today-is-a-good-day
22.4 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

A vidente Baba Vanga previu invasão alienígena e outras catástrofes para 2022?

- Publicidade -

É verdade que uma vidente chamada Baba Vanga previu que a Terra será invadida por alienígenas em 2022, além de uma nova pandemia?

A notícia surgiu em diversos sites de notícias no Brasil e no exterior no final de 2021, sendo bastante compartilhada também através de grupos do WhatsApp. De acordo com o texto, uma vidente chamada Baba Vanga teria deixado por escrito que, em 2022, nosso planeta sofreria com uma invasão alienígena e também com uma nova pandemia. 

As previsões seriam essas:

  • Nova pandemia com vírus
  • Ataque alienígena
  • Tsunamis na Austrália
  • Tsunamis em países da Ásia
  • Crise hídrica por falta de água

Será que isso é verdade ou mentira?

A vidente búlgara Baba Vanga teria previsto invasão alienígena e mais uma pandeia pra 2022! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Em julho de 2015, fizemos uma matéria aqui no E-farsas a respeito de uma suposta vidente chamada Baba Vanga que teria o poder de prever o futuro. Na ocasião, explicamos que ela realmente existiu e viveu entre 1911 e 1996, na Bulgária.

A mulher, que se chamava Vangelia Pandeva Gushterova, fazia “aconselhamentos” e ajudava muitas pessoas com serviços de caridade na cidade onde morava, na Bulgária.

Fora esse detalhe, toda a lenda em torno dela é apenas isso: lenda!

Na época em que checamos o assunto, as “profecias” que eram constantemente compartilhadas em seu nome falavam de previsões de tragédias que iriam ocorrer entre 2008 e 2014 (inclusive, iria se iniciar a III Guerra Mundial em 2010, o que felizmente não aconteceu). Nos anos seguintes, as “previsões” passaram a sofrer alterações, adequando ao ano e às situações (as previsões que falharam foram retiradas das listas seguintes):

Após 2015, as previsões atribuídas à vidente e que não se concretizaram foram removidas ou “atualizadas”

- Publicidade -

Acontece que muitas das previsões atribuídas à Baba Vanga simplesmente não foram feitas por ela, mas foram criadas após a sua morte.

Alguns sites ainda afirmam que a “vidente” teria deixado as provisões escritas, o que também não é verdade, pois Vanga era semianalfabeta. Ela aprendeu a ler em braile, mas não sabia escrever.

Portanto, as “novas previsões” só podem ter sido escritas por outras pessoas. 

Origem (da versão para 2022)

Como dissemos, todo ano surgem novas “previsões” atribuídas à Baba Vanga e é claro que 2022 não ia ficar de fora. Um dos primeiros sites que ajudaram a disseminar a versão de 2022 foi o tabloide inglês Mirror, que não apresentou nenhuma prova dos escritos da “vidente”, mas esse pequeno detalhe não impediu que outros veículos de comunicação copiassem o enredo.

Acontece que tudo parece ter surgido de uma afirmação feita pela astróloga Susan Taylor que, em novembro de 2021, afirmou ter lido as tais previsões feitas por Baba Vanga. Assim como faz na astrologia, a profissional também não precisou apresentar provas do que estava dizendo, e muita gente acreditou sem questionar.

Sobre as profecias

Mesmo não existindo nada que comprove que a búlgara Baba Vanga tenha feito tais previsões, a maioria das supostas profecias atribuídas a ela para 2022 é genérica e pode acontecer nesse ano (ou em outro qualquer):   

Nova pandemia com vírus – É possível que o mundo se depare com novas variantes do coronavírus ou até ser tomado por alguma nova pandemia devido à mudanças climáticas. Desde sempre somos acometidos por pandemias e doenças contagiosas e cabe à Ciência correr atrás de curas e/ou vacinas. Esse tipo de previsão é tão genérica quanto afirmar que vai chover em 2022.    

Ataque alienígena – Essa é uma das poucas previsões das quais não temos como saber. Até o momento, não há nenhuma comprovação que exista vida fora da Terra, mas…

Tsunamis na Austrália e em países da Ásia – Essas também são bem genéricas e fáceis de se acertar. Em 2021, por exemplo, a Austrália foi vítima de tsunami após um terremoto. As chances disso acontecer novamente esse ano são remotas, mas pode ocorrer.

Crise hídrica por falta de água – Vários países já sofrem por escassez hídrica. Nada de novo por aqui.

Conclusão

É falso que uma vidente chamada Baba Vanga tenha deixado escritos com profecias para 2022! Tudo parece ter começado com uma publicação feita por uma astróloga em novembro de 2021 sem nenhum documento que comprove suas afirmações!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui