 2019 em 7:14

    A gente sabe que o Gilmar é canhotinha, só espero que não saia por aí gritando lula-livre.

    • Rei DroGado

      5 de julho de 2019 em 9:30

      A gente sabe que o João Luís Umabarauna é um gado falacioso que acredita em fake news do Whatsapp, só espero que não sai por aí gritando MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU….

      • Claudio Santos

        5 de julho de 2019 em 20:06

        Eu só sei que com ou sem Pulitzer o Glenn juntamente com a pequena equipe do Intercept tão dando um surra de profissionalismo na dita grande imprensa brasileira.

        O fato de que informante preferiu vazar o material pra um site relativamente novo (em comparação com os grandes portais de notícias e agências de jornalismo) demonstra a pouca credibilidade das empresas de comunicação no Brasil.

        O irônico é que quanto mais se tenta inventar boatos sobre o Glenn, mais pessoas ficam sabendo da divulgação das conversas da Vazajato.

        • Felipe

          9 de julho de 2019 em 6:13

          Gleen é na verdade um militante esquerdista travestido de jornalista tentando plantar notícias fantasiosas SEM ABSOLUTAMENTE PROVAS ALGUMAS justamente para livrar o maior BANDIDO da história do Brasil em todos os tempos chamado Lula da cadeia!!

          • ELENAOMEREPRESENTA

            10 de julho de 2019 em 9:40

            Gleen é na verdade um militante esquerdista travestido de jornalista tentando plantar notícias fantasiosas SEM ABSOLUTAMENTE PROVAS ALGUMAS justamente para livrar o maior BANDIDO da história do Brasil em todos os tempos chamado Lula da cadeia!!
            Curioso que quando não possui argumentos para refutar as evidências apresentadas (teve áudio ontem, ficou sabendo? Já já tem mais, e vídeos até!) ataca pessoalmente. Isso se chama argumentum ad hominem e é uma falácia.
            A casa está desMOROnando, e o choro dos direitistas que acharam que ele era um herói é música para nossos ouvidos.
            #EUAVISEI!

  4. Renan santos

    5 de julho de 2019 em 8:04

    o neo nazismo foi uma praga que assolou o mundo e tentou acabar com os judeus e sua reputação. o Bolsonarista segue a mesma lógica perversa, qualquer um que tente chegar próximo de seus deuses serão engolidos pelas mentiras que eles vão criar.

  5. Pingback: Glenn Greenwald mentiu sobre ter recebido o prêmio Pulitzer? – NotíciasAM

  6. MARIO SERGIO

    5 de julho de 2019 em 8:46

    Só num pais de ignorantes se discute a qualidade ou veracidade de uma premiação internacional de tanta importância, assim como o fazem com o renomado Paulo Freire. Deveríamos agradecer Glenn Greenwald por desmascarar essa farsa jurídica/política e colocar sua vida e de sua família em risco.

  7. Ricardo

    5 de julho de 2019 em 8:53

    Parabéns ao site e-farsas pelo excelente rrabalho de buscar sempre a verdade. Eu espero que sigam assim, honestos e imparciais. Algo raro hoje em dia.

  8. Marco Aurélio

    5 de julho de 2019 em 10:06

    A CONCLUSÃO DA MATÉRIA DIZ O SEGUINTE: O jornalista Glenn Greenwald é reconhecidamente um dos ganhadores do Prêmio Pulitzer de jornalismo na categoria “Serviço Público”, juntamente com sua colega Laura Poitras. Essa categoria premia o JORNAL (e não o jornalista) e, em 2014, premiou o jornal britânico The Guardian pela série de reportagens feitas por Glenn e sua equipe.
    SE CATEGORIA PREMIA O JORNAL E NÃO O JORNALISTA, ENTÃO ELE DE FATO NÃO GANHOU!!!
    QUEM GANHOU FOI O JORNAL.
    É TIPO AS PREMIAÇÕES DOS PROGRAMAS DE TV, ONDE O JORNAL “FULANO DE TAL” FOI ELEITO O MELHOR DO ANO, MAS SABEMOS QUE POR TRÁS EXISTEM VÁRIAS PESSOAS.

    • Professor Vete

      5 de julho de 2019 em 13:33

      A minha conclusão é que você é um idiota analfabeto funcional.

    • Gabriel

      6 de julho de 2019 em 23:49

      O fato é que ele não ganhou sozinho e a critica que fazem é que ele fala como se ele tivesse ganhado sozinho por mérito próprio etc, nunca citando a equipe e nem a tal da Laura como se fosse um premio pessoal, então o pessoal critica isso, mas tanto faz se ele era da equipe e a equipe ganhou ele fez parte tb então é uma discussão que nem precisa existir. Mas o fato que ninguém analisa é que o jornal foi premiado porque divulgou uma informação que consideraram mais relevante perante outras reportagens, só que a informação eles receberam de mão beijada por um informante, ou hacker ou seja lá o que for, não tem um grande mérito de pesquisa nem nada como se fosse um grande trabalho jornalistico, ou seja poderia ter sido qualquer outro o premiado pelo informante

  9. Fefito

    5 de julho de 2019 em 10:17

    Se o prêmio é dado ao jornal ou agência de notícias e não para o editor, jornalista ou equipe, só isso já responde se é fake ou não!

    • Paulitzer nos Minions

      5 de julho de 2019 em 13:36

      Reclame com o site oficial do Pulitzer, que cita ele como um dos vencedores.
      https://www.pulitzer.org/search/greenwald
      E o choro é livre.

      • Silva

        5 de julho de 2019 em 16:40

        Como vc mesmo deixou o link para pesquisa, gleen é citado sim, mas o premio foi dado ao jornal.
        E o choro é livre!

        • Paulitzer nos Minions

          6 de julho de 2019 em 10:45

          Como vc mesmo deixou o link para pesquisa, gleen é citado sim, mas o premio foi dado ao jornal.
          Jornal que o Glenn trabalhou, por uma matéria que ele escreveu. Logo ele ganhou o prêmio.
          E o choro é livre!
          Continua sendo ganhador do Pulitzer e você continua sendo um idiota.

      • Nuno

        6 de julho de 2019 em 11:31

        Marco,

        Jornais não escrevem reportagens, pessoas escrevem reportagens !
        E ele foi o repórter por trás desta reportagem.

        É no cinema qdo um ator recebe um Oscar, ele tbm faz parte de uma equipe. Não foi o ator que filmou ou mesmo escreveu o roteiro, mas é dele o oscar

    • Xeroque Rolmes

      5 de julho de 2019 em 15:31

      A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que premia anualmente os trabalhos cinematográficos com o Acadaemy Awards, a famosa estatueta do Oscar, tem várias categorias. Além das mais famosas como “melhor filme”, “melhor diretor”, etc, há categorias como “melhor roteiro” ou “maquiagem”. Nestes casos, normalmente os prêmios são dados para várias pessoas, ou no caso, uma equipe.

    • Xeroque Rolmes

      5 de julho de 2019 em 15:32

      Cada uma das pessoas (dentro de um limite definido pela academia) envolvidas com o filme vencedor naquela categoria leva uma estatueta e um certificado para casa. Logo, mesmo que a premiação seja para uma categoria, o time que trabalhou na categoria leva o prêmio. Então é errado (ou fake) dizer que são todos vencedores do prêmio?
      É a mesma coisa com o Pulitzer. O Glenn fazia parte da equipe vencedora do prêmio, logo o prêmio também é dele. Lamento.

  10. V.J.Vesterlon

    5 de julho de 2019 em 13:53

    Um cara deste com tantos prêmios, o que vem fazer aqui no Brasil, defender os vermelhos. Único mativo que vem é pelo seu marido, o deputado, paixão. Ou tem algun probleminha com a justiça americana.

    • Gilmar Lopes

      5 de julho de 2019 em 14:17

      Ele adotou duas crianças brasileiras e não, ele não tem problemas com a justiça americana!

    • Green Glennwald

      5 de julho de 2019 em 15:18

      Ele está aqui defendendo a liberdade de imprensa e a democracia. Isso é o que TODOS NÓS também deveríamos fazer.

      • V.J.Vesterlon

        5 de julho de 2019 em 20:27

        Liberdade justa, matérias atrapalhadas, com motivo politico.

        • Green Glennwald

          6 de julho de 2019 em 10:47

          Liberdade justa, matérias atrapalhadas, com motivo politico.
          Disse o minion analfabeto funcional. Ainda assim o Moro continua se enrolando cada vez mais com as desculpinhas, o Glenn continua tendo um Pulitzer e você continua passando vergonha e defendendo corrupto, coisa que criticava nos petistas. Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

      • PAULO PACHECO

        7 de julho de 2019 em 10:58

        Engraçado que o mico e seus seguidores veneram tanto os EUA, o mico até bateu continência para a bandeira dos EUA e é o presidente que mais lambe o saco do Trump agora são contra a liberdade de imprensa que é uma das maiores referências da democracia americana. 🤔🤔

    • Eduardo Pinheiro Schmidt

      5 de julho de 2019 em 17:05

      Ele veio defender a justiça e a verdade, coisa que os “verdinhos e amarelinhos defensores dos patos e das laranjas e pseudopatriotas lambe-botas dos EUA”, assim igual a você simplesmente abominam.
      Agora que eu já respondi sua pergunta, levanta o lombo da frente do PC e corre de volta sua função que o Trump está esperando você terminar de lustrar as botas dele com a língua.

  11. ALEXANDRE DO NASCIMENTO MENDES

    5 de julho de 2019 em 18:50

    E DAI QUE ELE GANHOU ESSE PREMIO? CONTINUA SENDO UM MILITANTE TRAVESTIDO DE JORNALISTA

    • Rei DroGado

      6 de julho de 2019 em 10:48

      Que fez mais em 30 anos de carreira do que você fez em sua vida medíocre de bosta, gado que passa pano pra corrupto! MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  12. Cirleno

    5 de julho de 2019 em 23:00

    Ele conta meias verdades, esta aqui se vangloriando de ter ganhado o Pulitzer, mas ridículo nunca cita que uma Mulher ganhou com ele, ai esta o erro e mostra que ele é um egocêntrico e de mau-caráter. O premio é do jornal e ele e ela é o destaque nas publicações.

    • Green Glennwald

      6 de julho de 2019 em 10:52

      Ele conta meias verdades
      Não, não conta.
      esta aqui se vangloriando de ter ganhado o Pulitzer, mas ridículo nunca cita que uma Mulher ganhou com ele
      Que diferença faz? Ele continua tendo recebido um Pulitzer.
      ai esta o erro e mostra que ele é um egocêntrico e de mau-caráter.
      Cabra bão é o juiz corrupto que lambe botas do Presifake, inclusive passando por cima da PF ao vazar dados de investigação sigilosa pra ele. Ok.
      O premio é do jornal e ele e ela é o destaque nas publicações.
      Logo o prêmio é deles. Inclusive dele. Então o boato é infundado.

  13. Ely Rodrigues da Silva

    6 de julho de 2019 em 7:45

    Então a correção seria dizer: “…que ele ajudou o jornal a ganhar o prêmio” ou “ele foi peça importante para que o jornal ganhe o prêmio”. Oi aí quer variantw que deixe claro o que houve…de verdade.

  14. Maria

    6 de julho de 2019 em 11:01

    @Gilmar Lopes, eu acho que seria uma boa ter uma espécie de TROFÉU/PRÊMIO FAKE NEWS nos dias atuais, heim!? Tal evento premiaria a mídia tradicional; digital; blog; canais políticos, idelógicos etc que mais se destacaram em espalhar e/ou cair em Fake News. Seria interessante! 😉 KKKKKKKKKK! 😀

  15. Enemar Silva

    6 de julho de 2019 em 13:25

    O Pavão Misterioso, nessa madrugada,twitou prints de conversas entre o verdevaldo, sua mulher (ou marido, ou ambos, sei lá) e parlamentares super honestos como o Freixo, envolvendo, ainda, o Montanha, petista Paulo Pimenta e a bicha louca do Jean, demonstrando quem são os verdadeiros corruptos, criminosos altamente mafiosos. Provas que o site panfletário intercePT ñ faz jornalismo sério, mas defesa de corruPTos. Podem xingar à vontade, pois numa democracia o choro é livre quando fatos superam os argumentos.

    • Gilmar Lopes

      6 de julho de 2019 em 13:41

      Interessante que até ontem estavam xingando o Intercept por ter conseguido de maneira ilegal as conversas comprometedoras envolvendo o Moro. Hoje, ninguém sequer questiona os métodos usados pelo tal Pavão Misterioso.
      Aqui vão algumas dúvidas que tenho sobre esse caso do Pavão:
      1 – Por que ele está se escondendo e não faz como o Glenn, que está colocando a cara a tapa?
      2 – Por que as fotos dos perfis de cada um dos que tiveram o Telegram invadido (Jean Wyllys, Demori e David Mirando, por exemplo) estão usando fotos que podemos achar facilmente na internet? (nada de errado nisso, mas no meu perfil pessoal uso uma foto mais íntima, que não está na web)
      3 – Se esse hacker conseguiu mesmo invadir o Telegram, por que ele ainda não foi receber o prêmio de 1 milhão que o Telegram está oferecendo pro primeiro que conseguir hackear o sistema deles?
      4 – Se já foi provado que os primeiros documentos mostrados pelo Pavão no mês passado são falsos, por que temos que acreditar dessa vez?

      • Enemar Silva

        6 de julho de 2019 em 13:51

        Gilmar, seu problema é defender com unhas e dentes tudo que se relaciona com o que você quer acreditar em razão do seu viés político esquerdista. É um direito seu, obviamente. Mas numa visão honesta, você sabe lá no fundo que a invasão foi criminosa, que serve a um objetivo político-partidário e reflete os meios imundos e ilegais que a esquerda costuma utilizar para atingir seus objetivos. Eu devolvo essas mesmas perguntas a você (obviamente, invertendo a situação) para que você faça um exercício de raciocínios na obtenção das respostas. Abraço!

        • Gilmar Lopes

          6 de julho de 2019 em 16:45

          Não houve invasão! Pelo menos, não há nenhuma afirmação nesse sentido!

        • Enema

          6 de julho de 2019 em 16:49

          Mudou de assunto e não respondeu NENHUMA das perguntas do Gilmar. Lamentável, pombo enxadrista. Lamentável.

        • Silemar Enema

          6 de julho de 2019 em 16:57

          Enemar, seu problema é defender com unhas e dentes tudo que se relaciona com o que você quer acreditar em razão do seu viés político direitista. É um direito seu, obviamente. Mas numa visão honesta, você sabe lá no fundo que a o Moro é parcial, que serve a um objetivo político-partidário e reflete os meios imundos e ilegais que a direita costuma utilizar para atingir seus objetivos. Eu devolvo essas mesmas perguntas a você (obviamente, invertendo a situação) para que você faça um exercício de raciocínios na obtenção das respostas. Abraço!

          • PAULO PACHECO

            7 de julho de 2019 em 11:04

            Excelente!!!

    • Mystery Peacock

      6 de julho de 2019 em 16:56

      “Pavão Misterioso”. Ok. Duvida de evidências, mas acredita no Pavão Misterioso. Seems legit. Acreditou na mamadeira de piroca também, minion?

  16. Paulo César

    6 de julho de 2019 em 19:29

    Esse verdevaldo não ganhou coisa nenhuma! O cara fez fofoca, publicou coisas de outro indecente, o snowden. Nesse caso até o fefito teria ganhado o pulitzer……faz-me rir!!! kkkkkkkk

    • Green Glennwald

      7 de julho de 2019 em 9:12

      Esse verdevaldo não ganhou coisa nenhuma!
      O texto do E-farsas evidenciou o contrário do que você afirma.
      O cara fez fofoca, publicou coisas de outro indecente, o snowden.
      Claro, porque quem publica verdades é só o Whatsapp e o Pavão Misterioso. Ok.
      Nesse caso até o fefito teria ganhado o pulitzer….
      E, ainda assim, não ganhou. E o Greenwald ganhou. Deal with it.
      faz-me rir!!! kkkkkkkk
      Quando não há argumentos, resta apenas rir. Normal.

  17. carlos alberto silva

    6 de julho de 2019 em 20:21

    Quando a globo ganha um premio,quem ganhou foi a globo. No Pulitzer pra dizer que um jornalista ganhou,ele precisa ganhar de fato com Milton Babbitt,Norman Mailer,Michael Bennett,Nicholas Dante etc etc

    • Green Glennwald

      7 de julho de 2019 em 9:13

      Quando a globo ganha um premio,quem ganhou foi a globo.
      A Globo não é uma pessoa. Alguém na Globo trabalhou para que a emissora ganhasse o prêmio. Mesma coisa.
      No Pulitzer pra dizer que um jornalista ganhou,ele precisa ganhar de fato com Milton Babbitt,Norman Mailer,Michael Bennett,Nicholas Dante etc etc
      E ainda assim o Greenwal ganhou, junto com a equipe que fez a matéria que premiou o jornal. Lamento.

  18. Gabriel

    6 de julho de 2019 em 23:51

    O fato é que ele não ganhou sozinho e a critica que fazem é que ele fala como se ele tivesse ganhado sozinho por mérito próprio etc, nunca citando a equipe e nem a tal da Laura como se fosse um premio pessoal, então o pessoal critica isso, mas tanto faz se ele era da equipe e a equipe ganhou ele fez parte tb então é uma discussão que nem precisa existir. Mas o fato que ninguém analisa é que o jornal foi premiado porque divulgou uma informação que consideraram mais relevante perante outras reportagens, só que a informação eles receberam de mão beijada por um informante, ou hacker ou seja lá o que for, não tem um grande mérito de pesquisa nem nada como se fosse um grande trabalho jornalistico, ou seja poderia ter sido qualquer outro o premiado pelo informante

    • Francisca Vanda dos Santos Silva

      8 de julho de 2019 em 2:38

      Melhir resposta. Parabéns.

      • Xica de Sá

        8 de julho de 2019 em 9:06

        Melhir resposta. Parabéns.
        “Melhir” mesmo. Porque foi uma bosta.

    • Green Glennwald

      8 de julho de 2019 em 7:56

      O fato é que ele não ganhou sozinho
      Mas ganhou. Sozinho ou não, o prêmio é dele.
      e a critica que fazem é que ele fala como se ele tivesse ganhado sozinho por mérito próprio etc
      É mesmo? Cite alguma fala dele em que ele afirma isso. No aguardo.
      nunca citando a equipe e nem a tal da Laura como se fosse um premio pessoal
      Ele ganhou o prêmio. A premissa é essa. Se foi sozinho, se foi em equipe, é irrelevante. O prêmio é DELE.
      então o pessoal critica isso
      O “pessoal” critica qualquer coisa. Se ele falasse que ganhou em equipe reclamariam. Então o “pessoal” que se dane.
      mas tanto faz se ele era da equipe e a equipe ganhou ele fez parte tb então é uma discussão que nem precisa existir.
      Perfeito.
      Mas o fato que ninguém analisa é que o jornal foi premiado porque divulgou uma informação que consideraram mais relevante perante outras reportagens
      Quem disse?
      só que a informação eles receberam de mão beijada por um informante, ou hacker ou seja lá o que for, não tem um grande mérito de pesquisa nem nada como se fosse um grande trabalho jornalistico
      Gentileza apresentar seu background em jornalismo investigativo para saber se você possui o conhecimento necessário para julgar o mérito. No aguardo.
      ou seja poderia ter sido qualquer outro o premiado pelo informante
      Pois é, mas não foram. Foram eles, e eles ganharam, inclusive o Greenwald. Ponto.

  19. Helio Penna

    8 de julho de 2019 em 19:03

    Petistas, Petebas e PTralhas!
    EU JÁ SEI, O CANDIDATO DE VCS…
    TÁ PRESO SEUS BABACAS!

    • ELENAOMEREPRESENTA

      10 de julho de 2019 em 9:38

      E que fique lá pra sempre. Já já seu herói corrupto vai fazer companhia à ele! A casa está desMOROnando.
      #EUAVISEI!

  20. Neurivan Maia

    9 de julho de 2019 em 1:45

    Meu comentário é breve. Green Glennwald, deu bobeira agora. Ele não contava com a astussia do Pavão Misnterioso. Pegou ele Bonitinho. Acabou com a reputação premiada nesse lance no Telegran. Tá fudido! Foi brincar com quem? Com Sérgio Moro. Isso ainda vai dar cadeia.

    • ELENAOMEREPRESENTA

      10 de julho de 2019 em 9:43

      Meu comentário é breve.
      E completamente desnecessário.
      Green Glennwald, deu bobeira agora.
      E o Pulitzer continua sendo dele.
      Ele não contava com a astussia do Pavão Misnterioso.
      Claro, claro. Duvida de evidências apresentadas por um jornalista renomado e premiado, mas acredita cegamente em um monte de besteira postada pelo Carluxo, usando o perfil de Pavão Misterioso (combina direitinho, a propósito!
      Pegou ele Bonitinho.
      Isso aí, qualquer coisa para satisfazer seu viés observacional.
      Acabou com a reputação premiada nesse lance no Telegran.
      Apenas na sua cabeça esquizofrênica. Gleen está chegando com força total e nada do que você disser acabará com isso.
      Tá fudido!
      Nem tá.
      Foi brincar com quem?
      Com idiotas bozominions.
      Com Sérgio Moro.
      Corrupto. Bandido. Juiz parcial. Já pediu arrego!
      Isso ainda vai dar cadeia.
      Sob qual acusação? Posso saber? Cadê as evidências? No Twitter do “Pavão”? KKKKKKKKK
      #EUAVISEI!

  21. Edison

    13 de julho de 2019 em 22:38

    e-farsas só não é mais esquerdista q a maria do rosário. nunca vi confirmar ou negar uma noticia, com;
    “olha pessoal o valdeverde ñ sóu ganhou um putz como tmb ganhou outros milhares de prêmios em todo o mundo. olha! levantamos todos prêmios dele”😂😂😂😂😂🤣🤣🤣🤣🤣🤣😂😂😂

    • Green Glennwald

      14 de julho de 2019 em 11:50

      e-farsas só não é mais esquerdista q a maria do rosário.
      Já o Edison só não é mais burro porque não tem espaço!
      nunca vi confirmar ou negar uma noticia, com;
      “olha pessoal o valdeverde ñ sóu ganhou um putz como tmb ganhou outros milhares de prêmios em todo o mundo. olha! levantamos todos prêmios dele”
      Vamos lá, analfabetinho funcional falacioso. Vou explicar no detalhe para você entender: O boato é Glenn Greenwald mentiu sobre ter recebido o prêmio Pulitzer? E a conclusão, após analisadas as evidências, é: O jornalista Glenn Greenwald é reconhecidamente um dos ganhadores do Prêmio Pulitzer de jornalismo na categoria “Serviço Público”, juntamente com sua colega Laura Poitras. Qualquer coisa além disso que você inventar é mimimi, que não serve pra nada.
      😂😂😂😂😂🤣🤣🤣🤣🤣🤣😂😂😂
      É um retardado mesmo. Só retardados riem à toa. Como você.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo