Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Objeto não identificado sobrevoa prédio em Araraquara!

Falso

Objeto não identificado sobrevoa prédio em Araraquara!

Video mostra o exato momento em que um disco voador sobrevoa um prédio em Araraquara – SP.

O vídeo abaixo mostra um ovni sobrevoando alguns prédios em Araraquara – Interior de São Paulo – Brasil. Segundo o filme, o fato aconteceu no dia 03 de fevereiro de 2008. Veja que imagens impressionantes:

 

O vídeo é realmente intrigante! Assistindo a esse vídeo, algumas perguntas vêm à tona:

Será que esse vídeo é verdadeiro?

O que os caras estavam fazendo, filmando alguns prédios a esmo, em pleno carnaval – em Araraquara, será que não tinham nada melhor pra fazer?

O que estariam fazendo os Ets em Araraquara, em pleno dia de carnaval, dando um rolê em torno dos prédios?

Para responder à primeira pergunta, basta analisar o vídeo com mais atenção. Dá pra ver uma pequena falha: aos 17 segundos, o disco começa a descer para ir por trás dos prédios… veja nos detalhes abaixo que, aos 18 segundos, o disco está na frente do prédio, quando já "deveria" estar atrás: 

Além desse detalhe, alguns sites especializados em ufologia afirmam que, em um dia nublado como o que foi filmado, o ovni não produziria uma sombra tão nítida como a que vimos no vídeo.

Mas, se o vídeo não é real, então…

Trata-se de uma campanha de uma série de 3 comerciais para promover a agência Smash de publicidade. Podemos notar, logo aos 2 segundos do filme, o logotipo da empresa no desktop do computador, como podemos ver no detalhe da imagem abaixo:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Podemos ver, no desktop, o símbolo da empresa. Em algumas cópias desse vídeo, esses segundos iniciais foram removidos do filme original!

Esse tipo de propaganda chama-se marketing viral e é uma alternativa bastante eficaz, pois é muito barata e corre de boca em boca com uma rapidez incrível, sendo em alguns casos muito melhor do que vários outros meios de comunicação. Só para se ter uma idéia, em menos de uma semana, milhares de pessoas já haviam visto o vídeo no Youtube e essas imagens foram notícia em muitas emissoras, como a Record News, a Globo e outras.

Em resposta ao E-farsas.com, um dos criadores do vídeo, o designer Diego Ramos, nos avisa que é possível assitir ao making-of do vídeo e ver todas as etapas da criação do filme. No site da empresa, podemos assistir à versões "alternativas" onde os caras colocaram um fusca no lugar do disco.

 

O filme parece ter sido inspirado, como foi bem observado pelo nosso parceiro,  Kentaro Mori, do Ceticismo Aberto, em um vídeo de um disco voador filmado em agosto de 1997, no México, pois ambos são bem parecidos.

O segundo vídeo mostra uma outra situação: nele podemos ver dois discos sobrevoando o telhado de uma casa e um deles ainda arrasta um objeto(aparentemente, uma vaca! outros afirmam ser uma sonda!) para dentro da nave:

 O terceiro vídeo da campanha ainda não foi ao ar, estamos no aguardo! É bom frizar que os produtores dos vídeos não agiram de má-fé. Apenas criaram uma campanha interessante, o que demonstra que o pessoal da agência possui duas ferramentas que são indispensáveis nesse tipo de negócio: inteligência e criatividade! 

Agradecimentos ao nosso colaborador, Natal F. S., que nos deu uma força nessa pesquisa.

Continue lendo
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Seleção dos melhores casos falsos de ovnis! – parte 3 : E-farsas.com – 10 anos desvendando as farsas da web!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo