today-is-a-good-day
23.2 C
São Paulo
sexta-feira, abril 26, 2024

O Brasil usou falso cadeirante pra carregar a tocha olímpica?

- Publicidade -

É verdade que o Comitê Olímpico Brasileiro usou um falso cadeirante para carregar a tocha olímpica e que a farsa foi descoberta quando ele caiu?

O vídeo apareceu na web no dia 04 de maio de 2016 e rapidamente se espalhou através das redes sociais. Nele podemos ver um atleta paraolímpico carregando a tocha olímpica em uma cadeira de rodas quando, no meio do percurso, o cadeirante cai na rua, se levantando rapidamente para voltar para a sua cadeira!

O incidente gerou inúmeras críticas e comentários a respeito da possível farsa – que teria sido orquestrada pelo Comitê Olímpico Brasileiro – ao usar um falso paraplégico para carregar a tocha olímpica!

Mas será que o rapaz não é cadeirante mesmo? Será que isso tudo é uma farsa?

 

Verdade ou farsa?

No dia 04 de maio de 2016, a tocha olímpica chegou até Anápolis (GO) e, dos 11 quilômetros percorridos, o que mais chamou atenção foi a queda de um atleta em uma cadeira de rodas. O jovem João Paulo Nascimento, ao tentar se equilibrar em apenas uma das rodas da cadeira, acabou ficando com o pé preso, caindo antes de passar a tocha para o próximo participante! Ele precisou de ajuda do pessoal da organização do evento para se levantar novamente e ser colocado de volta na cadeira.

Acontece que João Paulo não é paraplégico, mas em nenhum lugar foi dito que ele tem esse problema! Além disso, o rapaz também deixa isso bem claro em todas as entrevista que dá e nas fotografias suas que ele mesmo posta em suas redes sociais!

Na verdade, o atleta possui um desalinhamento nos membros inferiores que faz com que seus joelhos sejam são forçados “para dentro” enquanto que os pés ficam “para fora”. Os indivíduos com a má-formação chamada de Geno Valgo tem as pernas com o formato de “X”.

Explicando a situação de João Paulo Nascimento, ele possui força nas pernas, mas como tem dificuldades de locomoção, sua condição o tornou apto a participar do time paraolímpico de basquete.

- Publicidade -

Acontece que para se adequar aos demais jogadores (cada um possui um tipo diferente ou igual de locomoção), cada atleta é classificado de acordo com o seu comprometimento físico-motor em uma escala que vai de 1 a 4,5. Quanto maior a deficiência do jogador, menor a sua pontuação.

João Paulo mostra em seu perfil do Facebook que era jogador de basquete convencional, mas um acidente sofrido em 2005, somado a uma série de eventos, fez com que ele entrasse para o time paraolímpico!

Eu um vídeo publicado no dia 06 de maio de 2016, o atleta explica que não é paraplégico e que usa a cadeira de rodas esporadicamente no dia-a-dia e para jogar basquete:

 

Conclusão

O atleta que caiu da cadeira de rodas ao carregar a tocha olímpica não é paraplégico, mas isso nunca foi dito em nenhum momento e, portanto, não se classifica como “farsa” por parte do Comitê Olímpico. Na verdade, o rapaz precisa da cadeira de rodas para jogar no time paraolímpico de basquete! Ele possui um certo comprometimento físico-motor, mas consegue ficar de pé! Muitas pessoas acreditam que todo mundo que usa cadeira de rodas possui o mesmo tipo de deficiência, mas cada caso é um caso!

*Com a colaboração de Riomar Bruno!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

69 COMENTÁRIOS

  1. Enquanto Pessoas Morrem durante Assaltos a Bandidagem Aumentando ,Pessoas Morrem Por Falta de Atendimento Médicos Ainda Tem um Bando de Idiotas Correndo a Traz de Tocha Olímpica ,,,,,,Mas como esse Brasil tem Memoria Curta em????
    E Por Isso Que Essa Carroça Não Anda!

    • Concordo plenamente contigo maicon,o país em pedaços e o povo babando de pão e circo. Hospitais sucateados, gente trabalhadora honesta morrendo nos corredores sem atendimento. Ruas e estradas que mais parecem o Iraque. Bandidos soltos nas ruas matando inocentes, políticos nojentos que só enchergam o próprio humbigo .estão podres de rico .e a população cega não faz nada além de reclamar com os familiares e vão correndo assistir o carnaval,e tantas outras coisas que teriam sim muita graça se o povo estivesse bem .não dá pra fingir que está tudo bem ,não dá mesmo. O país está a beira de um colapso e esses gastos desnecessários. Só Deus ! Cada povo tem os políticos que merecem

    • Não me lembro de ter citado o PT e/ou a Dilma no artigo! É o PT que está organizando as Olimpíadas? Não sabia… É sério mesmo, eu não sabia!

    • O sige eFarsas apenas mostra a veracidade de um vídeo, não tem nada a ver com questões políticas partidárias. Vc pode ser mais inteligente do que isso. Eu também não apoio o PT, mas você não pode denegrir a imagem de alguém com mentiras. Seja justo e saiba discernir os dois lados da moeda. Quando você ver alguma informação, pesquise antes a fonte para não ser mais um enganado.

    • o que tem a ver uma coisa com a outra?

      a olimpiada do rio, é do rio, o governador do estado do Rio de Janeiro nem é do PT; é do PMDB. Eduardo Paes.

      você trata politica como time de futebol, são 32 partidos, uns 5 a 8 partidos com maior numero de casos de corrupção que o pt (principalmente psdb, pmdb, dem e PP, que são os campeões em casos de corrupção), mas só persegue o “pt”.

      são 512 deputados federais, 88 senadores, vários ministros, e só reclama de um unico partido….

      aliás, até desmitificar cadeirande, mostrando qual a deficiencia fisica do garoto o cara já acha que pt tem algo no meio.

      daqui a pouco até mal hálito será culpa do pt.

  2. Ocorre que o uso da cadeira de rodas faz supor no inconsciente de todos que o indivíduo seja paraplégico…ou, no mínimo não consiga caminhar. Penso que foi uma infeliz opção.

  3. Ridículo.
    No Brasil temos vários paraplégicos que realmente precisam da cadeira de rodas todos os dias. Não precisavam ter colocado uma pessoa que usa esporadicamente no dia a dia ou para jogar basquete. Ficou feio…

    • feio é o seu preconceito, e sua discriminação contra deficientes fisicos. é evento olimpico, faz todo sentido convocar atletas para carrregar a tocha.

      e um paraplégico não consegue jogar basquete nessas cadeiras, pois não tem força no quadril para manter na posição adequada; e se o cara comprou a cadeira? e se o time dele de basquete sob cadeira é patrocinado?

  4. Nossa velho, vcs e-farsa são uma farsa de mão maior, vcs só podem ter sido cooptados pelo governo, ou são adeptos radicais dessa ideologia debil mental que assola a sociedade ocidental!

    • O Idiota , a questão é colocar alguém que tem capacidade de andar em uma cadeira de roda o Burro.. Colocar porque ele não carregou ela andando então o asno..

  5. Entendi perfeitamente o ocorrido, mas vamos concordar que a situação é feia; como você disse o atleta usa a cadeira esporadicamente, então porque não colocar um atleta que use sempre? Evitaria essa situação sem sentido.

  6. O bom desse site é que ele me serve como filtro pra decidir quem eu removo no facebook. Não sei quem é mais a toa, o criador desse site que perde tempo “desbancando mentiras” com argumentos fracos que geralmente levam a outro tipo de conclusão, ou quem compartilha essas porcarias no facebook achando que vai informar alguém. Amigo, não sei se você faz de propósito, mas por favor, se for pra desbancar farsas use argumentos que o mantenham na linha do que pretende escrever, e não argumentos fracos como esse que usou nesse artigo porque isso dai é mais um desserviço pra massagear seu ego do que pra informar alguém.

  7. Farsa é o argumento que o site usa, já que ele está se baseando no que não foi dito pra dizer que é farsa vou fazer o mesmo é dizer que se o tal cadeirante não estivesse fingindo ele não teria fingindo que não aguentava ficar de pé na hora que caiu.

  8. Desculpe autor. Mas sim é uma farsa.
    Existem muitos outros cadeirantes que poderiam ter ocupado a vaga.

    Como você disse:”Na verdade, o atleta possui um um desalinhamento nos membros inferiores que faz com que seus joelhos sejam são forçados “para dentro” enquanto que os pés ficam “para fora”.”

    Se ele não é cadeirante e possui capacidade de locomoção, reduzida mas possui, ele deveria estar levando a tocha olímpica com um andador ou na sua própria capacidade e não utilizando outra forma de se locomover que não conseguiu consente com o seu dia a dia. Qualquer outro cadeirante que se de fato utiliza desse meio de locação vai se sentir ofendido.
    Sim isso é uma farsa e das feias.
    A pergunta é: quanto este estava disposto a pagar para.
    “foda se” PT ou PMSD ou qualquer outro governo ou partido político. Isso é uma vergonha nacional internacional e uma óbvia fraude de corrupção para “quem paga mais”.

    • Rodrigo, eu sou cadeirante. Eu não me senti ofendido por ele estar usando a cadeira para levar a tocha. Primeiramente, ele é um jogador de basquete sobre rodas, portanto faz sentido ele estar se locomovendo com uma visto que ele está lá não só para representar o Brasil e sua cidade, mas o esporte que ele pratica. E também, como ele é portador da deficiência Geno Valgo, caminhar longas distâncias pode ser bastante cansativo e desgastante para o joelho dele. Como disse antes, não me ofendo com ele usar a cadeira pra levar a tocha, o que me ofende é alguem querer ditar regras sobre como um deficiente deve se locomover caso contrário será tachado de “falso deficiente”.

    • Rodrigo, você não pode emitir opinião pelo outros. Também sou cadeirante e não fique nada ofendido pelo rapaz ter usado cadeira de rodas. Ao contrário, o que ofende são opiniões como a sua, que acha que pode ditar regras em uma situação da qual não tem nenhum conhecimento!!!

    • Rodrigo conseguiu emitir a pior opinião, e ainda falou pelos outros. É levou cara! Agora ele vai dizer o que a organização do evento deve fazer, o que os cadeirantes dev sentir, e como o atleta deve se locomover. É muita imbecilidade

  9. eu uso só pra fazer compras no supermercado, o pessoal aqui do predio já sabe, quando saio com a cadeira e o cartão cidadao vou as compras do mes, gente é ótimo… prendo todas as sacolas no lado dela tem gente q me empurra e ainda passo na frente na fila do supermercado. muito adianto

  10. Cheguei agora nesse site e ja deixo mais parabéns para os organizadores por expor a verdade sobre o fato, vejo tambem como é dificil expor uma solução para alguns mistérios tendo tantas pessoas com opiniões tão radicais! Outra vez parabéns!

    • Ele ia fazer uma manobra com a cadeira, coisa que faz nos jogos, havia avisado a pessoa que segurava a cadeira, mas na hora que foi fazer a pessoa instintivamente (creio eu) segurou a cadeira, ele fez impulso e caiu.

    • Assistindo o vídeo várias vezes dá para ver também que um rapaz do comitê olímpico do lado esquerdo, vira seu traseiro, que ainda estou procurando entender, e encosta fortemente no rapaz que estava ajudando a levar a cadeira. então ouve a queda também por conta deste incidente. Tenho uma irmã com deficiência nas pernas, ela anda com uma muleta e com dificuldades, quando vamos viajar com ela temos que solicitar uma cadeira de rodas no aeroporto, porque além de ser difícil é cansativo para ela caminhar longas distâncias, se não chegarmos com muita antecedência corremos o risco de perder o voo. Minha irmã não é cadeirante porque consegue caminhar pequenas distâncias tipo 5 metros. Mas em um percurso desse ela com certeza iria necessitar da cadeira de rodas, porque quando ela faz percursos muito longo, fica 2 dias deitada sentindo fortes dores que não tem analgésico que dê jeito. Além disso geralmente esses tipo de deficientes tem desgaste ósseos por muitas vezes tentar se fazer de fortes para serem considerados pessoas normais. Não devemos julgar um deficiente se ele é mais ou menos deficiente. Creio que ninguém é deficiente por opção. É muito fácil discriminar quando não temos ninguém nesta situação na família. Deveríamos deixar de ser preconceituosos e racistas e ajudar o nosso país a sair desse buraco que essa política imunda nos deixou.

  11. Como sempre esclarecedor. As pessoas deduziram que ele era paraplégico, quando isto nunca foi dito. O fato de ele ficar de pé não significa que poderia correr carregando a tocha.

  12. Diante dos comentários, resolvi checar em outras fontes!

    Várias delas trazem textos diferentes (indicando. que não copuaram um do outro), mas com o mesmo conteúdo- procurem!

    Entendo que a deficiência do rapaz o impede de disputar partidas de basquete num time profissional com atletas srm necessidades especiais, ou deficiências físicas!

    Em Santos temos times de basquete formados por atletas que têm dificuldades de locomoção- leia-se andar! Todos jogam. em csdeiras de rodas exatamente iguais, para que nenhum leve vsntagem um sobre o outro!

  13. Fato: o cara tem uma deficiência e é atleta paraolimpico. Usou a cadeira de rodas para carregar a tocha assim como a usa para praticar o esporte que representa.
    As pessoas estão deixando implícito que acham que este atleta é menos digno de levar a tocha do que outro que talvez tivesse uma deficiência mais grave??? Que feio!!!

  14. O cara tem dificuldade de andar e por isso precisa da cadeira de rodas pronto fechou!! E ele foi de cadeira de rodas e não de muleta, pq ele foi representar o basquete, não se joga basquete de muletas, se joga de cadeira de rodas.
    O não é por ter uma doença ao invés de ser paraplégico que o torna menos digno de levar a tocha olímpica.
    Reclamam do PT e do governo, mas são vocês que tem a cabeça tão bitolada que acham que todo mundo que está em cadeira de rodas é paraplégico.

    E o site só está passando as informações, não defendeu qualquer partido, leu coisa a mais é melhor verificar se não tem síndrome de perseguição, sério, tomem cuidado…

  15. Seria melhor que fosse um atleta dependente realmente da cadeira de rodas. Vou ser super breve na explicação. Se o vídeo causou essa ma impressão em varias pessoas, se esta sendo divulgado no exterior negativamente. se gerou polemica e PORQUE ELE NAO DEVERIA SER O CARA DA TOCHA. #bom senso

  16. Quem, mesmo depois de ler, ainda acha absurdo o cara conseguir andar (com dificuldade) ou que deveriam ter colocado alguem mais deficiente do que ele, deveria direcionar sua indignação ao ministério da educação e não ao comite olimpico, afinal eles não são responsáveis pela sua ignorancia

    • Esse tipo de comentário e pensamento é de gente que não tem menor bom senso. O cara é atleta e é deficiente, não é paraplégico, mas é deficiente. Ele tem tanto direito qualquer paraplégico de estar ali.
      Falou bem Danilo!!

  17. O que mais me chamou a atenção nesse artigo não foi a informação da matéria em si, mas as opiniões dos comentários totalmente desconexos, com excessão de algumas mentes mais sólidas e limpas de influências negativas… Criticar um deficiente pela sua escolha do meio de locomoção? Desmerecer alguém perante outras deficiências? Enxergar posicionamento político onde não tem? Poxa, é mt preconceito e ódio dentro das pessoas :/

  18. Cara dissimulado! mesmo podendo andar preferiu se fazer de coitado pra enganar… Por q ele se jogou no chão? Resposta: Ele queria passar a impressão que o problema dele era mais grave do q realmente é!

  19. Agora querem mudar até a regra do basquete paraolímpico para jogar só que tem alto grau de deficiência? Depois, querem decidir se um jogador de basquete paraolímpico leve a tocha andando e não na cadeira que ele pratica o Esporte? Depois querem decidir que só quem tem direto de levar a tocha é quem tem o maior grau de deficiência? Eita internet, território de imbecis!

  20. A VERDADE E QUE ESSE PAIS TA MERGULHADO EM MENTIRAS ENTAO A CREDIBILIDADE DE QUALQUER COISA QUE TENHA LIGAÇAO COM O GOVERNO JA GERA ALGUM TIPO DE DESCONFIANÇA. ..QUE DEUS TENHA PENA DE NOS. POR QUE SENAO TAMOS TODOS FERRADOS.?

  21. Meu Deus… Só tenho uma coisa a dizer: O ser humano é podre… Eu conheço o moço. Tem uma carreira brilhante de Seis anos. Inúmeros títulos inclusive um conquistado no final de semana passado em Aparecida de Goiânia. De Boa familia. Viu no basquete uma forma de mostrar sua força e habilidade. Merece sim carregar a tocha como o fez. Conheço outros que usam a cadeira para explorar pessoas. Pedir esmolas, esses sim merece ser condenados. Ele não tem pena de si mesmo por sua deficiência. É vencedor e merecedor pois não tem nada a esconder. Tanto que a vida dele foi exposta por causa dessas mentes doentes e desinformadas. Antes de passar um vídeo daqueles tem que procurar conhecer os fatos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui