16.5 C
São Paulo
sexta-feira, junho 18, 2021

O Dr. Vladimir Zelenko, criador do kit-covid com hidroxicloroquina, vai ganhar o prêmio Nobel da Paz?

- Publicidade -

É verdade que o Dr. Vladimir Zelenko, criador do protocolo de tratamento da COVID com coquetel de remédios contendo hidroxicloroquina. vai ganhar o prêmio Nobel da Paz?   

A afirmação o médico ucraniano-americano Vladimir Zelenko irá receber o prêmio Nobel da Paz por suas contribuições no tratamento precoce do novo coronavirus surgiu nas redes sociais na segunda quinzena de maio de 2021, sendo compartilhada também em grupos de WhatsApp.

O doutor supostamente laureado com prêmio ficou conhecido por promover um coquetel de três drogas (hidroxicloroquina , zinco e azitromicina) como parte de um tratamento ambulatorial experimental para COVID-19, que ficou conhecido como “Protocolo de Zelenko” e seu nome voltou a aparecer na web brasileira após ser citado em um requerimento na CPI da Pandemia.

Será que isso é verdade mesmo?

Publicações afirmam que o doutor Vladimir Zelenko irá receber o prêmio Nobel da Paz por descobrir a cura da COVID! Será verdade: (foto: Divulgação)

Verdade ou mentira?

Antes de iniciar a pesquisa específica em relação ao prêmio, vamos fazer um breve resumo sobre o doutor citado na corrente compartilhada nas redes sociais. O doutor Vladimir Zelenko virou manchete em março de 2020, quando publicou um vídeo dirigido ao então presidente dos Estados Unidos Donald Trump, afirmando ter testado com sucesso um tratamento experimental para COVID-19 em centenas de pacientes com sintomas semelhantes aos do coronavírus.

Seu tratamento experimental, segundo ele, consistia em um coquetel de três drogas:

  • a anti-malária hidroxicloroquina;
  • o antibiótico azitromicina;
  • o suplemento dietético sulfato de zinco;

Mesmo confessando que seu projeto de estudo não chegou a ser publicado em nenhuma revista científica, muita gente acreditou que o tal tratamento poderia ser promissor e apoiou o doutor. No entanto, as plataformas onde o vídeo foi publicado como o YouTube e Facebook removeram as publicações do doutor por “violação dos termos“.

Outras plataformas de rede social também puniram o médico, como o Twitter que suspendeu a conta de Zelenko por violar regras como “manipulação da plataforma e spam“. 

Em abril de 2020, o doutor Zelenko foi alvo de investigação federal nos Estados Unidos, após dizer em uma palestra por videoconferência que a Food and Drug Administration (órgão norte-americano análogo à nossa Anvisa que regula produtos alimentícios e medicamentos nos EUA) havia concedido a aprovação a um ensaio clínico que ele estava ajudando a organizar. Após algumas semanas, Zelenko negou qualquer irregularidade e disse que achava que seu estudo tinha aprovação da FDA, mas que havia se equivocado.

- Publicidade -

No mês seguinte, a comunidade médica onde o doutor trabalhava como voluntário respondeu às afirmações do doutor, relatando que o médico não fazia mais parte da comunidade e que ele havia exagerado nos números referentes ao contágio da COVID. 

Meses depois, em junho de 2020, o doutor Zelenko foi um dos “agraciados” com o Skeptical Scalpel, prêmio satírico dado aos profissionais que contribuem para o retrocesso da ciência em todo o mundo. Ele ficou entre o engenheiro molecular da Universidade de Toronto Sachdev Sidhu (que jura ter desenvolvido uma cura para a COVID-19 sem apresentar nenhuma prova disso) e o microbiologista francês Didier Raoult (um dos primeiros a insistir que a cloroquina curava pacientes do novo coronavirus).

Em uma entrevista ao então prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, Zelenko disse que havia prescrito seu coquetel para cerca de 450 pacientes que apresentavam os primeiros sintomas da covid-19, mas deixou claro que só receitou esses remédios para pessoas com mais de 60 anos ou com doenças crônicas, alegando receio por causa dos efeitos colaterais das drogas. O vídeo com a entrevista foi removido pelas plataformas sob a acusação de disseminação de informações falsas.

Cloroquina e derivados são eficazes contra a COVID?

Como já mostramos recentemente aqui no E-farsas, diversas entidades – incluindo a Organização Mundial de Saúde – não recomendam a cloroquina e seus derivados no tratamento contra o novo coronavirus. Em março de 2021, por exemplo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que a hidroxicloroquina não seja utilizada como prevenção contra a covid-19 e que deixe de ser prioridade em pesquisas científicas. A decisão foi tomada após seis estudos com 6 mil pacientes mostrarem que a droga não teve efeito significativo na redução de casos e que o medicamento provavelmente aumenta o risco de efeitos adversos.   

O doutor Zelenko recebeu o Nobel da Paz?

Como o texto compartilhado nas redes sociais não especifica o ano da suposta premiação feita ao doutor, procuramos nas listas dos laureados no site do Prêmio Nobel e não encontramos nenhuma menção ao doutor. Em relação à edição de 2021, a lista de indicados é mantida em segredo pelo conselho norueguês do prêmio, mas quem foi indicado pode divulgar à vontade. É o caso do brasileiro ex-ministro da Agricultura, o mineiro Alysson Paolinelli, que teve seu nome aceito em janeiro de 2021. Os documentos de cadastro de Paolinelli no comitê do Nobel estão à disposição, o que não acontece com o doutor Vladimir Zelenko (que não apresentou nenhuma prova de que havia sido indicado para o Nobel da Paz).

Em seu site pessoal, o doutor Zelenko afirma que foi um dos indicados ao prêmio, citando uma matéria do site Internet Protocol. Só que o site citado apagou a publicação, que agora só está disponível no Web Archive.

Em outra publicação é afirmado que o médico não iria receber o prêmio sozinho, mas juntamente com um grupo de médicos. Isso não bate com as regras do Nobel, que premia indivíduos e não grupos.  

Nesse resumo o nome do doutor não foi citado. Entre os mais de 300 indicados estão nomes como o de Donald Trump por sua contribuição na “paz” do Oriente Médio. Não encontramos o nome de Zelenko em nenhuma lista.

Cabe ressaltar que nem todos os indicados são, de fato, premiados. Ou seja, ser indicado não significa ganhar o prêmio.

Origens

Ao que tudo indica, essa história de que o dr. Zelenko havia ganhado (ou que irá ganhar) o Novel da Paz surgiu em fóruns de discussão ligados à teorias conspiratórias como esse, em março de 2021, e daí foi replicado sem as devidas comprovações.

Atualização 08/06/2021

O site DNA India publicou uma lista dos indicados ao prêmio de 2021. Como os nomes não são revelados pela entidade, o site se baseou em uma pesquisa feita pela agência Reuters com legisladores noruegueses e descobriu que os indicados incluem a ativista Greta Thunberg, a OMS e seu programa COVAX para garantir o acesso justo às vacinas COVID-19 para os países pobres, além de outros nomes.

O nome do dr. Zelenko (e tampouco da tal equipe de médicos citada) também não aparece nessa lista!

Conclusão

Não há provas de que o médico criador do método Zelenko tenha sido aceito como um dos indicados ao prêmio Nobel da Paz!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

104 COMENTÁRIOS

  1. Vai ganhar o prêmio Nobel da Pazlhaçada, junto com o excrementíssimo presidente Bozo e a meia dúzia de gadolinos amestrados que ainda o apoiam.

      • Isso se chama PROJEÇÃO. Projeta nos outros os seus desejos homoeróticos mais secretos. Típico comportamento depravado da direita porca, leva tudo por trás e tem tanto desejo por piroca que enxerga até onde não existem. Freud explica, vá procurar ajuda profissional e se solte, libere o gay enrustido que existe em você! Seja feliz!

          • É possível sentir sua frustração pelos comentário, tente sofrer menos, filho.

            É o máximo que consegue? Tente de novo, agora com argumentos melhores que os que você pediu pros seus coleguinhas da segunda série formularem pra você. 😉

        • Pelo visto, você não respeita ninguém que não se afine com sua “ideologia”, isto sim, um conto de fadas. By the way, eu sou ateu.

          • Pelo visto, você não respeita ninguém que não se afine com sua “ideologia”

            Não. Só não respeito idiotas.

            isto sim, um conto de fadas.

            Se você diz…

            By the way, eu sou ateu.

            Que bom pra você. É adulto e não acredita em contos de fadas!

          • O garotão acha-se o fodão criticando quem tem fé e por outro lado não acrescenta nada além de ofensas e críticas. Francamente, eu no lugar do Paulo Quaresma, já teria te ignorando como fazemos com desnorteados que adoram que suas palavras sejam as últimas num comentário. Poucas pessoas valem a pena ter atenção de alguém e você, moleque, não é uma delas. Agora vou mostrar como devemos fazer. Ignorar totalmente.

          • “Faça o que eu digo e não faça o que eu faço”. Sugeriu para o Paulo me ignorar, mas cá está, não apenas lendo como respondendo! Enfim a hipocrisia. 😀

          • Talento para decorar palavras de ordem você tem. Parabéns papagaio vermelho. Quem aprecia Guevara é louco ou burro; muitas das vezes, os dois.

          • Talento para decorar palavras de ordem você tem.

            Pelo menos tenho talento pra alguma coisa. Ao contrário de você que é um desperdício de espaço no planeta.

            Parabéns papagaio vermelho.

            Obrigado, bovino verde e amarelo!

            Quem aprecia Guevara é louco ou burro; muitas das vezes, os dois.

            Foda-se o Guevara e você também.

          • Também não gosta do Guevara? Caramba rapaz, assuma. Não existe 3ª via. Lamento não poder ajudá-lo, Cegão. O pior cegão é aquele que não quer enxergar, que parece ser o seu caso. Outrossim, informo que não perderei mais tempo com um tipinho estúpido como você.

          • Também não gosta do Guevara?

            Você gosta do Olavo de Carvalho?

            Caramba rapaz, assuma.

            Não existe 3ª via.

            Só na cabeça limitada e binária de néscios direitontos como você. “Se não defende Cloroquina, é automaticamente comunista petista vermelho abortista gayzista adorador de venezuela cuba fidel e guevara”.

            Lamento não poder ajudá-lo, Cegão.

            Não preciso de ajuda de imbecis.

            O pior cegão é aquele que não quer enxergar

            E o pior burro é aquele que defende o MITOmaníaco e suas sandices.

            que parece ser o seu caso.

            Que é claramente o seu caso.

            Outrossim, informo que não perderei mais tempo com um tipinho estúpido como você.

            Duvido. Já já volta. Típico comportamento de gadominion, mente pra caralho.

      • “Meia dúzia de apoiadores”?

        Sim.

        Vocês esquerdopatas gostariam de ter o apoio popular dessa “meia dúzia” de apoiadores, não é mesmo?

        Não.

        Mas vocês NUNCA terão, nem mesmo em sonhos! kkkkkk…

        Não mesmo. Tudo bandido, estuprador, assassino, pedófilo e assediador de mulheres. Passo.

  2. Foi INDICADO sim você está enganado. E pra ser indicado não é pra qualquer um. O fato de “apenas” estar indicado ja significa uma vitória.

      • Curiosamente as matérias (falsas) que afirmavam isso foram todas tiradas do ar. Já já os gadolinos vão dizer que foi graças à censura da mídia comunista ou culpa do PT. Gado não aprende, além de acreditar em mentiras vem aqui passar vergonha.

        • Percebe-se que o autor da publicação tem medo de fontes que derrubam a narrativa desesperada e inexata constada em seu “artigo”, afinal precisa apagar as fontes.

          • Do que você tá falando?
            Não sou obrigado a divulgar aqui na minha casa sites que desinformam! Fique à vontade para divulgar isso em outros sites. Aqui não

          • Ambos sites derrubam seu artigo facilmente

            E ainda assim o Zelenko não foi indicado à bosta nenhuma.

            por isso tens medo de liberá-los.

            Esperamos o dia em que você será liberado do seu curral, gado.

          • Percebo que os comentaristas falaciosos que acreditam em qualquer coisa na internet só passam vergonha ao continuar frequentando um site que não gosta. Além de tudo aquilo que falei acima, posso acrescentar o “masoquista” à lista.

          • Sinto muito, porém foi.

            Aliás muitos já postaram fontes quebrando todo o artigo de forma natural, o que lhe resta é apenas atacar de forma desesperada e ineficaz as fontes apresentadas.

            Abraços

          • Curiosamente, na primeira versão dessa reportagem, esse site que você citou havia dito que o dr. ia ganhar o prêmio. Logo depois, a matéria foi alterada para “ele foi indicado”. A errata foi constatada por diversos sites, dentre eles o Freedon First Network
            https://freedomfirstnetwork.com/2021/04/hcq-proponent-dr-vladimir-zelenko-to-receive-nobel-prize
            De qualquer maneira, ainda não temos nenhuma prova além da palavra do médico (que também já mudou de versão várias vezes).
            Peço que você faça um exercício mental de se colocar no lugar dele. Se eu fosse um indicado ao Nobel, com certeza ia ficar andando com os documentos pra cima e pra baixo pra ficar mostrando pra todo mundo…

          • Nem foi divulgado publicamente a nomeação oficial, não haveria como já afirmarem que ele ganharia. Ambos sites afirmam apenas que o médico foi nomeado.

            Peço que você faça um exercício mental de se colocar no lugar dele. Se eu fosse um indicado ao Nobel, com certeza ia ficar andando com os documentos pra cima e pra baixo pra ficar mostrando pra todo mundo…

            Não me colocaria em tal situação de ser desmentido oficialmente pela premiação e correr o risco de jogar a carreira no lixo. Não faz sentido algum.

          • Quando a indicação é aceita pelo comitê, os envolvidos são avisados de várias formas. Isso já serviria de prova…

          • Sem falar que há uma documentação envolvida na inscrição, e a indicação é formalizada de alguma maneira. Seria legal se o dotô publicasse fotos desses trens todos, né? Aí acabaria com a dúvida de uma vez por todas!

          • E qual a obrigação do mesmo em apresentar alguma prova, se num futuro próximo a lista será divulgada oficialmente?

          • O caso está em um processo judicial?

            Ah é? É preciso estar em um processo judicial? Então se eu falar que você é um estelionatário procurando pela Interpol e não apresentar nenhuma prova disso quer dizer que é verdade?

            Ah sim, eu sou o advogado de um príncipe Nigeriano que morreu de Câncer de pulmão. Como ele não tinha herdeiros, deixou um valor de 250 milhões de dólares em herança que irá para os cofres públicos! Eu posso dar um jeito de dividir esse valor com você meio a meio se você se passar por herdeiro dele, só preciso dos seus documentos e um adiantamento de 1000 Reais para iniciar o processo de reconhecimento de paternidade! Me avise se interessar!

          • Se for assim, posso sair espalhando por aí que fui indicado ao Nobel da paz por acabar com as fake news! O que acha?
            Aliás, não sei se te falei, mas fui indicado essa semana. Tô feliz pra caramba 🙂

          • Prometo que quando eu voltar com o prêmio na mala vou pagar uma rodada de chope pra todo mundo que comentar aqui!

          • Claro que sim, afinal é tua carreira que está em jogo. Porém, primeiro temos que saber duas coisas:

            – Você é médico?
            – Possui alguma publicação técnica na área?

            Aguardamos ansiosamente a resposta.

          • Qual o nome da organização desses médicos? Lembrando que o Nobel não premia mais do que 3 pessoas a não ser que sejam uma organização, neste caso o prêmio é dado em nome da organização e não os indivíduos da mesma.

            Se ele foi “indicado dentre um grupo de médicos” só pode ser uma organização. Se sim, qual o nome?

          • Qual o nome da organização desses médicos?

            Google it.

            Lembrando que o Nobel não premia mais do que 3 pessoas a não ser que sejam uma organização, organização, neste caso o prêmio é dado em nome da organização e não os indivíduos da mesma.

            A premiação não ocorreu ainda. E mesmo que for em nome da organização, o nome dele estaria no meio.

            Abraços

          • Google it.

            Google. Não existe.

            A premiação não ocorreu ainda.

            Pois é. Então por que a notícia dizia que ele havia ganhado?

            E mesmo que for em nome da organização, o nome dele estaria no meio.

            SE foi indicado e SE ganhar. São muitos SEs.

          • Amigo discutir com esquerdistas é como jogar xadrez com pombo….
            Triste um nem SEU nome tem coragem de postar.
            Carl kkkk o outro deve estar na lista dos sites que levava um qualquer do PT se é MENTIRA prove COM alguma publicação honesta SUA afirmação…porque FALAR até papagaio fala

          • Amigo discutir com esquerdistas é como jogar xadrez com pombo….

            E discutir com direitonto idiota (pleonasmo intencional) é perda de tempo. Voce se rebaixa ao nível deles e eles te vencem pela experiencia.

            Triste um nem SEU nome tem coragem de postar.

            Triste é defender fascista genocida. De que forma eu usar um pseudônimo invalida meus argumentos?

            Carl kkkk o outro deve estar na lista dos sites que levava um qualquer do PT se é MENTIRA prove COM alguma publicação honesta SUA afirmação…

            Inversão do ônus da prova. Quem afirma que o médico foi indicado que deve apresentar as evidências que comprovam.

            porque FALAR até papagaio fala

            Exato. Eu falo que fui indicado para o Nobel da Física, agora quero ver você provar que não. Prove com alguma publicação que não fui indicado, no aguardo.

          • Não precisa ser médico para ser indicado ao Nobel da Paz. Você realmente não sabe de nada, não é mesmo?

            Inclusive, o Nobel da Paz deverá ser dado apenas aos:

            According to Nobel’s will, the Peace Prize shall be awarded to the person who in the preceding year “shall have done the most or the best work for fraternity between nations, for the abolition or reduction of standing armies and for the holding and promotion of peace congresses”

            O que o Zelenko fez para promover a paz?

          • Será que não se enganaram e deram o premio nobel das pás? Pelo tanta gente que esse médico ajudou a enterrar…

          • O médico em questão foi indicado dentre um número de outros médicos, logo, precisa ser médico neste caso em particular. Informe-se.

            O que o Zelenko fez para promover a paz?

            Recomendo-lhe enviar sua dúvida diretamente para o setor de atendimento da Nobel.

            Abraços

          • Não entendo onde o Kronus quer chegar. Nos seus primeiros comentários, achei que você queria saber de mais alguma informação ou dar a sua opinião em relação ao assunto, mas agora mudou completamente seu discurso. O que você quer, amigo?
            Se estiver aqui apenas para tumultuar, convido-o a se retirar ou apenas parar de comentar.
            Último aviso.

          • É o mesmo comportamento de sempre dos defensores dessa merda, Gilmar. Não importam as evidências, não importa a razão, o importante é espalhar a narrativa a que se alinham. Não importa se é verdade ou não, o importante é que um defensor dessa bosta foin supostamente indicado ao Nobel da Paz e estão usando isso para endeusar o cara e essa merda de remédio. Quando o Lula foi indicado (e comprovou a indicação) minimizaram o feito, porque ia contra o viés observacional deles. “Indicam qualquer um”, “O Nobel já foi bom, agora é porcaria”, “Tudo comunista”. Agora que esse cara de rato com lepra supostamente foi indicado, é a melhor coisa do mundo. Enfim, a hipocrisia.

          • O médico em questão foi indicado dentre um número de outros médicos, logo, precisa ser médico neste caso em particular. Informe-se.

            Claro que não. Não precisa ser médico pra ser indicado ao Nobel da Paz. Bastaria ser indicado fora do suposto grupo. Logo o Gilmar pode sim ser indicado.

            Recomendo-lhe enviar sua dúvida diretamente para o setor de atendimento da Nobel.

            Mas não é o Nobel quem indica, são terceiros. Qualquer um que se encaixe nas qualificações pode indicar. O Nobel somente vota dentre os indicados para escolher um ganhador. Logo, se ele não fez nada pra promover a paz, caso realmente tenha sido indicado (o que até agora nenhuma evidência comprovou), não ganhará.

          • Sinto muito, porém não foi.

            Nenhuma das fontes foi capaz de comprovar que ele tenha sido indicado, então o que lhe resta é apenas insistir na mentira.

            E o choro é livre.

          • Falso. Todas as fontes afirmam que ele mesmo diz ter sido indicado, logo comprovando a indicação.

            Lamento muito.

          • Falso. Todas as fontes afirmam que ele mesmo diz ter sido indicado, logo comprovando a indicação.

            Claro, e eu afirmo que sei voar e atiro laser pelos olhos. Logo eu sou o Superman.

            Lamento muito.

            Eu que lamento por você acreditar em fake news.

    • Só podia ser gado mesmo. Ou então, o que esperar de um idiota que comenta pedindo ao asinino com a faixa presidencial para que ele não obrigue mais ninguém a usar máscara?

  3. “Nobel, que premia indivíduos e não grupos. ” Se me lebmro acho que “Izac Rabin” 1º ministro israelense e o outro da palestina teriam recebido em conjunto, não?

  4. “Isso não bate com as regras do Nobel, que premia indivíduos e não grupos”?!?!
    Como assim??
    Qual a fonte disso?
    No próprio site do prêmio fala que dos 329 candidatos, 95 são organizações.

    • Então… o máximo que o Nobel costuma premiar é 3 pessoas no mesmo ano. Mais que isso são premiadas organizações (e não indivíduos).
      Como o que se espalhou (na segunda versão do boato) foi que o doutor iria ganhar o prêmio com um grupo de outros médicos, ele poderia ter pelo menos citado o nome do grupo (ou dos outros médicos) para que pudéssemos averiguar.
      Não há nenhuma pista… nada

    • ORGANIZAÇÕES. De qual ORGANIZAÇÃO o tal do médico faz parte? E essa ORGANIZAÇÃO foi indicada? E se foi, a ORGANIZAÇÃO foi indicada, não o médico. São coisas distintas.

      • Não faço ideia e também não tenho interesse em saber qual seria essa organização.
        Também não faço ideia do porquê você me fazer essas perguntas.
        Você diz que organização e médico são coisas distintas? Ok, mas e daí? Alguém, por acaso, disse que eram a mesma a coisa?

        • O que espalharam foi que o dr. havia ganhado o prêmio. Depois, que ele ia ganhar, depois mudaram para “foi indicado”. Mais adiante, espalharam que ele era um dos indicados juntamente com um grupo de médicos…

          • Primeiro, parabéns ao projeto “e-farsas”, pois realmente a ideia é muito boa. Por muitas vezes eu consultei, em anos anteriores para ajustar el minhas pesquisas. Sem entrar m na discussão se foi ou não indicado, só tenho um lamento. Sei que imparcialidade não existe e não deve existir. Somos “indivíduos” e assim sendo tendemos a divergencias. Porém, o tom usado na matéria é muito tendencioso. Antes de dizer se sim ou não, o texto serviu para desqualificar o médico e mostrar situações que desabonem sua reputação. Depois usado para desqualificar a Cloroquina. Infelizmente mostra o viés dos produtores, que além de ridicularizar as falas contrárias, também bloquearam links por suposta divulgação de fake news. Acredito que esse site, esse projeto é mais amplo do que ideologias pessoais, e não deveria ser uma bolha. Ridicularizar o contraditório, mesmo que vocês tenham a certeza absoluta de terem razão, beirando a arrogância, estraga um projeto fabuloso e vai na contramão do diálogo, da diversidade de ideias, de conceitos e de percepções ideológicas. Desejar respeito e igualdade, deve partir inicialmente de quem os exige. Ainda assim, parabéns por seu projeto de sucesso!

          • A cloroquina é ineficaz no tratamento contra a COVID! Isso é um ponto que já não deveria nem ser discutido mais. Não se deve nem ouvir mais “o outro lado”, pois ele não existe e, caso exista, está errado.
            A única medida possível e comprovadamente eficaz contra a COVID é a vacinação. Isso é indiscutível e a partir de hoje quem defender cloroquina e tratamento precoce aqui nos comentários será sumariamente excluído da conversa!!!
            Em momento algum tratei o médico com desrespeito. Apenas listei os fatos que acompanham o currículo dele (todos com os devidos links).

  5. Ele pode estar presente na lista de nomeados, o que não quer dizer nada pois a nomeação em si não tem grande importância, mas você se equivocou ao dizer que é regra no Nobel premiar indivíduos, e não grupos, não é uma regra, o IPCC por exemplo ganhou o Nobel da paz em 2007, e no próprio site do Nobel https://www.nobelprize.org/nomination/peace/ você vê que para esse ano tem 329 nomeados sendo 95 organizações (grupos), o fato é que o Nobel tem uma resistência em laurear, e não nomear, grupos maiores que 3 indivíduos, mas ja aconteceu antes, como mencionei o nobel do IPCC.

  6. https://www.oann.com/doctor-known-for-hydroxychloroquine-nominated-for-noble-peace-prize/

    Ele foi INDICADO pela contribuição a pandemia, não GANHOU prêmio por receitar HCQ. E ele TAMBÉM defende uso da hidroxicloquina; inclusive ele diz que aqueles que combatem o uso HCQ contra covid são assassinos em massa. Eu ia dizer que essa matéria é vergonhosa mas isso é pleonasmo hj em dia qnd o assunto é tratamento precoce, 95% dos veículos só transmitem preconceito e politicagem. E pior que este site é responsável por checagem de notícias.

    • Não podemos utilizar o site citado como fonte, pois ele é um dos maiores propagadores de fake news em relação à covid. Fique esperto

  7. Senhores o Nobel da Paz pode ser concedido coletivamente e já foi várias vezes, parem de querer deturpar os fatos, estão falando de um médico aí para se justificarem falam nomes de políticos que nem são citados no prêmio, parece que quando querem colocam a culpa sempre nos contrários a vocês, param de querer convencer as pessoas com falácias, exemplo Os escolhidos pelo Comitê Nobel da Noruega para receber o Prêmio Nobel da Paz – 1.988, foram as Forças de Paz da ONU, que engloba todos os grupos de militares e civis de diversos países, que a mais de 40 anos patrulharam as regiões de conflito em todo o mundo e o “Batalhão Suez” está inserido nessa comenda

    • Senhores o Nobel da Paz pode ser concedido coletivamente e já foi várias vezes,

      Foi, para organizações. Como é o nome da organização da qual o Zelenko faz parte? Até agora ninguém conseguiu esclarecer. Será que você vai conseguir ou vai continuar passando vergonha?

      parem de querer deturpar os fatos,

      O fato é que não há evidências de que ele tenha sido indicado, além de anedóticas. Eu fui indicado. Prove que não.

      estão falando de um médico aí para se justificarem falam nomes de políticos que nem são citados no prêmio,

      Hitler foi indicado ao Nobel da Paz. E aí?

      parece que quando querem colocam a culpa sempre nos contrários a vocês, param de querer convencer as pessoas com falácias

      Quem está vindo com falácias são vocês, gados amestrados defensores de fraudes. Cadê as provas de que ele tenha sido indicado?

      exemplo Os escolhidos pelo Comitê Nobel da Noruega para receber o Prêmio Nobel da Paz – 1.988, foram as Forças de Paz da ONU, que engloba todos os grupos de militares e civis de diversos países, que a mais de 40 anos patrulharam as regiões de conflito em todo o mundo e o “Batalhão Suez” está inserido nessa comenda

      Legal. A ONU é uma organização. O prêmio foi em nome dela, não dos integrantes dela. Logo, se a suposta organização da qual o Zelenko foi indicado vier a ganhar (spoiler: não vai), ele não receberá o prêmio pessoalmente. Mas como até agora não há evidências de que ele tenha sido indicado, e/ou de que tal organização exista, vá chorar na cama que é quentinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui