20.2 C
São Paulo
sábado, novembro 27, 2021

O ônibus com a comitiva do Lula acabou de ser expulso pelo povo de Itanagra, na Bahia?

- Publicidade -

Será que o vídeo mostrando um ônibus sendo hostilizado é da comitiva que levava o ex-presidente Lula à cidade baiana de Itanagra e que ele foi expulso da cidade pelo povo?

O vídeo tem menos de um minuto de duração e começou a se espalhar através de grupos de WhatsApp e também nas redes sociais no final de maio de 2021. Nele podemos ver um ônibus acompanhado por várias pessoas aos gritos de “Lula, Ladrão!” e outros xingamentos.

De acordo com o texto que acompanha o vídeo, o flagrante teria acabado de acontecer na cidade de Itanagra, na Bahia, e que o povo estaria expulsando o político ex-presidiário com violência.

Em apenas uma das publicações feitas no YouTube, o vídeo já havia sido visto quase 200 mil vezes em 48 horas, mas será que essa história é verdadeira ou falsa?

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas o fato não aconteceu em maio de 2021 e tampouco foi filmado na Bahia!

A última vez que Lula esteve na Bahia foi em novembro de 2019, poucos dias após sair da prisão (onde ficou preso por mais de 500 dias). Na ocasião, o ex-presidente foi participar do Festival Lula Livre com apoiadores e também participou de encontro com membros do diretório nacional do Partido dos Trabalhadores.

No dia 27 de maio de 2021, Lula estava em Diadema (SP), onde se reuniu com membros de uma cooperativa.

Quanto ao vídeo que se espalhou como sendo de maio de 2021, na Bahia, trata-se de um fato ocorrido em março de 2018, quando o político e sua comitiva passava pela cidade de São Vicente do Sul (RS) e encontrou manifestantes contrários ao político no caminho. O MBL publicou o momento da manifestação em março de 2018, no seu perfil do Facebook.

- Publicidade -

 

Diferente do que foi espalhado em maio de 2021, Lula não foi expulso da cidade. Como mostram reportagens daquela época, o petista foi recebido com vaias e também com festa.

Políticos ajudaram a disseminar a desinformação, como o deputado federal Eduardo Bolsonaro, que retuitou uma postagem feita por um perfil chamado “Mulher Morcego” no Twitter:

Reprodução/Twitter

Conclusão

É verdade que o ônibus de Lula foi hostilizado ao entrar em um município, mas o fato ocorreu em março de 2018 em uma cidade do Rio Grande do Sul e ele não foi expulso da cidade!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. Gilmar tinha que ser preso por acabar com as fanfics dos bovinos! O governo tinha que regular essas agências de fact checking pra que sejam liberadas apenas as verdades inventadas por eles! Kkk

  2. E um padrão curioso que eu identifiquei, esses boatos sempre envolvem cidades pequenas e desconhecidas, normalmente no sertão do Nordeste. Pode ver, alienígenas pousando em “Piraporinha do Passa Perto”, criaturas bizarras andando no meio da rua em “Sertãozinho do Cabrobó do Noroeste”, viajante do tempo aparece em “Lagoa do Mangue Úmido”, coisas do tipo.

    Antigamente funcionava, afinal sem internet não tinha nem como checar e ninguém ia até essas cidades no fim do mundo pra confirmar. E ainda hoje o povo tenta essa estratégia pra ver se cola.

    Já havia notado isso, Gilmar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui