22.1 C
São Paulo
quinta-feira, maio 13, 2021

Vaticano libera foto da Virgem Maria abraçando o papa!

- Publicidade -

Demos uma pesquisada a respeito dessa imagem que teria sido tirada em 1981, mas só teria sido liberada pela Igreja depois da morte do Sumo Pontífice. Será que a foto é verdadeira ou falsa?

Encontramos postagens dessa história em 2007, mas é possível que ela já circule pela web muito antes disso. Uma foto mostra um senhor muito parecido com líder da Igreja Católica João Paulo II. Ao seu lado, como que lhe abraçando, a imagem de uma santa.

O texto que acompanha a fotografia afirma que tal foto foi tirada por um dos seguranças no momento em que o papa sofreu um atentado a bala, em 1981. Ainda, de acordo com o texto, a santa só apareceu nitidamente na foto depois de que vários estudiosos e especialistas do mundo todo conseguiram melhorar a qualidade da imagem.

Para muitos, um verdadeiro milagre!

A imagem que estamos falando é essa:

Papa é amparado por santa! Milagre?
Papa é amparado por santa! Milagre?

 

Verdadeiro ou farsa?

Em primeiro lugar, é preciso explicar aqui novamente que a intenção do E-farsas nunca foi falar dessa ou daquela religião. Apenas pesquisamos o que recebemos por e-mail e tentar descobrir se aquilo é verdade ou não. Cada um tem a sua religião e muitos nem tem! Respeitamos a todas e todos.

Voltando à análise da tal foto, vamos tentar nos colocar no momento do atentado sofrido por João Paulo II. No dia 13 de maio de 1981, um pouco depois das 17h, o papa foi atingido por 2 disparos vindas de uma pistola 9mm do estudante turco Mehmet Ali Agca. O atentado não foi mortal e, depois de ficar internado por 22 dias, João Paulo II teve alta. Sua saúde nunca foi a mesma…

Como os tiros foram dados no meio do público, fica muito difícil imaginarmos como e por que um dos seguranças do Vaticano preferiu tirar uma foto a tentar reestabelecer a ordem no rebuliço que se formou no momento do crime. De qualquer forma, a foto abaixo foi tirada por um repórter, minutos após João Paulo ter sido atingido:

- Publicidade -

Papa momento após sofrer o atentado!
Papa momento após sofrer o atentado! (reprodução)

Notem que há muita diferença entre as imagens.

Em entrevista ao site de língua inglesa Truth or Fiction, o professor Joaquín Navarro Valls – citado na história como um porta-voz da Santa Sé (que teria certificado a legitimidade da imagem) – explicou que “a tal fotografia que circula por aí não veio do Vaticano nem foi tirada por nenhuma das pessoas da segurança próximas a João Paulo II no dia que o papa foi baleado”.

De fato, não nada que prove a teoria de que a foto tenha sido liberada pelo Vaticano.

A foto milagrosa

Uma rápida busca pela web mostra que a foto é, na verdade, um quadro pintado à mão.  Isso mesmo! A tal foto – que muitas correntes que são espalhadas pela web há anos afirmam se tratar de uma foto – é um trabalho de um artista, de um pintor.

Uma réplica do quadro pode ser adquirida por US$ 99.95 no site do Santuário da Nossa Senhora de Czestochowa, na Pensilvânia – EUA.

papa_santa_quadro

Duas teorias

a) Alguém deve ter copiado essa imagem (ou outra semelhante) e, aplicando alguns ajustes de altura e cor, espalhou a história na web!

b) Alguém deve ter visto a foto real do milagre (que teria sido liberada pelo Vaticano) e resolveu pintar um quadro inspirado nela.

Como não há nenhuma evidencia de que a foto tenha sido mesmo liberada pelo Vaticano (nenhum link, nenhuma entrevista, nenhum documento) e, além disso, temos o testemunho do próprio Joaquín Navarro Valls, ficamos com a primeira hipótese.

Conclusão

A foto milagrosa não é uma foto. Trata-se de uma pintura feita à mão por um artista talentoso.

Sites citados

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

13 COMENTÁRIOS

    • Não tem que ser crente… eles não acreditam em Nossa Senhora… isso e apenas um quadro pintado para colocar em ”imagem” uma coisa que o Papa sempre defendeu, que foi ela que o protejeu nesse atentado….

  1. A foto pode ser falsa. E é. Mas tambem é linda e sem duvida a senhora mãe de Jesus sempre teve em seus braços o nosso Papa, tão cheio de carisma e de compreensão com as nossas fraquesas. Valeu a intenção de quem a pintou. Eu não o chamo de falsario. A má intenção foi de quem publicou como se fosse real.

  2. É um milagre!11Pois aquele Papa era um ser espetacular que passava uma energia maravilhosa.A pureza e o carisma eram verdadeiros e sublimes.Parecia um ser angelical em que podemos acreditar verdadeiramente.Ao seu lado só podia estar espíritos superiores com Maria e outros.Que ele onde estiver nos abençoe e perdoe.nos.Sua benção,querido e saudoso João Paulo II

  3. Esta era falsa de caras, fotos da virgem Maria??? Não é possivel fotografar ilusões…
    Tenho uma do gato das botas a abraçar o Obama, é mais ou menos a mesma coisa.

  4. Não demoraram as manifestações de intolerância:

    Ju disse:
    1 de junho de 2012 às 14:06

    Durruti disse:
    12 de junho de 2012 às 12:15

    Sugestão: em vez de externarem suas frustrações com insultos, trabalhem para juntar dinheiro e façam uma viagem. Façam um bem a si mesmos!

    • Quanto a viagens, por acaso, passei o mês de Março todinho de férias no Brasil (sou português)….lolololo
      P.S. e também não vejo no meu comentário qualquer insulto, apenas expressei a minha opinião convicta de ateu materialista (graças a deus…lolololo)

  5. Gilmar Lopes, acho que você quis dizer “hipóteses” no lugar de “teorias” lá no final do texto. Teoria refere-se a uma hipótese testada e reprodutível, certo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui