20.1 C
São Paulo
segunda-feira, dezembro 6, 2021

É verdadeira a foto de um Cabo do Exército chamado Usb?

- Publicidade -

Foto que circula pela web mostra um cabo do exército chamado USB. Será real?

Há alguns dias atrás, deparamos com a fotografia abaixo. Nela podemos ver um militar identificado como “Usb”. Apesar da foto não ser nova, começou a se espalhar pelo Facebook e muitos chegaram até o E-farsas questionando sua veracidade.

Cabo chamado Usb. Existe alguém com esse nome?
Cabo chamado Usb. Existe alguém com esse nome? (reprodução: Facebook)

 

Será que existe, de fato, um cabo chamado “Usb”?

Para quem não pegou, existe um cabo específico para um tipo de conexão entre computador e periféricos chamado Universal Serial Bus (USB). Daí a piada, entenderam?

Origem

Uma das postagens mais antigas da imagem do “cabo Usb“ foi feita em março de 2010 nesse blog em um post chamado “Ao pé da letra”. Em 2012, a fotografia começou a se espalhar novamente pelas redes sociais.

 

O Cabo Usb existe?

O rapaz que aparece na foto era, na verdade, um soldado que estava em missão de paz no Haiti. Infelizmente, o soldado brasileiro Rodrigo da Rocha Klein morreu depois de sofrer uma descarga elétrica ao tropeçar em um fio de alta tensão, na cidade de Porto Príncipe, no Haiti.

Soldado brasileiro Rodrigo Klein, morto em acidente elétrico (Divulgação/4ºRCB)
Soldado brasileiro Rodrigo Klein, morto em acidente elétrico (Divulgação/4ºRCB)

- Publicidade -

O acidente que vitimou o soldado – que nasceu em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul – aconteceu no dia 2 de agosto de 2007. Klein tinha 21 anos.

Conclusão

Apenas uma brincadeira, uma montagem.

 Sites citados

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

12 COMENTÁRIOS

  1. Acho de muito mau gosto esse tipo de brincadeira. O rapaz estava a serviço em outro país, morreu por um incidente e algum engraçadinho consegue fazer piada.
    Por que não pegaram a foto de alguém vivo e que desse autorização?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui