24.6 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

Será que o vídeo da queda de um avião é do acidente envolvendo a cantora Marília Mendonça?

- Publicidade -

Vídeo compartilhado como os últimos momentos da cantora em 05 de novembro de 2021, mostra a queda de um pequeno avião, mas será que ele tem a ver com esse acidente fatal?

No dia 05 de novembro de 2021, um avião de pequeno porte caiu, vitimando fatalmente a cantora Marília Mendonça e mais 4 outros tripulantes. A aeronave caiu na cidade mineira de Piedade de Caratinga, a 4 quilômetros do aeroporto de destino. 

A partir das primeiras notícias do acidente, inúmeras publicações começaram a se espalhar nas redes sociais a respeito e, dentre elas, um vídeo começou a viralizar. Nele podemos ver um pequeno avião perdendo altitude e se enroscando em fios de alta tensão, antes de se chocar contra o solo, e o texto que acompanha as imagens afirma se tratar do acidente ocorrido no dia 05 de novembro de 2021:

(postagem arquivada aqui)

Será verdade?

O vídeo é real, mas não tem nenhuma relação com o acidente do dia 05 de novembro de 2021!

Logo de cara, podemos notar no vídeo postado nas redes sociais que esse flagrante ocorreu próximo a uma estrada:

O acidente flagrado nesse vídeo ocorreu próximo a uma estrada! (foto: Reprodução/Twitter)

Já o acidente envolvendo a cantora aconteceu em um lugar rochoso, próximo a uma cachoeira e de difícil acesso. Abaixo, uma foto tirada poucos minutos após a queda do avião que levava a Marília Mendonça:

O avião que levava a cantora sertaneja Marília Mendonça caiu na tarde de 5/11/2021 em Piedade de Caratinga – MG – num local de difícil acesso (foto: CBMMG/Divulgação)

- Publicidade -

O vídeo compartilhado como sendo de novembro de 2021 é, na verdade, um recorte de outro acidente fatal que ocorreu em 20 de abril de 2012, na cidade paulista de Jundiaí. A seguir, o vídeo sem cortes:

 

Nessa reportagem da época é explicado que o piloto morreu ao tentar pousar o avião com apenas um dos motores, após um dos motores falhar:

Avião se enroscou em fios de alta tensão

De acordo com o chefe da comunicação da Polícia Militar da cidade de Piedade de Caratinga, capitão Jefferson Luiz Ribeiro, o avião que leva a cantora teve dificuldade para aterrissar e tentou um pouso forçado, colidindo com as pedras da cachoeira e todos os cinco tripulantes morreram no local.

No final do mesmo dia, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig)  informou que o avião atingiu fios de alta tensão da empresa antes do acidente.

Conclusão

O vídeo que mostra um avião perdendo altitude e se enroscando em fios é de 2012 e não tem nenhuma relação com o acidente que matou a cantora Marília Mendonça e mais 4 tripulantes em novembro de 2021!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui