today-is-a-good-day
17.4 C
São Paulo
sábado, abril 20, 2024

Retrospectiva: As 10 checagens mais lidas no E-farsas em 2021!

- Publicidade -

Vídeo de morte de celebridade, milhões em leite condensado e um tribunal acima do STF: Relembre com a gente as 10 checagens mais lidas aqui no E-farsas!

No ano de 2021, optamos por não falar muito sobre assuntos relacionados à política aqui no E-farsas, mas é claro que a enorme quantidade de desinformação em todas as áreas nos obriga a checar sobre tudo que chega aqui pra nós.

Pra relembrar um pouco do que rolou por aqui, separamos 10 checagens mais lidas esse ano:

1 – Vídeo não mostra o momento da queda do cantor MC Kevin

Essa apareceu em maio de 2021, poucas horas após a confirmação da morte do músico Kevin Nascimento Bueno, o MC Kevin, que caiu da sacada de um prédio no Rio de Janeiro no dia 16 de maio de 2021. O vídeo mostra uma pessoa caindo de um prédio, mas apuramos que as imagens são de um caso ocorrido na Bolívia. 

Vídeo não mostra o exato momento da queda do MC Kevin do prédio!

2 – Joice Hasselmann não se feriu em um acidente após dirigir bêbada depois de uma balada

Em julho de 2021, pouco tempo depois da deputada federal Joice Hasselmann aparecer em público cheia de hematomas no rosto e no corpo, surgiu a história de que ela teria sofrido um acidente ao sair de uma festa clandestina e usado um nome fictício no hospital para não ser reconhecida.

Texto de uma das versões compartilhadas nas redes sociais: “A farsa revelada. Rave clandestina, drogada e bêbada, e de volta para a residência, às 4 da manhã, bateu seu carro de luxo em um poste. Foi buscar atendimento médico e utilizou nome fictício para não ser reconhecida.”

Nas nossas checagens sobre isso, descobrimos que quem inventou essa história juntou imagens antigas da parlamentar com fotos de um acidente ocorrido em Santa Catarina com um empresário que nada tinha a ver com Joice Hasselmann.     

3 – O Dr. Vladimir Zelenko não recebeu o prêmio Nobel da Paz por criar o kit-covid com hidroxicloroquina

Em maio de 2021, começaram a espalhar nas redes sociais e em grupos de WhatsApp que o Dr. Vladimir Zelenko iria ganhar o prêmio Nobel da paz por promover um coquetel com hidroxicloroquina , zinco e azitromicina para tratar pacientes com COVID.

A verdade mesmo é que ele sequer foi citado entre os possíveis indicados. Além disso, ficou comprovado que essas drogas não tem nenhuma eficácia comprovada no tratamento da COVID. 

- Publicidade -

Publicações afirmam que o doutor Vladimir teria ganhado o prêmio Nobel da Paz, mas é mentira!

4 – O surfista Ítalo Ferreira não disse ao New York Times que seu maior prêmio seria ver o Lula na cadeia

Em julho de 2021, surgiu nas redes sociais uma montagem com uma foto do ganhador da medalha de ouro no surfe nas Olimpíadas de Tóquio, Ítalo Ferreira, ao lado de um texto de uma suposta entrevista ao jornal New York Times. Segundo o texto, o atleta teria dito que está muito triste com a corrupção no Brasil e que o seu maior prêmio seria ver o Lula na cadeia.

Acontece que não existe nenhuma entrevista onde o surfista teria feito essa afirmação.

5 – O presidente Jair Bolsonaro não gastou R$ 15 milhões em leite condensado em 2020

Em janeiro de 2021, espalharam nas redes sociais que o Governo Federal, por meio do presidente Jair Bolsonaro, teria gastado cerca de 15 milhões de reais em leite condensado no ano de 2020.

Publicação afirma que o presidente teria gastado R$ 200 milhões com leite condensado, mas tudo não passou de um “engano”.

Só que a verdade é que os gastos em alimentação em 2020 levantados no Painel de Compras do Ministério da Economia se referem a todos os ministérios e, em grande parte, ao Ministério da Defesa e não só da presidência.

6 – Vídeo não mostra um lobisomem morto a tiros

O filminho começou a ser compartilhado nos grupos de WhatsApp na segunda semana de junho de 2021 e mostra um animal com corpo parecido com o de um humano caído no chão, banhado de sangue!

O áudio que acompanha as imagens afirma que aquele bicho humanoide seria um lobisomem e que o vídeo serve de prova de que essa criatura do folclore realmente existe.

A verdade mesmo é que o tal lobisomem morto no chão é da filmagem de um boneco. É uma escultura feita pelo artista norte-americano Joseph-Rob Cobasky. 

7 – A Turma da Mônica não incentivou a ideologia de gênero com a Mônica no corpo de menino

Essa é de 2017, mas ganhou força em compartilhamentos nas redes sociais em setembro de 2021, tornando a nossa checagem uma das mais lidas desse ano aqui no E-farsas. Mostrando uma cena em que a personagem Mônica aparece saindo do banho, a ilustração mostra a menina com a toalha aberta, mostrando um pênis no lugar da sua vagina!

Muitas publicações indignadas nas redes sociais pediram o boicote às histórias desse gibi infantil sob a alegação de que elas estariam incentivando a ideologia de gênero.

Estaria a Mauricio de Sousa Produções incentivando a ideologia de gênero em cenas com a Mônica em um corpo de menino? (reprodução/Facebook)

Conforme apuramos, quem aparece na imagem é o personagem Cebolinha e não a Mônica. O desenho em questão foi retirado do episódio “O Mônico”, de 1997. 

Nessa história, o personagem Cebolinha procura seu amigo inventor Franjinha para que, juntos, consigam dar uma melhorada no pouco cabelo que tem. Franjinha lhe dá uma fórmula desenvolvida por ele e o que o garoto que troca o “R” pelo “L” não esperava é que os novos fios de cabelo fortalecidos do Cebolinha o deixariam com a cara da Mônica!

8 – Vídeo da queda de um avião não é do acidente envolvendo a cantora Marília Mendonça

O vídeo da queda de um pequeno avião foi compartilhado em novembro de 2021 como sendo os últimos momentos da cantora Marília Mendonça! 

No entanto, descobrimos que o vídeo compartilhado como sendo de novembro de 2021 é, na verdade, um recorte de outro acidente fatal que ocorreu em 20 de abril de 2012, na cidade paulista de Jundiaí. 

9 – O Projeto Abigail nunca existiu na Área 51 (e em nenhum outro lugar)

Em maio de 2019, investigamos uma estranha história envolvendo a Área 51 e um suposto projeto chamado “Abigail“. O objetivo do projeto, de acordo com o que estava sendo compartilhado há mais de um ano nas redes sociais, era criar uma espécie de supersoldado, mas algo deu errado!

O assunto voltou com força em 2021 e a gente aproveitou pra fazer um resumão sobre isso em vídeo:

 

10 – O presidente não assinou um Decreto-Lei que cria o Tribunal Constitucional Militar

Uma das 10 checagens mais lidas no E-farsas em 2021 foi essa a respeito de um texto que afirmava que o presidente da República teria criado o Tribunal Constitucional Militar para julgar e punir todos os políticos corruptos!

Esse tribunal, segundo o que afirma na corrente, funcionaria acima do Supremo Tribunal Federal (STF) e passaria a julgar todos os bandidos e criminosos que estão nos Poderes da República.

Conforme checamos, essa história – que era uma nova versão de um boato de anos anteriores – é completamente falsa!

Conclusão

E você, se lembra de alguma fake news que circulou em 2021 e que acabamos deixando passar? Deixe nos comentários!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui