Jair Bolsonaro foi eleito o político mais honesto do mundo?

Share Button

É verdade que o deputado federal Jair Bolsonaro foi eleito o político mais honesto do mundo, ganhando de Barack Obama e de François Hollande?

A notícia apareceu na web na primeira semana de outubro de 2016, e rapidamente se espalhou através das redes sociais. De acordo com a reportagem, a Fundação Transparência Política Internacional teria condecorado o deputado federal Jair Bolsonaro com o título de o político mais honesto do mundo, deixando para trás outros concorrentes, como Barack Obama – presidente dos Estados Unidos, que ficou em segundo lugar – e o presidente da França François Hollande (na terceira posição).

O prêmio, segundo o texto que foi amplamente compartilhado na web, foi entregue de acordo com uma pesquisa que teria sido realizada entre os meses de julho a setembro de 2016, com três mil eleitores com idades entre 16 e 56 anos nas cinco regiões do Brasil.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Jair Bolsonaro teria sido eleito o político mais honesto do mundo! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Jair Bolsonaro comemora o fato de ter sido eleito o político mais honesto do mundo! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

A primeira coisa a se verificar em casos como esses é se os envolvidos na notícia estão, de fato, envolvidos no fato.

Uma busca por “Fundação Transparência Política Internacional” já nos mostra que essa fundação não existe. O mais próximo disso é a Transparency International (que não cita essa votação) e a Transparência Brasil (que também não menciona a tal eleição).

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Nem mesmo o próprio Jair Bolsonaro falou sobre esse prêmio. Nem em seu site, nem na sua página no Facebook! No verbete do Wikipédia sobre esse político também não há nenhuma linha a respeito!

Além desses detalhes, o texto falso ainda dá a entender que Bolsonaro teria dado uma entrevista à Folha, onde ele agradecia o prêmio de político mais honesto do mundo. No entanto, não há nenhuma nota sobre isso no site do jornal Folha de São Paulo (ou em qualquer outro jornal).

A verdade é que “A Folha” citada no boato é o site A Folha Brasil, que foi quem inventou essa mentira e a publicou no dia 8 de outubro de 2016. Esse site já é bastante conhecido aqui no E-farsas por inventar notícias falsas, algumas até já pesquisadas por nós, como aquela que dizia que um pastor evangélico teria sido espancado por militantes dos direitos humanos, aquela outra que afirmava que o político Tiririca teria sido citado na Operação Lava-Jato e também aquela outra farsa da mulher que teria sido estuprada por 54 manifestantes do PT!

Site especializado em inventar notícias foi a origem desse boato!

Site especializado em inventar notícias foi a origem desse boato!

A foto usada no boato

Quem lê a “notícia” fica com a impressão que Bolsonaro estaria comemorando o fato de ter sido escolhido o político mais honesto do mundo, no entanto essa fotografia usada para ilustrar o boato é de março de 2016, bem antes da suposta eleição.

Segundo o jornal A Gazeta do Povo, Jair Bolsonaro foi recebido por uma multidão de simpatizantes no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (Paraná).

Conclusão

O deputado federal Jair Bolsonaro não foi eleito o político mais honesto do mundo! Essa notícia foi inventada por um site que é especializado em criar boatos e rumores!

Share Button
Falso, Política
, , , , , , , , , , , ,
  • Agora é só esperar os adolescentes (que sequer leram o texto) fãs do bolsomito atacar o Gilmar.

  • Miguel

    Não há nada mais contraditório que um esquerdopata criticando ditaduras, pois apoiam e foram a favor do financiamento de ditaduras comunistas pelos PTralhas.

    • Raul

      Há sim, um fã do Bolsonaro ficar criticando ditaduras de esquerda quando ele próprio apoia ditadura, torturas e fuzilamentos.

      • carlos

        boçal ……

      • Mauro Aloizio

        Diga-me Raul, qual foi a Ditadura de Direita que você ouviu falar, em qual país ocorreu? Pois no Brasil nunca houve relatos sobre uma possível Ditadura. Se discorda, diga-nos o nome do tal Ditador. Ou foi um Reinado sem Rei? Nenhum militar que foi eleito Presidente no Brasil morreu rico. Sim, eleito. Diferente da tão erroneamente aclamada “Diretas Já!” de 86 a qual colocaram um bandido após o outro no poder, onde se acaso aqui fosse um país sério, bateríamos o recorde de ex presidentes presos.

    • Alan Souza

      Contraditório é atacar “esquerdopatas” por apoiar ditaduras e apoiar o Bolsonaro, o qual inúmeras vezes já declarou seu apoio à ditadura…

  • MaxSiqueira

    E desde quando uma pessoa honesta dedica o voto á torturador, diz que uma mulher merece ser estuprada e xinga os homossexuais de “viadinho” e “boiola”? Isso é ser honesto? é ser um tremendo de um retardado.

    • wagner

      Obtenha informações completas para comentar.Quem o chamou de estrupador foi a Maria do Rosário.Rotula o Sr: Bolsonaro com antegay ,isso é um engano pois ele só é contra com os projetos q querem por nas escolas o kitgay.

    • JESSÉ

      De onde vc tirou que ele disse que ” que uma mulher merece ser estuprada” ? nos traga essa fonte.

      E de onde vc tirou que o Coronel Brilhante Ustra foi condenado como Torturador? nos traga essa fonte.

      e com relação a ele xingar homossexuais ele xinga mesmo, não só os homossexuais, qualquer um que for falar besteira pra ele, ele vai se defender e xinga mesmo.

      Não estou aqui defendendo ele, ele sabe se defender sozinho e muito bem, mas por favor, nos traga as fontes dessas acusações que vc esta fazendo contra ele.

    • kkkk

      Vc deve ser um boiolao

      • Tiago

        Então, Apoiar Che Guevara, Fidel, Mariguela está certo mas, apoiar Ustra não pode. Aquele que fez de tudo para nos salvar do comunismo. Os verdadeiros terroristas foram vencidos e hoje dizem que foram torturados. Assaltavam caminhões, quartéis e bancos e foram presos. Se vc perguntar para um presidiário é bem provável dele dizer que foi torturado. Nas verdadeiras ditaduras como em Cuba, hoje, eles nem estariam vivos, teriam sido fuzilados. Dilma e seu bando. O que tivemos aqui foi um regime militar apoiado pelo congresso Nacional. E nenhum presidente ficou décadas no poder. Havia alternância a cada 3 ou 5 anos através do voto indireto. Essa dedicação do voto à Ustra serviu para despertar a curiosidade das pessoas para buscar a verdade. E vc deveria fazer o mesmo. Estudar faz bem. E o mais engraçado é ver esquerdistas e homossexuais com camisas do Che, o cara que matou muitos homossexuais, um homofóbico e racista. Hoje, herói da esquerda. Tem que ser muito retardado. E no caso da Maria do Rosário ele disse que ela NÃO merecia ser estuprada, ou seja, nenhuma mulher merece.

        • COI (Comitê Olímpico de Idiotas)

          Tiago, parabéns. Você é campeão de idiota. Ganhou 3 medalhas de ouro em idiota. E dois troféus. Um de idiota, e o segundo para caso perca o primeiro.

          😉

    • Alexandre Angioletti

      Mas tu é burro mesmo ou tá só se fazendo de idiota????????
      Tu sabe pensar com a própria cabeça ou pensa com a cabeça dos outros seu otário???
      O cara era contra o material homoafetivo que queriam distribuir nas escolas para crianças de 5/6 anos…vc acha certo seu retardado??

  • Miriam

    Só podia ser uma farsa esse cara é um picareta!Kkkk

    • wagner

      Picareta?Fala pra mim se o Sr; Bolsonaro está envolvido na lava jato e no petrolao?Fasa-me favor vai procurar se informar melhor menina….Do mundo eu não sei mas com certeza do Brasil ele é o político mais honesto……

  • Pallatus Heinrich

    Logo vem os desocupados politiqueiros do feicebuck* defender o seu homem.

  • antonio carlos

    Ele é tão honesto e ingênuo que nem sabia que seu irmão empresário era funcionário fantasma de orgão público em São Paulo. Me engana que eu gosto.

    • Ele não sabia pois estava muito ocupado sendo adulado pelos bolsominions.

    • Maria Alice Teixeira

      Vocês se informaram que ele não se dá com o irmão há anos pelo fato do irmão ser um armador, e foi o 1º a detonar esse irmão para que fosse despedido?
      As pessoas têm o hábito de repetir o que ouvem sem se preocupar em saber se é verdade. Principalmente se não simpatizam com o acusado.
      Vejam a discussão do Bolsonaro com a Maria do Rosário, no Youtube, no Google para entender que tudo começou com a discussão da punição do menor Champinha que a idiota defendia ser libertado e o Bolsonaro achava absurdo ela defender um perverso estuprador. Ela então chamou o deputado de estuprador e a resposta dele foi que a ela nem estuprar ele estupraria. O mais absurdo nesta acusação é que ele é o autor da proposta de lei para castração quimica dos estupradores. Então se informem antes de acusarem qualquer pessoa, seja ela quem for.

      • Pallatus Heinrich

        Tá mas e a louça já lavou?

    • carlos

      vc é um merda……..

  • Bolsominion

    Kkkk
    Serio… foi totalmente contraditorio o comentario ” e desde quando alguem honesto dedica voto a torturador”. Justamente, ele dedicou pq é honesto. Se nao fosse, ficaria quieto sendo oprimido pela ditadura do politicamente correto instaurada por esses petralhas, os quais falam de golpe à democracia, e chamam a dilma de “rainha”. Pelo jeito nao estudaram diferença entre monarquia e democracia, sabem por que? Pq o pt roubou o dinheiro que devia ser usado em escolas, e ai o ensino fica uma merda, as pessoas viram alienados e ja sabem onde vai dar… iria* pq o bolsonaro vai se eleger em 2018 e isso vai melhorar

  • Pedro

    kkkk sério isso ? Bolsonaro meu heroi

  • Pingback: Jair Bolsonaro foi eleito o político mais honesto do mundo? | Bola Baiana promoções e cupons de descontoBola Baiana promoções e cupons de desconto()

  • Lucho

    Peraí, eu estou vendo direito? Os bolsominions estão considerando virtude algo que é obrigação (não apenas na política)?

    E existe gradação para honestidade? Se sim, o que seria uma pessoa que é pouco honesta? E o que ela tem que fazer para ser moderadamente honesta? Ou muito honesta? Ou extremamente honesta?

    Perguntar não ofende.

    • Pallatus Heinrich

      Segundo Jarbas Passarinho, oficial da reserva do Exército que integrou diversas pastas em governos militares, o deputado Jair Bolsonaro era um “mau militar”. Segundo reportagem da revista Veja de 28 de outubro de 1987, citada por Jarbas, o então Capitão Bolsonaro planejou atentados a bomba para mostrar seu descontentamento contra o salário dos oficiais, atentado que ele negou. Depois foi elucidado que seu verdadeiro alvo era uma adutora que abastecia a cidade do Rio de Janeiro, tendo o jornalista inclusive mostrado o croqui de sua autoria e sido comprovado, após investigação feita pelo Exército, que o capitão Bolsonaro mentiu para seus superiores, o que é crime militar.
      Ele é um merda !

  • Pingback: Blog do Lucho()

  • Jandira Cabral

    Essa história de inventar um fato que não existe é só mesmo pra quem não tem o que fazer. Por que não procurar um assunto mais interessante, educativo ou humorista para ocupar as páginas da internet?

  • Deuslirio Cardoso

    O fato da pesquisa ser falsa não afasta a realidade de que ele, sendo direita, é um político ficha limpa, enquanto todos os outros demais, esquerdopatas, estão envolvidos nos maiores escandalos de corrupção do mundo. Estão acabando com o mundo com suas filosofias de vida. Estão acabando com todos os pilares sobre os quais a sociedade se mantém de pé, mesmo que meio bamba

  • Se você não votarem no Bolsonaro, que até o momento é o político com ficha limpa e que defende o direito dá familia, vocês iria votar em mais um político safado que promete que vai fazer a economia aumentar que vai fazer isso ou aquilo?
    Oi votaria no lula porque ele é o mais esperto, que conseguiu mamar nas nossas tetas durante anos sem ser descoberto?
    Oi votaria em branco ou nulo?

    Ao meu ver o Bolsonaro e o único que se enquadra nos padrões de uma sociedade subdesenvolvida, tais como EUA que tem o Trump como presidente.

  • Walter

    Farsa e a sua página , a Transparência internacional existe sim , é só pesquisar no Google

    • Gilmar Lopes

      “Transparência internacional” existe! O que não existe é “Transparência POLITICA internacional”.
      Se você encontrar avisa a gente, por favor!

  • JV

    O que todos falam é que sendo da esquerda é ladrão, mas não visam que os da direita também estão envolvidos da mesma forma. Não fechem os olhos para um lado pensando que o outro tá limpo é só fazer uma pesquisa rápida e breve e percebe que os dois lados estão sim pegando dinheiro público ilicitamente! Vendo isso lhes pergunto será que o erro está só neles ou que também esta de quem os botou la, antes de votar temos que pesquisar o que nossos políticos fizeram se eles realmente fizeram e como tá a situação deles em relação a lava jato se ele tem um pequeno envolvimento significa que já não merecem tal respeito e não merecem ao mínimo entrar novamente porque eles são os representantes de nosso país e de cada um do povo brasileiro sendo que a maioria os botou la. Então abram os olhos e preste atenção ao redor e tudo isso que esta acontecendo. A ética e a moral de quase nenhum desses representantes foi quebrada e já era quebrada

  • Antonio Paz

    Sendo verdade ou mentira a publicação, mas na verdade ele è o politico mais honesto do Brasil, do mundo não sei, e sera nosso presidente em 2018, chega de bagunça, e de preferencia igual ao presidente da filipinas e de cingapura, os ditos democratas ladrões estão preocupados, pois querem continuar vendendo o Brasil

  • Mr Anderson

    Pergunta o Google quem é o político mais honesto do mundo.

    Até o Google sabe. 😂 😂 😂

    XUPA E-farsas! Xupa esquerdopatas!

    Aproveita e pergunta quem é o maior ladrão do Brasil. 😂 😂 😂

  • Eu aceito votar em esquerda/direita………….. Menos em candidatos do PMDB ou PSDB…. Porque?……… Lá está o maior ninho de “ladrões” deste país!!!

  • thiago

    EU SOU BOLSONARO

    • Eu™

      Então se mata.

  • Cocalitro

    Bolsonaro tem perfil de ditador, assim como requião. Outro dia ele estava pescando em uma área proibida e foi pego pelo Ibama, mas o fiscal gentilmente o mandou sair dali pq era proibido. Ele destratou o fiscal, dizendo que o ministro da pesca (na época) tinha lhe dado permissão, o que o ministro negou depois. O fiscal foi multá-lo meses depois. Agora, pra prejudicar o fiscal, ele o está denunciando porque não o multou na hora, tipo desídia ou algo parecido. Depois disso ainda apresentou projeto de lei pra retirar o porte de arma do Ibama em função da segurança. Contraditoriamente também apresentou projeto de lei pra armar a população. Um cara desse com poder é um perigo. Ditador picuinha.

  • Ramon Dias

    A notícia é falsa, mas o Bolsonaro continua 0 crimes de corrupção.

  • Bostonaro
    • Gilmar Lopes

      Além disso, se o Bolsonaro sabia que era dinheiro sujo, por que não denunciou?

      • Bostonaro

        NÉ? Ainda mais depois de ter sido eleito “O político mais honesto do mundo”.

        Uma hora a casa cai, minha gente. É só uma questão de tempo.

  • Santos

    Esse tal de Gilmar que escreveu isso é bem imparcial em! SQN kkkkkkkk Podem bostejar a vontade, aguardemos 2018, é melhor Jair se acostumando! #Bolsonaro2018

  • marcelo

    Se ele é honesto não faz mais do que a obrigação… pior é ser um canalha e não se envergonhar disso. Pior é ver gente enaltecendo quem é canalha, dizendo que vota quantas vezes puder.
    Acho que sabem a quem estou se referindo, ao lula mesmo… claro que vai vir um espirito de porco querer me contestar. Quem gosta de canalha vai contestar mesmo. Diga me com quem andas e te direi quem és.
    Se o Bolsonaro for pego fazendo coisa errada eu vou querer que seja punido. Não vou ficar defendendo, tal como fazem os eleitores de lula. Não nasci para ser retardado, deixo essa função aos eleitores de lula, o maior marginal do país.

  • Carlos

    É mentira pros petebas ladrões que gostam de jiromba de plastico no tóba

  • Pingback: Por que eu jamais votaria em Bolsonaro? | Blog da Ligia Deslandes()