É o fim do mundo? – Parte 1

21 de dezembro de 2012 será o último dia desse mundo! Mas será que isso vai acontecer mesmo? Veja essa e outras profecias furadas sobre o apocalipse!

Uma suposta profecia Maia que circula por aí afirma que a humanidade será extinta no dia 21 de dezembro. É claro que tudo não passa de um monte de lorota, pois não há nenhuma evidencia de que chegaremos a ver o fim do nosso planeta daqui a poucas semanas.

Os Maias

A confusão surgiu por causa de um antigo calendário maia que teria sido encontrado há vários anos e disseminada na região da Meso-América. O tal calendário é uma pedra circular com alguns símbolos que são usados para se calcular os dias, meses e anos e foi iniciado no dia 13 de agosto de 3.114 a.C.. A contagem vai até o fatídico 21 de dezembro de 2012.

calendario maia

Suposto calendário maia que estaria prevendo o fim do mundo! (foto: Reprodução/Internet)

Acontece que, conforme explicado por líderes maias da América Latina em visita recente à Los Angeles (EUA), não há razão para nos preocuparmos! Segundo Marte Trejo, historiador e astrônomo mexicano, “um baktun maia corresponde a um período de aproximadamente 394 anos, que, ao multiplicá-lo por 13 baktunes, resulta em 5.125 anos, ou seja, um ciclo completo”.

Trejo também explica que não há motivo para preocupação, pois quando esse calendário encerrar seu ciclo, outro ciclo começa.

A explicação da NASA

Essa semana, a NASA publicou em seu site um aviso de que o fim do mundo está longe de acontecer. Especialistas tentam  acalmar os mais preocupados sobre possíveis profecias que não se concretizarão.

Outras vezes em que o mundo não acabou

Essa não vai ser a primeira vez (e tampouco será a última) que o mundo não vai acabar! Na história recente da humanidade, milhares de profecias apocalípticas não se confirmaram, como podemos ver a seguir:

Ano 90

São Clemente teria previsto que o fim do mundo poderia ocorrer a qualquer momento. Errou feio!

Por volta do ano 400

Hilário, bispo de Poitiers, também anunciou que tudo isso acabaria em 365. Como não acertou na sua profecia, o cataclismo foi “adiado” para o ano de 400.

Santo Hilário, bispo de Poitiers (foto: reprodução/internet)

Santo Hilário, bispo de Poitiers, teria previsto o apocalipse para o ano de 365!  (foto: reprodução/internet)

Ano 1000

Cristãos europeus começaram a ficar apreensivos com a proximidade da do 1º dia do ano 1000 por causa das inúmeras profecias que anunciavam o apocalipse praquele dia.

Ano 1033

Já que o numero redondo como foi o do ano 1000 não coincidiu com o fim do mundo, muita gente passou a achar que com o milésimo aniversário da morte de Jesus, o Filho do Homem voltaria em 1033 pra acabar com tudo…

Ano 1284

O Papa Inocêncio III, que viveu entre 1160 e 1216 calculou que o mundo acabaria em 1284 depois de somar 666 anos à data de fundação do Islã (em 630). Errou nos cálculos e nas previsões!

Papa Inocêncio III

Papa Inocêncio III (reprodução/Internet)

Ano 1533

Melchior Hoffman, um profeta que viveu entre os anos de 1495 e 1543, na Alemanha, espalhou para todo mundo que Jesus iria voltar no ano de 1533 para fundar a Nova Jerusalém em Estrasburgo (que fazia parte da Alemanha na época). Daí pro fim do mundo ia ser rapidão, segundo Melchior.

Conclusão

Essa foi a primeira parte dessa série de artigos onde vamos falar sobre os possíveis fins do mundo. Se ele não acabar nos próximos dias, prometemos os demais capítulos em breve.

 

, , , ,

Comente pelo Facebook

23 comentários

  1. Marcos A.

    E segundo pesquisas, 30% da população terrena, ou pelo menos a cristã, realmente acredita que o mundo irá acabar enquanto ainda estiverem em vida e 10% acreditam que o mundo acaba ainda esse ano. Estranho ainda é que nessa profecia Maia as pessoas tomarem por base um calendário que nada tem a ver com a nossa crença. Deve ter muita gente que lucra com esses “fins de mundo”…

  2. Marcos A.
    Sou cristão e até agora não vi ninguém falando que o mundo vai acabar agora, um pouco precipitado seu comentário.
    O mundo vai acabar mesmo, isso é fato, só que ninguém pode dizer quando, pode ser daqui a bilhões de anos e a raça humana nem esteja mais aqui.

  3. Bernardo

    Apenas como observação, creio que o amigo quis dizer que o Papa Inocêncio III governou – e não “viveu entre 1198 e 1216″ – pois senão ele teria vivido apenas 18 anos, o que convenhamos seria muito pouco para chegar ao Pontificado.

  4. Carlos Pires

    O ser humano é um dos RAROS animais que só aprendem pela dor. Todo bom treinador sabe que recompensado o “bichinho” pelo bom comportamento ele o repete… Mas os “humanos” não repetem comportamentos que doem, e nem sempre repetem os que são recompensados… Daí a necessidade do MEDO para arrebanhar seguidores. Então, ARREPENDAM-SE pois o mundo vai acabar em dor e sofrimento. (Fiquei na dúvida: o que os arrependidos fazem? Acho melhor voltar para meu uísque…)

  5. Pingback: Admirável Mundo Bobo – Algumas Vezes Que o Mundo Não Acabou

  6. É melhor contar o restoa da história o mais rápido possivel, pois, se o mundo realmente acabar, não quero ir para o além desconhecendo os demais falsos apocalipses. Não quero ficar me remoendo de curiosidade na vida – ou será morte? – eterna.

  7. Pingback: É o fim do mundo? – Parte 2 : E-farsas.com – 10 anos desvendando as farsas da web!

  8. Pingback: É o fim do mundo? – Parte 3 : E-farsas.com – 10 anos desvendando as farsas da web!

  9. Pingback: É o fim do mundo? | nonnabuka

  10. Pingback: O mundo não acabou, mas desastres realmente acontecem. « GRC – Governança, Riscos e Conformidade

  11. Pingback: É o fim do mundo? – Parte 4 – (Como ele vai acabar?) : E-farsas.com – 10 anos desvendando as farsas da web!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>