Lula é um dos 10 ex-presidentes mais corruptos do mundo, diz revista! Será?

Share Button

Será verdade ou mentira que a revista inglesa The Economist colocou o ex-presidente Lula na lista dos 10 presidentes e ex-presidentes mais corruptos da história?

A notícia apareceu na web na segunda quinzena de agosto de 2017 e se espalhou através de diversos sites e blogs! De acordo com o texto, a revista inglesa The Economist teria feito uma lista com os 10 presidentes e ex-presidentes mais corruptos do mundo e, entre os políticos listados, a revista teria colocado o ex-presidente Lula!

O brasileiro estaria em primeiro lugar da lista da revista, segundo o que diz a reportagem, ao lado de Ferdinand Marcos e de Saddam Hussein!

Será que isso é verdade ou farsa?

Lula está entre os 10 ex-presidentes mais corruptos do mundo, segundo revista! Será verdade?

Verdade ou farsa?

A notícia, como podemos verificar, possui várias características de uma fake news:

  • Usa o nome de uma instituição para conseguir credibilidade;
  • Não é datada;
  • Se aproveita de um tema que atrai muitos leitores;
  • Apela para o lado emocional do leitor;
  • Mistura dados reais com fictícios;

A revista The Economist existe, sim! Ela foi fundada em 1843 e atualmente conta com uma tiragem semanal média de 1,5 milhão de exemplares! No entanto, não houve nenhuma publicação recente com listas de corruptos nessa revista…

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

A edição de 19 de agosto de 2017 fala sobre Donald Trump:

E a edição do dia 26 vai falar sobre a política do Islamismo:

Quanto à lista, ela também existe e parece ter sido tirada dos dados da Transparency International Global Corruption Report, de 2004. Perceba que o ex-presidente Lula não figura nessa lista.    

É preciso deixar claro aqui que o E-farsas não é partidário e tampouco simpatiza com esse ou aquele político! Nossa função é apenas a de mostrar a verdade a respeito dos boatos que circulam na web, independente de quem seja a “vítima” da fake news! Uma busca aqui no site e você verá que já desmentimos mentiras inventadas sobre outros políticos…

Conclusão

A notícia afirmando que o ex-presidente Lula estaria na lista de uma revista inglesa dos 10 presidentes e ex-presidentes mais corruptos da história é falsa!  

Share Button
Falso, Política

Comente pelo Facebook

6 comentários

    • Gilmar Lopes
      Author

      É que o termo “fake news” está na moda agora e muita gente está procurando por ele. Confesso que passei a usar “fake news” mais para ser encontrado no Google! Não gosto do termo, mas temos que nos adequar senão ficamos pra trás! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *