Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O astronauta de esculpido na catedral de Salamanca

Conspirações

O astronauta de esculpido na catedral de Salamanca

Estranha figura de um astronauta esculpido na fachada da Catedral de Salamanca construida há vários séculos!

Há muitos anos essa inacreditável imagem circula pela internet e deixa a todos intrigados. Nela, podemos ver a figura de um astronauta esculpido em uma das paredes da fachada de uma catedral que, segundo o texto que a acompanha, foi construída há vários séculos atrás. Há também algumas versões que foram feitas como slide, em Power Point: 

 

Primeira questão: Essas fotos foram alteradas?

Negativo! As imagens são reais! Isso mesmo! Não ouve nenhuma manipulação digital nas fotos! Enfim, o astronauta está lá mesmo!

 

 Os detalhes do astronauta são incríveis: podemos notar o traje espacial, o capacete e, inclusive, as botas – com o solado igual ao das botas do primeiro homem a pousar na Lua, como podemos ver na imagem abaixo:

 

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Questão numero dois: A catedral existe mesmo?

Sim! A Catedral de Salamanca, que também é chamada de Catedral Nueva, fica em Salamanca (é lógico!), um municipio Espanhol em Castela e Leão e foi construída entre 1513 e 1733 nos estilos barroco e gótico.

Então, vem logo a questão número 3, que é a mais importante: Tá bom! Tá bom! A catedral foi construída entre os séculos 16 e 18 e a foto é real! Então como explicar tudo isso? Como que as pessoas daquela epoca poderiam ter concebido a imagem de um astronauta, sendo que eles (os astronautas) só apareceriam, como conhecemos hoje, no século 20

Apesar de parecer uma coisa sem explicação, uma simples busca na internet nos deu as respostas que queríamos:

  No Google, ao procurarmos por "astronauta Salamanca", encontramos cerca de 90.600 respostas no mundo inteiro e, ao buscarmos somente nas páginas em português, obtivemos 15.300 respostas! 

Não há nada de extraterreno na criação da escultura! Em 1993, houve uma reforma na catedral e, por causa de uma antiga tradição entre os restauradores e contrutores de igrejas, que é a de juntar motivos contemporâneos com os antigos, o responsável pela obra, Jerónimo Garcia, escolheu um astronauta como símbolo do século XX.  Ou seja, a catedral é antiga, mas o astronauta, não!

A última pergunta é a seguinte: Como surgiu essa história?

Não conseguimos descobrir a origem dessa história mas temos quase certeza de que tudo isso teve forte influencia de um livro, lançado em 1963, chamado "Eram os Deuses Astronautas?" do suiço Erich von Däniken. No livro (que virou um documentário anos depois), Erich mostra – com fotos – alguns indícios de que, segundo ele, prova que já fomos visitados por seres de outros planetas e que eles (os ETs) fizeram vários cruzamentos com os primatas aqui na Terra, dando origem à humanidade! Em algumas fotos, o autor mostra astronautas desenhados em cavernas de milhares de anos e gravuras esculpidas em templos antiquíssimos! Eram os Deuses Astronautas foi um livro de grande sucesso na época ao mostrar que vários povos adoravam seres que teriam vindo dos céus (astronautas) como deuses, daí o título do best seller. Apesar de algumas das teorias já terem sido desmentidas pela ciência, é inegável a contribuição que esse autor teve sobre o modo de pensar de toda uma geração e ainda hoje colhe os frutos de seu discutível trabalho.    

Continue lendo
7 Comentários

7 Comments

  1. Roberto Lobão

    2 de julho de 2011 em 8:24

    Pessoal,taí o esclarecimento da figura do astronauta em Salamanca.

  2. HBO

    15 de julho de 2011 em 9:51

    Quando a versão é melhor que a realidade, prefira a versão.

  3. Henrique

    5 de outubro de 2011 em 14:44

    A versão desta página também me soa um tanto estranha porque um restaurador não cria nada, quem cria é o artista plástico, uma coisa que caracteriza fortemente a profissão de restaurador é manter a imagem da obra o mais fiel possível do original. Nunca ouvi falar desta tradição, então não sei se é verdade, mas que é estranha é.

  4. Jorge Rodrigues

    18 de abril de 2014 em 16:55

    A vida toda acreditei no escritor Erich Von Daniken,agora vejo que tudo não passava de ficção, um livro que marcou época, e lhes rendeu um bom dinheiro.

    • Onai

      7 de agosto de 2018 em 2:08

      Mas o livro de Erich foi de 1969 e não de 1992 como foi a restauração. Logo, não pode-se colocar nele a culpa. Algo está sendo encoberto e alguém resolveu assumir a culpa, no caso o restaurador. Ou seja, o livro do Erich ainda é válido sim.

  5. Silas Stephan Siqueira

    23 de outubro de 2015 em 12:33

    Astronautas não existiam, mas escafandros para mergulho em rios e mares sim.

  6. Reinaldo Portanova Filho

    9 de abril de 2019 em 12:27

    Sobre a origem do astronauta, encontrei esta matéria. Diz lá:

    Neste caso, o restaurador Jerónimo García foi concedida a aprovação para incluir o astronauta flutuando entre algumas vinhas. Outras adições, todos adotados, foram um lince, um touro, um crustáceo e um dragão ou demônio comer um gelado.

    https://ufologiaoriginais.blogspot.com/2017/03/astronauta-da-catedral-no-salamanca.html

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo