22.5 C
São Paulo
quarta-feira, janeiro 19, 2022

O programa Encontro com Fátima Bernardes apoiou a “saidinha de fim de ano”?

- Publicidade -

É verdade que o programa da Rede Globo falou dos benefícios da “saidinha de final de ano” e afirmou que isso ajuda na reintegração dos presos na sociedade?

A colagem de imagens começou a ser compartilhada nas redes sociais na última semana de dezembro de 2021, sendo impulsionada após uma publicação feita no perfil de um deputado federal no Twitter no dia 26 de dezembro de 2021.

As imagens mostram dois instantâneos que teriam sido tirados do programa Encontro com Fátima Bernardes e no rodapé de cada uma das imagens podemos ler que a apresentadora estaria apoiando dois assuntos polêmicos: 

  • “A importância da saidinha de final de ano” 
  • “Ceia de Natal com aglomeração”

Será que essas imagens são reais? O programa Encontro com Fátima Bernardes apoiou mesmo a “saidinha de fim de ano” e a aglomeração natalina?

Textos das imagens compartilhadas: “A importância da ‘saidinha’ de final de ano – Reintegrar apenados pode ser benéfico à sociedade” e “Ceia contagiosa – Vale a pena fazer festas de Natal? Especialistas alertam para aglomerações natalinas”. (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

As imagens usadas nessa colagem foram tiradas da edição do dia 20 de dezembro de 2021 do programa Encontro com Fátima Bernardes que, na ocasião, tratou de assuntos diferentes do que foi compartilhado.

No site GloboPlay podemos ver o quadro completo, que na versão original falava sobre os direitos trabalhistas dos motoristas de aplicativo.

O programa completo, que pode ser assistido nesse link (acesso gratuito mediante cadastro), tratou dos seguintes assuntos:

  • Motoristas de aplicativo lutam por reconhecimento de vínculo empregatício;
  • A dupla Cleber e Cauan cantam trechos de clássicos da música sertaneja;
  • O serviço ConecteSUS completa 10 dias fora do ar após ataque hacker;

Fizemos buscas no site da atração e não encontramos nenhuma edição do programa que tenha tratado da chamada “saidinha de final de ano”.

O que é a saidinha?

As saídas temporárias – conhecidas como “saidinhas” – são benefícios previstos na Lei de Execução Penal e com as datas reguladas pelo estado de São Paulo. A concessão do benefício é estipulada pela Justiça e apenas presos do regime semiaberto que apresentam bom comportamento tem direito. Os condenados também precisam ter cumprido no mínimo um sexto da pena, se forem réus primários, ou um quarto, se forem reincidentes para solicitar o benefício.

- Publicidade -

O fim de um benefício chamado indulto de Natal foi uma das promessas do recém eleito presidente Jair Bolsonaro, em 2018, para ano seguinte. A diferença entre o indulto e a saidinha é que, no primeiro, o presidente perdoa a pena do condenado, tornando-o livre. Já no caso da saidinha, o preso é liberado por alguns dias, mas é obrigado a voltar à prisão:

A promessa do presidente criou uma certa confusão entre seus eleitores que acreditaram no discurso, passando a acreditar que a “saidinha” iria ser extinta. No entanto, tanto a saidinha quanto o indulto continuaram ano após ano, visto que o presidente recuou a sua decisão e continuou com o indulto no natal do ano seguinte e de novo em 2020  e novamente em 2021.

Quanto às “saidinhas”, elas também continuam, de acordo com a Lei de Execução Penal n° 7.210/84.

Voltando às montagens

Compare abaixo as imagens adulteradas com as reais, retiradas diretamente do site GloboPlay:

As frases reais que foram ao ar são: “Motoristas de aplicativo – Eles podem ter direitos trabalhistas?” e “‘Tô querendo saber musical’ – Qual clássico sertanejo tem a ver com a sua vida” (Imagens: Reprodução/Cortesia – GloboPlay)

No dia 28 de dezembro de 2021, a apresentadora Fátima Bernardes falou sobre o assunto em seu programa, mostrando indícios de adulteração nas imagens compartilhadas, como o tipo de letra e as cores dos elementos gráficos (que são diferentes das usadas no Encontro com Fátima Bernardes). 

Bernardes também disse que essa não foi a primeira vez que seu programa foi vítima de notícias falsas e que o nome disso é crime. A apresentadora também fez um apelo aos espectadores para que evitem compartilhar desinformação pela web!

Após polêmica, o deputado federal – que já tinha publicado notícias falsas a respeito desse mesmo programa da Rede Globo em outras ocasiões – removeu sua postagem feita no Twitter. Já o perfil que publicou as montagens dois dias antes do deputado, mantém a postagem no ar

Atualização 29/12/2021

Após a publicação da nossa checagem, o perfil citado apagou a postagem. O alerta foi dado pelo excelente Projeto 7C0:

Conclusão

As imagens mostrando que o programa Encontro com Fátima Bernardes apoia a “saidinha de final de ano” e a “aglomeração natalina” são falsas! Elas são adulterações de imagens tiradas da edição do dia 20 de dezembro de 2021 que tratava de outros assuntos que nada tem a ver com o que foi compartilhado nas redes sociais.   

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui