Não há fogo no inferno e Adão e Eva não são reais, afirma o Papa!

Share Button

Será verdade que o Papa Francisco divulgou declarações polêmicas no Terceiro Concilio do Vaticano em relação à Igreja e teria desmentido diversas passagens da bíblia?

A notícia caiu como uma bomba nos blogs – religiosos ou não – na segunda metade de dezembro de 2013. De acordo com o texto, o Papa Francisco – líder da Igreja Católica – teria feito um discurso polêmico durante o Terceiro Conselho do Vaticano e teria afirmado que todas as religiões são verdadeiras, além de afirmar que “Não há fogo no inferno, Adão e Eva não são reais”.

Mas será que essa notícia é real?

Papa teria feito declarações polêmicas durante Terceiro Concílio do Vaticano! Será verdade? (foto? Reprodução/L'Osservatore Romano)

Papa teria feito declarações polêmicas durante Terceiro Concílio do Vaticano! Será verdade? (foto? Reprodução/L’Osservatore Romano)

 Verdadeiro ou falso?

A notícia é falsa!

Em primeiro lugar, não houve nenhum Terceiro Concílio do Vaticano (ou “Conselho” ou “Concelho”, como publicado em alguns blogs). Se tivesse ocorrido um “terceiro conselho” mesmo, o assunto teria destaque em diversos veículos de comunicação como jornais, rádio e TV e você saberia.

O último Concílio do Vaticano (o segundo) foi finalizado em 1961.

Origens

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Apesar de alguns trechos da notícia soarem como reais, todo o discurso (que inclui a condenação ao racismo e ao preconceito dentre outras coisas) foi inventado por um site humorístico de língua inglesa.

O site Diversity Chronicle publicou a matéria como uma brincadeira, no dia 05 de dezembro de 2013 e vários sites republicaram a matéria. Muitos sabiam que aquilo era apenas uma sátira e vários outros publicaram a notícia acreditando que o Papa teria mesmo feito tal discurso.

Aqui no Brasil, sites de notícias como o Paraíba News publicaram a notícia na íntegra, como se fosse real.

No próprio Diversity Chronicle há uma aviso que diz:

“O Conteúdo original deste blog é, em grande parte, satírica!”

A repercussão dessa brincadeira foi tão grande que a própria Igreja se pronunciou em sua página oficial no Facebook em espanhol. A nota pode ser lida, na íntegra (e em português), no Acidigital!

Conclusão

Notícia falsa! Esse discurso polêmico atribuído ao Papa Francisco foi inventado por um site humorístico de língua inglesa.

Share Button
Falso, Humor
, , , , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

45 comentários

  1. Até hoje ninguém voltou pra contar o que há ou o que acontece depois da morte – pois não há comunicabilidades do além com o aquém e vice-versa, como afirma o espiritismo e todos os seus ramos – portanto, é de se crer que de fato “não há fogo no inferno e (que) Adão e Eva não são reais”. Teólogos abalizados afirmam que o inferno seria um estado e não um local, e o que se fala na Bíblia sobre Adão e Eva seria uma metáfora.

    • Guto

      O engraçado é que você foi tão convicto que não há comunicabilidades do além que eu até acreditei. kkkkk
      Mente fraca.
      Chico Xavier viveu 92 anos enganando os bobos… Psicografou 468 livros e vendeu mais de 50 milhões de exemplares aos idiotas…

      Espiritismo não tem ramo, não é arvore. O que tem são outras religiões ou seitas religiosas. Algumas podem ter princípios parecidos, como comunicação com espíritos.

      • CHICO XAVIER – O TESTEMUNHO DO SOBRINHO

        Amauri Xavier Pena, filho da irmã mais velha de Chico Xavier, Dona Maria Xavier, foi escolhido pelo tio para ser seu sucessor. Vinha treinando desde os treze anos. Aos 17 anos cedeu às insistências do tio. Treinado com grande constância na “psicografia”, mostrou maior facilidade do que o famoso tio para imitar os autores que lia. E assim publicou mais de cinquenta textos “psicografados” imitando mais de cinquenta autores, “cada qual no seu próprio e inconfundível estilo. Recebeu também uma epopéia de Camões em estilo quinhentista”, Cruz e Sousa, Gonçalves Dias, Castro Alves, Augusto dos Anjos, Olavo Bilac, Luís Guimarães Jr., Casemiro Cunha, Inácio Bittencourt, Cícero Pereira, Hermes Fontes, Fabiano de Cristo (?!), Anália Franco…, e até Bocage e Rabindranath Tagore. O boletim espiritista “Síntese”, de Belo Horizonte, fazia a divulgação.

        “Um grande médium” era proclamado, mesmo depois da auto-retratação em Julho de 1958 no “Diário de Minas”. E lá mesmo, perante os jornalistas, imitou diversos estilos de autores famosos. “Tudo o que tenho ‘psicografado’ até hoje, apesar das diferenças de estilo, foi criado pela minha própria habilidade, usando apenas conhecimentos literários”, declarou.

        E proclamou que seu tio Chico Xavier “não passa de um grande farsante”. E à revista “Manchete”: “Revoltava-me contra as afirmações dos espiritistas (que diziam que era médium). Levado à presença do meu tio, ele me assegurou, depois de ler o que eu escrevera, que um dia eu seria seu sucessor. Passei a viver pressionado pelos adeptos da ‘terceira revelação’… como absurdamente chamam ao Espiritismo, com ele pretendendo suplantar, após as revelações do Pai e do Filho, a Terceira Revelação pelo Divino Espírito Santo o dia de Pentecostes.”

        “A situação torturava-me, e várias vezes, procurando fugir àquele inferno interior, entreguei-me a perigosas aventuras, diversas vezes saí de casa, fugindo à convivência de espíritas. Cansado, enfim, cedi dando os primeiros passos no caminho da farsa constante. Tinha então 17 anos”.

        “Perseguido pelo remorso e atormentado pelo desespero, cometi vários desatinos (…). Vi-me então diante da alternativa: mergulhar de vez na mentira e arruinar-me para sempre diante de mim mesmo, ou levantar-me corajosamente para penitenciar-me diante do mundo, libertando-me definitivamente. Foi o que decidi fazer procurando um jornal mineiro e revelando toda a farsa” (…).

        “Meu tio é também um revoltado, não conseguindo mais recuar diante da farsa que há longos anos vem representando”.

        “Eu, depois de ter-me submetido a esse papel mistificador, durante anos (…), resolvi, por uma questão de consciência, contar toda a verdade” (Ver também “Estado de Minas”, 20/1/1971; revista “Realidade”, Novembro 1971, pág. 65; etc.).

        ________________________________________

        “Fora da VERDADE não há CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”

        LUIZ ROBERTO TURATTI.

        • Leticia

          A comunicação com mortos não existe, uma vez que vivemos apenas nesta vida, essa suporta comunicação com os que já se foram, não passam de demônios cujo unico serviço é matar, roubar e desstruir. Eles conhecem cada detalhe da sua vida, já que possuem legalidade nesta terra, pq a Palavra diz que Lucifer é o principe desse mundo, e que ele tem o poder de se fazer anjo de luz para enganar se possível os eleitos. Tenhamos temor pq eis que Jesus está as portas, voltemos o nosso coração para o Unico que é digno de adoração. Entregue sua vida a Jesus hj mesmo e deixe Ele transformar sua vida.

    • Cleide Monteiro

      luiz, se vc ler a biblia encontrará um exemplo em apocalipse 20. mas a biblia para os que a pratica é um manual do que acontecerá com a alma do ser humano quando morrermos. outro exemplo diz a bibilia, que ao home. m deu livre arbitrio , para escolher onde quer passar toda a eternidade no céu com DEUS e seus anjos, onde ele ja nos preparou mansões celestiais e onde la também apenas o adoraremos, mas, ao que não tiverem seus nomes escritos no livro da vida, será lançado no lago de fogo que é o inferno junto com satanas e seus anjos decaidos.

  2. Leano Dias

    O Senhor JESUS falou mais no inferno do que no céu. Por tanto, não há o que se duvidar. A Palavra de Deus é uma verdade insofismável. Os cientista tem reafirmado esta verdade, com suas descobertas. Quem crê no SENHOR JESUS, tem a VIDA ETERNA. Quem não crê, já está condenado (diz as ESCRITURAS SAGRADAS).

  3. Renato

    Concílio Vaticano 3o, hehehe. Só aí já dá para ver q é piada.

    1) Se a Igreja, em 2000 anos, só teve 2 grandes concílios

    2) Se os concílios obrigam presença (ou convite) a todos os bispos do mundo

    3) Se uma mera jornada mundial da juventude teve tanta repercussão

    Um suposto 3o concílio seria anunciado por ANOS, e os tópicos a serem discutidos seriam apresentado com muita antecedência.

    Talvez ainda esteja vivo para ver esse 3o concílio, pois mais do que nunca a Igreja vive num mundo em constante mudança e tem que acompanhá-lo, sem cair no oba-oba mundano, é claro.

    • Augusto

      Irmão, a Igreja teve ao todo, até agora, 21 Concílios Ecumênicos. É bem verdade que uns tem mais fama que outros, mas não são só dois. Abraços.

  4. Mesmo eu sendo evangélico, independente desta afirmação ser verdadeira ou falsa, a mim não surtiu efeitos.
    Na verdade, se alguém teria que sofrer impacto, seria a própria igreja católica, e não cristãos ou ateus. Mas como o povo vive atrás de uma polêmica pra dizer o que pensa!…

    Por exemplo, o papa disse que acerca do homossexualismo, se ele é contra ou a favor, quem seria ele para julgar?
    Se ele se colocou em cima do muro, o que tenho eu haver com isso? Deixa o cara! Ele não quis dizer a escolha dele sabe lá porquê!
    Simpatia pela coisa toda;
    Medo da repercursão;
    Tentativa de agradar à todos, (Mais provável);
    Dúvida mesmo, (nada contra se ele não souber o que responder);
    Emfim!

    Tenho que me preocupar é com minha alma, e a minha famílha. Já sofremos ataques demais dos anticristãos de plantão do mundo virtual e do real.

    Shalom à todos.

  5. DANIEL SACRAMENTO

    VOCES PODERIAM ENVIAR O DESMENTIDO OFICIAL DO VATICANO! ATRIBUIR A UM BLOG SATIRICO É MUTIO POUCO PARA A MINHA INTELIGÊNCIA! QUAL O LINK OFICIAL DA IGREJA CATOLICA EM QUE EU POSSA VIZUALIZAR O DESMENTIDO DO PAPA FRANCISCO? SE NÃO HOUVER CONSIDERAREI VERDADEIRO O POST DO BLOG.

  6. call

    COM CERTEZA TODOS QUE PRATICAM A INTOLERÂNCIA SÃO SERES SEM CONHECIMENTO ALGUM, SEMPRE TENTANDO MUDAR A FORMA DE ACREDITAR DAS PESSOAS, BUSCANDO FORMAS E POSSIBILIDADES DE PROVAR QUE A SUA CRENÇA E A TUA FÉ É MELHOR DO QUE A DOS OUTROS, PORQUE SERA QUE EXISTEM TANTAS CORES DIFERENTES, TANTAS RELIGIÕES DIFERENTES, TANTOS SABORES DIFERENTES. JUSTAMENTE PARA QUE NÃO HAJA A INTOLERÂNCIA E QUE CADA UM ACREDITE OU TENHA FÉ NO QUEM BEM ENTENDER E NO QUEM BEM LHE SIRVA MELHOR, SE VOCÊ NÃO GOSTA DO OVO NÃO COMA, SE VOCÊ NÃO GOSTA DO VERMELHO ESCOLHA OUTRA COR, SE VOCÊ NÃO GOSTA DO CATOLICISMO BUSQUE OUTRA RELIGIÃO QUE TE SIRVA MELHOR, MAS NÃO ADIANTA DISCUTIR SOBRE GOSTOS, BUSQUE O CONHECIMENTO E DEFINA O QUE É MELHOR PARA VOCÊ E SUA VIDA, NOS ESQUECEMOS QUE SOMOS HUMANOS ANTES DE QUALQUER COISA OU GOSTO, ASSIM SENDO AQUELE QUE ACREDITA OU AQUELE QUE É ATEU NÃO TEM DIFERENÇA ALGUMA, TODOS NÓS ESTAMOS EM UM BARCO CHAMADO PLANETA TERRA, E SE NÃO CUIDARMOS DELE QUANDO ELE COMEÇAR A AFUNDAR NÃO TERÁ NEM CRENTE NEM ATEU TODOS ESTARÃO CONDENADOS A PASSAR PELAS PRIVAÇÕES CAUSADAS PELO DESCASO DA HUMANIDADE.

  7. Maria Angélica Carvalho Vieira

    Adão e Eva nunca existiram. Foram encontrados ossos e muitas provas de que os dinossauros e homens das cavernas existiram.

  8. Ricardo

    È galera !!!! O Inferno continua existindo….
    Adão e Eva , pecou e nós também…
    Deus é juiz , sim , Sodoma e Gomarra é testemunha disso …
    Homossexualismo continua uma transgressão do gênero humano…
    Deus não mudou e nem o que ele pensava do PECADO E o mundo sem Deus é um Caos…
    Por isso , agora que foi revelado essa farsa de que o Chico havia dito, a vida continua…..
    Vamos continuar caminhando na estrada da vida, porque no fim dela , esta Deus esperando , para o acerto de contas 😉

      • Jhonatan Nascimento

        Leia as escrituras , Jesus te ama! Creia nele, pois aquele que crê sera salva salvo, mas aquele não crê já esta condenado! O fato de você existir é a prova mais viva que ele existe! Corra enquanto é tempo! Fica na paz!

        • Eu™

          >” O fato de você existir é a prova mais viva que ele existe!”

          Não fala merda, rapaz. Falácia da Afirmação do Conseqüente

          >Corra enquanto é tempo!

          Nem, valeu. Segundo vocês mesmos dizem, é só chegar lá na hora e falar que se arrepende que tá tudo de boas! Seu Deus é amor, ele vai me perdoar.

          >Fica na paz

          Já estou, há anos. Não se preocupe comigo, preocupe-se com você!

      • Dani marques

        Tá na bíblia tá na mídia e a ciência prova ao declararem q existe fogo embaixo da terra , ou povo burro de onde vem o fogo dos vulcões ? Uma coisa lhe garanto do céu não é a bíblia sempre foi e será a palavra de Deus 100% de exatidão pois a mesma diz para o entendido o caminho da vida é para cima para q se desvie do inferno q está em baixo

        • Pastor do Senhor

          >Tá na bíblia

          Grandes merdas. Hogwarts tá no livro do Harry Potter e não significa que exista;

          >tá na mídia

          Claro, afinal a mídia está sempre correta!

          >e a ciência prova ao declararem q existe fogo embaixo da terra

          Jumento, não existe “fogo embaixo da Terra”. Vá estudar.

          >ou povo burro de onde vem o fogo dos vulcões ?

          De nenhum lugar, vulcão expele LAVA, não fogo. Mula.

          >Uma coisa lhe garanto do céu não é a bíblia sempre foi e será a palavra de Deus 100% de exatidão pois a mesma diz para o entendido o caminho da vida é para cima para q se desvie do inferno q está em baixo

          Segundo a bíblia, morcegos são aves, a Terra é plana e as plantas foram criadas antes do Sol, realmente bem confiável e cientificamente correta, só que não. Volta pra igreja de onde você não deveria ter saído, evanjegue analfabeta.

          PS.: você já morreu pra saber se o inferno existe?

  9. Pingback: Morte: O Grande Momento da Vida? - Penumbra Livros

  10. Andréia

    talvez é este o papa que está escrito na bíblia apocalipse, que terá um papa que vai falir a igreja católica 😛 lol e quando os polos Sul e Norte estiver completamente descongelados, o sol vai se aproximar cada vez mais da terra, evaporando a água, e assim acabará em fogo, já que da primeira vez foi em água na arca de Noé, e praticamente depois de novo com Moisés e o mar que ele abriu, quem vinha atrás morreu tudo quando o mar fechou novamente 🙂 😀 agora é fogo 🙂 mas falta um monte de coisas ainda, nem o simbolo da bests 666 que nao pode aceitar, é o inferno sem direito a perdao :S mas quem não aceitar nao vai comer, pois neste código no corpo ficará os créditos do trabalho, e o dinheiro nao ira existir mais :S 😛 vai ser um sacrificio ver comida e nao poder comer, pois a bíblia deixa bem claro, não pode aceitar 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *