Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Outdoor da Prefeitura de Bacabal/MA incitou a discriminação e o preconceito?

Fora de Contexto

Outdoor da Prefeitura de Bacabal/MA incitou a discriminação e o preconceito?

Outdoor da Prefeitura de Bacabal/MA incitou a discriminação e o preconceito?

Será verdade que a Prefeitura de Bacabal – um município do interior do Estado do Maranhão – teria sido racista ao expor um determinado outdoor na cidade? Bem, é isso que um blog chamado “Valdemir Oliveira” sugeriu ao dizer que a prefeitura não teria tido cuidado suficiente ao colocar uma pessoa negra ao lado da expressão “O Asfalto Chegou.

Segundo o blog, houve uma intenção de ferir a honra de quem há anos vinha lutando pela igualdade racial na cidade.

Prefeitura de Bacabal/MA teria sido racista?

Enfim, é interessante destacar que esse caso chegou ao nosso conhecimento através de nosso grupo no Facebook. Um usuário nos questionou se a imagem era verdadeira, ou seja, se o conteúdo do outdoor havia ou não sofrido algum tipo de manipulação digital.

Assim sendo, será que o outdoor é realmente verdadeiro? Será que a Prefeitura de Bacabal/MA incitou a discriminação e o preconceito? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! O outdoor é verdadeiro, mas o contexto relacionado ao racismo é improcedente! O texto publicado pelo blog acaba induzindo muitos leitores a pensarem que a prefeitura instalou um único outdoor (ou modelo de outdoor) na cidade. Como se uma única pessoa, com a pele de cor negra, representasse uma campanha de asfaltamento no município.

No entanto, o que o blog não mostra são os demais outdoors espalhados pela cidade de Bacabal/MA. Alguns, inclusive, se tornaram alvos de comentários irônicos por parte de moradores locais, mas não por sua representatividade. Muitos moradores alegam que, apesar da ostensiva propaganda, o asfalto sequer chegou, de fato, até o bairro onde moram.

Alguns outdoors se tornaram alvos de comentários irônicos por parte de moradores locais. Muitos alegam que, apesar da ostensiva propaganda, o asfalto sequer chegou, de fato, até o bairro onde moram.

Outdoor mostrando um menino, que por sua vez representaria a chegada do asfalto até a região onde a peça publicitária foi instalada. No entanto, ironicamente podemos ver que a rua não está asfaltada.

A Água Mais Importante que o Asfalto

Existe uma página de humor, porém bem informativa e interessante chamada “Bacabal Muita Treta“, no Facebook. A página possui mais de 70 mil seguidores e serve de espaço para a divulgação de notícias sobre a cidade, com bom humor, é claro, e ao mesmo tempo críticas a administração pública, principalmente de moradores locais.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Passamos cerca de meia hora navegando pela página, assim como demais contas associadas no Twitter e no Instagram. Não encontramos pessoas acusando a prefeitura de racismo, tampouco esse assunto se mostrou ser relevante ou que esteja sendo amplamente discutido na cidade. Em contrapartida, encontramos reclamações sobre a utilização do dinheiro público para a divulgação da campanha de asfaltamento (2) e, principalmente, da falta d’água em diversos bairros da cidade. Existe até um “meme” onde a palavra “Asfalto” foi substituída pela palavra “Água”.

“Meme” divulgado pela página “Bacabal Muita Treta”, onde a palavra “Asfalto” foi substituída pela palavra “Água”, para expressar a indignação de muitos moradores com a falta d’água em diversos bairros da cidade.

Um Personagem Muito Inusitado

Durante nossa navegação também encontramos um personagem muito inusitado, aparentemente contratado pela prefeitura para inaugurar o asfaltamento de ruas da cidade (um trabalho como qualquer outro). Infelizmente, não encontramos o nome do cidadão por baixo da fantasia, mas caso alguém saiba, por favor nos avisem através dos comentários!

Cidadão utilizando uma fantasia de “asfalto” durante um evento da Prefeitura de Bacabal/MA.

Algumas outras fotos desse mesmo cidadão.

Mais uma foto mostrando esse cidadão ao lado de Neidinha Brandão, secretária de Assistência Social e esposa do prefeito Edvan Brandão, do PSC (à direita).

Conclusão

Fora de Contexto! O outdoor é verdadeiro, mas o contexto relacionado ao racismo é improcedente! O texto publicado pelo blog acaba induzindo muitos leitores a pensarem que a prefeitura instalou um único outdoor (ou modelo de outdoor) na cidade. Como se uma única pessoa, com a pele de cor negra, representasse uma campanha de asfaltamento no município.

Entretanto, isso não é verdade! Existem outros outdoors espalhados pela cidade onde também mostram idosos e crianças, com a pele de cor branca, representando a chegada do asfalto até uma determinada região. Alguns, inclusive, se tornaram alvos de comentários irônicos por parte de moradores locais, mas não por sua representatividade. Muitos moradores alegam que, apesar da ostensiva propaganda, o asfalto sequer chegou, de fato, até o bairro onde moram.

Continue lendo
13 Comentários

13 Comments

  1. Marcelo Neuri Haag

    27 de setembro de 2019 em 9:29

    Realmente a militância do “politicamente correto” está insuportável! Por essa lógica houver uma propaganda de leite e colocaram uma menina loira seria também discriminação? Façam-me o favor!

    • Daniel

      28 de setembro de 2019 em 4:47

      Não pode ser preto pq não existe leite preto de vaca, kjjjjjhjghjhg

  2. adriana

    27 de setembro de 2019 em 10:22

    aí eu te digo: se não tivessem colocado nenhuma pessoa negra no outdoor, iam reclamar do mesmo jeito…parece que a “militância” quando não tem o que fazer, arruma treta sem motivo nenhum pra chamar a atenção…

    • Santos

      27 de setembro de 2019 em 10:50

      Nao vi nada de mais, o povo gosta de bosta vii

  3. Maria

    27 de setembro de 2019 em 15:52

    Meu Zeus do céu, heim!? 😮 Eu visitei o blog FAJUTO do sujeito e ele ainda escreveu que “O Blog Valdemir Oliveira é contra à discriminação, preconceito racial e étnica“, sendo que essa ideia MALUCA de associar os negros com asfalto partiu da cabeça dele. Haja “imaginação“ e/ou, mais precisamente, MÁ-FÉ! 😐 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    • Daniel

      28 de setembro de 2019 em 4:48

      Os negros são racistas com eles mesmos. Eles mesmos gostam de se inferiorizar…

      • Maria

        28 de setembro de 2019 em 12:23

        @Daniel , olha, houve casos polêmicos como o caso da professora Joana D’Arc Félix de Souza que fraudou o currículo dela e se vitimizou, alegando “justificativas“ esfarrapadas de que só criticaram ela porque é negra, pobre, mulher etc. Só que eu acho que não dá para GENERALIZAR essas coisas para todos os negros não. 😐

        • Daniel

          29 de setembro de 2019 em 7:08

          Quem procura acha, larga de mimimi e politicamente correto

      • pharaohdanilo

        28 de setembro de 2019 em 18:24

        Falou pouco mas falou merda!

        • Daniel

          29 de setembro de 2019 em 7:07

          E vc falou pouco e não falou nada

  4. Domingos

    27 de setembro de 2019 em 17:21

    É Sério isso…?!

  5. Pinheiro

    27 de setembro de 2019 em 17:45

    Acima dessas contradições, é bom lembrar que o serviço pertence ao Governo do Maranhão que liberou 8 km de asfalto para Bacabal; convênio irá beneficiar bairros Santos Dumont e Pantanal. Essa ingerência pública com asfalto e antes ambulância do governo federal. Acorda brasil….

  6. Rtzna

    27 de setembro de 2019 em 17:53

    Gilmar do céu,Nem da pra abrir a matéria de tanta propaganda,parabéns pelo trabalho,otimiza isso.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo