Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O desenho O Xodó da Vovó previu um ladrão chamado Luizinho 9 Dedos?

Cinema / TV

O desenho O Xodó da Vovó previu um ladrão chamado Luizinho 9 Dedos?

É verdade que o desenho animado da Hanna-Barbera O Xodó da Vovó fez uma previsão à condenação de Lula ao mostrar um ladrão chamado “Luizinho 9 dedos”?

O vídeo já circula nas redes sociais desde junho de 2017 e voltou a ser compartilhado no final de janeiro do ano seguinte, logo após a sentença do julgamento da Lava Jato – que ocorreu no dia 24 de janeiro de 2018 e sentenciou o ex-presidente Lula a 12 anos e um mês de prisão.

No filminho podemos ver o que parece ser o trecho de um desenho antigo chamado O Xodó da Vovó, onde um ladrão se entrega à polícia após sofrer nas mãos de um simpático cachorro. O detalhe é que o ladrão se identifica como o famoso “Luizinho 9 Dedos”, o que – para muitos – seria uma alusão ao ex-presidente Lula.

Além disso, o personagem ainda está usando um boné vermelho (como o boné do PT) e menciona que está no apartamento 711 (que seria uma referência ao artigo 171 do Código Penal – que trata do crime de Estelionato).

Seria essa uma previsão ocorrida em um desenho animado de 1954?

Será que esse vídeo é real?   

https://www.youtube.com/watch?v=QWWYwyORsfE

 

Verdade ou farsa?

O desenho O Xodó da Vovó (Precious Pupp, no original em inglês) estreou nos Estados Unidos em outubro de 1965 e conta as aventuras de um cachorro e de sua dona. Aqui no Brasil, o desenho estreou nos anos 1970, pouco tempo após a dubladora Lúcia Delor (que fez a voz brasileira da personagem Vovó Dulcina) entrar para os estúdios Herbert Richers.

Temos aí um pequeno erro propagado por quem espalhou essa “previsão”. A década em que esse desenho estreou no Brasil é bem depois de 1954. Detalhes…

Sobre a dublagem, ela diz mesmo “Luizinho 9 Dedos”, como podemos ver no desenho completo hospedado no DailyMotoin, aos 5:14:

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

O episódio em questão foi o de estreia da animação, chamado Joias Preciosas!

É curioso e engraçado um personagem de desenho animado receber o apelido de “9 Dedos” justamente porque os desenhos costumam mostrar personagens com apenas 4 dedos em cada mão! É possível que, no caso desse episódios, os tradutores acharam que ficaria mais engraçado um personagem com um dedo a mais…

No áudio original, em inglês, podemos ouvir que o ladrão se identifica como “Two Time Louie”:

 

Na versão em espanhol, o nome “Louie” também foi “latinizado” para “Luiz”:

 

Conclusão

O desenho O Xodó da Vovó mostrou em seu episódio de estreia um personagem que é um ladrão e, aqui no Brasil, foi chamado de “Luizinho 9 Dedos”. O nome foi um “abrasileiramento” (ou uma localização, uma versão) do original – em inglês – “Two Time Louie”. Não há nenhuma previsão aqui! 

Continue lendo
1 Comentário

Comente

1 Comentário

  1. Nilson

    2 de agosto de 2018 em 21:09

    Deve ter sido muito frustante a constatação de que não há farsa alguma no episódio do 9 dedos.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo