17.8 C
São Paulo
sábado, julho 24, 2021

Motociata com a participação de Bolsonaro teve mais de 1 milhão de motos e vai entrar pro Guinness?

- Publicidade -

É verdade que o passeio de motociclistas que teve a participação do presidente Jair Bolsonaro vai entrar para o livro dos recordes como a maior quantidade de participantes?

A afirmação surgiu no dia 13 de junho de 2021, no dia seguinte ao da motociata “Acelera para Cristo“, ocorrida em São Paulo com a participação do presidente Jair Bolsonaro, e foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.

De acordo com texto e imagens compartilhadas, 1.324.523 motos teriam participado do evento, tornando a motociata a maior do mundo e, por esse motivo, o Guinness Book já estaria reunindo documentos e testemunhas para acrescentar esse feito na próxima edição do livro dos recordes!

Será que isso é verdade ou mentira?

Publicações nas redes sociais afirmam que evento teria reunido mais de um milhão de motos e que foi parar no livro Guinness dos Recordes! Será verdade?

 

Verdade ou mentira?

Apesar de muita gente (políticos, inclusive) compartilhar a afirmação, essa história de Guinness é falsa! 

Em primeiro lugar, o Guinness World Records não aceita pedidos de registro de recordes de eventos com cunho político. Na página de perguntas frequentes da organização, isso é bem claro:       

“O Guinness World Records é uma organização apolítica, determinada a proteger a integridade dos nossos recordes, permanecendo politicamente neutra. Portanto, não aceitamos pedidos de recordes com motivações políticas e nos reservamos o direito de rejeitar ou cancelar inscrições de recordes caso as consideremos com o intuito de promover uma agenda ou campanha política.”

Podemos aceitar a alegação de que a manifestação não se tratou de um evento político e que todos estavam ali apenas por diversão e por livre e espontânea vontade, o que não aconteceu. Mesmo assim, outras reuniões de motociclistas já bateram esse número faz tempo, como o Sturgis Motorcycle Rally, realizado anualmente em Dakota do Sul (EUA) e que reúne em média cerca de 500 mil pessoas diariamente. 

Além disso, o Guinness não publicou nenhuma nota ou fez nenhuma menção a esse aglomerado de motociclistas em nenhum de seus perfis nas redes sociais. Algo muito incomum, visto que o Livro dos Recordes costuma fazer muita publicidade sobre suas participações em avaliações de novos recordes.

Número oficiais abaixo do esperado

- Publicidade -

Dias antes do evento, o presidente Jair Bolsonaro esperava que 100 mil motoqueiros participassem do evento no dia 12/06. No entanto, a participação foi de pouco mais de 10%. De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, foi algo em torno de 12 mil motocicletas percorrendo o trajeto.  

O cálculo é feito com base na área ocupada por uma moto multiplicada pela medida do trecho ocupado por todas as motos. 

Por exemplo, se todas as motos que participaram do evento no dia 12 fossem do mesmo tamanho (vamos pegar uma moto pequena como exemplo) e tivessem 1,80 m de comprimento por 0,80m de largura e que cada fileira acomodasse 10 unidades cada, seriam mais de 300 quilômetros de estrada para acomodar 1,3 milhão de “motinhas”. Isso porque estamos ignorando espaços entre uma e outra. Para efeitos de comparação, a Rodovia dos Bandeirantes – um dos trajetos da motociata – tem “somente” 173 km de comprimento. 

Maior que a frota de motos da cidade de São Paulo

Para que você tenha uma noção do que representa o número 1,3 milhão de motos, dados de abril de 2021 do Denatran mostram que o município de São Paulo possui uma frota de pouco mais de 1 milhão de motos registradas:

Dados: Denatran

Motociata de Bolsonaro custou R$1,2 milhão aos cofres públicos

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, foram gastos mais de R$ 1,2 milhão com o policiamento e reforço na segurança do evento

Dos mais de 6 mil policiais escalados, 1.433 atuaram exclusivamente nas medidas relacionadas ao deslocamento dos manifestantes ao longo dos 129 km do trajeto. 

A entidade também informou que foram dedicados 10 drones, 5 aeronaves, e cerca de 600 viaturas policiais para acompanhar a motociata. 

O evento teve cerca de 400 mil interessados que teriam feito um pré-cadastro.

Atualização 15/06/2021

No dia 15 de junho de 2021, o Guinness respondeu ao cientista Júlio Ponce que não sabia da manifestação e confirma que eventos desse tipo não são cobertos pela entidade:

Atualização 16/06/2021

De acordo com dados coletados pelo Sistema de Monitoramento de Informações de Pedágio (MIP) nas praças de pedágio da AutoBAn, concessionária que administra a rodovia, foram contabilizadas 6661 motos.

O novo número é um pouco maior do que foi medido pelo canal Análise de Vídeos no YouTube, através de um software de reconhecimento de veículos:

Conclusão

Não é verdade que o Guinness Book atestou que 1,3 milhão de motos teriam participado de um evento em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Dentre vários motivos, o principal é que a entidade não registra recordes de cunho político. 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

34 COMENTÁRIOS

  1. Huehuehuehue… Os caras tentaram usar a mesma gambiarra publicitária de comprar 1 milhão de seguidores fakes pra inflar o perfil, na vida real. 🤡
    As véia crente tudo cai na lorota. 😂🤣😂🤣😂🤣

    • O imbecil não conseguiu nem juntar assinaturas suficientes pra formar um partido e acha que 1,3 milhão de motoqueiros vão atrás dele. É um vendedor de ilusões mesmo!

  2. Dá pra perceber que a imagem apresentada é montagem. Pior ainda é dizer que o Guiness registra algo com cunho político, nunca!
    Quem tiver dúvida, basta procurar sobre o suposto recorde na página oficial.
    Só resta ler e ouvir que o Guiness é comunista por não registrar essa mentira. Kkkkk

  3. Boaa muito melhor q o boatos.or…
    Só queria saber qnts realmente tinham? Passaram a info de 12mil, mas achei meio pouco devido a alguns videos q vi.

  4. É complicado primeiramente separar dentro de manifestação e eventos que são cunhos políticos… Ato, manifestação ou movimento é meramente diretamente ou indiretamente ligado a política. Por exemplo você participar de uma manifestação contra racismo é política, a favor dos direitos humanos é política, contra aborto, contra desemprego etc… tudo é ligado ao campo da
    política. A passeata o movimento da passeata do Presidente Bolsonaro pode alegar que é de cunho Social e Religioso.

    • E eu posso alegar que sei voar e atiro laser pelos olhos. Nem por isso eu sou o Superman. De qualquer forma a própria organização do Guinness já desmentiu o boato a mentira.

  5. Este presidente de m… não consegue 500.000 assinaturas no Brasil para fundar um partido imagina se vai conseguir colocar um milhão de motoqueiros só de São Paulo e quiçá de estados vizinhos.

  6. Bem….com certeza outras MOTOCIATAS serão programadas….parece que a próxima é em Santa Catarina e outros estados estão também reivindicando essa manifestação, AI SOMANDO TODAS ……….GUINNESS BOOK……….(IDEIA BRASILEIRA DE MANIFESTAÇÃO PARA UM GRANDE PAÍS).

    • Não, jovem. Você tá confundindo as coisas. Os imbecis que estavam nas motos (e que não chegaram nem a 7000) são BOLSONARISTAS, popularmente conhecidos como GADOMINIONS SAFADOS. Safados porque inventam mentiras que servem para enganar pessoas cognitivamente limitadas.

      Claramente você tem algum problema psicológico que o impede de diferenciar pessoas inteligentes e estudadas (Petistas) dos imbecis acéfalos comedores de lavagem (Bozogadominions).

      Vá procurar ajuda profissional, seu caso é grave!

  7. E, aos poucos, a casa vai caindo!

    https://congressoemfoco.uol.com.br/legislativo/cpi-da-covid/saude-admite-ineficacia-de-cloroquina-e-outros-medicamentos-do-kit-covid/

    Antes funcionava pra tudo. Agora não funciona em hospitalizados… quanto tempo até sair a nota “É, então, não funciona pra ninguém, exatamente como os inúmeros estudos comprovaram previamente.. ops!”

    E ainda assim vai ter bovino defendendo essa pilha fumegante de merda!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui