today-is-a-good-day
21.4 C
São Paulo
quinta-feira, abril 25, 2024

O mistério dos crânios de cristal resolvido

- Publicidade -

Os crânios de cristal não são mais um mistério para a ciência! Veja o que pesquisadores descobriram a respeito desses estranhos achados arqueológicos.

Surgidas na década de 1860, dezenas de esculturas de cristal em forma de crânio humano começaram a aparecer em diversas partes do mundo e deixaram intrigados pesquisadores sobre a sua origem.

Algumas teorias sugeriram que os achados teriam sido esculpidos pelos astecas e três desses estão em exposição nos museus de Washington, Londres e Paris.

Afinal, como foram confeccionadas essas enigmáticas obras de arte?

Caveiras de cristal supostamente encontradas no final do século 19 deixaram pesquisadores intrigados por anos!
Caveiras de cristal supostamente construídas há centenas de anos pelos astecas e encontradas no final do século 19 deixaram pesquisadores intrigados por anos!

 

Verdadeiras ou falsas?

São falsas! E isso quem afirma é a edição de numero 91 da revista de notícias científicas Chemical & Engineering, publicada em março de 2013. Depois de vários anos de minuciosos estudos, a equipe liderada pela arqueóloga Jane Walsh chegou à seguinte conclusão: Os crânios de cristal não são da época dos astecas.

Jane Walsh, Ph.D. (Foto: Department of Anthropology Staff)
Jane Walsh, Ph.D. (Foto: Department of Anthropology Staff)

Alguns detalhes chamam a atenção e denunciam a fraude:

  • Falta de documentação – Os crânios não vieram documentados dos sítios arqueológicos
  •  Os dentes representados nos crânios são retos e lineares, muito diferentes dos dentes esculpidos nas obras daquele povo
  • Com a ajuda de microscópios, os pesquisadores notaram que os as caveiras de cristal possuem marcas regulares em toda parte. Isso prova que as esculturas teriam sido feitas por modernas rodas giratórias e abrasivos sólidos, e não usando ferramentas manuais antigas

Esculpida à mão, o cristal de quartzo (à esquerda) tem marcas de condicionamento irregulares, enquanto a pedra esculpida na máquina (à direita) tem um padrão regular. Isso só foi possivel ver com a ajuda de um microscópio eletrônico de varredura. (foto: Reprodução/Museu Britânico)
Esculpida à mão, o cristal de quartzo (à esquerda) tem marcas de condicionamento irregulares, enquanto a pedra esculpida na máquina (à direita) tem um padrão regular. Isso só foi possivel ver com a ajuda de um microscópio eletrônico de varredura. (foto: Reprodução/Museu Britânico)

- Publicidade -

 

  • Uma análise espectroscópica mostrou que o cristal de rocha apresenta “verdes, inclusões vermiformes” característica de cristal de rocha do Brasil ou Madagascar. Bem longe do México.
  • Além disso, raios X revelaram que alguns dos crânios foram revestidos com carboneto de silício, “um abrasivo sintético usado em pedra-escultura oficinas só a partir de meados do século 20.”

Inclusões de ferro clorita foram encontrados no crânio falso do Museu Britânico. Eles são encontrados apenas em quartzo do Brasil ou Madagascar, mas não no México. (foto: Divulgação/Museu Britânico)
Inclusões de ferro clorita foram encontrados no crânio falso do Museu Britânico. Eles são encontrados apenas em quartzo do Brasil ou Madagascar, mas não no México. (foto: Divulgação/Museu Britânico)

 

Conclusão

Os misteriosos crânios de cristal já não são tão misteriosos assim. Já se sabe que não foram confeccionados pelo povo asteca, mas por pessoas do final do século 19 e começo do 20. O mistério agora é descobrir quem foi…

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

52 COMENTÁRIOS

  1. Gilmar fopi muito sensacionalista,
    A unica coisa que ficou clara foi que a teoria de que foram os astecas que fizeram é falsa, e não que os crânios são falsos.

    • Grande parte do mistério acabou aí. Muitos blogs publicam matérias mais sensacionalistas que essa afirmando que os cranios são da época dos astecas, como que conseguiram esculpir peças tão perfeitas sem tecnologia e bla bla bla… pelo menos, agora, sabemos que não tem nada de asteca nas esculturas.

      • A Historia é de que a HP efetuou testes no cranio de cristal na epoca, e obtiveram resultados que fora formado a partir de um único cristal de quartzo.
        Essa materia do efarsas esta muito superficial, sobre um cranio que não é de cristal.

        • Gosto bastante de algumas matérias aqui,mas essa,vcs não apuraram muito bem não,e a materia que saiu no history chanel? não tem nada a ver com o que vcs postaram,eles fizeram inúmeros testes e nada foi concluído,só que não foi feita pelos homens,então acho q essa materia vcs ficaram devendo!

  2. “Com a ajuda de microscópios, os pesquisadores notaram que os as caveiras de cristal possuem marcas regulares em toda parte. Isso prova que as esculturas teriam sido feitas por modernas rodas giratórias e abrasivos sólidos, e não usando ferramentas manuais antigas.”

    Entao acho que está na hora de explicar como os egipcios construiram as piramides sem tecnologia, nao é mesmo? Ou acham que um povo com ferramentas manuais conseguiriam erguer toneladas de pedras?

    “Além disso, raios X revelaram que alguns dos crânios foram revestidos com carboneto de silício, “um abrasivo sintético usado em pedra-escultura oficinas só a partir de meados do século 20.””

    E como se explica o fato de que tenham sido descobertas nos anos 1860s? Teriam vindo do futuro?

    • Também fiquei confuso nessa parte. E aliás, o mistério não foi totalmente resolvido, ainda não se sabe quem fez (e porque fez) os tais crânios. Além disso, na matéria diz que apenas um crânio encontrado no México foi analisado (pelo menos é isso que dá a entender). Mas e quanto aos outros crânios que foram achados em outras partes do mundo? São falsificações também? Sem contar que eu já vi imagens de outros crânios bem diferentes desse. Olhando pra esse crânio que aparece aí da imagem, se vê claramente que é um simples trabalho de um algum artesão. Porém, eu já vi outros que apresentam um nível de detalhamento incrível e sem marcas de que foram esculpidos. Gostaria que esclarecessem isso para mim.

    • Sim, eu acredito que os egípicios foram capazes de fazer as pirâmides.Por que com todos os trabalhadores disponíveis e algumas alavancas eles não seriam capazes? Haviam algumas grandes contruções desenvolvidas por povos bem mais rústicos na época (vide Mohenjo-daro), e o Egito era um império colossal, muito mais desenvolvido que muitos que vieram depois e tinham muuuita mão de obra. Sabe, as obras medievais dispuseram de quase o mesmo tanto de tecnologia. Acho deprimente pensar que se subestima tanto os egípicios.
      E 1860 é final so séc 19, essa única caveira documentada deve ter sido feita pouco antes disso, e não necessariamente esta continha o abrasivo. Acha mesmo que todas foram feitas pela mesma pessoa, na mesma época? Já pelo menos as viu? São diferentes demais para isso.
      Sinto muito, mas pessoas como você me deprimem.

  3. Não adianta, o público do History Channel é fiel a essas bobagens… Podem provar de todas as formas que é tudo falso, não foram feitos por ETs, mas mesmo assim eles continuarão acreditando nas lendas…

    • Diga-se de passagem, esse mesmo público fiel ao History e ao Discovery também não assiste a TV aberta brasileira pois lá só tem lixo e desdenha de quem assiste.

      Sinceramente, muitas matérias do Globo Repórter, do Fantástico (e até mesmo do Domingo Espetacular) dão de 10 a 0 na maior parte dos “documentários” de ambos os canais.

  4. Só gostaria de lembrar que esses crânios, são feitos de cristais, como dito em alguns comentários acima, esse realmente é uma imitação. Agora me responda, mesmo que tenha sido feito pelo final do sec.19
    Como é possível naquela época alguém cortar cristal com tanta precisão e ainda entalhar um cranio humano com todos os detalhes?

    • fibrasek concordo com voce como esculpir um cranio de cristal naquela epoca e os tais arqueologos com seus cerebros brilhantes podem detectar a época pois o carbono 14 só funciona para materiais organicos

    • Quanto a cortar o cristal, não entendo disso, mas sobre o cranio detalhado… Sério??? acha que não se conhecia um crânio no século 19?? Nem sei o que dizer… Esses detalhes do crânio eram conhecidos há muito tempo, mesmo se as caveiras tivessem sido feitas pelos astecas, é só olhar o exemplar de um morto qualquer…

  5. Cuidado com a manipulação das informações.. Quem garante que estes crânios não foram produzidos ANTES do século 20, mas muito antes mesmo.. por outra civilização muito avançada, como a Atlântida? E estes crânios “sobreviveram” e foram transportados depois ao longo de gerações e foram parar no méxico e em outros lugares.. Tudo pode ser, gente… cuidado com o que querem que você acredite!

    • mandou bem Saulo querem que a gente acredite no que eles querem ,como na biblia onde jaco luta corpo á corpo com um anjo um anjo é segundo eles um ser celestial ou espiritual e depois aparece um anjo lutando e implorando para que Jaco o largue vou rir QUA,QUA,QUA, e no novo testamento Maria mãe de Jesus engravida do Espirito Santo puxa vida não sabia que o Espirito Santo éra tão fertil assim.que lavagem cerebral estão fazendo com a gente

  6. Sabe o que eu acho incrível? Eu sou um cara cético, mas aqui encontro pessoas que são tão céticas a ponto de serem cegas tanto quanto os religiosos fanáticos. Sou um desse que só de imaginar a imensidão ao nosso redor, acha impossível sermos os únicos seres do planeta(não só vivos como racionais). Acho que você tem que ser muito, incrivelmente egoísta para acreditar que é o único ser inteligente no universo, assim como é necessário o mesmo de pessoas que acreditam que existe um deus que olha para elas 24 horas por dia e ainda dá uma outra vida após a morte só para continuar vigiando. Vocês são farinha do mesmo saco vencido.

  7. Sabe o que eu acho incrível? Eu sou um cara cético, mas aqui encontro pessoas que são tão céticas a ponto de serem cegas tanto quanto os religiosos fanáticos. Sou um desses que só de imaginar a imensidão ao nosso redor, acha impossível sermos os únicos seres do universo(não só vivos como racionais). Acho que você tem que ser muito, incrivelmente egoísta para acreditar que é o único ser inteligente no universo, assim como é necessário o mesmo de pessoas que acreditam que existe um deus que olha para elas 24 horas por dia e ainda dá uma outra vida após a morte só para continuar vigiando. Vocês são farinha do mesmo saco vencido.

    Read more: http://www.e-farsas.com/o-misterio-dos-cranios-de-cristal-resolvido.html#ixzz2aUDG3knu

        • Vc é sabidão né,o bonzão??
          Se acha o gostoso por que deve fazer uma faculdadezinha…
          E acha que domina o “conhecimento humano”.
          Não é atoa que,o LIXO,em que se encontra esse mundo,está nas costas de gente como vc.
          Quando vc decide excluir uma hipótese,só por que a “ciência FALHA”,não a corroborou com exatidão,isso faz de vc um completo BURRO!
          Não tem merda nenhuma sequer,desvendada ainda a despeito desse caso.
          O que se possui,muito pelo contrário,é que,de fato UM ÚNICO crânio,foi feito com tecnologia,ainda não compreendida,e não se sabe ao certo,a respeito de sua exata confecção,em NADA!
          Muito menos da sua data exata de produção,nem mesmo com análises de hidratação de quartzo.
          VC É BURRO!
          sabe por que?
          Por que a verdadeira ciência,nunca é pretensiosa,ela avalia,e analisa,e de fato,deveria se desprender mais de certos paradigmas,que se provaram não tão eficientes no decorrer da humanidade.
          Não estou falando de 20,30 anos de paradigmas falhos,estou falando de centenas de anos.
          A partir do momento que vc “ACHA” que sabe de algo concreto…
          Isso só te torna cada vez mais convicto na sua IGNORÂNCIA.
          continue assim.
          Tão vc,como bem o dirigente desse site.

    • esta analise carece de ser mais abrangente. Dezenas foram descobertos mas apenas 03 analisados e já conclui-se que todos são falsos ou de origem não asteca. Além disso como sabem que foram feitos nos anos 20 se o cristal não pode ser datado pelo carbono 14? Tá tudo muito incompleto.

  8. Lendo a reportagem dá a impressão que foram analisadas apenas os 03 crânios, mas não são dezenas descobertos em vários sítios arqueológicos?o tal crânio de onde se destaca a mandíbula. Me parece ser único dos achados. Além disso diz a notícia que foram feitos nos anos 20, mas como se o cristal não pode ser datado pelo carbono 14? Como sabem disso? Com certeza deve ter muito cranio por aí falso e alguns ganhando em cima disso, mas fizeram analise em todos os oficialmente descobertos? Assim, decidir somente por 03 entre dezenas seria uma apressada conclusão.

  9. Eu não só faço estudos sobre esse tema e muitos outros à mais de 40 anos, como também conheço pessoalmente os maiores pesquisadores do mundo sobre o assunto. Portanto posso afirmar aqui com total maturidade e conhecimento de causa. Essa afirmação de que os tais cientístas resolveram a questão não é verdadeira, já que nada está resolvido. O assunto é mil vezes mais complexo do que essa simples explicação superficial. Acho que a equipe deveria buscar mais informações do que dar fim a um assunto tão importante, dessa forma, mas, ao mesmo tempo eu sei que quem é cético, NÃO QUER VER A VERDADE. E, como está escrito “PIOR CEGO É AQUELE QUE NAO QUER VER” – Então de nada adianta pesquisarem… Assim, vamos deixar o assunto para quem estuda de forma séria e interessada na verdade verdadeira e não nessa verdade manipulada por interesses pessoais.

  10. E- farsa está de parabéns, se a pesquisa foi feita por cientistas sério e de renome,por que duvidar? Ou seria o Hystori mais sério e competente à isso? O grande problema desses teóricos dos “astronautas antigos “, e achar que a ciência hoje não pode ou não tem recursos para explicar fenômenos,que para alguns é inexplicável, coitados alienados a TV sensacionalista e a escritores que se passam por cientistas. Vamos estudar mais Física, Química, Geologia e matemática .Aí quem sabe cada um achará sua resposta com pesquisas sérias.

  11. O estudo não está totalmente errado, realmente os crânios não foram feitos pelo povo, asteca. Esta é a única verdade que este estudo revelou.
    Os crânios podem ser muito mais antigos. E feitos com tecnologia avançada.
    Acho que este estudo foi muito pretensioso em querer resolver o mistério dos crânios de cristal somente mostrando que não foram feitos pelos astecas, e por isso foram produzidos necessariamente nos dias de hoje… Que equívoco.. Me parece mais uma tentativa de encobrir um mistério, que não pode ser solucionado facilmente, somente para voltar ao conforto e não lidar novamente com tamanha dificuldade.

    • “Olá povo Asteca! Somos alienígenas, viajamos um gazilhão de quilômetros para chegar até vocês. Vamos compartilhar toda nossa tecnologia, como gerar luz elétrica, como viajar pelo espaço, como manipular a gravida…. -ah, como é, chefe? Só as caveiras? Ok, então tá -TOMEM AQUI, AS CAVEIRAS ALIENÍGENAS! DIVIRTAM-SE COM ELAS!”

      Faz todo sentido.

      • Você definitivamente é um imbecil. Só porque não acredita em uma mera TEORIA, significa que pode desdenhar dela? Se sabe exatamente o que e qual a origem dela, nos diga!!
        Como não sabe de nada, e acredita no que qualquer cientista diz que “é” acredite, é seu direito. Mas não ache que todo mundo é você. Aprenda a respeitar a opinião alheia.

        • >Você definitivamente é um imbecil.

          Noffa, quanto ódio nesse coração peludo!

          >Só porque não acredita em uma mera TEORIA

          Aprenda o que é uma TEORIA antes de falar bosta. Essa lorota de ETs nos visitando não podem ser considerada nem uma HIPÓTESE, quanto mais uma TEORIA. Beócio.

          >significa que pode desdenhar dela?

          Sim, basicamente sim. Desdenho de contos de fadas.

          >Se sabe exatamente o que e qual a origem dela, nos diga!!

          Provavelmente Taiwan ou Hong Kong, como a maioria dos produtos industrializados atualmente.

          >Como não sabe de nada, e acredita no que qualquer cientista diz que “é” acredite, é seu direito.

          Eu acredito no que pode ser provado. Discos voadores e homenzinhos verdes ou amigos imaginários superpoderosos até agora não podem, então caguei pro que você acha.

          >Mas não ache que todo mundo é você. Aprenda a respeitar a opinião alheia.

          Caguei de novo pra você e pra sua opinião: http://climatologiageografica.com.br/nao-nao-e-apenas-sua-opiniao-voce-simplesmente-esta-errado/

  12. É notório que estes crânios não foram feitos pelos Astecas mas.por povos que naquela época os visitavam assim como aos Egípcios, Sumérios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui