24.6 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

O áudio de caixa-preta com os últimos momentos da cantora Marília Mendonça é real?

- Publicidade -

Será que o áudio compartilhado nas redes sociais foi mesmo retirado de caixa-preta e mostra os últimos momentos da cantora Marília Mendonça?

Após a confirmação da morte de Marília Mendonça, ocorrida no dia 05 de novembro de 2021, vítima da queda do avião que a levava para uma cidade de Minas Gerais, um áudio começou a se espalhar nas redes sociais e também em vários grupos do WhatsApp com o que seria o exato momento do acidente fatal.

No áudio, podemos ouvir algumas pessoas falando sobre quatis, quando um alarme dispara e todos entram em pânico

De acordo com o texto que acompanha o vídeo (que tem a imagem da cantora olhando pela janela de um avião), o áudio seria o registro dos últimos minutos gravados na caixa-preta da aeronave.

Áudio mostra o que seriam os últimos momentos antes da queda do avião que levava a cantora Marilia Mendonça! Será verdade? (foto: Reprodução/Instagram)

Será que isso é verdade?

No dia 05 de novembro de 2021, o Brasil perdeu um dos maiores sucessos da música sertaneja, além de uma das mulheres mais influentes no mundo artístico do país. O avião que transportava a cantora Marília Mendonça caiu em uma região próxima ao aeroporto de Caratinga (MG), fazendo 5 vítimas fatais. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

Uma perda tão grande quanto essa da cantora Marília Mendonça é um prato cheio para os criadores de desinformação, que aproveitam notícias para conseguir mais compartilhamentos.

No dia 06 de novembro de 2021, desmentimos aqui no E-farsas um vídeo que se espalhou como sendo do momento da queda do avião da artista e explicamos que se tratava, na verdade, de um vídeo de 2012 que estava sendo compartilhado como se fosse recente. Nosso desmentido pode ser lido aqui!

Agora, o que precisamos explicar é que essa história de áudio da caixa-preta é completamente falsa. E alguns dos motivos que nos levaram a cravar como isso fake são:

1- O avião não tinha caixa-preta

No dia seguinte ao do acidente, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que vai usar um equipamento geolocalizador presente na aeronave para confrontar com o plano de voo e que o veículo não possuía caixa-preta.

- Publicidade -

Segundo o tenente-coronel Oziel Silveira, comandante do SERIPA III (3º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), investigador chefe do acidente, os proprietários podem optar por incluir esse equipamento em seus aviões – apesar disso não ser obrigatório.

Portanto, logo de cara podemos afirmar que qualquer áudio que surgir como se fosse desse acidente é farsa!

2 – Não havia como pegar o áudio da caixa-preta

Mesmo que houvesse um equipamento que tivesse registrado os áudio dos tripulantes (como uma caixa-preta), seria quase impossível que isso tivesse vazado de alguma forma, visto que os destroços do avião ainda estão sob custódia da aeronáutica, que ainda não tem prazo para finalizar as investigações.  

3 – O áudio é antigo

Uma busca pela transcrição do áudio compartilhado em novembro de 2021 nos retorna um áudio de um acidente aéreo ocorrido em 2006. Ele é, na verdade, um trecho da conversa entre o piloto e o co-piloto do Boeing da Gol que se chocou com um jato Legacy, no Mato Grosso, matando todos os 154 tripulantes!

Abaixo, podemos ouvir o trecho usado como se fosse recente (aos 28 minutos do vídeo):

Conclusão

O áudio compartilhado como sendo dos últimos minutos de vida da cantora Marília Mendonça é, na verdade, um recorte do áudio da cabine de um Boeing, minutos antes dele se chocar com um jato, em 2006!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui