Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Keanu Reeves acha que a humanidade está prestes a se libertar da matrix?

Falso

Keanu Reeves acha que a humanidade está prestes a se libertar da matrix?

Keanu Reeves acha que a humanidade está prestes a se libertar da matrix?

Recentemente, um site que alega ser destinado a divulgação de artigos sobre “OVNIs, vida extraterrestre, bem como notícias alternativas e assuntos impactantes relacionados ao Universo e à Terra resolveu republicar um artigo intitulado “Keanu Reeves acha que a humanidade está prestes a se libertar da matriz” (arquivo). Nele, é mencionado que o ator canadense disse estar “silenciosamente otimista” sobre o futuro, porque “a humanidade está mostrando sinais de se libertar da matriz (matrix)”.

Captura de tela mostrando um trecho do texto publicado pelo site “OVNI Hoje”.

No artigo também são reproduzidas algumas supostas declarações do ator, que teriam sido dadas durante a gravação de um comercial no deserto de Mojave, nos Estados Unidos. Confira o que ele teria dito:

A raça humana foi escravizada por milhares de anos. Somos mantidos em uma prisão mental por elites sombrias e sociedades secretas, que fizeram tudo para nos suprimir e nos impedir de alcançar nosso potencial…

… Sim, claro, há muitas pessoas ainda interessadas em se manter atualizadas sobre as Kardashians, mas uma parte significativa da população acordou. Mais importante ainda, há uma guerra que está sendo travada entre nossos mestres soberanos e aqueles que desejam nos libertar.

O ator teria dado declarações polêmicas durante a gravação de um comercial no deserto de Mojave, nos Estados Unidos.

Entretanto, será que Keanu Reeves realmente disse isso? Qual a fonte utilizada pelo site? Descubra a verdade agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Em primeiro lugar, o artigo é meramente uma tradução de um texto publicado pelo site “Your News Wire“, que desde novembro de 2018 redireciona para um outro site chamado “News Punch“. Para quem não conhece, ambos pertencem ao mesmo dono e são amplamente conhecidos por disseminarem teorias da conspiração, desinformação política, e notícias falsas. Tal conteúdo acaba sendo propositalmente misturado com notícias reais. O objetivo final é sempre o mesmo: enganar as pessoas e lucrar com a desinformação.

Portanto, de antemão, já teríamos um forte indicativo de que Keanu Reeves jamais teria dito isso. Aliás, para vocês terem uma ideia, mais de 80 artigos do “News Punch” foram desmentidos em 2018 pelos mais diversos sites e agências de checagem internacionais! Em 2017, o site chegou a ser classificado como o segundo maior disseminador de notícias falsas no Facebook!

Mais de 80 artigos do “News Punch” foram desmentidos em 2018!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A Checagem do Site “Gossip Cop”

Em segundo lugar, as supostas declarações de Keanu Reeves começaram a circular no início de 2018, e foram desmentidas naquela mesma época pelo site “Gossi Cop” – um site de checagem especializado no mundo das celebridades (arquivo).

Segundo o “Gossi Cop”, embora Keanu Reeves realmente tivesse estrelado um comercial da empresa “Squarespace“, como foco no Superbowl, todo o restante do texto é falso. O site assegurou ter entrado em contato com uma fonte próxima do ator, que negou que ele tivesse mencionado isso. Para completar, essa não foi a primeira vez que o site “Your News Wire” inventou algo o ator. Ainda segundo o “Gossip Cop” o site também já alegou que “Keanu Reeves teria acusado as elites de Hollywood de usar sangue de bebês para ficarem chapadas”. No entanto, isso é mentira!

O “Gossip Cop” assegurou ter entrado em contato com uma fonte próxima do ator, que negou que ele tivesse mencionado isso.

Em terceiro lugar, não há nenhum site de conduta ilibada, que até hoje tenha corroborado com tais informações sobre o ator. Aqui no Brasil, o artigo original traduzido foi republicado somente pelos sites “OVNI Hoje“, “Verdade Mundial” e “Sempre Questione“. Tais sites são amplamente conhecidos por não verificarem de forma adequada aquilo que publicam ou então por disseminarem informações falsas, geralmente oriundas de fontes não confiáveis, em meio a artigos cujas informações são comprováveis.

Conclusão

Falso! Não há nenhum indicativo ou prova que Keanu Reeves tenha dado tais declarações. Toda essa informação partiu de um site chamado “Your News Wire” (News Punch)! Esse site é amplamente conhecido por disseminar teorias da conspiração, desinformação política, e notícias falsas.

Além disso, um site de checagem especializado no mundo das celebridades chamado “Gossip Cop” assegurou ter entrado em contato com uma fonte próxima do ator canadense, que negou que Reeves tivesse dado tais declarações.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo