Conecte com a gente

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

É verdade que um professor emagreceu 16 kg só comendo no McDonald´s?

Saúde

É verdade que um professor emagreceu 16 kg só comendo no McDonald´s?

Um professor norte-americano afirma ter perdido 16 kg depois de comer apenas no McDonald’s por 90 dias! Será possível?

A notícia surgiu em diversos sites na segunda semana de janeiro de 2014. Um professor de ciências em Iowa (EUA) afirmou que emagreceu 16 quilos depois de se alimentar exclusivamente de lanches da cadeia de lanchonetes McDonald’s por 90 dias!

John Cisna teria dito à imprensa que se inspirou no documentário “Supersize Me”, de 2004, onde o cineasta Morgan Spurlock relata como é passar um mês se alimentando apenas de hambúrgueres das lanchonetes dos Arcos Dourados. A diferença entre o professor de ciências e o cineasta é que no caso do Supersize Me, Morgan engordou absurdamente enquanto que John Cisna (o professor) não só emagreceu como também teve seus níveis de colesterol reduzidos de 249 para 170.

Mas será que essa história é real? É possível emagrecer somente comendo no McDonald’s?

Professor de ciências afirma ter emagrecido comendo apenas lanches do McDonald's. Será verdade? (foto: reprodução/YouTube)

Professor de ciências afirma ter emagrecido comendo apenas lanches do McDonald’s. Será verdade? (foto: reprodução/YouTube) 

Verdadeiro ou falso?

A história é real, mas antes que você saia feito um louco comendo todos os lanches que vir por aí, precisamos aqui deixar bem claras algumas questões:

Esse não é um experimento científico

Apesar do americano John Cisna ser um professor de ciências, seu experimento não tem nada de científico. Para provar que hambúrgueres de lanchonete emagrecem mesmo, seria preciso fazer testes com grupos de pessoas usando o método científico. Quanto mais voluntários, melhor!

Funciona assim: Os pesquisadores separam dois grupos de voluntários e aplicam o teste “duplo-cego” em ambos. Um grupo passa semanas se alimentando apenas de lanche do McDonald’s e outro passa o mesmo período comendo outros alimentos (para esse grupo, os pesquisadores teriam que fazer com que não haja diferença entre a comida da lanchonete e a comida “normal”). Chama-se teste “duplo-cego” porque tanto quem está aplicando o teste quanto quem está sendo testado não pode saber qual é uma comida ou outra (dessa forma, evita-se que fiquem sugestionados e isso atrapalharia os testes).

Outra coisa que influenciaria nos resultados é que ambos os grupos não poderiam fazer nenhum tipo de exercício (ou fazer exercícios semelhantes para que queimem quantidades equiparadas de calorias).

Ao final do experimento, dezenas de testes devem ser feitos para se verificar em qual dos grupos houve mesmo uma perda de peso significativa e se essa perda de peso ocorreu de forma que não tenha causado nenhum dano aos voluntários.

O experimento não teve nenhum acompanhamento

O professor só revelou que havia feito o experimento em seu próprio corpo ao final dos 90 dias de testes. Ninguém acompanhou a aventura de John Cisna além de três de seus alunos, que ajudaram a elaborar o cardápio do professor.

Apesar de funcionários de algumas das lanchonetes do McDonald’s terem fornecido lanches de graça ao professor, a “alta cúpula” da rede de fast-food afirma não ter conhecimento da experiência que Cisna vinha fazendo há 90 dias. O Dr. Cindy Goody – diretor sênior de Nutrição do McDonald´s nos Estados Unidos – enviou uma carta ao “novo magro”, parabenizando-o pela perda de peso e pela melhoria da sua saúde, mas adverte que uma boa alimentação deve ser complementada com exercícios físicos e hábitos saudáveis.

Como foi possível emagrecer comendo hambúrgueres?

O segredo de John Cisna está na quantidade de calorias ingeridas por dia. Enquanto que Morgan Spurlock comia tudo que podia aguentar em Supersize Me, Cisna estipulou que comeria apenas 2.000 calorias diárias. É de se esperar que consumindo mais do que se come, a pessoa vai emagrecer, né?

O Huffington Post explica que o professor não saiu comendo tudo o que bem entendia durante seu período de dieta. Ele e três de seus alunos elaboraram um cardápio com algumas das comidas menos calóricas do McDonald’s, distribuídas da seguinte forma:

  • Café da manha: Suco de frutas, Sausage Burrito e Fruit e Maple Oatmeal
  • Almoço: Frutas e Iogurte Parfait, salada Southwest Premium e fatias de maçã
  • Jantar: Diet Coke, sanduíche de Frango Grelhado, Sundae e batatas fritas (da pequena)

Quando estava perto de completar os noventa dias de “regime”, John pediu para que os alunos o deixassem escolher alimentos mais calóricos e ele, enfim, pode comer alguns hambúrgueres mais gordurosos. Isso foi apenas nos últimos dias da sua dieta maluca!

Outro detalhe ocultado da maioria das publicações na internet é que o professor começou a levar uma vida mais saudável. Desde o início do “experimento”, John Cisna passou a fazer caminhadas diárias de 45 minutos. Com certeza, isso ajudou muito na boa forma do homem.

Jonh Cisna passou a fazer 45 minutos de caminhada todos os dias. O exercício também ajudou na boa forma do professor! (foto: Reprodução/YouTube)

Jonh Cisna passou a fazer 45 minutos de caminhada todos os dias. O exercício também ajudou na boa forma do professor! (foto: Reprodução/YouTube)

O Huffington Post explica que o professor irá continuar por mais 90 dias seus testes, mas agora irá também acrescentar mais exercícios à sua rotina. Levantamento de peso, corrida e basquete já começaram a fazer parte do dia-a-dia de John Cisna que, aliás, disse em entrevista que já não aguenta mais só comer lanches do MacDonald’s!

Conclusão

A história é parcialmente real, pois o professor realmente emagreceu comendo somente lanches do McDonald’s, mas apenas consumia uma quantidade limitada de calorias e passou a fazer exercícios físicos diariamente. Não tente fazer isso em casa, hein? Não brinque com a sua saúde.

Continue lendo
30 Comentários

30 Comments

  1. Lucas

    10 de janeiro de 2014 em 22:28

    Comi muito mais calorias que ele e emagreci 5 kg em 14 dias…… Mas eu estava fazendo treking e escalando nos andes. O que vale é o balanço de massa final….. O cara comeu poucas calorias (2000 é menos que as 2500 que um humano saudável consome em média) e começou a fazer exercícios. É claro que ia emagrecer. E ainda escolheu os lanches menos caloricos. É claro que ia emagrecer……

    • Gilmar Lopes

      10 de janeiro de 2014 em 22:30

      É bom que isso fique bem claro senão vai ter um monte de gente indo pro McDonald’s encher a pança porque leu na internet que isso emagrece! 🙂

      • ANARC

        11 de junho de 2014 em 16:00

        IDIOTA FASCISTA!!!

        • Gilmar Lopes

          11 de junho de 2014 em 16:03

          Não entendi a ofensa! O que houve?

    • Lucho

      11 de janeiro de 2014 em 8:15

      Comendo a quantidade de calorias recomendada, comendo os lanches menos calóricos e ainda por cima fazendo caminhada todo santo dia.

      Assim qualquer um consegue emagrecer comendo junk food.

  2. Bruno Basso

    11 de janeiro de 2014 em 20:56

    Mas ai é que tá a mensagem desse professor! Para emagrecer, você não precisa comer o que não gosta e nem fazer dietas malucas. É uma simples questão de matemática. Você controla o número de calorias e faz um exercicio regularmente, e ai é só questão de tempo!

    • Juh

      16 de janeiro de 2014 em 22:17

      Exatamente!

  3. Giu

    13 de janeiro de 2014 em 11:14

    O cara era gordo e feio agora ele esta magro e feio

  4. Lugar Certo Imóveis

    16 de janeiro de 2014 em 15:24

    Tá Explicado !

  5. Alex

    27 de abril de 2015 em 1:34

    Antes ele também comia no Burger King, no KFC, no Pizza Hut….

  6. Alex Finch

    23 de agosto de 2015 em 13:19

    Bem, pelo que eu entendi, ele controlou a alimentação e passou a fazer exercícios físicos. Apenas escolheu um fast food para fazer suas refeições.
    Por isso eu acho que não importa onde você come e, sim, como e o quê você come e, principalmente se leva uma vida sedentária ou não.

  7. Marques

    25 de agosto de 2015 em 23:54

    Qualquer um que se limita a poucas calorias e exercício físico emagrece. A dieta dela era basicamente comida saudável, frutas e alimentos leves.

  8. maluq48

    2 de setembro de 2015 em 12:57

    Achei o teste legal, ele consumiu frango, iogurte, frutas e ainda passou a fazer exercícios. O fato de ele não ter ingerido, apenas coisas ruins, fez uma grande difereçna.

  9. Alex Costa

    11 de outubro de 2015 em 17:01

    Surpreendente este artigo, mas acredito que com uma alimentação estratégica e prática de exercícios físicos, é possível não só emagrecer rapidamente como também ganhar massa muscular.

  10. Renata

    1 de novembro de 2015 em 16:21

    O segredo para emagrecer esta na forma que você exercia seu corpo, mesmo comendo algumas comidas calóricas eu consegui emagrecer 6kg apenas como exercícios de alta intensidade.

  11. Vanessa

    3 de dezembro de 2015 em 9:55

    É fato que uma alimentação acompanhada com exercícios físicos e uma dieta balanceada qualquer um consegue emagrecer assim não fez diferença alguma comer ou não no McDonald’s.

  12. Paulo Slim

    29 de dezembro de 2015 em 13:19

    O dia que alguém emagrecer apenas comendo lanches tão calóricos quanto os do MCDonalds o mundo estará pronto para acabar.
    Infelizmente precisamos ter uma dieta balanceada e treinar todos os dias para que nosso corpo não enfrente os problemas de saúde que tantas pessoas tem enfrentado.

    Um abraço

  13. Lucas

    16 de janeiro de 2016 em 10:12

    Acho que pode até mesmo emagrecer desde que faça exercícios físicos.Sempre fui magro e comia muito, porém praticava muitos exercícios o que me impedia de engordar.

    Se você come muito porém se gasta muito mais energia do que as calorias ingeridas, então pode-se manter o peso ou até mesmo emagrecer.

  14. Rosi Feliciano

    24 de março de 2016 em 0:44

    É óbvio que comendo menos calorias do que sua necessidade diária e ainda fazendo caminhadas ele iria emagrecer, independente do tipo de comida, neste caso comer lanches do Mac, não significa nada pois ele iria emagrecer da mesma forma se comesse Burger King ou qualquer outra comida calórica desde que não ingerisse mais de 2 mil calorias dia….

  15. Michelle

    27 de março de 2016 em 18:59

    Só pode ser enganação da mc’donalsds para vende mais

  16. Igor Damasceno

    29 de março de 2016 em 8:34

    Moral da história: não vale a pena abrir mão de alimentos saudáveis para aderir a uma quantidade calórica de hambúrguer para tentar perder peso. Você pode até emagrecer, mas não de forma saudável e correta.

  17. Claudia

    4 de maio de 2016 em 21:24

    Acho que o que manteve a boa saúde dele, foi a prática de exercícios. O corpo funciona melhor e consegue eliminar boa parte das porcarias que ele comeu, apesar de ter alguns produtos “naturais” (?!?!).
    Mas como cada corpo é diferente do outro, as reações também são.
    Achei uma experiência interessante.

  18. Alex B.

    27 de julho de 2016 em 10:23

    Éh… Talvez isso seja possível, acho que ele analisou os hamburguês, e fez um controle de calorias, e aliou isso a pratica de exercícios, com isso conseguiu emagrecer, mas isso é bem louco..

  19. Maicon Salinas

    16 de agosto de 2016 em 18:00

    Isso é simples de se explicar. O fato é que o hamburguer, embora não seja considerado saudável,possui poucos carboidratos. Portanto se uma pessoa se alimenta somente disso não consumindo carboidratos certamente emagrecerá.

  20. Gustavo

    31 de agosto de 2016 em 23:38

    O emagrecimento é multifatorial e multidisciplinar. Enquanto essas abordagens existirem, através de dietas restritivas (McDonalds nem se fala..) o efeito sanfona permeará. É preciso um trabalho consistente e sustentável.

  21. Camila Reis

    15 de setembro de 2016 em 15:45

    Não acredito nem um pouco nisso. Imagina comer tudo isso e emagrecer ainda. Só pode ser o MC fazendo propaganda para vender mais

  22. Thiago

    21 de novembro de 2016 em 15:56

    Adoro MacDonald´s. Mas fazer uma dieta a base de hamburguês acho um pouco arriscada, Muitos casos existem falando que o MacDonalds não bem para saúde semelhante aos seus concorrentes no mercado. Como no máximo uma vez ao mês.

  23. Camila Silva

    17 de dezembro de 2016 em 17:03

    Eu acredito que isso é puro marketing da Mc’Donald’s, sei la… se eu comer amburguer durante uma semana viro uma baleia kkk…

  24. Xisto

    26 de maio de 2017 em 0:48

    Muito interessante essa história, mais uma excessão.

  25. Fernanda

    14 de julho de 2018 em 12:03

    Sinceramente não acredito muito nessa história!

    Emagreceu comendo hamburguer kk essa é mais uma história pra boi dormir rs

    Jogada de marketing de MC…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo