Jovem é insultado por pregar o evangelho em ônibus!

Share Button

Texto e foto que circulam pelas redes sociais e em diversos blogs afirmam que um rapaz teria sido agredido após falar sobre religião em ônibus e um mudo volta a falar. Será?

A história apareceu na web em fevereiro de 2013. De acordo com a notícia – que foi exaustivamente compartilhada no Facebook – um rapaz resolveu falar para os passageiros do ônibus em que ele viajava sobre a volta de Jesus Cristo e, quando um homem resolveu xingá-lo e, só depois de mandar o garoto se sentar, descobriu que o moço era mudo descobriu que seu filho – que era mudo – voltou a falar e o que todos ali haviam presenciado um milagre!

O texto (sem correções) diz o seguinte:

Um jovem de apenas 15 anos… estava no ônibus quando Deus tocou no coração dele. Deus pediu que ele levantasse do banco e dissesse aos passageiros sobre a volta de Cristo, quando um homem que estava sentado lá trás gritou: – cale a boca e senta! o jovem envergonhado sentou, mas novamente foi tocado e levantou dizendo as mesmas palavras, o homem o ameaçou em dar alguns tapas e o jovem se calou, mas Deus continuava a incomodá-lo, ele se levantou e gritou que Jesus estava voltando, o homem com uma criança no colo foi em direção a ele para agredi-lo, quando a criança disse: – papai não bate nele não, ele é enviado de Deus! este homem se colocou em lágrimas. e o jovem perguntou: – porque estás chorando? o homem, ainda em lágrimas, respondeu: – o meu filho era mudo e agora está falando!

Junto com o fato descrito, uma imagem comprovava o acontecido:

Texto que circula pelas redes sociais e em diversos blogs! Rapaz com problemas de fala foi agredido no ônibus por falar sobre religião. (foto: Reprodução/Facebook)

Texto que circula pelas redes sociais e em diversos blogs! Rapaz com problemas de fala foi agredido no ônibus por falar sobre religião. (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

A história é até bonita, mas não quer dizer que seja real!

Como já mostramos diversas vezes aqui no E-farsas, algumas notícias possuem certas características que denunciam o boato eletrônico:

  • O texto não é datado. Dessa forma, que o lê não sabe se a “notícia” é fresca ou se o fato aconteceu há muito tempo
  • Não há nenhuma fonte que comprove o fato
  • Trata de um assunto que chame a atenção de muita gente. No caso, religião
  • Mistura fatos reais com falsos. No caso, usou uma fotografia que não tem nada a ver com o ocorrido
  • Não tem autor. Ninguém assume a autoria do texto
  • Pede para ser compartilhado

 

A foto usada na notícia

A imagem que mostra um rapaz chorando, dentro de um ônibus, não tem nenhuma relação com o fato que foi espalhado pela web.

Como podemos ver na Revista Eletrônica Policial Anjos Guardiões, a fotografia faz parte de uma galeria de fotos tiradas pelo fotógrafo Alex Diaz em janeiro de 2010, durante um assalto ocorrido na Bahia.

De acordo com o Anjos Guardiões, dois ladrões assaltaram um ônibus que fazia a linha Lapa – Cidade Nova e, ao serem cercados pela polícia, fizeram os passageiros de reféns. Após horas de negociações entre a RONDESP e os bandidos, o policial Paulo Portela e sua equipe conseguiram render a dupla de sequestradores – que foram presos.

O rapaz que estava chorando no ônibus era um assaltante! Que coisa, né? (foto: Reprodução/Alex Diaz – Anjos Guardiões)

O rapaz que estava chorando no ônibus era um assaltante! Que coisa, né? (foto: Reprodução/Alex Diaz – Anjos Guardiões)

 

Conclusão

A notícia é falsa. Trata-se apenas de um conto anônimo que usou uma foto de um rapaz chorando para dar mais credibilidade ao texto.

Sugestão da leitora Livânia Santana

 

Share Button
Correntes, Falso
, , , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

39 comentários

  1. Margareth Lobato

    Estão todos sem perceber que o título não é coerente com o texto que se segue? Um JOVEM foi insultado por pregar o evangelho. Foi insultado por um pai, cujo filho era mudo até aquele momento. Esta criança, muda, de acordo com o próprio pai, foi quem recebeu um milagre e, naquele momento falou ao pai que o jovem pregador era um enviado de Deus! O milagre que se deu foi com está criança. O jovem pregador não era mudo.
    o título deveria ser: jovem pregador é insultado em ônibus por pregar o evangelho.

        • Dayane Rodrigues

          Ridículo seu comentário luiz !
          Sou crente ; estudei sempre em escola publica na periferia e fui bolsista sempre ; fiz etec ; senac e SENAI e hoje sou enfermeira e meu próximo passo é a medicina! Messa suas palavras … Não sou burra e acredite que muitos de nos estamos ocupando diversos cargos de inteligência . e se você fosse inteligente preconceituoso não seria

      • Josenny

        Crente eh todo aquele que acredita em alguma coisa, assim do mesmo geito que voce ache todos os crentes sem inteligencia, o mesmo tambem pode ser dito a voce, que nao es inteligente por nao acreditar nas coisa que a outra acredita, vive e vivencia no seu cotidiano. Bem, eu digo por mim, sou uma pessoa que gosto de ler, estudar e ouvir pessoas cultas em diversos assuntos, e o que eu conheco da Biblia e como sinto Deus agindo na minha vida, me sinto muito mais inteligente do que muitos que nao creem assim, tenho descoberto coisas impressionante, verdadeiras e atuais para os nossos dias e vindouros, que voce esta longe de imaginar. Quanto a essa estoria, eu a li e nao repassei, nem mesmo me sensibilizei pela mesma, ja que vi que nao tinham dados comprovatorios na mesma como o Gilmar esclareceu, mas sei que milagres acontecem de verdade, principalmentes o milagre da conversao em Cristo e quanto as suas vidas pregressas mudaram, mas nao respondo pelo evangelicos em geral, pois muitos deles tem realmente denegrido o real papel do evangelho e muitos tem seguido mais a pastores do que as doutrinas expostas na Biblia, para comprovar isto, citaram ai que o 8. mandamento era: nao diras falso testemunho, mas a Lei de Deus que esta em Exodo, capitulo 20, versiculos do 3 ao 17, o 8. mandamento eh: Nao furtaras, sendo este do falso testemunho o 9.Nao diras falso testemunho contra o teu proxomo, por ai da pra se ver de quanto as pessoas desconhecem realmente a doutrina biblica e muito menos sobre as suas profecias e revelacoes,e o quanto a distorcem e as ensinam enganosamente, muitas vezes para saciarem as suas paixoes erroneas e ganacias pervertidas.

        • “GEITO”
          “NAS COISA”
          “UMA PESSOA QUE GOSTO DE LER”
          “PROXOMO”
          “GANACIAS”
          SABE A BIBLIA DO COMEÇO AO FIM, MAS O DICIONÁRIO…………..

          CRENTE INTELIGENTE É O PASTOR QUE GANHA DINHEIRO EM CIMA DOS OTÁRIOS COMO VC.
          O RESTO NÃO PASSA DE ANALFABETOS FUNCIONAIS QUE ACHAM QUE A RESPOSTA DE TUDO NÃO ESTÁ NA RAZÃO E SIM NA RELIGIÃO.
          CAMBADA DE OTARIO.

          • Paulo

            Grandes cientistas e outras pessoas inteligents como Jimmy Carter , prêmio Nobel da paz ; Kaká , Evander Holifield , Assíria Nascimento . Vitor Belfort e tantos outros são evangélicos . Analfabeto funcional tem mania de escrever em caixa alta e abreviar algumas palavras .

          • Nano Falcão

            Sempre que leio certos comentários na internet, chego a conclusão que, sem dúvida, “é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que achar um crente que saiba escrever corretamente!”

          • Josenny

            RAFAEL, ate que eu nao errei tanto, obrigada pelas correcoes. Infelizmente tenho visto professores de portugues errarem nas suas grafias,tambem, e eu que nao moro no Brasil, nao uso muito o portugues no meu dia a dia, principalmente na escrita, estou ja bastante tempo fora. Bem, mais isso tambem nao eh desculpa para se escrever errado. Mas para mim nao eh tao importante saber uma grafia tao certo e nao saber nada do evangelho e do que esta por vir a este mundo, o que eu sei nao troco de maneira nenhuma pelo que voces nao sabem, ate porque tudo de vaidade, menosprezo e zombaria vai passar, mas a Palavra de Deus essa sera eterna. Tambem nao sou OTARIA, deixo isso para voce, que generaliza o que nao sabe e tenha certeza que nehum pastor ganha o seu dinheiro atraves de mim. Conheco pastores inteligentes e que fazem o seu trabalho visando pregar o evangelho e nao enfatizar o evangelho da prosperidade, na verdade nem o culpo, realmente existe uma laia de pastores nesse perfil, estou fora desses. Tenho certeza que voce tambem nao conhece o dicionario de cabo a rabo e comete os seus delizes, assim, de otario todo mundo tem um pouco, assim o retorno eh reciproco aos que querem se achar o tal, mas nao passam de tolos, o mundo da tantas voltas e no final cada um vai se dar conta de quanto tolo ou sabio foi. Tudo de bom.

          • Josenny

            NANO FALCAO, eh porque voce nao conhece todos os crentes e nao sabe o quanto eles sabem, alem de saberem se expressar com uma desenvoltura impressionante, sabem escrever muito bem, sao estudados, tanto nas escolas como no conhecimento das Escrituras, e isso voce nao pode compreender, pois eles, alem de saberem o que esse mundo secular sabe, sabe muito alem do que voce imagina, voce pode nao se dar conta, mas na Biblia tem tanta sabedoria que so quem esta inteirado disso pode compreender, assim, nao eh dificil encontrar um crente que escreva corretamente, eles estao em todas as profissoes de destaque e muitos sao reconhecidos. Tudo de bom!

      • Gisele dos Santos

        Se vc fosse tão inteligente, não perderia seu precioso tempo, falando asneira! Vou orar por vc Luiz. Porque pessoas como vc, são dignas de Jesus! Não é nem de pena. É de tristeza msm, muita falta de Deus no coração. Meça suas palavras. Tenha um ótimo dia!

  2. Paulo

    Isto se chama ilustrações , muitos fazem isto antes de iniciarem a pregação na igreja , eles não afirmam que sejam verdadeiros ; há outras boas histórias como do cético que foi humilhado por um homem simples que chupava uma laranja em uma praça ; do satanista que quebrou a cara ao ajudar uma senhora na intençao de falar que a ajuda tinha sido dada pelo diabo e por ai vai…

    • Gilmar Lopes
      Author

      Legal! Obrigado pela explicação! De qualquer maneira, é bom as pessoas verificarem antes de repassar isso. Já pensou, compartilhar uma noticia com a foto de um sequestrador?

    • Iluminati da Depressão

      Beleza, ilustração… mas não deixa de ser uma mentira, uma historinha tonta que vocês contam e alguns bobos tomam como verdade e saem por ai dizendo eu aconteceu.
      Ateu humilhado… evolucionista que estava errado… bla bla blas que nunca aconteceram, assim é fácil,
      E Satanista ajudando os outros é duro de engolir viu.

    • Marcos A.

      Paulo, o problema é que nas igrejas e na mídia pregam as tais “ilustrações” como verdade e não explicam nada disso a ninguém. São facilmente refutáveis e acaba sendo um tiro no próprio pé, pois isso mais depõe contra a religião do que a favor. Eu sou cético, mas não vejo nenhum problema alguém acreditar em Deus e muito menos classifico isso como falta de inteligência. Quem apela e acredita na falta de inteligência para lucrar com isso são alguns pastores e o pessoal que inventa essas historinhas.

      • elton

        Ser moderadamente cético é sábio. Ceticismo em demasia é descuido e ignorância, só pra ter que desmentir tudo que se foi afirmado antes depois de uma nova descoberta científica. Ainda no tema de ser sábio, em relação a lucrar parece que estamos sendo passados para trás por esses pastores, meu amigo. Com tantas pérolas na internet, o lucro deles já está mais do que garantido. Isso que é “sabedoria”… (Risos)

        • DarcyDettmann

          Num era como a nossa, que nego tem camera até em clipe de papel, você não registra um unico milagre desses acontecer.

          Então desculpa se a gente não engole esse tipo de papo furado.

  3. Iluminati da Depressão

    Ah os evangélicos fanáticos com suas histórias mirabolantes, sem pé nem cabeça e que nunca acontecerem de verdade. Depois ficam bravos de serem zoados, se eles fossem menos bobos, não ficassem inventado essas lorotas, tentando converter todo mundo, atacando todas as religiões, impondo sua moral religiosa a todo o estado independente da pluralidade religiosa e dizendo que tudo que não é da igreja é satânico, eu não teria nada contra eles.
    Mas como são assim vou continuar achando esse povo xiita uma piada.
    Mas claro o E-farsas faz parte do complô mundial contra os cristãos, e se você também faz parte desse complô, curta a pagina.
    http://www.facebook.com/pages/Iluminati-da-Depress%C3%A3o/475679335830554?ref=ts&fref=ts

    • Josenny

      Na verdade, nao me importo se o E-farsas faz parte do complo mundial contra os cristaos, sou uma crista e nao abro mao disso. Gosto desse site justamente porque ele procura passar verdades, mesmo que as vezes falte alguma veracidade, principalmente quando se refere as coisas cristas, como ja vi, mas isso pra mim nao eh tao relevante, gosto de ver a diversidade de assuntos e no que da, em todo caso, como diz a Biblia, devemos conhecer tudo o que pudermos, mas devemos reter so as coisas boas e aproveitaveis.

  4. Pingback: O enviado de Deus no ônibus - Veja a mentira.

  5. Eu sou cristã, e como cristã eu sei que existe certas coisas consideradas erradas no meio evangélico, agora um lá em cima chamou os crentes de burros? Favor não generalizar, e outra não culpem a Deus pelos erros humanos da “crentaiada” não,se vcs não acreditam na biblia ou em Deus é um direito seus, agora não precisam ofender os que crêem em nele.

    • Josenny

      E todo que nao e religioso, nao sabe verdades fundamentais contidas na Biblia e pensa que sabe muito. Ja disse: nao troco o que sei pela ignorancia do que voce nao sabe e digo mais, no final se vera o quanto de tolo ou sabio uma pessoa foi. Bonito seu nome, era o nome que eu pensei em colocar no meu filho, mas optei por Johnny. Tudo de bom.

    • Spektruz

      Grande pérola de sabedoria vinda de alguém que sequer escreve um nome próprio com letra inicial maiúscula.

      Volte para a escola e aprenda Gramática e a conviver em grupo.

  6. Dolores

    Sempre desconfio dessas histórias que aparecem nas redes sociais…sou evangélica e avalio muito o que leio…Ser evangélico não é nem de longe o que a mídia mostra…é um aprendizado diário…e as pessoas rotulam aquilo que não sabem…existem pessoas íntegras sim…mas as pessoas fazem questão de focar só no lado ruim da coisa…Sei de histórias verídicas de milagres, eles existem, mas só acredita quem quer…eu creio…

  7. Pingback: Jovem é insultado por pregar o evangelho em ônibus! | TudoSobreTech

  8. Bom eu acho que Deus não tem religião então independente da religião ou não devemos ter fé e acreditar em algo e esse algo que estou me referindo é Deus pq se não fosse por Ele nós não estaríamos aqui e o milagre sim acontece e eu sou prova viva de que milagres acontecem.

  9. Mila

    Lendo esses comentários,fico impressionada com tanta agressividade em algumas respostas…Quanta hipocrisia reparar e (querer corrigir )na grafia ou no credo das pessoas. O ignorante é aquele que nao sabe como questionar e discutir o assunto de maneira civilizada e por isso passa a ofende o próximo! Quao pequenos sao alguns seres humanos.

  10. Mônica Amorim

    É assim mesmo existi algumas pessoas q estão sempre procurando coisas para criticar as coisas d Deus e infelizmente sempre vão achar pq realmente existi muitos sevos d Deus q não dão bom testemunho d vida mas fazer o q né? Cada um com seu cada um. só q é certo d q um dia cada um responderá pelos seus atos falas e pensamentos e q DEUS possa com sua infinita bondade e misericórdia ter misericórdia dd cada um d nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *