16.8 C
São Paulo
sexta-feira, maio 20, 2022

A Suécia vai implantar chip na população para rastrear os vacinados?

- Publicidade -

É verdade que uma empresa sueca lançou um chip com o passaporte sanitário que será implantado à força na população?   

A notícia surgiu nas redes sociais e em diversos sites e blogs no final de dezembro de 2021, e afirma que uma empresa da Suécia teria criado um pequeno dispositivo que será implantado sob a pele do povo daquele país.

O tal aparelho, um microchip – segundo o que se espalhou – conteria dados sobre a vacinação do indivíduo e seria implantado sob a pele, funcionando como um passaporte sanitário e, ao mesmo tempo, uma forma de controle do governo sueco sobre o seu povo.

Alguns sites noticiaram que a implantação forçada do tal chip seria uma confirmação de algumas previsões da Bíblia, misturando religião com vacinação e previsões do fim-do-mundo.

Será que isso é verdade ou mentira?

É verdade que a Suécia vai implantar chips na população para rastrear os vacinados? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Apesar de muita gente compartilhar o assunto, não há nada com que se preocupar. A história não é bem assim.

O que é real:

  • Uma empresa sueca noticiou que está trabalhando num chip subcutâneo;
  • Esse chip pode guardar diversos tipos de dados;

O que não é verdade:

  • O governo sueco não obrigou o implante do tal chip;
  • Esse chip não é rastreável;

No dia 23 de dezembro de 2021, a DSruptive – empresa fabricante do microchip subcutâneo – publicou uma nota explicando que não vende ou projeta implantes especificamente para certificados sobre vacinação.

De acordo com a nota, os implantes podem ser usados para muitas coisas e que o o usuário pode adicionar qualquer informação que desejar no seu dispositivo.

A empresa também explicou que seus implantes são passivos (não possuem bateria) e que não podem transmitir informações de forma independente.

- Publicidade -

Ou seja, não há como rastrear alguém que esteja usando esse tipo de microchip.

Em entrevista à agência de notícias AFP, Hannes Sjoblad, diretor administrativo da Dsruptive Subdermals, disse que ele mesmo tem um desses dispositivos sob sua pele e que guarda dados sobre sua carteira de vacinação: 

“Tenho um implante de chip em meu braço e programei o chip para ter meu passaporte COVID no chip, e o motivo é que sempre quero tê-lo acessível”

Apesar da apresentação do passaporte da vacina ser obrigatória em vários locais na Suécia, não encontramos nenhuma nota do governo sueco a respeito de uma possível obrigatoriedade da implantação de um chip sob a pele com dados relacionados à vacinação.

Conclusão

O governo sueco não obrigou o implante de um chip sob a pele com dados relacionados à vacinação. Os chips subcutâneos não são novidade e esse é apenas mais um que ganhou notoriedade na mídia.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui