Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O Governo vai mesmo confiscar todas as poupanças?

Conspirações

O Governo vai mesmo confiscar todas as poupanças?

É verdade que o Governo irá confiscar o dinheiro de todas as poupanças dos brasileiros no dia 17 de fevereiro? Mensagem que circula pelas redes sociais afirma que sim! Será verdade?

O alerta apareceu na segunda semana de fevereiro de 2015 e chama a atenção para o confisco de bens que será realizado pelo Governo Federal, no dia 17 de fevereiro.

Segundo o texto que circula pelo Facebook e se espalhou através do WhatsApp e do Instagram, a Caixa Econômica Federal estará congelando as contas poupança por motivo econômico do Brasil!

Será que esse alerta é verdadeiro ou falso?

Alerta que se espalhou pelas redes sociais chama a atenção para o confisco das poupanças em fevereiro! Será verdade?

Alerta que se espalhou pelas redes sociais chama a atenção para o confisco das poupanças em fevereiro! Será verdade?

Verdadeiro ou falso?

Não é preciso ir muito longe para perceber que trata-se de uma farsa muito mal feita! Basta uma lida no texto para notar que há muitos erros no tal alerta. Alguns problemas gramaticais e ortográficos saltam aos olhos como, por exemplo:

  • Federção” (você quis dizer “Federação”?)
  • Economico” (você quis dizer “Econômico”?)
  • determinaçao” (você quis dizer “determinação”?)
  • “Aqueles que tiver dúvidas” (você quis dizer “Aqueles que tiverem dúvidas”?)

O alerta também menciona alguns órgãos que não existem:

  • Federação dos Bancos do Estado Brasileiro
  • Caixa Econômica do Brasil
  • Gerência Nacional do Brasil

Não há uma Federação dos Bancos do Estado Brasileiro. O que temos é a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) que não exerce nenhum poder sobre confisco de bens, pois trata-se de um organização particular.

A Caixa Econômica do Brasil seria, no caso, a Caixa Econômica Federal, mas o autor do boato deve ter se atrapalhado nos nomes…

Também não encontramos nenhuma referência à tal “Gerência Nacional do Pleonasmo”… Digo… “Gerência Nacional do Brasil” a não ser em sites e blogs que apenas copiaram esse mesmo texto.

O Ministério da Fazenda emitiu um comunicado no dia 13 de fevereiro, desmentindo o boato e explicou que:

“Tais informações são totalmente desprovidas de fundamento, não se conformando com a política econômica de transparência e a valorização do aumento da taxa de poupança de nossa sociedade, promovida pelo governo, através do Ministério da Fazenda”

A nota à imprensa pode ser lida na íntegra aqui:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Mesmo que não houvesse nenhum erro nesse alerta, é muito provável que o tal confisco não fosse avisado pelo próprio Governo. Isso causaria um resgate de aplicações em massa e o confisco perderia a sua “função”.

De acordo com o jornal A Folha de São Paulo, o boato ainda não causou aumento nas filas para resgate de poupanças, como ocorreu com a falsa notícia do fim do Bolsa Família, em 2013.

Inconstitucionalidade

Como foi muito bem observado por Rodrigo Fernandes, membro do nosso fórum no Facebook,  De acordo com o parágrafo 1, inciso II do artigo 62 da Constituição Federal, o Governo Federal não pode criar nenhuma medida provisória “que vise a detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro;”. Ou seja, mesmo que o presidente queira confiscar o dinheiro dos brasileiros, é bem difícil que ele consiga!

Confisco em 1990

Em 1990, houve um confisco da poupança dos brasileiros. Na época, a então ministra da Fazenda, Zélia Cardoso de Mello, comandou o processo que bloqueou todas as aplicações financeiras acima de NCZ$ 50 mil (cruzeiros novos). A medida foi uma tentativa de frear a hiperinflação que tomava conta do país (28% ao mês, em média), mas uma série de outros problemas fizeram com que o confisco do Plano Collor se tornasse um dos maiores fantasmas que assombram os eleitores desde então.

Outra imagem desmentida

O G1 desmentiu que a imagem abaixo tenha sido publicada em seu portal:

Montagem usa o nome do portal G1 para espalhar boato sobre confisco!

Montagem usa o nome do portal G1 para espalhar boato sobre confisco!

E aqui, um dos alertas que es espalharam pelo Instagram:

Boato sobre confisco que apareceu em redes sociais

Boato sobre confisco que apareceu no Instagram. Um amigo de um amigo ficou sabendo…

 

Conclusão

O alerta sobre o confisco da poupança, previsto para o dia 17 de fevereiro é falso! Mesmo que alguém acredite nesse boato e resolva ir à Caixa Econômica Federal, para resgatar as suas aplicações nesse dia, não será atendido, pois os bancos estarão fechados em virtude do feriado de carnaval!

Continue lendo
39 Comentários

39 Comments

  1. Olavo Dutra

    14 de fevereiro de 2015 em 9:22

    Que vergonha esse Brasil! Quem elege esses corruptos? O povo que se esconde debaixo da saia de termos como “trabalhadores”, pra justificar o robinhoodismo socialista contra quem realmente trabalha, que merece o que adquiriu, conquistou, não ganhou de graça.
    Impeachment é pouco! Quem vai tomar os lugares de todos os bandidos que o POVO elegeu? Mais bandidos eleitos pelo povo, pra roubar do povo. Então o povo tem do que reclamar, pra se sentir mais “honesto”, mais “ético”, passar o bastão da culpa adiante.
    Pinte a cara, proletário, estudante, vamos às ruas, ao facebook, exigir o fim da corrupção. Assinar petição online contra corrupção, assim os bandidos vão parar! Os representantes do povo brasileiro.

    • Jorge

      14 de fevereiro de 2015 em 23:30

      O problema, caro cidadão , é que se isso fosse realmente feito ao pé da letra , se a justiça quisesse realmente lançar uma Cruzada republicana contra a corrupção – não contra o PT , mas contra toda corrupção existente no país a nível de partidos políticos , independente de partido – sobrariam , se muito , uns 30 deputados e uns 8 senadores . Olhe lá .
      O Congresso teria que fechar , seria necessária uma intervenção da Justiça Federal . Os processos parariam o país. Praticamente teríamos que refundar a nação . A quantidade de dinheiro envolvida chegaria aos trilhões de dolares .
      E os processos sairiam alcançando mais políticos à medida que fossem se desenrolando , alcançaria políticos do passado, alguns já mortos , outros afastados , outros aposentados , outros que não se elegeram .
      A coisa é imensa.

    • Lucho

      15 de fevereiro de 2015 em 11:13

      “Assinar petição online contra corrupção”

      Abaixo-assinado online é uma ferramenta poderosíssima. Tanto é que o Renan Calheiros foi defenestrado da presidência do senado. Combater a corrupção com essa ferramenta então vai ser moleza.

      No mais, muito obrigado pelo material fornecido para o O Sofativista.

  2. Carlos

    14 de fevereiro de 2015 em 11:09

    O fato de ser uma mentira não quer dizer que os políticos não tenham esse tipo de pensamento. Vcs esqueceram do projeto “Poupança Fraterna” do PT?

    O que eles puderem armar para tirar dinheiro da população, eles o farão.

  3. Lucho

    14 de fevereiro de 2015 em 12:08

    Levar a sério e se alarmar por causa de uma mensagem tão porcamente e lazarentamente mal escrita como essa mostra como estamos emburrecendo.

    • Alan Souza

      26 de junho de 2015 em 19:10

      Cara, tô te devendo uma gelada por esse comentário, melhor comentário ever! Quem acredita num troço escrito assim, acredita até em coelho da páscoa criado pelo papai noel numa fazenda de duendes e sacis…

  4. Lucho

    14 de fevereiro de 2015 em 14:14

    “Pelo menos vamos procurar saber!!”

    Isso que eu diria que é uma ironia.

  5. Ricardo Yukio

    14 de fevereiro de 2015 em 15:16

    Por mais que não seja verdade, e uma ótimo meio do povo brasileiro protestar com a indignação da corrupção do petrolao.

    • Lucho

      15 de fevereiro de 2015 em 8:29

      E vcs vão se organizar como? Por meio de evento de feicebuque?

    • Celio Alves

      15 de fevereiro de 2015 em 14:15

      Sério mesmo que criar mentiras é um “ótimo meio” do brasileiro protestar contra a corrupção?

      Para mim isto é a mesma coisa do sujo reclamar do mal lavado.

    • Renato

      23 de março de 2015 em 0:19

      É com esse nível de pensamento que tenho que conviver: povo corrupto por natureza. Quem acha que protestar utilizando-se de mentiras é normal pode ser capaz de qq coisa. E o pior é q acho que sou minoria nesse país, todos querem levar vantagem em cima dos outro.

  6. Ricardo Yukio

    14 de fevereiro de 2015 em 15:24

    Se for verdade ou mentira e um ótimo meio do povo brasileiro protestar com a corrupção do petrolao. Não aguentamos mais PAGAR a conta desses LADROES. Quem possui dinheiro na poupança da CEF vamos retirar todo dinheiro por 7 dias.

  7. Cláudio Souza

    14 de fevereiro de 2015 em 16:58

    Eu não duvido de mais nada, pois se pregou nas campanhas eleitorais que a inflação estava controlada e que não haveria aumento de nada no começo do ano. Mas olhai ai o que aconteceu. Aumento da energia, e dos combustíveis. Detalhe: esses aumentos começaram com boatos. O que tava previsto pra energia, era sim o aumento nas contas com as bandeiras por causa das termelétricas. Agora já se fala em aumentar o valor das tarifas das bandeiras. Fora o aumento que a energia já teve. Por tanto vai se confiar que é mentira isso? Quem tiver dinheiro na poupança ou em algum fundo que fique alerta. Eu como não tenho to bem tranquilo. Meu pagamento já entra na conta corrente com os débitos tudo aprovisionados…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Dario

      14 de fevereiro de 2015 em 23:39

      Ná dúvida, com este governo corrupto, depois de todos estes escândalos, petrobras, mensalão, etc…… Vou e tirar a reserva utilizada para trabalhar da poupança. Quero mais que o governo se dane, chega de trabalhar para essa cambada de safados. Saudades do regime militar, tava ruim, mais tava bom.

  8. paulão

    15 de fevereiro de 2015 em 11:12

    um retardado quem escreveu e mais retardado ainda quem acreditou nessa mensagem e repassou para alguém.pode até passar pela cabeça dos nossos governantes(que foram colocados ali pelo voto)uma ideia dessa, mas com certeza não vai ser divulgado desta forma.

  9. luizhenriquecardoso

    15 de fevereiro de 2015 em 12:30

    O caso do “confisco da poupança” ficou claro ter sido um mero boato, montado em cima de um hoax, um verdadeiro embuste, feito por um analfabeto, provavelmente usando o software da Microsfot, o Paint. Em nota, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou que determinou à Polícia Federal “a imediata e rigorosa apuração da origem dos boatos que circulam nas redes sociais relacionados à caderneta de poupança”.

    Mas, entretanto, devemos considerar a situação do país: crise de abastecimento de água na grande região, grande motor da economia brasileira; crise energética, o sucateamento do sistema de distribuição de energia do país, que impossibilita o país retomar o crescimento;dólar subindo, podendo chegar ao patamar de R$3,00; inflação ficando fora de controle, devido aos problemas já mencionados.

    Considerando isso, devemos ficar bem atentos a qualquer movimentação, até porque a ideia do Partido dos Trabalhadores é de implantar um modelo de ”Socialismo Radical” no Brasil, tendo total controle dos ganhos da população. O partido deixa isso explicito em seu jornal oficial, o Jornal Página 13 em uma edição, do mês de maio de 2014, como podemos observar:

    “Nosso grande objetivo é, através das vitórias que obtemos nos espaços institucionais, democratizar o Estado, inverter prioridades e estabelecer uma contra-hegemonia ao capitalismo, capaz de construir um projeto de socialismo radicalmente democrático para o Brasil.’’[1]

    Não podemos esquecer também outro projeto, que foi arquivado, o ‘Poupança Fraterna’, que visa ‘estabelecer o Limite Máximo de Consumo’, prevista no Projeto de Lei Complementar 137/2004, de autoria do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), que também visa a criação de uma conta individual, onde seriam depositados os rendimentos que ultrapassassem um valor máximo mensal de despesas estipulado por pessoa.[2]

    Podemos concluir que apesar do caso não passar de um boato, o que não é boato, é a realidade, de forma cristalina, é que querem sim ter o poder de controlar até os ganhos dos indivíduos, controlar o que cada indivíduo compra, o quanto gasta, o que consome, etc.

    Enfim, estamos já percorrendo o “caminho da servidão” como dizia Friedrich Hayek. E esse caminho está sendo cada vez sendo mais pavimentado pelos os inimigos da liberdade.

    [1] Em maio de 2014, a Revista Página 13 publicou artigo entitulado “Dilma Rousseff, nossa presidenta da República”. A revista, em PDF, pode ser baixada no link abaixo:
    13http://www.4shared.com/office/nWQ8cvyiba/PG_13_N131-MAI14.html

    [2] Conforme propõe o PLP 137/2004 do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI). Disponível no link abaixo
    http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=156281

    • elton

      15 de fevereiro de 2015 em 18:04

      Em breve, possível greve dos caminhoneiros.

      • elton

        24 de fevereiro de 2015 em 23:16

        A greve dos caminhoneiros começou hoje em oito estados. Puxa, eu NEM IMAGINAVA que fosse acontecer algo assim… Só que não! Previsível foi com esse preço atual dos combustíveis. (Eu já estava de “greve” há um mês com meu carro e indo em coletivos mesmo – tenho que respeitar o meu bolso numa situação como esta!) Má administração no Governo dá nisso; revolta popular. Normal. Ainda mais quando cai a máscara de corruptos.

    • Alan Souza

      26 de junho de 2015 em 19:12

      Esse PL da “poupança fraterna” tá arquivado desde 2008. É só ver a movimentação no site da Câmara. Mas ele será apontado como “ameaça” até a Terra congelar…

  10. Durruti

    16 de fevereiro de 2015 em 13:45

    Independentemente da corrupção, do abuso de poder que de facto é praticada por políticos de diversos quadrantes, acreditar numa noticia destas também demonstra alguma falta de cabecinha; são de pessoas assim, crédulas e pouco informadas, que os políticos menos honestos gostam para as poderem manipular com facilidade.

  11. jusimar

    16 de fevereiro de 2015 em 14:25

    nao duvido de nada isso ja aconteceu uma veis entao quem quizer deixar la deixa

  12. Alexandre K

    16 de fevereiro de 2015 em 22:44

    Acho incrível a quantidade de comentários tentando criar mais ideias estapafúrdias ao invés de esclarecer algo. Parece que vivemos na era da Cyber burrice, onde qualquer opinião é válida sem precisar passar pelo crivo de materialidade demonstrável. outros acreditam em teorias da conspiração a todo o instante e outros jogam suas insatisfações ideológicas na rede sem se preocuparem com o que defendem ou o que defendem.

    • Lucho

      17 de fevereiro de 2015 em 9:42

      Como eu sempre digo, viva a era e a sociedade da (des)informação.

    • Leandro

      15 de junho de 2015 em 16:30

      Sim, vivemos na era da Cyber burrice, é cada coisa que vê e acredita que ta foda, vejo muitos, amigos e conhecidos, até familiares compartilhando cada besteira… acho que para esse pessoal a Internet se baseia em Facebook. Não consigo ficar 20 min direto no facebook, tem gente que fica 8 horas, nem trabalhar, trabalha.

      Foda.

  13. Boladão

    17 de fevereiro de 2015 em 10:07

    Li no twitter:
    “De acordo com o boato, o confisco das poupanças dos brasileiros ocorrerá hoje”
    Fico imaginando os crentes desesperados, batendo na porta do banco:
    “pelo amor de deus, seu segurança, abre a porta aí, por favor, tenho que sacar minha poupança, por favor seu segurança, aaaabreeeee a dilma vai confiscar minha poupança, ela tá aí dentro já? diz pra ela esperar, deixa eu sacar antes, pelo amor de deus! abreeee!!!”

  14. john

    18 de fevereiro de 2015 em 6:32

    Eu acredito, serem falsas, a maioria das publicacoes, porem, vindo do Brasil, QUALQUER COISA assusta, a pouco tempo, os Chips, dos Cartoes de Credito, eram anunciados, como TOTALMENTE, a prova de fraudes, e segundo materia, de um programa Brazileiro, FANTASTICO, a “coisa”, teve que ser abafada, mesmo morando nos u.s.a. sem a menor intencao, de voltar a morar no Brazil, e tendo dupla Cidadania, tenho meus motivos, para me Atemorizar, com o Brasil, colocando uma Escala, de um a dez, nos meus melhores dias de Otimismo, eu ficaria com o dois, acompanho no Facebook, com o apelido de FLETCHER FLORIDA, (Moro atualmente na Florida), algumas situacoes, do Salt America, e como voce, assistir, em um cinema, um filme de terceira dimenssao, as vezes assusta, poeque, dependendo do cinema, voce participa da cena, na Disney por exemplo, quando alguem espirra, (mesmo nao sendo catarro), cai um liquido no seu rosto, (meu teclado, nao tem, acentuacao, como til, e/ou cedilha, mas acho que da, para entender)

    • Aline Priscila

      3 de março de 2015 em 9:00

      A falta de acentuação não atrapalha muito, mas seu discurso em geral é bem confuso. Continua pelos EUA mesmo falando e escrevendo em inglês que a gente agradece.

  15. Glenio

    18 de fevereiro de 2015 em 9:07

    Palavras do Lula comunista do PT: “eles não sabem do que somos capazes … “, e aí vem a Petrobrás, o BNDS, mensalão, prefeituras corruptas, fisiologismo, populismo, assassinatos, guerrilheiros, sequestradores, defesa de traficante na Indonésia, desvio de dinheiro da nação para ajudar Cuba, etc, etc, ….. O povo fica de orelha em pé quando qualquer notícia se refere aos petralhas ….

  16. adenir

    20 de fevereiro de 2015 em 23:07

    Eu acho que temos que fazer uma faxina urgente nesses ladroes

    • Renato

      23 de março de 2015 em 0:23

      Se for assim não vão sobrar meio milhão de brasileiros. O problema é cultural, meu amigo. Vai ter q passar muita geração até corrigir essa forma de viver do brasileiro, vide tanta mentira e tanta gente querendo enganar gente, como nesse caso das poupanças.

  17. Lucho

    22 de fevereiro de 2015 em 10:07

    Eu tenho algumas aplicações na Caixa, fui ver pelo Internet Banking e… o dinheiro ainda estava lá.

    Que governo incompetente! Nem para saquear o dinheiro no banco ele serve.

  18. JOÃO BATISTA CHAGAS

    9 de maio de 2015 em 11:02

    Não se pode duvidar de nada que possa acontecer neste Brasil de improviso e criminoso. Não duvido que possamos ter a qualquer momento, um amanhecer violento nas finanças do povo brasileiro. Ficar de prontidão é de grande importância.Vejam vocês o que aprontou o criminoso do Collor que muita gente neste país arruinou quando sequestrou o dinheiro do povo brasileiro.Dizer impossível acontecer novamente não, não direi, visto o que ora se apresenta à nação não ser nada confiável. Ficar sempre vigilante e atento no que acontece e pedir a Deus para colocar as mãos neste brasil sofredor.

  19. marcelo

    13 de maio de 2015 em 2:13

    Tem certas coisas que é bom ficar atento… minha vó sempre dizia que onde há fumaça, há fogo. Não dá muito para acreditar mas se o governo realmente fizer isso, e aí? Como fica a cara de quem disse que é mentira?
    O problema é que o boato atinge o governo petista. Se houvesse a eventual vitoria do Aécio, muitos outros boatos iriam surgir, e será que a página aqui ia esclarecer? Lembrando que os petistas espalharam boato de que eleito, o Aécio mexeria nos direitos trabalhistas. Quem ganhou foi a dilma, e ela fez o que? Cumpriu o boato dos petistas!

  20. elysa

    27 de maio de 2015 em 16:25

    Se o EX-Presidente Collor de Mello sequestrou os valores de nossa conta poupança e é ele o mentor da Dilma…quem garante se esse golpe será verdadeiro ou falso?

  21. ed

    27 de maio de 2015 em 22:10

    IDIOTAS SÃO AQUELES QUE ACREDITAM QUE O BRASIL TEM SOLUÇÃO , O BRASIL E DOS CORRUPITOS E NOS PAGAMOS HA CONTA INFELISMENTE AQUI NÃO EXISTE CARATER , MORAL . RESPEITO , DIGNIDADE , VERGONHA , ETICA ETC , AQUI TUDO PODE MESNOS FAZER O CERTO E SER ONESTO , DIZEM QUE E UM PAIS DEMOCRATICO SE FOSSE DEVERIAMOS NÃO SER OBRIGADO A VOTAR PELO MENOS ESES MALDITOS POLITICOS TERIAM QUE FAZER VALER O VOTO PARA SE ELEGER NÃO NOS OBRIGANDO A VOTAR NESSA CORJA MANDITA QUE TANTO FAZ DIREITA OU ESQUERDA NAO VALEM NADA UM PAIS QUE NÃO TEM REMEDIO E SIM AFALENCIA DE CURTO HA MEDIO PRAZO E JUNTOS VAMOS AFUNDAR COM ELE

  22. Observadordepirata

    14 de agosto de 2015 em 16:49

    Já está confiscando. Paga menos da metada da inflação oficial ( a de mentirinha) para o povo. Isso tem nome: ESTELIONATO. O seu dinheiro desparece dia após dia e dsepois vai virar pó.

  23. Editora Rigel LIVROSBRASIL

    9 de setembro de 2015 em 9:05

  24. fabio

    13 de janeiro de 2016 em 3:47

    To cansado de ouvi esse bando de abutri fala que o povo elegeu que a culpa e do povo..aff a culpa sao dos politicos e da policia..porque o povo nao sabe quem vai fazer o mau ou quem vai faze o bem..ninguen tem bola de cristal..a policia e culpada porque nao prende eles e os politicos sao culpados porque so pensao em si..paren de joga a culpa nos outros e asumao oque vcs estao fazendo bando dec

  25. Ana

    22 de maio de 2016 em 2:13

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo