18.4 C
São Paulo
quinta-feira, dezembro 1, 2022

Bolsonaro posou em foto na maçonaria em frente a um quadro de Baphomet?

- Publicidade -

Imagem mostra o presidente Jair Bolsonaro em frente a um quadro da criatura demoníaca Baphomet, durante visita a uma loja maçônica! Será verdade?

A foto começou a circular nas redes sociais na primeira semana de outubro de 2022 e mostra o presidente Jair Bolsonaro junto com membros da maçonaria, na frente de um quadro de Baphomet! O texto que acompanha a imagem afirma que as fotos teriam vazado e mostram que Bolsonaro teria se aliado a Baphomet, uma criatura mística frequentemente associada ao satanismo!

Será que isso é verdade?

Bolsonaro posando na frente de um quadro do Baphomet! Será verdade? (foto: reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

A imagem é falsa! Através de buscas reversas da imagem, descobrimos que ela foi adulterada, pois na foto original – publicada em 2018 no perfil Maçonaria sem Fronteiras no Facebook – podemos notar que não há quadro nenhum nas paredes.

Compare a seguir a foto real com a montagem espalhada nas redes sociais:

A fotografia real foi tirada em março de 2014, no dia da participação do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, na Maçonaria do Distrito Federal, quando fez uma apresentação a respeito da ditadura militar (a que ele se referiu como “movimento militar de 1964”). O evento teve a participação do então deputado federal Jair Bolsonaro. 

Nesse vídeo gravado na ocasião é possível ver Bolsonaro de perfil!

Conclusão

A foto que mostra o presidente Jair Bolsonaro na frente de um quadro de Baphomet é uma montagem feita em cima de uma fotografia tirada em 2014, quando o chefe do Executivo visitou a maçonaria no Distrito Federal!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui