O Facebook vai lançar o botão dislike?

Share Button

É verdade que o Facebook irá lançar o botão “Não Curti” para todos os usuários da sua rede social?

A notícia apareceu na internet no dia 15 de setembro de 2015 e afirma que o Presidente do Facebook, Mark Zuckerberg teria confirmado durante uma palestra que a rede social fundada por ele finalmente terá um botão “dislike”.

O botão teria uma função contrária a do “like”, onipresente nas páginas do Facebook!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Facebook finalmente terá um botão dislike?

Facebook finalmente terá um botão dislike?

Verdadeiro ou falso?

De fato, Mark Zuckerberg confirmou que a sua equipe de desenvolvedores está trabalhando em uma versão do botão “Não Curti” para ser usado no Facebook, mas ele não funcionará de forma oposta ao do “Curti”.

O anúncio foi feito no dia 15 de setembro de 2015 pelo próprio Zuckerberg, durante um evento de perguntas e respostas na sede do Facebook, que explicou que o novo recurso ainda está em fase de estudos.

O CEO do Facebook disse que o botão “dislike” não funcionará como um oposto do “like” e servirá mais para que os usuários expressem empatia com algum fato triste como, por exemplo, quando alguém morre.

Mark disse que muitos usuários querem fazer algo diferente do que simplesmente curtir algo que foi publicado e que esse botão funcionaria como uma espécie de “puxa! que ruim, hein? acompanho a sua dor”.

Ideia antiga

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

O Facebook planeja a implantação de um botão “Não Curti” há muito tempo. Em 2010, por exemplo, Mark Zuckerberg havia dito em uma entrevista que a sua rede social poderia vir a ter um botão de dislike, mas que isso ainda deveria ser muito estudado para que o tal botão não se torne uma ferramenta usada para humilhações.

A promessa da implantação do botão “Não Curti” também saiu da boca de Zuckerberg durante uma entrevista em dezembro de 2014, mas (da mesma forma que ocorrido em 2015), a resposta foi meio vaga – algo do tipo “estamos trabalhando nisso”.

botao_hug

 

Interesses comerciais

Conforme observado pelo site de língua inglesa Slate, o Facebook não conseguiu descobrir uma maneira de implementar um botão que seja o oposto ao “Curti” e que não atrapalhe financeiramente a maior rede social do planeta.

Mark e sua equipe já teriam testado, no passado, o botão “simpatizar” entre alguns usuários, que na teoria, apareceria no lugar do “Like” quando um post fosse triste. Mas como não há certeza de que o algoritmo do Facebook funcione 100%, o projeto parece ter sido adiado desde então.

Já imaginou se um anunciante publica algo no Facebook e começa a receber milhares de “Não Curti”? Não ia pegar bem…

Conclusão

Mark Zuckerberg afirmou (novamente) que o Facebook estuda a implantação do botão “Não Curti”, mas ele não funcionaria (caso seja implantado, de fato) como um oposto ao “Curti” e seria mais como um botão de “Simpatizei com isso”.

Sugestão da leitora Sakura Nakashima Santos!

Share Button
Noticias, Tecnologia, Verdadeiro
, , , ,

Comente pelo Facebook

8 comentários

  1. Armagedom

    É muita inocência do redator da matéria em pensar que o pessoal irá usar esse recurso somente como “empatia” à situação de outras pessoas. O pessoal já estava pedindo o “não curtir” já fazia tempo.

    • Marcos

      Acho que você não entendeu o texto. A ideia não é fazer como em vídeos do youtube que você pode marcar como positivo/negativo e com isso a gente fica sabendo que tal coisa é aprovada por 500 pessoas e detestada por 4 mil. A ideia seria, ao invés do Curtir normal, que postagens que fossem sobre coisas negativas tivessem um “me solidarizo”. Simplesmente porque a gente associa o Curtir a coisas positivas (“a foto do casamento do Pedrinho teve 900 curtidas!”), e é bizarro dar curtidas na notícia de que alguém morreu, por exemplo.

      • Gilmar Lopes
        Author

        Exato!
        Nosso amigo Zuckerberg não quer que o Facebook vire uma espécie de Reddit, onde os posts mais negativados fiquem lá no fim da lista enquanto que os com mais joinhas apareçam primeiro.
        Financeiramente, isso seria inviável para o modelo de negócios do facebook

  2. Elvis Antonio da Silva

    Acho que deveria ter o botão “eu vi isso”, só para a pessoa ficar ciente que outro usuário viu mas não tem ou não queira dar opinião a respeito, se contra ou a favor!

  3. Fernanda

    É realmente o facebook melhora a cada dia, antes ele colocou o deslike e por ultimo ele lançou aqueles botões de carinha, coraçãozinho etc.. muito bom o facebook, o que seria de nós sem facebook. kkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *