19.9 C
São Paulo
sexta-feira, janeiro 21, 2022

Morador de rua é expulso de livraria enquanto folheia livro!

- Publicidade -

Circula pelo Facebook a história de um morador de rua que teria sido expulso pelos seguranças de uma livraria enquanto folheava um livro. Mas será que essa notícia é real?

No dia 1º de junho de 2012, uma foto de um senhor mal vestido lendo um livro começou a se espalhar pelo Facebook. O texto que a acompanha afirma se tratar de um morador de rua que teria sido expulso brutalmente pelos seguranças de uma livraria. A imagem é essa:

Morador de rua na livraria!
Morador de rua na livraria! (reprodução Facebook)

 

Será que essa história é real?

A foto é real, mas a história é falsa. Dando uma procurada no próprio Facebook, encontramos o que parece ser a primeira publicação dessa mesma fotografia postada no dia 31 30 de maio de 2012 por Livia Cuesta.

Livia explica em seu post no Facebook que a foto foi tirada na livraria Saraiva Shopping Tijuca – RJ – e não menciona nada sobre a tal expulsão.

O E-farsas entrou em contato com a filial da Saraiva na Tijuca através de telefone (21) 3872-3477. Fomos atendidos por uma moça chamada Vanessa, que explicou que o morador de rua que aparece na imagem é conhecido pelo nome de Alexandre e é freqüentador contumaz da livraria, mas que nunca houve nenhum tipo de abordagem negativa por parte dos funcionários do estabelecimento em relação à permanência do senhor dentro da loja.

Vanessa ainda nos contou que o senhor é ex-professor, é amigo de todos e está sempre passeando pela livraria.

Conclusão

História falsa.

Agradecimentos ao amigo @Hamilton_K pela sugestão da matéria!

- Publicidade -

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

10 COMENTÁRIOS

  1. Mas, se fosse verdadeira a estória,não seria de se estranhar já que o ser humano é o que sua aparencia mostra.
    Conclusão: é falso mas,tem tudo para ser verdadeiro.

  2. Mesmo na condição de mendigo, este professor quer ficar a par dos conhecimentos. Bem que alguém poderia ajudá-lo a sair desta marmota…. se eu tivesse condições, ajudaria sem sombra de dúvidas.

  3. Antes de qualquer coisa, não posso esquecer de dar os meus parabéns a livraria Saraiva que nunca importunou o frequentador diferenciado. Talvez ele tenha caido nessa vida devido a alguma desilusão

  4. Já que se conseguiu o contato com a livraria, por que agora, olhando o lado social do fato,não pedir ao pessoal dessa livraria, se aproximar mais desse senhor e tentar inseri-lo de volta a um trabalho digno? Seja lá professor do que for, sempre haverá na outra ponta alguém carente de algum saber.

  5. É, o ‘homem’ é como um prisma, existem diversas facetas na sua biografia. Mas, também sempre haverá alguém queira ajudá-lo no caso de infortúnios pessoais.

  6. é eu tenho uma…!
    eu vi um morador de rua entrando no mercado zona sul em botafogo, todos ficaram espantados mais oque fazer?
    sim ele entrou e comprou um garrafa de cachaça, pagou em dinheiro e saiu para beber na rua com outros moradores de rua. por isso eu digo que pode ser sim muita verdade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui