Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Pirâmides estão emitindo raios de luz em direção ao espaço?

Conspirações

Pirâmides estão emitindo raios de luz em direção ao espaço?

Será verdadeira essa notícia que afirma que inúmeras pirâmides estão emitindo feixes de luz em direção ao espaço? Descubra a verdade aqui no E-farsas!

A notícia apareceu no dia 26 de janeiro de 2014, mas a imagem que ilustra a matéria circula pela web desde 2012. Nela podemos ver uma pirâmide que foi o templo do deus maia Kukulkan com um enorme feixe de luz saindo de seu topo e indo em direção ao céu.

O texto que acompanha a foto afirma que cientistas estariam conseguindo medir emissões de energia saindo do topo de diversas pirâmides no mundo todo e que o fato estaria ocorrendo simultaneamente!

Será que essa notícia é real? Que tipo de fenômeno seria esse?

Pirâmides estariam emitindo luzes em direção ao céu! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

Pirâmides estariam emitindo luzes em direção ao céu! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

A notícia é falsa, mas a foto é real!

Em 2009, Hector Siliezar visitou a antiga cidade maia de Chichen Itza com sua família e usou seu iPhone para tirar algumas fotos de uma pirâmide chamada El Castillo (o templo sagrado do deus Kukulkan). Depois de conseguir fotografar suas filhas na frente da pirâmide (bem no momento em que três raios caíram próximos ao templo), Siliezar ficou surpreso ao ver que ele também tinha capturado o que parecia ser um feixe de luz apontando para cima da pirâmide em direção aos céus!

Reprodução

Foto: Reprodução/Hector Siliezar

Análises feitas na imagem mostraram que, aparentemente, não houve nenhuma adulteração na fotografia. O que deixou muita gente intrigada com o fenômeno.

Como o assunto só veio à tona em 2012, vários fóruns, sites e blogs começaram a associar o acontecimento a algum tipo de aviso sobre o possível fim do mundo (“previsto” pelos maias para ter ocorrido no dia 21 de dezembro de 2012).

Claro que, como ele próprio afirmou em uma entrevista ao site Earthfiles, nenhum dos presentes realmente viu as luzes lá, ao vivo! O feixe de luz somente pode ser visto na foto capturada pelas lentes do iPhone e apenas naquele momento em que Siliezar conseguiu fotografar os relâmpagos. Em fotos anteriores e posteriores nada foi visto…

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Fotografias tiradas segundos antes e durante os relâmpagos (Fotos: Reprodução/Hector Siliezar)

Fotografias tiradas segundos antes e durante os relâmpagos (Fotos: Reprodução/Hector Siliezar)

Falha no iPhone

Isso corrobora com a afirmação de Jonathon Hill, técnico de pesquisas da Mars Space Flight Facility da Universidade Estadual do Arizona, que opera muitas das câmeras utilizadas durante missões a Marte da NASA (O trabalho de Hill é analisar as imagens da superfície marciana feita pelos rovers e satélites, assim como os dados de instrumentos em órbita da Terra da NASA, e é plenamente versado na ampla gama de artefatos de imagem e erros potenciais de equipamentos foto óticos e digitais).

Depois de analisar a imagem, Jonathon Hill disse em entrevista à NBC News que o tal “raio de luz” na foto do templo maia é apenas um caso clássico de como uma distorção em uma imagem surge a partir da forma como as câmeras tratam a luz recebida.

Não é mera coincidência que, das três imagens, o feixe de luz só ocorre na imagem que possui o raio no fundo. A intensidade do relâmpago provavelmente fez com que o sensor CCD da câmera se comportasse de maneira incomum, seja causando uma coluna inteira de pixels para compensar os seus valores ou causar uma reflexão interna lente da câmera que foi gravada pelo sensor.“ – afirmou Hill.

De qualquer forma, o técnico disse que “é realmente uma imagem impressionante!

Passaram-se mais alguns meses e a história voltou e, dessa vez, aumentada um pouquinho e confirmando aquele ditado que diz que “Quem conta um conto aumenta um pouco!”, ou algo assim!

A outra foto

Em alguns sites aqui do Brasil, essa notícia também mostra a foto abaixo:

Pirâmide emitindo raio de luz! (Reprodução/Facebook)

Pirâmide emitindo raio de luz! (Reprodução/Facebook)

É bom esclarecer que essa fotografia é apenas um recorte de uma foto maior de um outdoor instalados em alguns locais na cidade de Sarajevo, capital da Bósnia. Trata-se apenas de uma representação artística feita pelo governo para atrair turistas:

piramide2

Outdoor instalado nas ruas de Sarajevo! (foto: seharle.blogspot.com.br)

Conclusão

Não há nenhuma pirâmide emitindo feixes de luz para os céus. A imagem usada para ilustrar a notícia é real, mas foi tirada em 2009 e é resultado de uma falha no sensor da câmera do iPhone que “não entendeu” a claridade repentina do raio, criando uma coluna de pixels (coincidentemente) bem no topo da pirâmide!

Continue lendo
27 Comentários

27 Comments

  1. André

    30 de janeiro de 2014 em 23:13

    • Gilmar Lopes

      3 de fevereiro de 2014 em 10:40

      Ótimo! Vou acrescentar no artigo. Valeu!

  2. Jorge Luís

    30 de janeiro de 2014 em 23:41

    Show de bola. A explicação foi perfeita. Obrigado por tirar nossas dúvidas. Abraços.

  3. Fabio

    31 de janeiro de 2014 em 9:22

    Eu só queria entender porque alguns querem tanto que o mundo acabe? Lembrando que sempre que é mencionado sobre “fim do mundo”, querem dizer fim da raça humana, não da terra. Esta não depende de nós em nada …. Gilmar, parabéns por mais uma ótima matéria!

    • Alexandre

      4 de fevereiro de 2014 em 22:21

      Ninguem espera que mundo acabe, mas todos esperam por uma renovação ou purgação e que essa agonia e caus que vivemos hoje acabe, mesmo que pra isso 80% da humanidade pereça. O mundo precisa urgente de uma virada drastica, precisamos que essa mentira em que vivemos acabe.

  4. Deborah

    31 de janeiro de 2014 em 12:48

    Eu achei super coincidente. Até demais. Mas acredito.
    E esse aqui, é real?

    http://www.youtube.com/watch?v=t8L5YIv9XcM&feature=youtu.be

  5. Rafael Arpelau

    31 de janeiro de 2014 em 14:23

    A explicação não convence mas precisamos ficar a par dos fatos para tentarmos entender o que nos ocultam …

  6. Lucho

    1 de fevereiro de 2014 em 10:14

    Que coisa mais bizarra.

  7. Carlos Tadao

    1 de fevereiro de 2014 em 10:36

    Interessante e muita coincidencia. Mas as câmeras capturam imagens que não enxergamos, como por exemplo, luz infra-vermelho, isso mesmo, os que sao emitidos pelo controle remoto.
    Peguem uma camera qualquer (digital, pois contem a tela digital) e mirem na saída do infra-vermelho do controle remoto. Tecle qualquer botão. Na tela digital aparecera a luz.
    É também um bom teste do controle remoto.

  8. Alvaro Reis

    3 de fevereiro de 2014 em 16:30

    Coincidências… sempre acontecendo nos locais mais prováveis!

  9. Alexandre Aguiar

    4 de fevereiro de 2014 em 6:47

    Geralmente esse tipo de “fenômeno” ocorre em lugares ou coisas já carregadas de excentricidades. São luzes do Triângulo das Bermudas, feixes de raios saindo de pirâmides, estátuas egipcias que se movem em museus.
    Curioso ainda ninguém observar um táxi voando ou um ônibus lotado no meio de uma cidade sendo atacado por uma nave venusiana.
    Clichês, ora, ora, sempre os clichês.

    • Iluminati Da Depressão

      6 de fevereiro de 2014 em 18:09

      Talvez, sempre ocorram nesses lugares pois esses lugares são especiais justamente por causa dessas coisas…
      Você só vê um leão na vida selvagem na savana africana e não na avenida paulista.

  10. Gera Cappadona

    19 de março de 2014 em 16:41

    Toda autoridade principalmente as americanas sempre tem argumentos exatos para tirar a veracidade de qualquer fato inusitado que acontece no mundo, tudo isso para não causar alarde na população… eles tbm negam de pé junto que não existem vidas extraterrestres mas mesmo assim gastam milhões enviando naves para estudos sobre esse assunto!!! tem algo errado!!! sobre esse caso acho muito estranho a feixe de luz ficar exatamente no centro da pirâmide e se vc aproximar a foto no topo da pirâmide vc vê que o feixe de luz respeita até os tijolos de acabamento da pirâmide não é um simples defeito da câmera

    • Murillo

      3 de março de 2015 em 10:53

      Muito bem apontado. A Camera não conseguiu regular a luz mas conseguiu regular exatamente no limite do topo da piramide sem “borrar” nem um pouquinho a luz por cima da piramide.
      Mas como dizem, pra esse povo se aparecer Deus na frente deles e falar com eles vão inventar mil e uma explicações, provavelmente prefeririam se autodenominarem loucos do que aceitarem o mais obvio. Outro fato engraçado é que nas reportagens sobre relatos de crianças que se lembram de vidas passadas não existe conclusão nenhuma. Não aceitam as provas apresentadas mas tão pouco conseguem provar que é falso.

  11. Lugar Certo Imóveis

    1 de fevereiro de 2015 em 11:58

    Quanta Bobagem Divulgada ! Deveriam utilizar o tempo com coisas produtivas.

  12. Jandilson Bezerra

    6 de abril de 2015 em 11:20

    Bom, explicação é cabível porém não muito convincente, veja que o feixe de luz só aparece no topo da piramide não de ao lado esquerdo ou direito e não corta a imagem de cima abaixo só sai do meio e no topo já que é um problema de processamento na imagem destorção no pixel poria corta a foto to como é como nas câmeras antigas quando uma luz aparecia de um lado para o outro da foto, era problema, ou falha no filme, eu não to aqui afirmando que é outra coisa mas, como falaram ai nos comentários raios infravermelhos realmente podem ser vistos por lentes digitai, eu já testei.

  13. Joao Pedro

    10 de abril de 2015 em 13:34

    QUE RIDICULO!!!!!
    Tem que ser muito trouxa p/ acreditar nisso!!!
    Dá p/ ver claramente que foi montagem. Nem defeito do iphone foi. É só ter o minimo de conhecimento. Isso é a mesma coisa que aquelas pessoas que jogam discos de aluminio para o ceu e fotografam. É para ridicularizar qualquer pesquisa mais seria sobre o assunto.
    R-i-d-i-c-u-l-o

  14. Gustavo

    13 de abril de 2015 em 16:15

    Rapaz existem dois tipos de fanáticos! Que são:

    1 – Os religiosos que são completamente cegos pela religião e se deixam enganar por qualquer coisa que seu líder diga, mesmo que seja um absurdo completo e totalmente contra a tudo que a religião prega; e

    2 – Os CÉTICOS que sem medo nenhum de cair no ridículo abraçam-se a qualquer explicação, mesmo que patética, e dizem-se superiores por acharem ter explicação para tudo.

    O maior exemplo é esta foto. Pela explicação dá pra entender o seguinte… O IPhone viu o raio no fundo e “disse”…

    – Nossa! O que será isso? Tão lindo né? O que será? Bem como eu não sei vou fazer sair um raio de cima da pirâmide que assim fica bem explicadinho! VIDE O TRECHO (é resultado de uma falha no sensor da câmera do iPhone que “não entendeu” a claridade repentina do raio, criando uma coluna de pixels (coincidentemente) bem no topo da pirâmide!).

    Os cético acreditam que podem explicar tudo, mas na verdade buscam mentiras pra eles mesmo. Fogem da única certeza que existe neste mundo e foi dada por um filósofo antigo, eles devem conhecer, que já estão até querendo tirar dele a autoria de tal frase: SÓ SEI QUE NADA SEI.

    A mentira veste-se de muitas roupas e é sempre uma prostituta que engana.

    Abraços

    • Gilmar Lopes

      13 de abril de 2015 em 16:18

      Excelente! O extremismo é sempre perigoso!
      De todas as explicações que encontrei nas minhas pesquisas, essa me pareceu a mais razoável (é claro que ainda há a hipótese do turista ter forjado a imagem digitalmente). Mas, como sempre digo, desconfie de tudo, até mesmo do E-farsas.
      Abração!

  15. Marcelo

    17 de abril de 2015 em 15:45

    Pessoal interessado em saber mais ou passar informações sobre UFO-OVNI é so pedir para add la no face: https://www.facebook.com/groups/1552630984971901/ Vamos divulgar todas as aparições possíveis pois nao vamos nos calar diante do fato ja comprovado.
    Obrigado a todos. Abrs Marcelo.

  16. Orlando Morgan

    29 de abril de 2015 em 22:49

    Eu só acho q pessoas estão despertando, e outras q ficando p trás. Eu lido com um grupo de pessoas muito sérias a nível de pesquisa quanto a espiritualidade, pessoas q esclarecidas, com formação acadêmica, psicólogos, obstetra, filósofos… gente questionadora! Mas que não quis ficar para trás… inquietos por seus questionamentos internos, buscaram respostas no seu íntimo… e o que encontraram foi a alma cheia de respostas quanto os mistérios velados pelo medo e a ignorância. Saiam dos seus avatares, e verifiquem com os próprios olhos! Projeciologia e Consciênciologia. Há um novo mundo surgindo… abra os olhos… 5˚ Dimensão está aí.

  17. GJ

    21 de maio de 2015 em 18:39

    @Orlando Morgan

    Eu não me importo de ser passado para trás, já existem superdotados (sim, a ciência já provou que NINGUÉM nasce igual) e (o que mais invejo) gente tão rica que não precisa nem trabalhar, se assim quiser.

    Essa sua turminha pode me “passar para trás” a vontade que eu, sinceramente, não me importo.

  18. Daniel

    24 de junho de 2015 em 10:51

    Robô Curiosity flagra ‘pirâmide’ em Marte e fomenta discussões sobre vida no planeta. Gostaria de saber sobre esta notícia. Valeu.

  19. Daniel

    24 de junho de 2015 em 10:55

    Gostaria de saber sobre a piramide em Marte. Eu não acredito. Parece ser um pequena pedra. Muito próxima do robô, mas o YAHOO. Quer mesmo é audiência. Valeu.

  20. supremo

    19 de março de 2016 em 20:20

    Sempre inventam uma história qualquer para tirar o foco das pessoas que são tão burras que acreditam que a câmera não consegue adaptar a luz. Pelo amor em da pra ver que realmente a luz está saindo da pirâmide! Parem de ser tão burros humanos das cavernas!

    • Eu™

      20 de março de 2016 em 9:22

      Ok, e o que isso muda nas nossas vidas, ó grande sábio evoluído?

  21. Junior

    30 de maio de 2016 em 12:21

    Não acredito que seja a pirâmide lançando “raios de luz”. Mas que foi uma p… de uma coincidência os dois casos serem câmeras de iPhone distorcendo a imagem e criando uma coluna de luz bem no topo de uma pirâmide, ahh isso foi

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo