Vídeo mostra lobisomem morto a tiros! Será verdade?

2
39106

Vídeo compartilhado através de grupos do WhatsApp mostra uma criatura humanoide morta no chão e áudio afirma se tratar de um lobisomem! Será que é um lobisomem de verdade?

O filminho tem menos de 20 segundos de duração e começou a ser compartilhado nos grupos de WhatsApp na segunda semana de junho de 2021. Nele podemos ver um animal com corpo parecido com o de um humano caído no chão, banhado de sangue!

O áudio que acompanha as imagens afirma que aquele bicho humanoide seria um lobisomem e que o vídeo serve de prova de que essa criatura do folclore realmente existe.

O mesmo vídeo também se espalhou em postagens feitas no YouTube, tendo algumas delas alcançando milhares de visualizações.

Será que essa história é real?

Verdade ou mentira?  

O lobisomem é um ser lendário surgida em diversas culturas, incluindo a mitologia grega. Na maioria das lendas, o lobisomem é um homem que teria a capacidade de se transformar em um lobo nas noites de lua cheia (ou nas sextas-feiras, em algumas versões). Uma das variações dessa lenda, aqui no Brasil, diz que essa maldição cai sobre o oitavo filho homem de uma família de 7 mulheres. Em outras versões, pode virar lobisomem o sétimo filho homem de uma família cujo pai teve 7 irmãos homens.

Mas se essa criatura é apenas uma lenda, como explicar esse vídeo do lobisomem?     

Uma busca reversa de trechos do vídeo nos leva a canais argentinos no YouTube, como é o caso desse aqui, que sugere que a tal criatura teria sido morta na Argentina.

Nossa primeira teoria era a de que o tal vídeo teria surgido na Argentina, em junho de 2021, mas resolvemos pesquisar em outros idiomas no YouTube e acabamos descobrindo publicações anteriores a esse mês e em português.

A postagem mais antiga que encontramos sobre essa criatura foi feita no YouTube no dia 1º de abril de 2021 (dia do aniversário de 19 anos do E-farsas), num canal chamado Cloud Wolf. O vídeo intitulado “Lobisomem Morto a Tiros – na Estrada do Curtume (Campo Grande MS)” tem pouco mais de um minuto de duração e teve 180 mil visualizações. Confira:

No vídeo “completo”, é mostrada uma caçada ao lobisomem – com direito a tiroteio e tudo mais – e o bicho aparece morto no final.

Acontece que, como você já deve ter percebido, o vídeo é falso! Trata-se de uma brincadeira de 1º de abril feita pelo canal Cloud Wolf. No vídeo abaixo, publicado um mês depois daquele primeiro, o apresentador do canal explica que usou trechos de vários outros vídeos para fazer a pegadinha. O casal caminhando na mata é de um vídeo, o trecho das luzes é de um canal que testa lanternas e o dos homens com armas na mão é de outro canal. Ah! As vozes foram feitas por amigos do apresentador do canal:

Tá, mas e o lobisomem?

O trecho que mostra o lobisomem morto no chão é da filmagem de um boneco, é uma escultura feita pelo artista norte-americano Joseph-Rob Cobasky. No seu perfil do Instagram, Cobasky se define como escultor free-lance para efeitos visuais.

De acordo com o site IMDB, Cobasky já trabalhou em 3 filmes como supervisor de efeitos visuais, dentre outras funções.         

Na sua página no Facebook podemos ver o talento desse artista em criar verdadeiras obras de artes com criaturas assustadoras. 

Nesse vídeo publicado por Cobasky em seu perfil no Instagram em novembro de 2020, podemos ver o tal lobisomem (sem todo aquele sangue). O animal foi feito com silicone e pelos sintéticos:

Nesse outro vídeo, podemos ver um trecho do artista colocando a mão na massa:

O vídeo que se espalhou se fosse de um lobisomem morto no Brasil em junho de 2021 foi publicado pelo escultor que fez a criatura, lá nos Estados Unidos, 3 meses antes. A filmagem original é essa:

O bicho foi feito para um filme

Em uma publicação feita no Facebook no dia 14 de outubro de 2020, Cobasky mostrou pela primeira vez os passos iniciais da confecção da criatura, afirmando que esse era um projeto para um novo filme, mas não disse o nome da produção:

Veja outros desmentidos que fizemos aqui no E-farsas sobre supostos lobisomens capturados e mortos!

Conclusão

O vídeo que mostra um lobisomem morto e ensanguentado no chão foi retirado do perfil de um especialista em efeitos visuais norte-americano chamado Joseph-Rob Cobasky. Trata-se de um boneco que, segundo o artista, foi encomendado para ser usado em um novo filme. 

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here