O touro que teve piedade do toureiro! Verdadeiro ou farsa?

Share Button

Foto que circula pelo Facebook mostra um touro que teria ficado com pena do toureiro doente e o consolou. Mas será que essa história é real?

Em maio de 2012, essa foto aí abaixo começou a pipocar nas redes sociais (leia-se “Facebook”).  Junto com a imagem, o seguinte texto:

DURANTE UMA TOURADA, O TOUREIRO SENTIU-SE MAL, TEVE TONTURAS E PRECISOU SENTAR-SE.
ANTES QUE ALGUÉM INTERFERISSE, O TOURO, QUE ESTAVA SENDO AGREDIDO PELO TOUREIRO NESSE HORRÍVEL ESPETÁCULO, APIEDOU-SE DO HOMEM, PAROU DIANTE DELE E PARA SURPRESA GERAL, SIMPLESMENTE FICOU OLHANDO-O. O TOURO, COMO QUE SENTINDO O PROBLEMA, FOI SOLIDÁRIO E FICOU AO LADO DESSE HOMEM, SEM NENHUMA REAÇÃO DE VIOLÊNCIA.
NORMALMENTE UM SER HUMANO, NUMA SITUAÇÃO DESSAS TERIA REAGIDO DE FORMA DIFERENTE.
OBSERVE QUE ESSE ANIMAL JÁ TINHA RECEBIDO DIVERSOS ESPETOS EM SEU DORSO.
SERÁ MESMO QUE OS ANIMAIS (OS BICHOS) É QUE SÃO IRRACIONAIS?

Touro com piedade do touro! Verdadeiro ou farsa?

Touro com piedade do touro! Verdadeiro ou farsa?

Mas a verdade é um pouco diferente.

De acordo com o blog de língua inglesa A Ultima Arena, o escritor especializado em touradas Alexander Fiske-Harrison explica que a foto não tem nada a ver com a suposta piedade do touro.

Na verdade, o toureiro se senta nesse murinho (que envolve toda a arena) depois de golpear o touro com as suas espadas (Não sei o nome correto disso, quem souber me avise nos comentários). Isso é um ato de desafio onde o toureiro experiente prova que não tem medo do animal (nesse caso, estamos falando do touro).

Nessa outra foto dá pra ver outro toureiro em posição semelhante, em outra tourada:

Toureiro desafiando o touro!

Toureiro desafiando o touro!

Em algumas versões (em inglês e espanhol) é citado o nome de um toureiro: Álvaro Múnera Builes. O Ultima Arena também explica que o cara da foto não é Múnera.

Álvaro Múnera Builes foi um toureiro famoso na Espanha e, em 1984, um touro chamado “Terciopelo”, pegou-o pelo pé e o jogou contra uma das cercas da arena, fraturando sua 5ª vértebra. Álvaro ficou paraplégico e meses depois se tornou um defensor dos diretos animais.

Para quem ficou curioso sobre a história do ex-toureiro, tem uma entrevista muito bacana com ele aqui (em inglês).

Conclusão

A história é falsa! A posição em que o toureiro estava na foto é uma encenação, típica de uma tourada, onde o touro é desafiado. É claro que o toureiro não é bobo e só fica assim, dando sopa, depois que enfia duas espadas no touro!

Sites citados

 

Share Button
Animais, Falso, Fotos
, , , , , , ,

Comente pelo Facebook

42 comentários

  1. Marcos A.

    As touradas são uma amostra da selvageria humana. Ainda bem que cada vez mais estão sendo pouco aceitas e é um “esporte” que está com os dias contados. Não existe nada mais grotesto do que sacrificar um animal de forma cruel por simples diversão.

  2. ROSANA

    Espetáculo de BARBÁRIE. Como faziam na antiga Roma, só que com seres humanos.
    Ainda que extremamente tardia, a extinção dessa prática covarde está com os dias contados, graças a DEUS !!!

    Esse toureiro que ficou paraplégico e agora é um defensor dos animais, teve uma chance Divina.

    Na maioria, esses criminosos chamados de toureiros, já nem têm mais vida nas suas almas.

    • giselia

      e digo mais, seria muito bom se essa estoria fosse verdadeira, do touro respeitar o toureiro, pois assim daria uma licao de vida para a humanidade, visto que os animais ja deram muitas licoes de humanidade e carinho aos seres humanos ditos “racionais”, os animais tem essa particula vinda do seu CRIADOR, que colocou neles um sentimento de gratidao e de amor.

  3. Matias

    Ui que bando de hipócritas esse pessoal que comenta aqui. Acham ruim o touro ser judiado num esporte que movimenta milhões de dólares e faz parte da cultura espanhola assim como o carnaval faz parte da nossa cultura, enquanto isso vão no açougue e compram carne de gado para fazer churrasco, sendo que tem várias outras opções…

    • Joe

      Nem tanto. Minha namorada tem anemia falciforme e foi PROIBIDA pelo médico de NÃO comer carne. Entretanto ela já adotou vários animais e ajuda um abrigo regularmente, além de divulgar e conseguir várias pessoas para adotarem animais abandonados. Ela é hipócrita ou você generaliza porque é burro?

    • Matheus

      Matar pra comer é totalmente diferente de matar por diversão, amigo ‘-‘
      Não é hipocrisia, apesar de existir pessoas que podem viver muito bem sem carne, cada corpo é um corpo, tem gente que sofre de anemia e outros problemas de saúde, e não pode deixar de comer, nem que sejam as chamadas “carnes brancas”
      Eu não gosto de comer carne, mas não julgo quem gosta. Quando alguém vai ao açougue não está se divertindo as custas do sofrimento d ninguém, mas sim apenas fazendo seu papel em um CICLO NATURAL ‘-‘
      Um leão mata apenas pra comer, ele não se diverte espetando espadas numa zebra, ele só mata oque é necessário para seu sustento e das suas crias. Se os humanos aprendessem a ser assim, existiria menos crueldades com animas no mundo.
      Até as plantas que nós comemos são seres vivos, você não acharia cruel alguém pisar em uma florzinha que está ali, viva, simplesmente pelo fato de achar divertido ver ela esmagada??
      Não seria uma crueldade?
      Mesma coisa com os animais ‘-‘
      Os animais que servem de abate devem ser bem cuidados enquanto ainda vivos, devem receber alimentação, água, e bons tratos. Até na hora de matar deve ser feita de uma forma que deixo o animal menos nervoso possível, até para que a própria carne não fique com nervos e fique ruim.
      Se dúvida disso que eu estou falando, isso é lei, os abates devem ser feitos assim. Claro que sempre existem abates clandestinos que não cumprem as leis, mas é pra isso que existem os defensores dos direitos dos animais, pra ficar em cima disso e fazer com que isso acabe.
      Agora, compara isso com um show de horror, onde as pessoas vão num lugar simplesmente pra ver um animal sendo MALTRATADO até a morte.
      Não tem nada aver uma coisa com a outra ‘-‘
      Sempre tem que ter um babaca pra comentar esse tipo de coisa…
      Você não come carne?
      Acha que só por isso tá ajudando os animais?
      Pois eu conheço gente que come carne que faz mais pelos animais do que muita gente que se acha santinho por não comer.

      • Wilton de Paula

        Sabe, Mateus, pessoas adoecem por enes motivos, e, depois ficam achando que animal é comida ou remédio. Mas não estou julgando, só corrigindo, pois estamos na vida para nos tornarmos melhores. Comer carne é natural pro leão, que tem presas (dentes apropriados para triturar) e, demais ele é irracional…Sim, o alface, a maçã, a couve, a pera tem vida, mas é muito cinismo, é desculpa esfarrapada usar esse argumento. Não se pode comparar uma quitanda com um açougue, ou um espaço horti-fruti com um horripilante matadouro…Se vc soubesse que num determinado tempo seria morto pra virar comida, vc não seria feliz, mesmo que nesse espaço de tempo (enquanto vivo) fosse tratado a pão de Ló ou qualquer iguaria fina. (abraços.)

    • Paulo

      Não há nada de hipocrisia. O fato de alguém se alimentar de carne não significa que a pessoa se divirta vendo os bichos sofrerem. Há pessoas que simplesmente necessitam das proteínas da carne, que não podem ser totalmente substituídas. Acho o cúmulo ficar tachando onívoros de seres cruéis e sanguinários, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Poupe-me da sua ignorância. Eu mesmo como carne e adoro animais, e sou totalmente contra touradas.

    • Paulo

      Cultura cruel eu não respeito. O Carnaval não tortura ngm, embora eu n seja fã de Carnaval. Pra mim quem participa de touradas é um MONSTRO, é uma tradição horrível e cruel. Lamento vc pensar assim. Comentário infeliz.

  4. Olá,……muito boa sua matéria. Parabéns.
    O nome da “espada” que você citou é BANDERILLAS.
    Esse é o nome em espanhol, a tradução seria uma “bandeira ou bandeirinha”, como preferir.
    Espero ter ajudado.
    Bom dia.

    • José Mineiro

      s bandarilhas, são uns ferros, com ponta tipo arpão, que espeta no toiro e já não cai. São enfeitadas com fitas e não matam o animal.
      A espada com que o toiro é espetado e morto, chama.se muleta.
      Depois, vem ainda um ouytro rematar, com uma faca grossa e curta, chamada estoque.

  5. Julio Costa Pereira

    Os caras aproveitam quando os touros estão fracos depois de serem espetados nas costas para tirarem sarro dos animais; o outro lá depois que ficou paraplégico começou defender os direitos dos animais, se não sofresse a sequela talvez continuaria cometendo essa covardia.

        • giselia

          sim Gimar, se cada toureiro para mudar o modo cruel de matar esses animais so mudassem se ficassem desse jeito, como o da historia ai de cima, entao eu, na minha revolta por este esporte violento e sem sentido, falei assim, pois me da raiva desses crueis que se divertem dessa maneira por cultura. Nao desejo isso pra ninguem, mas se so isso fosse pra mudar essa grosseria….

  6. João Antônio

    Estranho como algumas pessoas se dizem “defensoras” dos animais, criticam as touradas e ficam com peninha do touro, mas não vêem problema nenhum em comer carne, por exemplo.

    A hipocrisia reina nesse mundo…

    • giselia

      Seria muito bom se nao se comesse uns aos outros, mas como isto eh impossivel, eu acho pelo menos, que se os mal tratos com animais por diversao e cultural terminassem, ja seria de bom tamanho.

    • Luis

      Como o Matheus disse lá em cima, uma coisa é matar pra se alimentar, coisa que faz parte da natureza. Inclusive os seres humanos tiveram um salto evolutivo quando começaram a comer carne. Outra bem diferente é TORTURAR um animal pra se divertir, pagar ingresso e ficar lá sentado, aplaudindo. Se matar para se alimentar é crueldade, vá viver de luz, amigo, porque alface e couve também são seres vivos.

  7. Nayara

    Gostei da matéria e também do comentário do Matheus.
    Hipócritas são as pessoas que acham que fazem muito pelos animais apenas pelo fato de não comerem sua carne. Por acaso fazem alguma coisa para acabar com as touradas? Fazem alguma coisa para acabar com maus tratos aos animais abandonados?

    • giselia

      seria muito bom que fossem. mas pelo menos nao ficam espetando o animal pelo simples prazer de ve-lo sofrer, mas se alimentando pela sobrevivencia, tudo nao deixa de ser cruel, mas nos matadouros nao existe gente pagando para ver o sofrimento de um animal, e tenho certeza tambem, que se muitos vissem como eles sao mortos, nunca mais comeriam carne, mas enfim, o que me revolta, sao as pessaos gostarem de ver este tipo de cena e aplaudirem e ainda dizerem que eh esporte e cultural, isso eh um bando de sanguinarios que se brincar, nao achariam nada demais fazer maldades com qualquer outro animal, mas como este mundo esta fadado a destruicao total, todos os impios serao destruidos no final, eles irao ter o que merecerem, pois as criaturas de DEUS devemos ter respeito e cuidar delas.

      • Durruti

        Aqui a dona Giselia já fala da destruição de todos os impios, só por causa das touradas. Acha então que o tal deus /pai / criador em que crê vai chacinar milhares de seres humanos por causa das touradas?? Bem, só posso dizer que com deuses deste calibre, feitas bem as contas, nem os proprios touros se devem safar da furia sanguinária do seu criador.

        • giselia

          seria muito bom para todos os que praticam horrores com os seres vivos, sejam pessoas, animais, plantas, nao sofressem nenhum castigo por isto, quantos nao pagaram mesmo, mas DEUS a tudo ve e se estas pessoas nao se arrependerem do mal que praticaramm as criaturas indefesas, seria muita injustica que essas pessoas saissem ilesas sem justica, DEUS fara a Sua sabia justica no Seu tempo determinado, e Ele esta nos dizendo que esse tempo chegara, todas as profecias estao se cumprindo, os que nao praticam essas injusticas e maldades estarao diante de DEUS sem nada Lhe dever, mas voce quer mesmo que os que praticam miserias de todas as formas continuem a pratica-las sem receberem o seu mal? bem se voce nao acredita nisso e acha injusto o que DEUS fara para acabar com a injustica, entao continue a achar tudo normal e que eles nao merecam pagar por isto.

        • Angelica

          seria muito bom se todas as pessoas que ja fizeram e fazem maldades com todos os seres vivos, seja pessoa, animal e vegetal nao tivessem a sua justica determinada, muitos nao tiveram esta justica, morreram antes depaga-la, mas DEUS a tudo ve e determinou um dia para por fim a todas as injusticas, as profecias estao se cumprindo, quem nao pratica esses tipos de maldades ficarao em frente a DEUS sem lhe dever nada, seria muito injustica se esses que praticam a injustica saissem ilesos disso tudo, nao eh? muitos estao clamando e esperando pela justica de DEUS, ja que a dos homens eh muito falha e cruel, se voce nao acredita nisto, entao invente uma forma de parar com tantas crueldades e coisas absurdas, faca a justica se voce puder.

    • Matheus

      Vocês ficam achando que o corpo de todo mundo é igual o de vocês .-.
      Nem todo mundo tem possibilidade de ser vegetariano ‘-‘
      Tem gente que queria, mas por questões de SAÚDE não pode deixar!
      Sim, isso existe ‘-‘
      Eu mesmo era vegetariano e fiquei sem comer carne durante uns 3 anos +/-
      Aí eu descobri que tinha anemia, agora eu preciso comer, mas detesto, então eu tento comer um pouquinho de carne e peixe nem que seja uma vez por mês. Claro que eu me importo com os animais, mas me importo com minha saúde também ‘-‘
      E deixar de comer carne não tira os cachorros que estão sofrendo da rua e da lar pra eles, não tira os animais das mãos de pessoas que os maltratam e etc…
      Oque eu quero dizer com isso é que você deixar de comer carne é apenas uma opção sua =|
      Mas não é isso que vai ajudar os animes ‘-‘
      acordem!

      matadouros são coisas que vão ter que existir, porque existem pessoas com a saúde diferente que precisam comer carne, crianças não é recomendado logo de início já tirar a carne da dieta (até porque pode dar anemia mais tarde, e acho que ninguém aqui se importa mais com um boi do que com o próprio filho, ou tô errado?) e até pra fazer ração pros nossos cachorrinhos e gatinhos

  8. Leopoldo

    Dizem que os melhores toureiros conseguem com um golpe só atravessar as duas espadas no coração do touro.Tourada infelizmente já está há muitos anos na cultura espanhola.

  9. Durruti

    No meu país (Portugal) é proibido matar o touro; e somos também os unicos a fazer pegas de caras, um grupo de forcados a dominar o animal sem qualquer instrumento, apenas força e coragem. Não sou aficionado da “festa brava”, mas se não fossem as touradas essa raça de touro negro já estava extinta, pois comercialmente não é rentável. Note-se que os touros têm “uma vida de rei”, em total liberdade na leziria, afim de ganharem massa muscular e agilidade para a lide. Digamos que vivem bem 95% da sua vida e acabam-na de uma forma algo violenta. Pior, penso eu, são os animais do circo que passam toda uma vida encarcerados em jaulas minusculas, ficando muitos deles loucos.

    • Angelica

      todo tipo de crueldade aos animais nao justificam os seus fins, creio que esses touros nao nasceram para as touradas, invencao dos homens crueis, se esse touros ja teriam sido extintos por falta das touradas, eu imagino que o homem com toda a sua sabedoria, poderiam inventar outo tipo de coisa para que eles nao fossem extintos, e mesmo que para viverem precisam serem mortos desta forma, nao justifica um monte de gente imbecil ter que assistir e aplaudir este ato cruel.

  10. Pingback: O touro que teve piedade do toureiro! Verdadeiro ou farsa? « TudoSobreTech

  11. Pingback: Imagens e Bobagens | A imagem, o som, o tempo

  12. Saulo

    Não sei se responderam, mas a espada que esses retardados mentais usam pra matar o touro chama-se florete.
    Essas coisas provam que o homem ainda tem que evoluir muito!

  13. Luis

    Espero que nenhum de vices tenha gatos, visto que sao todos contra os maltratos a estes animais… os gatos matam ratos por duversao visto que maioritariamente eles naobos comem… e voces nao deixam de gostar de gatos…. entao porque voces odeiam humanos que apenas permanecem com a tradicao de matar como se fosse para alimentar a aldeia ou familia? Como eram feitas as antigas caçadas? Isto foram coisas que ja existem desde a existencia da humanidade… e os apoiantes de touradas apenas incentivam continuacao da procriacao, porque o fim das touradas facilmente traria uma extinção destes animais… lembrem-se que nos somos a cadeia superior e que cada cidade construida origina a menos habitats de animais… todos nos matamos mesmo inconscientemente… e deve ser mais doloroso morrer à fome sem prados onde comer do que morrer em 15 segundos com uma espada ou estoque espetado no coracao!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *