Vídeo mostra eclipse com Lua gigante no Ártico entre Rússia e Canadá! Será verdade?

1
39204

Vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o trajeto da Lua no Ártico durante um eclipse! Será que isso é verdade? Descubra aqui no E-farsas.  

O vídeo surgiu em diversos grupos de WhatsApp e em publicações nas redes sociais no final de maio de 2021 e deixou muita gente curiosa. Nele podemos ver o que parece ser o nosso satélite natural com um tamanho imenso, nascendo e passando na frente do Sol.

O texto que acompanha as lindas imagens afirma que isso teria sido filmado no Ártico, entre a Rússia e o Canadá, durante o eclipse lunar ocorrido no dia 26 de maio de 2021.

Será que esse vídeo é verdadeiro ou falso?

Verdadeiro ou falso?

O vídeo tem pouco mais de 30 segundos de duração e fez enorme sucesso também no YouTube, sendo postado por diversos canais em poucas horas. No entanto, alguns detalhes do vídeo revelam que não se trata de um acontecimento real.

A falta do reflexo da Lua no lago, por exemplo, é um deles:

Cadê o reflexo no lago?

À primeira vista, esse vídeo lembra muito uma animação feita com ajuda de computação gráfica de 2013, que simulava como seria a nossa visão da Lua se ela estivesse na mesma distância da Terra que a Estação Espacial Internacional:

Mais algumas buscas no YouTube e encontramos o verdadeiro autor do vídeo: trata-se de um usuário do Tik Tok chamado aleksey__nz:

@aleksey__nz

#moon #foryoupage #cosmos #2021 #Odessa #space

♬ оригинальный звук – AlEkSeY

No perfil há diversos vídeos feitos com a ajuda de computação gráfica, como esse abaixo:

@aleksey__nz

#fyp #moon #apocalypse #space #cosmos #earth

♬ оригинальный звук – AlEkSeY

Em seu perfil no Instagram, Aleksey se apresenta como CG Artist (algo como “artista de computação gráfica”) e exibe diversos de seus trabalhos.

Conclusão

O vídeo que mostra uma enorme Lua passando na frente do Sol é falso! Trata-se de uma cena criada por um artista que mistura imagens reais com computação gráfica!

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here