Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Golpe do extrato de goji do Tibete para emagrecer!

Falso

Golpe do extrato de goji do Tibete para emagrecer!

Propaganda que virou febre no Facebook afirma que um produto milagroso vindo do Tibete ajuda a emagrecer 20 quilos em um mês! Será verdade?

No começo de dezembro de 2013, uma postagem largamente compartilhada no Facebook divulga um produto revolucionário que promete emagrecimento de até 20 quilos em um mês de uso do tal extrato de goji. De acordo com o texto, a novidade já estaria sendo usada por várias celebridades.

O título da postagem é: “Extrato natural revolucionário do Tibete que faz perder até 20 quilos em 1 mês chega ao Brasil”.

Será que o produto é bom? Será que isso é verdade mesmo?

Propaganda publicada no Facebook promete extrato milagroso no auxílio da perda de peso! Será verdade?

Propaganda publicada no Facebook promete extrato milagroso no auxílio da perda de peso! Será verdade?

 

Verdadeiro ou falso?

Em primeiro lugar, é preciso ter cuidado com essa postagem que está circulando pelo Facebook. Trata-se de um script malicioso que consegue publicar mensagens automáticas em seu nome na rede social. Dessa forma, seus amigos acabam clicando no link, pois (em teoria) teria sido um produto indicado por você!

O link mostra o que parece ser um artigo que teria sido publicado em diversas revistas (para dar mais credibilidade ao assunto, como se algo que aparece em uma revista deva ser levado a sério só porque saiu numa revista) leva o usuário a baixar um arquivo (guardado em algum serviço de compartilhamento de arquivos, como o Google Drive) que, ao ser executado, instala um pequeno plugin no navegador e começa a publicar a mesma propaganda no perfil do usuário. Aí, o ciclo se repete!

O script não parece causar danos ao computador da vítima. Somente fica enviando essa propaganda falsa na rede social.

Como remover

Em primeiro lugar, é recomendado que o usuário tenha sempre o antivírus da máquina atualizado.

Depois, para remover o script malicioso, acesse a área de aplicativos e tente localizar algum novo aplicativo suspeito. Limpe o histórico do navegador e mude a senha do seu perfil.

Nos navegadores, além de limpar o histórico de navegação, vá em “Gerenciar Complementos” (no Internet Explorer), em “Complementos” (no Mozilla Firefox) ou em “Extensões” (no Google Chrome) e remover o plugin suspeito (ele pode aparecer com nomes diferentes).

É preciso também se logar no Facebook, entrar em “Configurações de Contas” e depois em “Aplicativos”. Desmarcar todos os aplicativos que você não usa nessa rede social.

virus_facebook_tibet2

No vídeo abaixo, o usuário pegou o tal vírus e explica como faz para removê-lo da máquina. No caso dele, o script se apresenta como um plugin no Chrome sob o nome de “Windows Media Player Extensions for HTML5”:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/Fra48czBWgc” frameborder=”0″ allowfullscreen]

E o tal extrato, existe mesmo?

O extrato citado existe e (dizem) que é extraído do goji berry, uma fruta originária do sul da Ásia (China, Tibete e Índia). Por ser rica em vitamina C e mais uma variedade de aminoácidos e pouquíssima caloria, o goji virou sensação entre os adeptos das dietas.

Mas, conforme sempre avisamos aqui, MUITO CUIDADO COM ESSES PRODUTOS MILAGROSOS! Mesmo que o produto funcionasse, não é nada saudável perder tantos quilos em tão pouco tempo.

Já mostramos aqui no E-farsas que uma dieta equilibrada aliada a exercícios faz com que qualquer um perca peso. Um caso recente é o do professor norte-americano que emagreceu comendo apenas lanches do McDonald’s.

Como já falamos nos parágrafos anteriores, o artigo publicado no Facebook mostra várias capas de revistas sobrepostas para tentar convencer o leitor de que “já que está em várias revistas, deve ser verdade”. No entanto, a revista que está no topo e à mostra é, na verdade, uma edição da revista Boa Forma de fevereiro de 2009 e, como era de se esperar, não fala nada sobre o extrato!

Capa da edição de fevereiro de 2011 da revista Boa Forma! (foto: Divulgação)

Capa da edição de fevereiro de 2009 da revista Boa Forma! (foto: Divulgação)

Alguns espertões, aproveitando a onda de sucesso da frutinha, resolveram ganhar uma graninha em cima dos desavisados criando sites falsos para (não) vender o extrato do goji.

Uma busca na web e encontramos vários sites com essa mesma cara:

Modelo de site que engana o internauta tentando vender um produto que não funciona!

Modelo de site que engana o internauta tentando vender um produto que não funciona!

Numa primeira vista, parece um site de vendas como outro qualquer. Mas uma análise mais detalhada mostra que a página tem as mesmas características daqueles sites falsos que afirmam que uma mãe ganha 16.000 por mês (fraude já pesquisada por nós!).

Nenhum link do site funciona. Os que funcionam, redirecionam o leitor para a página de compra do produto!

A página afirma que a promoção acaba hoje! Não importa o dia em que você visitará o site… Isso dá uma sensação de urgência ao consumidor, que acaba comprando o produto no impulso.

Site afirma que a oferta acaba hoje independente do dia que for visitada!

Site afirma que a oferta acaba hoje independente do dia que for visitada!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Ausência de fontes

As manchetes publicadas no site afirmam que cientistas revelam as propriedades do extrato do goji, mas não cita nomes ou disponibiliza links para essas pesquisas.

Por exemplo, o texto cita um estudo que teria sido feito pelo NBCI (National Center for Biotechnology Information) sobre os benefícios do consumo do extrato. Afirmação essa repetida em diversos sites e blogs que compartilharam textos sobre essa dieta milagrosa. No entanto, que fique bem claro que não houve nenhum estudo sobre o produto que está à venda. Na verdade, em 2011, a NCBI estudou os efeitos positivos do consumo diário da fruta por idosos quanto à melhoria na visão.

Além disso, o centro de biotecnologia estudou outros benefícios do consumo da fruta, não do seu extrato, que está à venda!

Um trecho do “artigo” afirma que:

Com esses resultados, a comunidade científica internacional considera [nome do produto] um dos maiores avanços no campo do controle do peso nos últimos anos.

Com quais resultados? Onde estão esses resultados? Não há links para validar essas afirmações!

Falácias para enganar o consumidor

O texto usa de algumas técnicas clássicas para tentar enganar o futuro comprador: Inicia o artigo falando que o produto vem de um conhecimento milenar (falácia do apelo à antiguidade) e, mais adiante, afirma que o produto tem o que há de mais moderno na ciência (falácia do apelo à novidade). Além disso, afirma que muita gente famosa está usando.

O extrato ainda, segundo o site que tenta empurrá-lo para você a todo custo, possui outras qualidades “testadas” e “comprovadas”:

  1. Auxilia na perda de peso
  2. Combate a celulite
  3. Reduz a flacidez
  4. Reduz o colesterol ruim (LDL) do sangue
  5. Aumenta[m] a energia e o desempenho físico
  6. Evita o envelhecimento dos tecidos

Nossa! Tantas qualidades assim e reunidas em um único produto? É bom demais pra ser verdade!

Seria… Se fosse verdade! Mas não é!

As fotos usadas no site

Fotos de “antes e depois” são recursos sempre usados por charlatões para tentar justificar a eficácia (e o alto valor) do produto à venda. No caso, as fotografias são encontradas facilmente na web e não são de pessoas que consumiram o extrato de goji.

A “Juliana Paiva”, por exemplo, exibe sua boa forma e garante que perdeu 7 quilos depois que começou a tomar o extrato de goji. No entanto, as fotos da moça já circulam pela web há anos, como podemos ver nesse site sobre exercícios físicos em russo, ou nesse, em fevereiro de 2013, nesse blog sobre motivação em maio de 2012, ou nesse site que vende produtos para emagrecer na África do Sul. Aliás, essa foto é muito usada em diversos sites que vendem produtos para emagrecer!

Moça chamada de "Juliana" não é nem brasileira e não consumiu o produto!

Moça chamada de “Juliana Paiva” não é nem brasileira e não consumiu o produto!

Já a moça chamada de “Juliana Diniz” afirma no site que teria perdido vários quilos depois de passar a consumir o tal extrato de goji. Outra mentira deslavada!

Ela se chama Clara Osborn, uma norte-americana que mora na Califórnia e aceitou o desafio de emagrecer a base de exercícios e dieta equilibrada. Sua rotina foi “documentada” em seu blog pessoal, o See Cupcake Run.

Juliana Diniz é, na verdade, a amricana Clara Osborn e emagreceu com exercícios e um a dieta equilibrada. Nunca consumiu o extrato de goji! (foto: Reprodução/)

Juliana Diniz é, na verdade, a amricana Clara Osborn e emagreceu com exercícios e um a dieta equilibrada. Nunca consumiu o extrato de goji! (foto: Reprodução/See Cupcake Run)

Nada no blog da moça menciona o uso do extrato de goji! Estranho, né?

O vídeo abaixo foi gravado em janeiro de 2013, aniversário de 50 anos do Vigilantes do Peso (organização na qual Clara é membro). Nele, Clara fala sobre a sua vitória de ter perdido 25 quilos:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/L0agt0msVLo” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Curtidas e comentários fixos

A qualquer momento que você entrar no site que vende o tal produto milagroso, ele sempre exibirá a mesma quantidade de “curtidas” que ele, supostamente, teve no Facebook: 207.049 pessoas curtiram isso! Claro que não… Esse número foi colocado ali apenas para dar uma sensação de que muita gente está gostando do extrato!

A página também afirma que o produto está registrado na ANVISA. Uma busca no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária diz o contrário: Nada encontrado para esse produto!

Note também que a quantidade de comentários é fixa e todos os comentários só falam bem do extrato! Se você tentar escrever algum comentário novo, o sistema não aceita.

virus_facebook_tibet5

Além disso, a página que analisamos foi criada em março de 2013 e podemos ver comentários que teriam sido publicados em 2011, dois anos antes da página existir. O domínio que pesquisamos não possui nem o nome do responsável, CNPJ da empresa ou qualquer dado que comprove a idoneidade da empresa!

Por fim, a facada

Ao final de tanta baboseira, a página tenta arrancar o dinheiro dos desavisados: 2 frascos do extrato milagroso: R$ 98,90. Segundo o que diz no site, você economiza R$ 85,90. Tá com vontade de jogar seu dinheiro fora?

Conclusão

O goji é uma fruta rica em vitaminas e pode ajudar a compor uma dieta que favorece a perda de peso, mas não acredite que um extrato da fruta que é vendido por qualquer espertalhão vai fazer você emagrecer. Toda dieta equilibrada deve ser seguida de exercícios físicos. Todo cuidado com o seu corpo é pouco!

Continue lendo
61 Comentários

61 Comments

  1. Alexandre Aguiar

    21 de janeiro de 2014 em 13:08

    Pilantragem da grossa. Mas, lamentavelmente, há ainda quem caia nisso.

  2. Mokujin

    28 de janeiro de 2014 em 16:17

    Esse extrato funciona pra emagrecer o mesmo tanto que o Turbo Force funciona pra ficar forte.

    Nada.

  3. D. R.

    14 de fevereiro de 2014 em 14:41

    O mais ABSURDO em tudo isso é que o GOVERNO não toma NENHUMA PROVIDÊNCIA!

    Qualquer “ladrão de galinha” que rouba um carteira ou uma cerveja no supermercado vai preso. Agora, com esses charlatões, esses “vendedores de óleo de cobra” ,simplesmente, não acontece nada! E nem com as TVs, rádios, revistas, sites, blogs, artistas e gente famosa, que ganham fortunas com essas propagandas enganosas!

    Há quantos anos aquele tal de Francisco Alves vem anunciando xampu contra calvície, esses emagrecedores mágicos, essas máquinas de fritura a ar quente, esses ômega 3, essas cartilagem de tubarão, esses cremes São Luiz (até em rede de TV católica) da vida, esses pastores pedindo dinheiro e fazendo curandeirismo na TV, etc., etc, etc.?

    Será que a dona Dilma, ninguém do Governo, nenhum governador, nenhum desembargador, nenhum juiz, nenhum promotor, assiste televisão, ouve rádio, lê revistas e jornais ou acessa a Internet?

    Cadê a Anvisa, cadê a CONAR, cadê o PROCON, cadê a Polícia Federal?

    Basta dar uma pesquisada no Google!!!

    Ou será que eles também ganham algo encima disso?

    Mas, o mundo é dos espertos mesmo e no Brasil é assim:

    BOBEOU, DANÇOU!

  4. Jorge Lima

    28 de maio de 2014 em 16:31

    ENTREI NESSA FARSA. COMPREI DIVERSOS FRASCOS DO PRODUTO DE UMA SÓ VEZ. JÁ FAZ MAIS DE CINCO MESES E, COMO GOSTO DE TOMAR UMA CERVEJINHA, ATÉ AGORA ZERO DE EMAGRECIMENTO. E ZERO PARA ESTA PROPAGANDA, CLARO. PURO ENGANO. CUIDADO PARA NÃO CAIR TAMBÉM.

    • rafael

      25 de março de 2015 em 16:50

      Isto explica o porque de tantos espertalhoes, pois tem um numero imenso de burros que AINDA CAEM NESTES GOLPES INFANTIS E ARCAICOS.

  5. rogerio

    11 de maio de 2015 em 13:09

    muito boa essa materia

  6. rogerio

    11 de maio de 2015 em 13:10

    muito boa esta materia

  7. Carlos

    31 de julho de 2015 em 0:34

    Olha, dessa realmente eu não sabia, temos que realmente ficar atentos, e valeu por indicar como remover essa praga, emagrece rápido? Pffff Eu só conheço uma maneira, exercícios intervalados de alta intensidade, no qual eu publiquei um artigo no meu blog a algum tempo. 🙂

  8. Julia

    31 de julho de 2015 em 0:51

    Realmente, as vezes parecem que estão cada vez mais caindo em golpes e acreditando em qualquer coisa que colocam na frente delas, e isso me irrita muito, eu comecei a praticar yoga, pois sou uma pessoa muito irritada, e agora consigo me controlar melhor, mas isso não tem a nada a ver com o contexto, mas agora já foi.. kkk

  9. Lilian

    19 de agosto de 2015 em 17:40

    Matéria excelente!!! Parabéns a propaganda é tão massiva, que realmente você até que é verdade! Você detalhou tudo muito bem! Parabéns!

  10. Marques

    25 de agosto de 2015 em 22:26

    É um absurdo esse tipo de propaganda. O número de pessoas que caem nesse tipo de pilantragem é enorme. Pessoas se aproveitam do desespero do outro para contar mentiras.

  11. Augusto

    16 de setembro de 2015 em 8:26

    Olha, eu comprei um extrato de goji. Posso dizer que, em 2 semanas, emagreci um pouco. Mas um sinal claro é que estou percebendo que não tenho fome. Me alimento 3x/dia, sem exageros, sendo que nunca tive hora pra comer nem media tamanho do prato. Mas faço isso não por disciplina, é porque realmente não sinto mais aquela fome de antes. Ta me ajudando bastante.

  12. Henrique

    3 de outubro de 2015 em 12:20

    Parabéns pela matéria, ela se torna bastante esclarecedora. Pela data de publicação da matéria e da minha postagem dá pra perceber que o golpe continua sendo executado. Quanto as pessoas que caem em golpes não as culpo, pois vai depender de sua fragilidade naquele momento e convenhamos que temos golpes no mercado para todos os gostos. Também devemos considerar o efeito placebo para as pessoas que fazem uso do produto.
    Mas o que realmente me chama a atenção é a ausência do estado na fiscalização destas ofertas que são claramente enganosas, mesmo com a lei da internet, estes agem livremente por tempo indeterminado. Como tudo que se torna engodo neste país, a ausência do estado (fiscalização com punição exemplar e divulgada na mídia) é a principal causa dos golpes.
    No Brasil temos que ser especialistas em tudo, desde reconhecer dinheiro falso até como funciona sistemas específicos de mercados financeiros.

  13. girleide barros

    11 de outubro de 2015 em 13:41

    Realmente muita gente cai nesses golpes.é lamentavel…

  14. João Carlos

    11 de outubro de 2015 em 17:09

    Realmente não dá para confiar nestes produtos milagrosos que prometem emagrecer muitos kilos em pouco tempo. É necessário que as pessoas busquem informações de qualidade a respeito do assunto, de preferência com profissionais qualificados da área de saúde.

  15. Giliard

    28 de outubro de 2015 em 23:54

    O mundo online é cheiro de arapucas, não se deve confiar em tudo que se ver por ai, isso acontece também em revistas, televisão radio e outros meios de comunicação.
    um exemplo foi de um publicação em revista falando da dieta do chocolate, pó muitas mulheres seguiram essa dieta e se frustaram muito.

  16. Marcio

    11 de novembro de 2015 em 22:11

    Isso é um absurdo ficam usando artista e a mídia para enganar os consumidores.

    • Eu™

      22 de fevereiro de 2016 em 10:33

      Ah vá, sério? Você nasceu quando, ontem?

  17. Lari Viviane

    13 de janeiro de 2016 em 2:33

    Olha pessoal eu conheço 2 pessoas que tomaram o tal extrato de Goji Berry e conseguiram sim perder alguns quilos,mas combinado com exercícios físicos e mudança nos hábitos alimentares,nada realmente sozinho faz milagres

    • Eu™

      22 de fevereiro de 2016 em 10:32

      Se essas 2 pessoas tivessem tomado apenas água ao invés do extrato, e continuassem com os exercícios físicos e mudanças nos hábitos alimentares, também perderiam os mesmos quilos.

    • Cris

      28 de abril de 2016 em 10:16

      Ainda pode haver o efeito placebo né?!

  18. Katia

    14 de fevereiro de 2016 em 14:47

    O que o tem a dizer sobre o slim caps propagandeado pela Solange Frazão? Será também uma farsa? Aguardo.

  19. ROSILENE

    22 de fevereiro de 2016 em 9:56

    Eu comprei, logo q vi o absurdo de frete 40 reais e 26 de seguro eu dessistir pedi q o BB nso autorizasse só q veio uma parcela no meu extrato .e nada da fruta chegar.quero uma explicacao

    • Eu™

      22 de fevereiro de 2016 em 10:30

      Eu tenho uma explicação: você é burra.

      • Ana Carolina

        21 de fevereiro de 2017 em 10:31

        Não há necessidade alguma de comentários deste nível.

  20. maria

    23 de fevereiro de 2016 em 10:15

    nossa. ainda bem que aqui avisou. que ruim essas pessoas fazendo isso

  21. Daniel

    16 de março de 2016 em 23:06

    muito bom o artigo, me ajudou bastante.

  22. Guilherme Silveira

    26 de abril de 2016 em 22:34

    É impressionante como muitos ainda acreditam nessas coisas. Perder peso é possível, mas com um combinado de alimentação saudável com exercícios. Cuidado com os que prometem milagres!

  23. Cristiane Senna

    27 de abril de 2016 em 14:33

    Esses golpistas não param, brincão com a saúde de terceiros sem nenhuma responsabilidade.
    O duro que qualquer medicamento pode ter efeitos placebos, por isso que pode haver testemunhos aprovando o resultado.
    Mas a dica é sempre procurar um profissional para indicar uma dieta e exercícios para emagrecer, pois infelizmente não existe magica nesse assunto =/

  24. deise

    28 de abril de 2016 em 21:54

    nossa é impressionante como as pessoas gostam de agir de má fé , ainda bem que foi descoberto esse golpe, muito chato tudo isso.

  25. Roberto De Lucca

    22 de maio de 2016 em 15:38

    Infelizmente essa industria é movida por grana, muitos só pensam em enganar aqueles que realmente precisam.
    Obrigado e-farsa por essas matérias.

  26. Pingback: Saiba como Dietas podem DESTRUIR a sua saúde Emocional

  27. Deise

    30 de maio de 2016 em 6:16

    Parabéns pela matéria .muito boa,fico muito chateada quando vejo pessoas dando golpes na interney

  28. andre lima

    7 de junho de 2016 em 9:41

    Kkkkk e galera emagrecer e asssim na vontade e na raca e nao ne remedim de net o golpista da golpe ne quem qer ser mas esperto se os medicos manda voce alimentar balanciado e fazer caminhada exercicio cmo remedio vai fazer milagre nen registro na anviza tem pera ai ne gente soh cai que qer

  29. André Miranda

    9 de julho de 2016 em 18:01

    Infelizmente, tem acontecido isso,

    A indústria farmacêutica nos trata não como paciente, mas sim como clientes,

    ela faturam milhóes com a venda de medicamentos,

    É lamentável essa situação.

    • Lucho

      10 de julho de 2016 em 16:50

      Maldita inclusão tecnológica – inclusão digital é exame de próstata.

      Foi popularizar a Internet, permitiu que aberrações como essa tivesse conexão com a Internet. Era tão bom quando quase ninguém tinha Internet

  30. Suely

    20 de julho de 2016 em 11:00

    Eu também cai nessa, cheguei a curtir e compartilhar… temos que ter cuidado com essas que aparece por ai..

  31. Valdeci

    27 de julho de 2016 em 13:52

    Realmente esta fruta não faz milagre do emagrecimento, isto não existe. Talvez com uma dieta e uma atividade física ela dê uma pequena ajuda, não espere muito. se quiser tentar fique a vontade mas não gaste muito dinheiro fora. Talvez ela seja apenas uma fonte de vitamina c e sais minerais.

  32. Bruno Nutricionista

    18 de agosto de 2016 em 14:14

    As pessoas infelizmente se deixam levar por informações falsas na Internet. Ainda bem que o site de vocês faz um trabalho sério para mostrar ao povo o que é e o que não é verdade. Parabéns!

  33. Bruna

    13 de setembro de 2016 em 16:04

    O problema é que cada vez mais, as pessoas estão acreditando em “milagres”. Claro que a magica da apresentação consegue sim iludir as pessoas, mas precisamos ficar mais atentas, principalmente com algo que promete muito com pouco esforço. Muito esclarecer esse artigo 🙂

  34. Jaco

    28 de setembro de 2016 em 15:45

    Matèria bem esclarecedora!
    Agora Convem examinar a fundo as informações para ver se são absurdas.

  35. Dr Gourman

    12 de outubro de 2016 em 20:06

    É sério? Fico impressionado com esse tipo coisa.
    Espero que esta informação não tenha procedência, caso contrário, é um absurdo!

  36. Wanderley

    24 de outubro de 2016 em 14:37

    Grande parte da população sofre de ansiedade por motivos variados. Aumentar o peso é muito fácil, porém para o contrário exige uma força brutal com grandes doses de persistência e determinação.
    Ninguém engorda muito em questão de dias ou semanas… então como iremos fazer o processo inverso, ou seja, emagrecer de forma altamente acelerada?
    Tudo exige uma parte do nosso tempo, incluindo emagrecer!

  37. Marcos Gomes

    15 de novembro de 2016 em 12:16

    Isso estava aparecendo direto, e apesar de antiga a postagem, até hoje vejo anunciando. Cuidado por brincar com a saúde! É um absurdo!

  38. Gabriel

    5 de dezembro de 2016 em 14:44

    Ótimas informações que nos ajudam a avaliar se realmente o produto é bom ou é uma farsa, porém entendi que o produto é rico em vitaminas e realmente ajuda no emagrecimento, porém precisamos ter cuidado com a forma que ele é comercializado, pois como o artigo mesmo informa, não é natural uma pessoa emagrecer tanto em pouco tempo.

  39. Isabel

    9 de dezembro de 2016 em 23:32

    Emagrecer nem sempre é fácil, alguns produtos naturais podem ajudar quando fazemos um estilo de vida saudável. Devemos ter algum cuidado com a nossa alimentação e fazer algum exercício regularmente. Acredito que é a chave para qualquer pessoa começar a perder algum peso.

  40. Lucho

    10 de dezembro de 2016 em 11:22

    É claro que emagrece. Desde que a pessoa tenha uma alimentação balanceada e faça exercícios físicos regularmente.

    Funciona da mesma maneira que a pílula de matar sede, que funciona se a pessoa ingerir com dois copos d’água. Ou então da mesma maneira que a pílula para ficar mais inteligente que funciona se a pessoa estudar direito, todo dia e ler mais constantemente. Ou então da mesma maneira que um certo comprimido azul e branco que cura câncer, desde que acompanhado do tratamento adequado.

    Ou então homeopatia para gado, que funciona desde que o gado seja vacinado regularmente (e isso foi reportagem da Globo).

  41. Luiz

    19 de dezembro de 2016 em 18:28

    Ajudou muito!
    Gratidão!

  42. Kleber

    26 de janeiro de 2017 em 20:50

    É bom sempre desconfiar desses metodos milagrosos. Na dúvida venham pesquisar aqui que sempre tem post desmintindo e revelando os mitos kkkkkk

  43. Anderson

    26 de janeiro de 2017 em 20:52

    É bom sempre desconfiar desses produtos milagrosos, não existe mágica meu povo. O Bom é que temos este site que ajuda a desmentir esses fatos cabulosos kkkkk

  44. jéssica

    26 de janeiro de 2017 em 22:37

    Muito bom saber. Estava pesquisando sobre isso.

  45. Marina

    8 de fevereiro de 2017 em 19:08

    Pesquisando sobre isso na internet e menos mal encontrei este blog. Sabe recebi um email esta semana falando desse milagre, mas na hora desconfiei. Pelas dúvidas investiguei e confirmei as suspeitas. Povo não tem o que fazer, e olha que já é bem velha. Enfim, semre bom pesquisar.

  46. Cleuza

    12 de março de 2017 em 17:05

    Uma verdadeira farsa para enganar o povo deveria a polícia prender esse bandidos

  47. Edu

    5 de abril de 2017 em 16:43

    Esses caras se dão bem por que as pessoas tem esse desejo é o mesmo o lance do bilhete de loteria que os golpstas aplicam pelas cidades do Brasil e as pessoas sempre caem por tem o desejo de ganhar dinheiro fácil o mesmo com emagrecer rápdo e sem esforço. É uma pena que quem paga o pato e fruta que é muito boa para a saúde e acaba ficando com a imagem de que não presta.

  48. Mauricio dias sabino

    7 de abril de 2017 em 11:54

    adorei o artigo me ajudou muito e creio que abrirá o olho de várias pessoas em relação á esse “milagroso” produto

  49. Pingback: Xuxa é vítima de fraude e noticia falsa sobre produto para emagrecer - Portal Costa Oeste

  50. Xisto

    7 de maio de 2017 em 0:11

    Temos que sempre tomar cuidados com golpes, estão cada vez aumentando mais na internet, ótimo artigo.

  51. Xisto

    26 de maio de 2017 em 0:50

    Parabéns a vocês pelas matéria bem esclarecedora.

  52. Joaquim

    26 de maio de 2017 em 0:52

    Parabéns pelo artigo.

  53. Cardapio low carb para secar

    26 de setembro de 2018 em 8:30

    Otimo artigo, é isso ai

  54. Aline

    27 de março de 2019 em 12:37

    Muito bom o artigo!

    É preciso tomar muito cuidado na internet …assim como na vida real offline fora da internet existem pessoas q querem tirar vantagens…ma internet não é diferente.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo