O Deputado Marco Feliciano mandou prender artista nu do MAM?

Share Button

É verdade que o homem que interagiu nu com uma criança no Museu de Arte Moderna foi preso a pedido de deputado Marco Feliciano?

A notícia surgiu no dia 01 de outubro de 2017 em diversos sites e blogs e afirma que o deputado federal Marco Feliciano teria apresentado um pedido de prisão contra o ator que ficou nu e tocado por criança em uma exposição no MAM, em São Paulo.

O pedido de prisão, de acordo com a reportagem, teria sido aceito e expedido pelo Juiz da 5ª Vara da Infância e da Juventude, decretando a prisão “nesta tarde” sob a acusação de pedofilia!

A notícia também afirma que, além do ator, a justiça indiciou também a mãe da criança e mais 6 pessoas que organizaram o evento.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Deputado teria pedido a prisão do artista que interagiu nu com criança no MAM! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Dias antes dessa publicação, já havíamos desmentido uma fake news que circulou a respeito do coreógrafo Wagner Schwartz. Na ocasião, o boato que se espalhou afirmava que o homem havia sido morto a pauladas em frete a sua casa, em São Paulo!

Poucos dias após essa mentira ter sido pesquisada (e desmentida) por nós, surge outro rumor a respeito da polêmica performance La Bête, onde um homem nu foi tocado por uma criança – no MAM em São Paulo. Dessa vez, o coreógrafo Wagner Schwartz teria sido preso juntamente com mais outras 6 pessoas responsáveis pela exposição. Tudo a pedido do deputado federal Marco Feliciano.

Só que essa notícia (assim como a que dizia que o homem havia sido morto) é falsa!

Pra começo de conversa, a notícia espalhada sequer sabe os nomes dos supostos envolvidos na “reportagem”. Além de vários erros gramaticais, o deputado Marco Feliciano é chamado de “Marcos” Feliciano e o sobrenome do artista é grafado de mais de uma forma no decorrer do texto.

O que aconteceu é que, no dia 29 de setembro de 2017, o pastor e deputado federal Marco Feliciano postou no seu perfil do Facebook a sua indignação contra a interação da criança com o corpo nu do artista no Museu de Arte Moderna.

Feliciano disse mesmo em vídeo que iria solicitar ao Ministério Público Estadual a instauração de um inquérito para apurar de quem é a responsabilidade do ocorrido. No entanto, não há nenhuma menção sobre a prisão do artista.

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Acontece que a “ameaça” do deputado foi apenas da boca pra fora, visto que o Ministério Público já havia aberto um inquérito para para apurar se houve crime ou violações ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) por parte da instituição, do artista ou da mãe da menina.

Em entrevista à Folha de São Paulo, o desembargador do Tribunal de Justiça de SP Antonio Carlos Malheiros disse que houve potencial desrespeito ao ECA, mas tratar o episódio como pedofilia pode ser um exagero:

“Não percebo intenção de levar a criança a ter atitudes sexuais com um adulto, mas a presença de menores é contraproducente; a gente nunca sabe como aquilo vai afetar a cabeça da criança”

Como todo civil, Marco Feliciano não tem como “apresentar um pedido de prisão”, o fato de ser deputado não lhe dá poderes para isso. O máximo que ele pode fazer é o mesmo que qualquer um de nós: dar queixa na polícia e aguardar!

O próprio deputado desmentiu essa história no Facebook e em seu perfil no Instagran:

Origens

Os primeiros sites que publicaram a notícia falsa da prisão de Wagner Schwartz foram duas figurinhas carimbadas aqui no E-farsas pela disseminação de notícias falsas: O G Show Play e o Sociedade Oculta. Ambos publicaram o mesmo texto no mesmo dia, com pequena diferença de horas entre eles.

Justiça manda retirar o vídeo da internet

No dia 02 de outubro de 2017, o Ministério Público de São Paulo solicitou ao Facebook e ao Google a retirada dos endereços que contenham imagens e vídeos mostrando uma criança tocando um homem nu durante a mostra “35ª Panorama da Arte Brasileira – 2017” do Museu de Arte Moderna de São Paulo. As empresas tem 10 dias para remover todas as URLs referentes ao vídeo.

Conclusão

O artista que se apresentou nu no Museu de Arte Moderna e foi tocado por uma criança não foi preso a pedido de Marco Feliciano!

Share Button
Crimes, Falso, Política
, , , , , ,

Comente pelo Facebook

4 comentários

  1. Mariana F.

    Essa página já foi boa, hoje deveria se chamar “Desmentindo boatos de grupos de whatsapp de velhinhos de direta”.
    Vai fazer 1 ano que o Gilmar focou apenas nestes boatinhos inúteis criados em paginécas raivosas de direita com o único propósito de gerar ódio e desinformação em gente de cabecinha fraca.

    Temos aí por exemplo o caso do atirador de Las Vegas cujo estão surgindo versões e até provas de que não foi um disparo do 32o andar e sim um grupo de atiradores no local.

    Mas não, amanhã vc entra aqui e se depara ” Será que crianças terão que ir pra escola peladas?”, “PT vai explodir bomba atomica comunista dia 1 de dezembro?”, “Deputado cria lei que permite casamento com bebes?”.

    Gilmar, acorda! Vc está atraindo um publico muito tosco pra isso aqui

    • E o que você acha que mais tem por aí (não é só na Internet)?

      Gentinha de cabeça fraca prontinha para virar marionete de bosta de blogs políticos. Blogs políticos que, até que me provem o contrário, só servem para espalhar mentiras e ódio.

  2. Anderson

    Exato Mariana, inclusive a polícia dos EUA já chamaram o Gilmar para desvendar esse caso, sem dúvida com a investigação dele, a SWAT poderá prender o verdadeiro culpado!
    Esse site verificar rumores, boatos de internet e afins.
    Querer que ele vá atrás de provas sobre esse tipo de caso que citou é demais hein!?
    E pelas suas expressões, ainda deve ser PTista e talvez defenda esse artista pelado ai!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *